Internet

11/04/2015 21h11 - Atualizado em 12/04/2015 21h22

Hack in PoA: conheça os 28 projetos de apps que ficarão prontos em 24h

Melissa Cruz
por
de Porto Alegre

Saiu a lista dos 28 novos aplicativos móveis e web que ficarão prontos dentro de 24 horas durante o Hack in PoA 2015. O hackathon teve início neste sábado (11) às 9h da manhã e conta com o apoio da equipe de desenvolvimento da Globo.com em Porto Alegre. São três categorias: web apps lidera com dez projetos, aplicativos móveis tem nove times inscritos e cidadania outros nove grupos trabalhando.

Hack in PoA: desenvolvedores terão 24h para criar novos apps na Globo.com

Top, app feito no hackathon mostra os projetos mais atualizados em tempo real no GitHub (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Top, app feito no hackathon mostra os projetos mais atualizados em tempo real no GitHub (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

A equipe da Globo.com também segue criando soluções. Foi desenvolvido o Top, um painel para acompanhar as apps com maior frequência de atualizações no GitHub. O ranking pode ser acessado no site (top.app.hackinpoa.tsuru.io) e conta com link direto para o código de cada projeto do Hack in PoA e também o perfil dos participantes inscritos em cada uma das equipes.

Acompanhe ao vivo o Hack in PoA

Confira a lista completa com os 28 aplicativos que estão no forno e, em breve, vão estar no seu smartphone ou computador. Vale lembrar cada integrante do melhor time leva um iPhone 6 e os melhores por categoria um Moto X. O código dos apps são de propriedade dos desenvolvedores.

Web Apps

Time Love

Você vive esquecendo datas importantes no seu relacionamento? Jamais tenha uma DR por que esqueceu o aniversário de namoro. O Time Love é um sistema para a vida a dois, que vai manter o casal conectado e guardar um registro bem interativo e descontraído dos momentos marcantes.

Please_med

Vem aí mais organização na gestão de prontuários. A ideia é usar o Please-med para buscar o histórico do paciente que está sendo atendido em consultórios médicos. Vai oferecer triagem via conferência com perguntas online e direcionar para o hospital mais próximo com a menor fila de espera.

Os testes com aplicativos móveis estão a todo vapor no iOS, no Android e até no Firefox OS (Foto: Guilherme Dias )Os testes com aplicativos móveis estão a todo vapor no iOS, no Android e até no Firefox OS (Foto: Guilherme Dias)

Brainstorm

Trabalhar em equipe estando distante fisicamente não é problema. O web app cria salas de bate-papo com listas de tarefas e materiais ao simples arrastar de itens. Com foco em Scrum, permitirá criar um ranking, priorizar tarefas e atualizar status. Deve ajudar grupos de trabalho voluntário ou escolares.

Cuiner

Plataforma reúne profissionais de culinária e organiza suas agendas de eventos, capacidade de serviço e cardápio disponível. Clientes podem procurar por localização, data do evento e estrutura que poderá dispor.

Descarte.org

Quer descartar pilhas velhas do controle-remoto ou de brinquedos infantis e parar de guardar lixo eletrônico na gaveta? O Descarte vai te ajudar a descartar esse material corretamente, indicando os lugares certos. O mesmo serviço vai orientar sobre óleo de cozinha usado e remédio vencido.

138

O 138 tem nome inspirado em um antigo disque amizade de Porto Alegre. O objetivo é conversar e fazer amizades com pessoas que estão realmente próximas, dentro do seu círculo de bate-papo. O círculo é um novo conceito: é um ambiente virtual, dinâmico, móvel, baseado na localização do usuário.

Cultura POA

Voltado para a divulgação de eventos culturais de Porto Alegre, o app web terá como diferencial a forte identidade local e volume de conteúdo. Dos mais populares como cinema e festas, até teatro, música, exposições e museus. A agenda será abastecida com a automatização de cadastros de novos eventos.

MotoTrip

O Mototrip é um organizador de roteiro de viagens para motociclistas, no melhor estilo "Born To Be Wild". O site permite criar grupos, roteiros, incluir fotos e diversas outras informações para facilitar a trip.

Tá novinho

O Tá novinho vai dar um destino para aquela camiseta que você comprou na Internet e não caiu bem ou para aquele celular que você adorou a câmera, o design, o review mas não rolou de ficar com ele. Está tudo novo, funcionando e cheirando à loja. Vem aí um site dedicado ao "novinho e baratinho", sem uso.

Bicicletários 

Esse vai facilitar a descoberta de bicicletários e estacionamento para bikes. Será possível realizar o cadastro de locais e avaliar os já existentes, além de consultar os mais próximos. Quem usa a bicicleta como meio de transporte poderá encontrar facilmente locais seguros para deixá-las sem preocupação.

Mobile Apps

Bota da Conta 

Ao entrar no site, o dono de um bar pode adicionar menu e mesas, além de ter um sistema de pedidos e comanda por celular. O cliente acompanha o status do pedido e alerta se está demorando. Via QR code, o sistema identifica quem é o cliente e a mesa que ele está sentando. Na hora de sair, basta pagar pelo aplicativo, que cria um QR de liberação, assim evita filas para entrar e sair.

