22/03/2015 08h30 - Atualizado em 22/03/2015 08h30

God of War completa 10 anos; relembre os jogos da clássica série

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

God of War, uma das franquias mais icônicas das plataformas PlayStation, é também uma das mais jovens. No dia 22 de março de 2015, o título completa 10 anos. As épicas e violentas aventuras de Kratos conquistaram rapidamente os jogadores do PlayStation 2 e PlayStation 3. Relembre agora os games da série God of War.

God of War: confira as curiosidades mais bizarras sobre a franquia

Série God of War completa 10 anos de aventuras épicas com Kratos (Foto: Reprodução/Game Art HQ)Série God of War completa 10 anos de aventuras épicas com Kratos (Foto: Reprodução/Game Art HQ)

God of War (PlayStation 2 – 2005)

A primeira aventura de Kratos marcou o começo de uma série que se tornou muito maior do que o previsto. Eleito como o capítulo mais clássico da franquia, o God of War original trazia o protagonista Kratos ainda como uma figura desconhecida, um servo dos deuses da mitologia grega. Quando chega ao seu limite, Kratos recebe uma proposta de Atena, deusa da sabedoria: assassinar Ares, o deus da guerra.

Diferentemente da maioria dos protagonistas dos videogames, Kratos é um anti-herói que está interessado apenas nos seus próprios interesses. Apesar disso, constantemente ele é manipulado para seguir na direção que os deuses planejaram. Foi também durante o primeiro God of War que entendemos toda a sua história, incluindo um tema que o assombraria pelo resto da saga: o assassinato da esposa e filha.

A história de Kratos, porém, é apenas uma face do sucesso da franquia, que se consolidou mesmo graças à jogabilidade viciante e acessível. Diferentemente dos outros títulos em 3D da época que tornavam difícil acertar um alvo, Kratos tinha golpes bem amplos, que permitia atingir vários inimigos ao mesmo tempo. Aliando esses momentos de combate frenético a grandes duelos épicos contra gigantes monstros mitológicos, God of War encontrou a fórmula para o sucesso.


God of War 2 (PlayStation 2 – 2007)

Após vencer Ares, o deus da guerra, Kratos torna-se o novo “God of War”. Porém, atordoado por ainda ser perturbado com pesadelos sobre o assassinato de sua família, Kratos se volta contra os Deuses. E, com isso, ele se torna um perigo ainda maior do que o antecessor, exigindo então que Zeus interceda, o engane para retirar seus poderes e o mate.

Apesar disso, Kratos volta do mundo dos mortos apoiado pelos titãs, como Gaia, e inicia uma jornada para recuperar seus poderes e enfrentar Zeus. A jogabilidade era basicamente a mesma do original com algumas melhorias pontuais e uma pitada extra de ação. O final, no entanto, talvez deixasse um pouco a desejar, pois Zeus escapa para voltar no terceiro jogo. Ainda assim, era empolgante ver os titãs preparando-se para atacar o Monte Olimpo.


God of War: Betrayal (Telefones celulares – 2007)

Pouco depois da chegada de God of War 2, God of War: Betrayal foi lançado lançado para telefones celulares da época. O título é um game 2D que captura muito bem a ação do God of War original, além de introduzir elementos de plataforma e até trazer quebra-cabeças tradicionais da série.

O game conta com uma história própria que parece acontecer antes do segundo título. Um assassino misterioso incrimina Kratos pela morte de Argos, servo de Hera, fazendo com que os deuses comecem a caçá-lo. O deus da guerra precisa, então, perseguir o verdadeiro culpado enquanto elimina inimigos enviados pelos deuses no caminho.


God of War: Chains of Olympus (PSP – 2008)

Como poucas pessoas tiveram a oportunidade de jogar God of War: Betrayal, para muitas, Chains of Olympus foi o primeiro game da série portátil - e pelo menos foi o primeiro 3D. A jogabilidade é basicamente a mesma das versões para consoles, porém, com ainda mais ação.

