Sistemas Operacionais

04/02/2015 16h11 - Atualizado em 22/06/2015 17h41

Dicas e truques do iPhone 6: confira lista com dez funções 'escondidas'

Gabriella Fiszman
por
Da Redação

Apesar do preço "salgado", o iPhone 6 trouxe recursos que o mantiveram no pódio de melhores smartphones do mercado. Porém, diante de tantas funcionalidades, boa parte das pessoas sequer sabe o que fazer para tirar o máximo de proveito do aparelho e do sistema iOS. Confira uma lista cheia de dicas e truques para deixar o smart da Apple ainda melhor.

Aprenda a recuperar fotos deletadas do iPhone ou iPad via backup

iPhone-6-mão (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Conheça 10 funções escondidas no Iphone 6 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

1. Crie uma ficha médica para situações de emergência 

Ficha médica traz informações importantes em emergências (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Ficha médica traz informações importantes em emergências (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Ficha médica traz informações importantes para casos de emergência (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O iOS 8 tem uma funcionalidade que pode ser muito útil em casos de emergência. Os usuários que desejarem podem cadastrar uma ficha médica dentro do app Saúde - aplicativo nativo do iPhone 6. Nela é possível informar dados importantes como tipo sanguíneo, ficha médica, contatos para recorrer em casos urgentes e mais. O mais interessante é que esses dados podem ser acessados a qualquer momento, sem precisar desbloquear o iPhone. 

2. Economize bateria deixando a tela do aparelho em preto e branco

Ativando modo preto e branco no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Ativando modo preto e branco no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Ativando modo preto e branco no iOS 8; recurso ajuda a economizar bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O iPhone permite que o usuário customize uma série de opções do aparelho, inclusive a cor da tela. Para deixá-la em preto e branco, entre em "Ajustes" > "Geral" > "Acessibilidade" > "Tons de cinza". Este recurso pode ser um ótimo aliado para economizar a bateria do seu gadget.

3. Ligue o Acesso Guiado para limitar os apps que podem ser abertos 

acesso guiado (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)O Acesso guiado pode ser ótimo para quem tem crianças que mexem no celular (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Esta função pode ser muito interessante para quem tem criança em casa. Isso porque ela limita seu dispositivo a um único app e permite que você controle quais recursos estarão disponíveis para serem usados. Dessa forma, você poderá restringir temporariamente o dispositivo iOS a um app específico ou desativar áreas da tela que não são pertinentes. Para isso, acesse "Ajustes" > "Geral" > "Acessibilidade" > "Acesso guiado". Este é um recurso pouco conhecido, mas permite que pais controlem o que seus filhos acessam e funciona também para bloquear o conteúdo de outros adultos enxeridos. 

4. Oculte imagens do álbum de fotos

Oculte fotos do Álbum do iPhone 6 (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Pressione a foto e depois aperte em Ocultar, como mostra a figura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

O iPhone 6 traz um recurso que permite "esconder" imagens do álbum de fotos. Para isso, pressione a figura que deseja ocultar e aguarde. O iPhone mostrará duas opções: copiar e ocultar. Aperte em Ocultar e a imagem não vai mais aparecer naquele álbum.  

5. Edite textos dentro do Bloco de notas

Uma função bem legal do iPhone 6 é poder editar textos dentro do Bloco de notas - app nativo do dispositivo. É possível colocar palavras em negrito, itálico, sublinhada ou até acrescentar imagens dentro do documento. Para editar uma palavra, selecione-a - como no procedimento usado para copiar. Depois de selecionada, vão aparecer opções como "Cortar", "Copiar", "Colar" e uma seta para o lado direito. Clique na seta e você poderá ver mais opções. Feito isso, aperte em BIU. Pronto, agora você verá alternativas como colocar em negrito, itálico ou sublinhado. 

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Veja no Fórum do TechTudo

Foto Bloco de notas (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Edite textos e acrescente fotos no Bloco de Notas do seu iPhone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Para inserir uma foto dentro do texto, selecione uma palavra e você verá a opção "Inserir uma foto". Ao clicar, o iPhone te redirecionará para o álbum de fotos. Basta selecionar a que você deseja que apareça. 

6. Nomeie grupos de mensagens 

Nomeie seus grupos dentro do app Mensagens (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Nomeie seus grupos dentro do app Mensagens (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Para facilitar a vida dos usuários, o gadget da Apple criou uma função que ajuda a organizar o app nativo Mensagens (ou SMS). É possível nomear conversas quando mais de uma pessoa fizer parte da mensagem. Basta acessar a palavra "Detalhes", no topo direito da tela e escolher um nome para o grupo, como mostra a foto acima. Simples, não é? 

7. Compartilhe sua localização com um contato

Compartilhe sua localização com um contato (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Compartilhe sua localização com um contato (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Ainda falando sobre o aplicativo Mensagens, é possível usar o programa para enviar sua localização para um contato. Para isso, entre em "Detalhes" e aperte "Compartilhar Localização". Você pode selecionar se deseja compartilhar sua localização por uma hora, até o fim do dia ou sem limite - como indica a imagem acima. 