Aplicações para web também ganham forma e funções ao longo do Hack in PoA (Foto: Cristiano Sant'Anna)Aplicações para web também ganham forma e funções ao longo do Hack in PoA (Foto: Cristiano Sant'Anna)

Ruim de Roda

Como estou dirigindo? O Ruim de Roda é um aplicativo para que os pedestres possam fiscalizar o trânsito sem a necessidade de entrar em contato diretamente com o órgão responsável. Ou seja, ao ver algum motorista cometendo alguma infração, o usuário poderá tirar uma foto e compartilhar na plataforma. O motorista, por sua vez, receberá uma notificação avisando que ele foi denunciado.

POA Emergências

O app vai ajudar a monitorar as emergências de Porto Alegre. Quem está na fila aguardando atendimento pode fazer check-in e reportar o tempo de espera e o total de pessoas. A ideia é ver em tempo real qual hospital tem menor demanda, antes de sair de casa. Haverá troca de mensagens com quem está esperando ou com parentes em situação de risco em busca de informações.

Embarque

A proposta do Embarque, é criar uma rede em que o usuário poderá compartilhar os problemas enfrentados na sala de embarque em tempo real, como atraso, cancelamento, troca de portão, falta de informação e mau atendimento. O app terá a mesma mecânica de outro projeto, o "Fiscal de Bordo".

Puppy - Encontre um amigo

A proposta do Puppy é facilitar o processo de adoção de animais de estimação e para isso o time quer criar uma plataforma para aproximar protetores de cães e gatos e pessoas interessadas em adotar.

Eu Repórter 

Jogando com o conceito de hiperlocal, o Eu Repórter é um app colaborativo para criação e também visualização de notícias relevantes em sua comunidade pelas pessoais que mais se importam, os moradores.

iLearnt

Um app em que os alunos podem informar ao final da aula o nível de entendimento do conteúdo passado, podendo ter um relatório da sua própria compreensão do conteúdo, ajudando no feedback ao professor? Sim, há um projeto. O docente terá acesso a um relatório por dia, semana ou mês.

Journey

A proposta do Journey é incentivar o turismo e a exploração da cidade através da recomendação de pontos turísticos por quem já conhece os locais. O app traz ainda uma abordagem de gamificação, na qual o participante da rede deve achar os pontos turísticos escondidos na cidade.

Achei na rua

Explorar e compartilhar coisas encontradas na rua e que as pessoas ainda possam aproveitar pode ser uma boa ideia. O Achei na Rua é uma plataforma em que as pessoas podem compartilhar a localização das coisas que encontraram pelas ruas de suas cidades e quem se interessar "vai lá e pega". 

Cidadania

Lixeira Inteligente

Com arduíno, smart é pouco. Com lixeiras inteligentes espalhadas pela cidade, que avisam quando estão cheias, acionando automaticamente o serviço de coleta, o serviço de limpeza pública fica mais fácil. As lixeiras inteligentes serão visualizadas em um mapa, onde o ícone informará, o status de lixo.

Spread Blood

Uma doação de sangue pode salvar até três vidas. E o Spread Blood pode ajudar a salvar muitas. O app chega para popularizar a pratica de doação de sangue, tornando o ato um hábito comum e até divertido. O usuário terá diversas estatísticas sobre suas doações, como quantas pessoas ele já ajudou de forma direta (doando sangue) e indireta (indicando novos doadores), além de um ranking premiado.

Cidadania e soluções para questões urbanas também foram grande destaque no Hack in Poa (Foto: Guilherme Dias)Cidadania e soluções para questões urbanas também foram grande destaque no Hack in Poa (Foto: Guilherme Dias)


Acordei -Transparência

Atualmente, o Acordei é um aplicativo que foi feito para ajudar brasileiros a conhecer um pouco mais sobre os candidatos das eleições. A ideia no hackathon da Globo.com é evoluir a app para que vire um projeto opensource e acompanhe também os gastos públicos feitos pelos políticos, além dos projetos em que votaram, que enviaram para votação e dias em que faltaram sessões.

Herois do Câncer

O portal, de fácil acesso, vai ajudar pessoas que desejam ser um voluntárias para agendar visitas, criar grupos e fazer  eventos para os pacientes que estejam internados em recuperação de um câncer. A ideia é ajudar na adaptação e também acompanhá-los no ambiente hospitalar com mais calor humano.

Eu Ajudo

Faça doações para caridades de forma automatizada, como se fosse uma assinatura mensal. Escolha, por mês, um valor acessível para ajudar as instituições com o Eu Ajudo e programa automaticamente as  doações a serem feitas durante um período. Milhares de instituições do Brasil podem se beneficiar.

Share Blood

Aos doadores cadastrados, a plataforma oferece uma maneira de identificar para quem doar, conforme seu tipo sanguíneo. Eles serão notificados quando um novo receptor compatível estiver precisando de ajuda. Uma combinação de site e aplicativos móveis que vai gerenciar e divulgar doações de sangue.

Economize

O Economize é um aplicativo colaborativo para compartilhar as suas dicas de como economizar em casa com ações sustentáveis, aliando a economia doméstica à preservação do meio ambiente.

Locomove

Outro app colaborativo, o Locomove é inclusivo e pretende ajudar deficientes visuais destacando os pontos críticos da cidade em relação a mobilidade e locomoção urbana para alertá-los em uma rede.

Easybus

A ferramenta informa a localização, distância e previsão de chegada do seu ônibus. O diferencial são os avisos sonoros e a interação entre passageiros e motoristas proporcionada pelo app. O maior objetivo é facilitar o acesso de passageiros cegos, com baixa visão ou dificuldade de locomoção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares