Jogos de ação

10/03/2015 08h30 - Atualizado em 10/07/2015 09h08

Resident Evil: conheça os joysticks mais curiosos e inusitados da série

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Resident Evil sempre foi uma série de grande sucesso, desde sua criação no Playstation One até os momentos de crise atuais. Por isso, a franquia inspirou muitos controles criativos para acompanhar alguns de seus jogos. Entre óbvias pistolas e rifles, há ainda algumas curiosidades, como um controle no formato de serra elétrica e o Resident Evil Pad.

Resident Evil Revelations 2: confira novas imagens e detalhes da história

Joystick em formato de serra elétrica foi grande marco na época do GameCube (Foto: Divulgação)Joystick em formato de serra elétrica foi grande marco na época do GameCube (Foto: Divulgação)

Resident Evil Pad (PlayStation One)

Com o sucesso do primeiro Resident Evil e a proximidade de sua sequência, foi lançado o Resident Evil Pad, um joystick oficial da ASCII feito especialmente para jogos da franquia. Um ponto curioso é que o controle não tem botões de ombro, passando todos para a face. Os botões mais importantes ganham destaque e a alça direita é uma espécie de cabo de arma, com um botão de gatilho para atirar, algo que na época ainda era novidade.

Resident Evil Pad trazia interessante cabo de arma e gatilho (Foto: Reprodução/Retro Games Collection)Resident Evil Pad trazia interessante cabo de arma e gatilho (Foto: Reprodução/Retro Games Collection)

GunCon (PlayStation One)

O joystick em formato de pistola da Namco Bandai era o controle padrão do jogo Resident Evil Survivor no Japão. Com ele, era possível mirar diretamente na tela e se movimentar ao mesmo tempo, não limitando-se a um caminho predeterminado como a maioria dos games de tiro. Porém, a pistola acabou sendo deixada de lado na versão norte-americana devido a polêmicas sobre jogos violentos.

Modelos mais avançados da GunCon contavam até com analógicos (Foto: Reprodução/Wikipedia)Modelos mais avançados da GunCon contavam até com analógicos (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Resident Evil 4 Chainsaw Controller (GameCube, PlayStation 2)

Um dos controles mais conhecidos da série, o joystick em formato de serra elétrica da Nuby Tech foi concebido para acompanhar o lançamento de Resident Evil 4 no GameCube. Ele funciona como um controle comum, porém com alças para segurar que lembram as de uma serra elétrica, além de uma lâmina pequena que se parece com a que é usada por um dos inimigos no jogo. Quando a exclusividade de Resident Evil 4 foi quebrada, o controle ganhou uma versão também para PlayStation 2.

Joystick serra elétrica do PlayStation 2 à esquerda e do GameCube à direita (Foto: Reprodução/racketboy)Joystick serra elétrica do PlayStation 2 à esquerda e do GameCube à direita (Foto: Reprodução/racketboy)

Resident Evil Shot Blaster (Nintendo Wii)

Com o lançamento de jogos de tiros sobre trilhos, como Resident Evil: Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles para o Nintendo Wii, começaram a surgir controles em formato de armas para acompanhá-los. Um dos mais legais é o Resident Evil Blaster, que coloca o Nunchuk e o Wii Remote juntos no formato de uma espingarda, permitindo total controle sobre câmera e mira.

Espingarda Resident Evil Shot Blaster é um dos joysticks mais estilosos para o game (Foto: Reprodução/Amazon)Espingarda Resident Evil Shot Blaster é um dos joysticks mais estilosos para o game (Foto: Reprodução/Amazon)

Resident Evil Magnum & Knife (Nintendo Wii)

Para jogar os games de tiro em trilhos de Resident Evil mencionados anteriormente, a Shot Blaster com certeza é a melhor opção. Mas, e para jogar algo mais tradicional, como Resident Evil 4? O controle Magnum e Knife permite que você utilize um Wii Remote com o formato de um revólver Magnum em uma das mãos e uma capa em formato de faca para o Nunchuk na outra, oferecendo total imersão ao jogo.

Jogar Resident Evil 4 com uma arma em cada mão é ainda mais divertido (Foto: Reprodução/Amazon)Jogar Resident Evil 4 com uma arma em cada mão é ainda mais divertido (Foto: Reprodução/Amazon)

AK Striker (PlayStation 3)

O controle AK Striker simula o formato de um rifle AK-47 da Segunda Guerra Mundial e acopla-se ao controle PS Move para permitir que jogadores mirem diretamente na tela, sem o uso de analógicos. Ele não é um controle exclusivamente dedicado a Resident Evil, mas foi vendido em um pacote com um jogo da série para alavancar sua popularidade. O único problema é que o game escolhido foi Resident Evil: Operation Raccoon City, um dos maiores fracassos recentes da franquia.

Rifle AK Striker simula um AK-47 da Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução/Amazon)Rifle AK Striker simula um AK-47 da Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução/Amazon)

Qual o melhor jogo de terror? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Massardo
    2015-03-10T15:56:49  

    Serra Elétrica? Aquilo é uma Motosserra!

    recentes

    populares

    • Rafael Massardo
      2015-03-10T15:56:49  

      é que quando deram o nome o controle estava com o cabo do carregador.

  • Lucas Santos
    2015-03-10T13:42:13

    AK-47 'CS GO' SÓ OS MELHORES SABEM JOGAR!

  • Anderson Freitas
    2015-03-10T13:14:05

    Agora é assim! Trocam bizarro por curioso kkkk essa galera do Tech Tudo me mata ainda...

  • Lucas Viana
    2015-03-10T12:13:02  

    AK-47 da segunda guerra mundial? vamos rever isso aí!

    recentes

    populares

    • Lucas Viana
      2015-03-10T12:13:02  

      Bem observado!

  • Yago Sidney
    2015-03-10T12:35:43

    O fuzil foi lançado em 1947. Como um AK Striker pode simular uma AK47 da segunda guerra?

  • Claudio Filho
    2015-03-10T12:15:30

    kkk...trocaram o bizarro pelo curioso e inusitado

  • Etevaldo
    2015-03-10T12:14:55

    O AK-47 nunca foi usado na segunda guerra.