A história se passa entre God of War: Ascension e o God of War original. É mostrada uma jornada de Kratos a serviço dos deuses para reencontrar Helios, o deus do sol. O objetivo é atrapalhar os planos de Morpheus e fazer todos os deuses do Monte Olimpo adormecerem.


God of War 3 (PlayStation 3 – 2010)

Demorou para os jogadores terem a conclusão da saga em God of War 3, quando Kratos finalmente enfrentaria Zeus. A história tomou um rumo inesperado quando os titãs o descartam. Isso leva Kratos a um novo massacre, eliminando deuses e titãs até não sobrar mais ninguém.

Apesar da chegada da nova geração, o game manteve tudo que tornou o original um sucesso. Alguns truques da época do PlayStation 2, como a câmera distante, pareciam desnecessários no novo console. Em compensação, as batalhas épicas contra grandes inimigos ficaram ainda maiores.

Cronologicamente, esse foi o último jogo da série, que ficou em aberto após praticamente todos os deuses do Olimpo serem eliminados. O final indica que Kratos teria se matado, mas como todo bom protagonista de videogame, há uma cena secreta que dá a entender que ele ainda está vivo, esperando um God of War 4.


God of War: Ghost of Sparta (PSP – 2010)

Aproveitando toda a estrutura criado por Chains of Olympus para o PSP, Kratos embarcou em uma nova aventura no portátil da Sony, seguindo basicamente o mesmo modelo de muita ação em porções menores. A história, dessa vez, coloca o deus da guerra antes de sua revolta em God of War 2, ainda procurando redenção em seu passado. Ele descobre que seu irmão, Deimos, está sendo torturado no reino dos mortos e parte em uma missão de resgate.


God of War: Ascension (PlayStation 3 – 2013)

Sem muitas opções para dar prosseguimento após God of War 3, a franquia voltou-se às origens de Kratos com God of War: Ascension, logo após o personagem quebrar seu juramento à Ares, o deus da guerra original. Kratos é aprisionado e torturado pelas Fúrias, criaturas mitológicas encarregadas de punir aqueles que quebram juramentos com os deuses, mas acaba escapando e caçando-as.

A jogabilidade continua a mesma da série, porém, a campanha é um pouco mais curta. Depois de enfrentar titãs e deuses, as fúrias acabam sendo inimigos menos impressionantes também. O destaque fica por conta da estreia de um multiplayer online na franquia, onde você podia criar seu próprio campeão e lutar pela bênção dos deuses. No entanto, o modo não fez tanto sucesso quanto esperado.

God of War: Ascension foi o último game da série lançado até hoje, deixando os fãs um pouco insatisfeitos, mas prontos para receberem um God of War 4 no PlayStation 4.


God of War Collection (PlayStation 3 – 2009 / PS Vita – 2014)

Com o sucesso que os jogos remasterizados vinham fazendo no mercado, a Sony resolveu entrar nesse mercado com God of War Collection, uma coletânea que trazia ambos os jogos God of War do PlayStation 2 agora com gráficos melhorados e em alta definição para o PlayStation 3. Eventualmente em 2014, os games ganharam também uma versão portátil para o PS Vita.


God of War: Origins Collection (PlayStation 3 – 2011)

Outra coletânea interessante foi God of War: Origins Collection para o PlayStation 3, que foi remasterizado para os jogos portáteis de Kratos: Chains of Olympus e Ghost of Sparta. Os games precisavam de mais melhorias gráficas do que os God of War originais do PlayStation 2. A grande sacada é que o PSP não era tão popular assim. Então, muitos usuários nunca haviam experimentado esses capítulos.


God of War Saga (PlayStation 3 – 2012)

A última e mais completa coleção dos games de Kratos é God of War Saga. O título trazia em um único pacote os cinco games da franquia, incluindo as remasterizações de God of War 1 e 2, o God of War 3 e as remasterizações de Chains of Olympus e Ghost of Sparta. No Brasil e no resto da América Latina, essa coletânea foi um pouco diferente, chamada de God of War: Omega Collection.