8. Configure seu smart para apagar mensagens frequentemente 

Aperte em  (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Aperte em "Manter mensagens" e depois selecione de quanto em quanto tempo você quer que elas sejam apagadas do iPhone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Existe uma forma de configurar o aplicativo Mensagens para que as conversas trocadas com outros contatos sumam de acordo com o tempo que você programar. Para isso, entre em "Ajustes" > "Mensagens" > "Manter mensagem". Selecione se você deseja mantê-las por tempo indeterminado, um ano ou 30 dias. 

9. Escaneie seus cartões de crédito

Escaneando cartão de crédito (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Escaneando cartão de crédito (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Escaneando um cartão de crédito no iPhone 6 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Para quem costuma fazer compras online, essa pode ser uma ótima funcionalidade. O iOS 8, além de salvar o número dos seus cartões de crédito, ainda permite usar a câmera para escanear um cartão. Assim, os usuários não precisam mais perder tempo digitando os números e o risco de digitar algo errado acaba, pois os dados como nome, número e data de validade do cartão são preenchidos automaticamente. O recurso também está disponível no Safari, quando um campo de cartão de crédito é identificado – basta tocar em “Preenchimento Automático” e “Usar Câmera”.

10. Veja qual app está acabando com a sua bateria

O iOS 8 conta com um recurso útil para quem precisa passar muito tempo com o iPhone ou iPad longe da tomada. Agora, o sistema registra o gasto energético de cada aplicativo e "dedura" os vilões da bateria. Com essa informação, o usuário pode desinstalar o aplicativo, evitar usá-lo quando precisar poupar a bateria ou bloquear a execução em segundo plano. Para isso, entre em "Ajustes" > "Geral" > "Uso" > "Uso da bateria". 

Histórico de uso da bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Histórico de uso da bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Histórico de uso da bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Após identificar os aplicativos que mais consomem bateria, você tem três opções: desinstalar, evitar usá-los quando estiver com pouca carga ou desativar a atualização em segundo plano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Murilo Calegari
    2015-02-05T13:12:05  

    A 2 é 100% inútil

    recentes

    populares

    • Murilo Calegari
      2015-02-05T13:12:05  

      eu nao consigo ativar meu ipad vcs nao podem me ajudar?

  • Luiz Velasco
    2015-02-05T09:29:43  

    Estou chocado com tanta funcionalidade

    recentes

    populares

    • Luiz Velasco
      2015-02-05T09:29:43  

      Cuidado pra não botar um ovo!

  • Marluce Silva
    2015-10-18T17:04:22  

    NÃO ESTOU MUITO SATISFEITA POIS MEU IPHONE 6 S ,TRAVOU FOI EM VARIAS LOJAS DA APPLE NO RIO DE JANEIRO BRASIL E NEM UM PODE RESOLVER POIS ALEGAM QUE EU NÃO COMPREI NO BRASIL SÓ LA FORA EM MIAMI COM TODAS AS LOJAS DE ASSITENCIA NO BRASIL DEPOIS DE ATUALIZAÇÕES DO IOS

    recentes

    populares

    • Marluce Silva
      2015-10-18T17:04:22  

      Isso não existe !!! É só ligar na apple q vc só terá o trabalho de enviar nos correios sem custo !!! Ou vc é muito mentirosa ou mais muito muito muito mentirosa !!! Nunca tive problemas quanto a isso, na verdade o pós venda é o diferencial da apple !!!

    recentes

    populares

    • Marluce Silva
      2015-10-18T17:04:22  

      Tem algo errado ai, o meu apresentou aquele problema da câmera frontal, deslocamento, o pessoal da Apple trocou o aparelho, estava na garantia e funcionando normalmente, em menos de 5 dias chegou um aparelho novo lacrado na caixa. Pelo que eu vi so precisava reposionar a câmera, nada demais. Mesmo assim trocaram o aparelho!

  • José Rodrigues
    2015-02-04T23:29:53

    Boas dicas.. valeu TechTudo!

  • Jéssica Santos
    2015-02-23T11:44:38

    E EU QUE NÃO TENHO ?

  • Leonardo Vimprio
    2015-02-04T20:20:29  

    Boas dicas... Principalmente a do ID médico q o SAMU e o RESGATE podem utilizar mesmo com o celular bloqueados. Será que eles sabem disto?

    recentes

    populares

    • Leonardo Vimprio
      2015-02-04T20:20:29  

      Isso poderia ser mais bem divulgado... Isso é/poderia ser muito útil .

    recentes

    populares

    • Leonardo Vimprio
      2015-02-04T20:20:29  

      Rogério Alditore Não seria inútil amigo, pq no id médico consta Tipo sanguinio, se tem alergia a algum medicamente e telefone para contato, coisa q outros celulares não tem pq estão bloqueados.