Fabricantes

14/02/2015 08h45 - Atualizado em 27/11/2015 19h33

Sonic e Ronaldinho Soccer: conheça os ‘jogos piratas’ do Super Nintendo

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Super Nintendo contou com jogos muito famosos e de produtoras conceituadas em sua biblioteca, mas também recebeu games “piratas” lançados ao longo dos anos, como clones de outros títulos mais conhecidos ou simplesmente versões de outras aventuras que ainda não existiam em consoles da Nintendo – como Sonic, naquela época. Relembre algumas destas versões:

Super Nintendo ganhará novo modelo feito por empresa francesa

Ronaldinho Soccer era um dos jogos piratas do Super Nintendo (Foto: Divulgação)Ronaldinho Soccer era um dos 'jogos piratas' do Super Nintendo (Foto: Divulgação)

Ronaldinho Soccer e derivados

Futebol sempre foi um gênero muito popular nos games e, na época do Super Nintendo, isso não era diferente. Por conta disso, foram criados inúmeros clones, alguns produzidos na China e outros em países da América Latina, do jogo International Super Star Soccer, que é a antiga versão do atual Pro Evolution Soccer.

Ronaldinho Soccer , clone do International Soccer (Foto: Reprodução)Ronaldinho Soccer , clone do International Soccer (Foto: Reprodução)

Os clones tinham nomes criativos, mas nenhum deles era um jogo oficial da Konami, produtora do ISSS. O mais famoso foi Ronaldinho Soccer, inspirado pelo jogador que se destacava na época, com direito a um áudio que anunciava seu título de forma espalhafatosa, na tela inicial. Outros clones vieram, como “Futebol Brasileiro 96” ou “Copa França 98”, e por aí vai, sempre com jogadores editados, menus modificados e outras personalizações.

Pokémon Stadium

Pokémon Stadium foi um jogo de Nintendo 64, mas os especialistas em criar clones lançaram uma versão não-oficial para o Super Nintendo. Esta edição era uma cópia de um jogo do desenho Yu Yu Hakusho, mas modificada para conter os monstrinhos de bolso e outras características.

Pokémon Stadium pirata no SNES (Foto: Reprodução)Pokémon Stadium pirata no SNES (Foto: Reprodução)

As lutas eram feitas por meio de comandos específicos, para que cada Pokémon pudesse aplicar um golpe por vez no adversário. Ele até poderia se passar por uma “versão oficial” de Pokémon Stadium para o SNES, mas era tão desequilibrado e cheio de problemas, como todos os “clones” da época, que chegava a ser hilário.

Sonic the Hedgehog 4

Jogos do Sonic em plataformas Nintendo já são realidade, após a Sega desistir da área de hardware e resolver lançar seu personagem em outros videogames. Contudo, na época do Super Nintendo, isso era impensável – mas não para os “piratas”.

Sonic pintou no SNES ao lado de Mario (Foto: Reprodução)Sonic pintou no SNES ao lado de Mario (Foto: Reprodução)

Sonic the Hedgehog 4 foi lançado na década de 90, como uma modificação de outro jogo, Speedy Gonzales: Los Gatos Bandidos, um jogo do personagem “Ligeirinho”. O mais impressionante é que, nesta modificação, Sonic tinha a missão de libertar Mario, mascote da Nintendo, de gaiolas ao longo das fases. O game era difícil e mal programado, mas era insuperavelmente bizarro.

X-Men vs Street Fighter

O Super Nintendo sempre foi uma boa casa para jogos de luta, mas alguns títulos não chegaram ao console por pura limitação de hardware. Alguns mais modernos, já da era dos 32 bits, foram adaptados para o console de forma não-oficial, e com eles tivemos X-Men vs Street Fighter.

X-Men vs Street Fighter foi mal adaptado para o Super Nintendo (Foto: Reprodução)X-Men vs Street Fighter foi mal adaptado para o Super Nintendo (Foto: Reprodução)

X-Men vs Street Fighter era até bem caprichado, quase totalmente fiel ao original, contando até mesmo com a inclusão de personagens que não estavam presentes no jogo de fliperama. É claro que, devido a limitações de hardware, o jogo era extremamente lento e com carregamentos demorados entre as telas.

Jogos Multi em um

Cartuchos que continham múltiplos jogos, este é um conceito que foi popular não apenas no Super Nintendo, mas também em outros consoles. Porém, fez enorme sucesso no aparelho da Nintendo, com cartuchos que chegavam a “80 em 1”.

Cartuchos com vários jogos em um eram populares no Super Nintendo (Foto: Reprodução)Cartuchos com vários jogos em um eram populares no Super Nintendo (Foto: Reprodução)

Em muitos casos, esses cartuchos eram problemáticos. Com o tempo paravam de funcionar, prejudicavam o leitor de cartucho do videogame e, normalmente, os “80 jogos” poderiam ser apenas versões modificadas de um mesmo game. Era sempre suspeito comprar um desses, mas isso não impediu a popularidade da prática, na época.

Quais são seus melhores jogos para o SNES? Comente no Fórum do TechTudo! 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • John Faveri
    2015-02-14T10:01:34  

    Para mudar o jogo em um cartucho "8 em 1" era necessário dar reset. Haha, bons tempos!

    recentes

    populares

    • John Faveri
      2015-02-14T10:01:34  

      Hehe, verdade. mas tinham alguns que era possível selecionar o jogo através de uma lista na tela inicial. que saudades. nostalgia total.

    recentes

    populares

    • John Faveri
      2015-02-14T10:01:34  

      Eu tinha uma fita 8 em 1 do Mega. Que mudava de jogo com Reset, lembro até hoje a ordem dos jogos. Super Hang On -> Shadow Dancer -> Um de basquet da NBA -> Dick Tracer -> Golden Axe -> Taz Mania -> Alien 3 -> Legend of Toki. Melhor fita do Mega Drive.

  • JOÃO SILVA
    2015-02-14T13:03:07

    O único q merece relevância é o Ronaldinho soccer.....

  • Alexandre Lara
    2015-02-14T12:41:46

    Joguei na época do nintendinho um "smash bros street fighter"...com 56 lutadores...era uma modificação de 8 lutadores...incluia inéditos:balrog,vega,bison..etc...e os mais hilários mario e luigi...