O que você achou de God of War: Ascension? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Carvalhaes
    2017-01-01T15:53:33  

    Bom dia, minha página no facebook pode copiar e colar este texto com a devida fonte? Obrigado.

    recentes

    populares

    • Lucas Carvalhaes
      2017-01-01T15:53:33  

      de nada

  • Kely Oliveira
    2016-07-02T01:12:45

    TEM QUE ACABAR COM ESSA EXCLUSIVIDADE INFERNO DE DANTES E GOD OF WAR SÃO OS MELHORES JOGOS, MAIS AGORA SO JOGO QUANDO INVENTAR A MITOLOGIA SULDICA , PORQUE ESSE GOVERNO GOSTA DE LEVAR TUDO DO QUE NÓS MAIS GOSTAMOS, MENDIGO DO EUA TEM UM PLAY 4 EM CASA!

  • Marcio Jr
    2015-03-22T19:15:08  

    Vendo o Ascention usado ps3 baratinho

    recentes

    populares

    • Marcio Jr
      2015-03-22T19:15:08  

      quanto?

    recentes

    populares

    • Marcio Jr
      2015-03-22T19:15:08  

      Já vendi, agora só tenho o Collection para ps3

  • Wagner Oliveira
    2015-03-23T07:42:15  

    Existe a possibilidade de remasterizarem todos para o o ps4 ?

    recentes

    populares

    • Wagner Oliveira
      2015-03-23T07:42:15  

      Existe a possibilidade da sony ganhar ainda mais dinheiro do que já ganhou com God of War?? Claro

  • Matheus Andrade
    2015-03-23T11:05:08

    Simplesmente épico, mítico, alucinante. Ainda sonho com um God of War ele lutando pra ressuscitar sua família, se for possível neh kk pq ele mesmo já foi pro inferno e voltou. Quem sabe não pode ser o último pra fechar a saga com chave de ouro.

  • Mauricio Silva
    2015-03-23T10:52:26

    JA JOGUEI ''GOD OF WAR'' QUANDO MAIS JOVEM DE MAIS OU MENOS 13 ANOS, MAS O MELHOR NIVEL A SE ALCANÇAR É AS CONQUISTAS DO NOSSO DIA À DIA...VAMOS ESTUDAR E TRABALHAR GALERA...

  • Marcos Silva
    2015-03-22T17:12:51  

    Inferno Dante é bem melhor.

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2015-03-22T17:12:51  

      Dante's Inferno também é louco. Apesar de ficarem de 'mimimi' que é um God of War pra xbox, acho muito fera também. Histórias diferentes e emocionantes.

  • Fábio Mello
    2015-03-22T11:00:00  

    O melhor jogo da história....

    recentes

    populares

    • Fábio Mello
      2015-03-22T11:00:00  

      Gostei muito desse jogo mesmo. Empolgante.

    recentes

    populares

    • Fábio Mello
      2015-03-22T11:00:00  

      Excelentes jogos...Shadow of the Colossus direto ouço as músicas da trilha sonora...mas GOW não tem como...é o melhor de todos os tempos...e olha que venho da era do Pitfall...

  • Damião Belém
    2015-03-22T21:46:46

    Melhores games do ps2 GOW1 e Metal Gear 2

  • Ronaldo Zanchetta
    2015-03-22T19:20:18

    O Multiplayer não fez o sucesso esperado pra quem? Melhor multiplayer que já joguei. Muito divertido.

  • Marcio Jr
    2015-03-22T19:15:45

    Vendo o GOW ps3 semi novo Collection baratinho!

  • Ramon Defilippo
    2015-03-22T16:05:00

    tinha que ter o proximo game onde todos os mortos ao longo do jogo ressucitase,ai seria bom !