21/02/2015 08h30 - Atualizado em 21/02/2015 08h30

Mortal Kombat e Punch-Out: veja os melhores jogos de luta dos 8 bits

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Jogos de luta fazem parte de um estilo de game que normalmente está associado aos 16 bits, com o sucesso de Street Fighter e Mortal Kombat. Porém, consoles como Master System e o Nintendo original fizeram grandes esforços para se manterem relevantes nesse gênero. Confira alguns dos melhores jogos de luta da geração 8 bits.

Veja a lista com os jogos de luta mais polêmicos de todos os tempos

Mortal Kombat do Master System fez o que podia para trazer o clássico ao console 8 Bits (Foto: GameSearch)Mortal Kombat do Master System fez o que podia para trazer o clássico ao console 8 bits (Foto: GameSearch)

Mortal Kombat (Master System)

Assim como aconteceu com Street Fighter 2, o fenômeno Mortal Kombat dos fliperamas recebeu conversões quase perfeitas para o Super Nintendo e Mega Drive, mas muitos jogadores brasileiros ainda estavam limitados aos 8 bits. Foi então que a versão Game Gear de Mortal Kombat foi lançada por aqui para o Master System. Apesar do ritmo mais lento, essa versão apresentava gráficos bem bacanas e até mantinha o sangue.


Street Fighter 2 (Nintendo 8 bits)

Quando Street Fighter 2 se popularizou nos fliperamas, o Super Nintendo e Mega Drive receberam conversões quase perfeitas do jogo, enquanto consoles 8 bits ficaram de fora. Porém, um estúdio chamado Hummer Team resolveu criar uma versão não autorizada para o Nintendo 8 bits, publicado por uma empresa argentina. Os gráficos e a jogabilidade foram muito simplificados e só havia quatro personagens: Ryu, Guile, Chun-Li e Zangief. No entanto, isso era o mais perto que você podia chegar de Street Fighter 2 se só tivesse um videogame da geração anterior.


Street Fighter 2 (Master System)

Muitos jogadores pensaram que a versão pirata de Street Fighter 2 para o Nintendo 8 bits era o máximo que dava pra fazer naquela geração. Mas, muitos anos depois, a empresa brasileira Tec Toy conseguiu lançar uma versão legalizada de Street Fighter 2 para o Master System. Os gráficos são incrivelmente mais fieis ao original, trazendo oito lutadores selecionáveis. Infelizmente o jogo deixou de fora Zangief, Dalshim, E. Honda e Vega.


Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Nintendo 8 bits)

As Tartarugas Ninja estrelaram games de muito sucesso do gênero Beat’em Up, o suficiente para se arriscarem também em jogos de luta. Tournament Fighters teve como base o Super Nintendo e Mega Drive, mas também divertia com sua versão simplificada para o Nintendo 8 bits.


Virtua Fighter Animation (Master System)

Transpor um jogo originalmente 3D dos fliperamas para o Game Gear e Master System parecia uma tarefa árdua demais e Virtua Fighter Animation não tenta esconder seus defeitos. Porém, uma vez encarado o fato de que este não é o Virtua Fighter dos fliperamas, há um bom game ali. Além disso, há um exclusivo modo história que acompanha os eventos do desenho animado de Virtua Fighter, algo raro nos jogos de luta da época.


Punch-Out!! (Nintendo 8 bits)

Apesar de nem sempre jogos de boxe serem considerados parte do gênero de luta, Punch-Out!! fazia o suficiente para tornar difícil enquadrá-lo na categoria esporte. Isso porque os combates não eram apenas competitivos, dependendo de reflexos, eram como quebra-cabeças em que a resposta revelaria o ponto fraco de seu oponente.


Dragon Ball Z: Super Butouden 2 (Nintendo 8 bits)

Dragon Ball Z: Super Butouden 2 era um jogo de luta para o Super Nintendo que saiu apenas no Japão, cobrindo os eventos da Saga dos Androides e Cell. A versão do Nintendo 8 bits era uma conversão não licenciada, mais uma vez criada pelo Hummer Team. Os guerreiros Z tiveram seu visual simplificado e até parte da jogabilidade foi mantida. No entanto, há defeitos gráficos e os grandes golpes especiais ficaram menores que um Hadouken.


Yu Yu Hakusho Final (Nintendo 8 bits)

Assim como aconteceu com Dragon Ball Z, o desenho animado Yu Yu Hakusho também teve um jogo para Super Nintendo exclusivo no Japão, chamado Yu Yu Hakusho Final. Acredita-se que mais uma vez o Hummer Team o converteu para o Nintendo 8 bits, apesar de não haver informações sobre quem realmente o criou. Mesmo com as limitações do console, o game funciona bem e talvez seja o mais veloz jogo de luta dessa lista.


Qual é o seu jogo de luta favorito? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paula Rego
    2015-02-22T10:37:11

    quem aqui ja jogou Super Metroid 3? pra mim, é arrebatador, um filme, uma grande missão

  • Hancock
    2015-02-22T08:10:42

    Muita saudade dessa época. Eu era MUITO MAIS FELIZ e não sabia.

  • Eduardo Conceição
    2015-02-21T23:17:48

    Sem Black Belt, sem credibilidade!

  • RODRIGO SILVA
    2015-02-21T18:47:15

    Há uma versão para Nintendinho que joguei e tinha 9 lutadores. A diferença para a do Master System era que essa tinha o Vega. Provavelmente não era oficial também - tinha um código de apertar start+cima que esgotava toda a barra de energia do oponente, ficando a uma defesa de derrotar.

  • Guilherme Silva
    2015-02-21T18:22:48

    Punch-Out!! >> Nigga stole my bike, Nigga stole my bike, Nigga stole my bike (8)

  • Jonas Santos
    2015-02-21T16:55:00

    Que isso! Tinha um Dynavision 3 Era um monstro no Street e Mortal que saudade nos anos 80/90

  • Presidente Universo
    2015-02-21T13:35:12

    eu acho q na era 8-bit os jogos de luta não eram destaque, só a partir dos 16-bit q o gênero ganhou notoriedade tanto nos arcades quanto nos consoles