Internet

15/04/2015 11h15 - Atualizado em 15/04/2015 11h15

As 23 funções ocultas e os easter eggs mais curiosos do Mozilla Firefox

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Pouca gente sabe, mas o Mozilla Firefox possui diversas funções escondidas a partir do comando "about:". Preparamos uma lista com os 23 easter eggs e recursos ocultos mais curiosos do navegador e ensinamos como encontrá-los. Alguns são pura brincadeira e mistério, outros são muito úteis.

Lista tem vários atalhos para Mozilla Firefox; faça tudo mais rápido

Firefox Logo (Foto: Reprodução/Firefox)Veja 23 curiosidades sobre o navegador (Foto: Reprodução/Firefox)


A maioria das funções pode ser encontrada a partis das páginas de "about". Para acessá-las basta digitar o texto em negrito na barra de endereços e teclar "Enter". Veja abaixo para que elas servem. 

about: - Mostra os colaboradores do projeto do Mozilla, informações de licenciamento e configurações.

about:about  - Mostra a lista com todos os “abouts” do navegador. Após abrir a página, basta clicar em qualquer easter egg para explorá-lo.

Comando about:about exibe uma lista com todas as 22 páginas (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Comando "about:about" exibe uma lista com todas as 22 páginas (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

about:addons - Apenas te leva para a página de gerenciamento de add-ons.

about:buildconfig - Mostra as configurações do navegador.

about:config - Desse, provavelmente a maioria dos geeks já ouviu falar. Ela fornece acesso a todos os tipos de opções internas do Firefox, que não são expostas na interface do usuário. Ao tentar abrir a página, o Mozilla enviará um recado de atenção. Isso porque, caso você não saiba o que está fazendo, é melhor não mexer nestas configurações.

Você pode alterar configurações internas do Firefox que não são exibidas na interface do usuário (Foto: Reprodução/Mozilla)Você pode alterar configurações internas do Firefox que não são exibidas na interface do usuário (Foto: Reprodução/Mozilla)

Além disso, a página contém uma lista de preferências, apesar de algumas serem ainda mais escondidas e não aparecerem, até que você clique com o botão direito na lista e adicione uma nova preferência com o nome apropriado.

about:cache - Mostra informações sobre o serviço de cache.

about:crashes - Aqui, você vai encontrar os seus relatórios de falhas. Clique em um relatório de erro e, então, será submetido ao Mozilla, onde você pode ver informações sobre ele.

Página com relatório de erros pode te ajudar a solucionar o problema (Foto: Reprodução/Mozilla)Página com relatório de erros pode te ajudar a solucionar o problema (Foto: Reprodução/Mozilla)

Se você está com erros no navegador, pode usar as informações da página descobrir qual é o problema. Pesquisando algumas das mensagens de colisão, você pode determinar o problema e, assim, encontrar uma solução.

about:credits - A página lista as pessoas que fizeram o Firefox ser o que é hoje, a partir de desenvolvedores e escritores de documentação para testadores e designers do site. Ainda, há um agradecimento a todos eles.

Página lista os responsáveis por tornar o Firefox o que ele é hoje (Foto: Reprodução/Mozilla)Página lista os responsáveis por tornar o Firefox o que ele é hoje (Foto: Reprodução/Mozilla)

about:home - Simplesmente direciona para a página inicial do Mozilla.

about:license - Mostra informações de licenciamento do Mozilla.

about:logo - Apresenta uma imagem com a logo do navegador.

about:memory - Mostra informações e permite buscas na memória do navegador.

about:mozilla - Trata-se de uma página que contém uma espécie de “versículo bíblico” do Mozilla. O “Evangelho do Mozilla” é uma brincadeira, no mínimo curiosa, presente no navegador. Cada hora aparece um versículo diferente, e você pode ler todos aqui (mozilla.org/en-US/book).

about:mozilla apresenta versículos do Evangelho do Mozilla (Foto: Reprodução/Mozilla)about:mozilla apresenta versículos do Evangelho do Mozilla (Foto: Reprodução/Mozilla)

A primeira vez que o “about:mozilla” com os versículos apareceu foi em 1994, no navegador Netscape. É isso que podemos chamar de um longo e duradouro easter egg.

about:permissions - O Firefox inclui permissões específicas que você pode gerenciar para um único site, clicando com o botão direito em uma página na web e selecionando “Exibir informações da página” Já com esse easter egg, você encontra todas essas informações em um só lugar.

about:permissions exibe informações específicas de sites em um só lugar (Foto: Reprodução/Mozilla)about:permissions exibe informações específicas de sites em um só lugar (Foto: Reprodução/Mozilla)

O gerente de permissões mostra as permissões de cada site em um piscar de olhos. A página permite alternar janela pop-up, armazenamento offline e configurações de localização, além da possibilidade de ver os cookies e senhas.

about:plugins - Página com a lista de todos os plugins instalados no navegador.

about:privatebrowsing - Permite inciar uma navegação privada.

about:rights - Uma página sobre os direitos do consumidor e usuário do Mozilla.

about:robots - Essa página é um easter egg inteiramente sobre robôs. O título, “Gort! Klaatu barada nikto!” é uma frase do filme “O dia em que a Terra parou”, em que seres extraterrestres planejam destruir nosso planeta.

Um easter egg inteiro sobre robôs (Foto: Reprodução/Mozilla)Um easter egg inteiro sobre robôs (Foto: Reprodução/Mozilla)

Ainda, as quatro outras frases exibidas na página, também foram retiradas de filmes. Todos eles, “Eu, Robô”, “Blade Runner”, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, considerados marcos da ficção científica da cultura pop.

about:sessionrestore - Permite restaurar abas abertas anteriormente.

about:support - Essa página é a mesma que você pode acessar ao selecionar “Informações” em “Solução de Problemas” no menu “Ajuda”. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada.

Página de suporte é igual a que pode ser encontrada em Solucão de Problemas no menu Ajuda (Foto: Reprodução/Mozilla)Página de suporte é igual a que pode ser encontrada em "Solucão de Problemas" no menu "Ajuda" (Foto: Reprodução/Mozilla)

Se você está recebendo ajuda online, pode usar o botão “Copiar para a área de transferência” para copiar todas as informações de solução de problemas. Já se for um usuário avançado, poderá usar o botão “Abrir pasta container” para abrir rapidamente a pasta de perfil do Firefox.

about:sync-log - Mostra o conteúdo do diretório.

about:sync-tabs - Permite abrir abas de outros dispositivos.

Bônus! Firefox no Firefox

Já pensou poder visualizar o Firefox dentro do próprio Firefox? Parece estranho, mas é possível. Para isso, basta copiar o link “chrome://browser/content/browser.xul". Ao carregar a página, já é possível ver o navegador dentro do Firefox.

Easter egg permite visualizar Firefox dentro do Firefox (Foto: Reprodução/Mozilla)Easter egg permite visualizar Firefox dentro do Firefox (Foto: Reprodução/Mozilla)

Qual é o melhor navegador? Opine no Fórum do TechTudo. 

 Via How to Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares