Internet

04/04/2015 07h30 - Atualizado em 04/04/2015 07h30

Project Spartan: 10 coisas que você precisa saber sobre o sucessor do IE

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Microsoft finalmente liberou a primeira versão do Project Spartan, o novo navegador do Windows 10, e começa a enterrar de vez o Internet Explorer. No entanto, antes de começar a utilizar o novo browser, é preciso ficar atento a alguns detalhes sobre a prévia de testes do programa. Confira tudo o que você precisa saber sobre a primeira build do Spartan no Windows e como navegar na Internet no software.

Windows 10: tudo o que já se sabe e o que é rumor sobre o sistema

1) O navegador ainda não está finalizado e é suscetível a erros

Assim como o Windows 10, a Microsoft liberou o Project Spartan em sua versão prévia para testes, sugestões e reporte de erros. O navegador é bastante funcional. Mas, por enquanto, é melhor reservar tarefas importantes para um browser mais estável. Ironia ou não, parte deste artigo foi totalmente perdido após um fechamento inesperado do Spartan, o que nos obrigou a trocar de navegador.

Project Spartan foi lançado pela Microsoft na build 10049 do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Project Spartan foi lançado pela Microsoft na build 10049 do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2) O que está presente no Spartan?

A Microsoft incluiu quase tudo o que se espera de um navegador no Spartan. Atualmente, é possível, entre outras coisas, abrir e gerenciar diversas abas, acessar favoritos, salvar links, imprimir, usar função tela cheia, fazer download e assistir vídeos no YouTube. O browser também conta com um modo de leitura que promete eliminar a poluição visual e ajudar o usuário a se concentrar no que é importante. Outras funções exclusivas são as anotações e a assistente virtual Cortana.

3) O que não está presente no Spartan?

A Microsoft deixou de fora da primeira versão algumas funções básicas e outras já anunciadas. Entre as mais simples, está o histórico, onde é possível rever os sites visitados recentemente. O gerenciador de downloads é outra ferramenta que não foi finalizada, embora seja possível baixar arquivos.

O browser também não inclui o suporte a extensões, função prometida pela Microsoft e muito popular no Firefox e no Chrome. Para os brasileiros, é impossível não sentir a falta da assistente Cortana, que ainda não está disponível em português. O recurso foi incluído no Spartan, mas é preciso mudar o idioma do seu computador para começar a utilizar a assistente de voz.

4) Barra de navegação

Se você está acostumado com o Chrome, não vai ter dificuldade em lidar com o Spartan. O navegador da Microsoft adotou uma barra muito similar ao programa do Google, sendo ainda mais simples. No topo ficam as abas de sites, juntamente com um o botão para abrir uma nova guia.

Spartan possui barra de navegação bastante semelhante com a do Google Chrome (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan possui barra de navegação bastante semelhante com a do Chrome (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já na parte inferior há controles de navegação, barra de endereços, e mais quatro botões: gerenciar favoritos, downloads, lista de leitura e histórico; fazer notas; feedback do Spartan e um menu sanduíche para outras funções. O usuário ainda pode optar por exibir favoritos, criando uma terceira faixa na tela.

Spartan pode permitir no futuro que usuário substitua o Bing pelo Google (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan pode permitir no futuro que usuário substitua o Bing pelo Google (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Assim como no Chrome, a barra de navegação do Spartan pode ser usada também para pesquisas na web. A diferença, claro, é que em vez de exibir um resultado do Google, o navegador usará o Bing. Existe uma função que parece permitir a substituição do sistema de buscas, mas ela não está acessível.

5) Integração com os serviços Microsoft

Embora essa seja uma das grandes promessas, a integração do Spartan com os serviços da Microsoft ainda deixa muito a desejar. É possível importar os favoritos do Internet Explorer através da sua conta do Windows, utilizar a pesquisa do Bing (com a Cortana, em inglês) e fazer notas no OneNote.

A expectativa é que o Spartan fique mais completo futuramente, conforme versões para celulares e outros aparelhos forem lançados. Assim, será possível ver uma maior integração entre os dispositivos, bem como ver o Spartan funcionando melhor em conjunto com o próprio Windows 10.

6) Como fazer anotações

Spartan pode fazer anotações na Internet e inserir comentários em caixas de textos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan pode fazer anotações na Internet e inserir comentários em caixas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A maior novidade Spartan, por enquanto, é a função de anotações. Basta clicar no botão com um lápis e um papel, à direita da barra de navegação. Atualmente, é possível fazer anotações com uma caneta de ponta fina, usar um marcador de texto, adicionar comentários em balões e recortar parte da página.

Spartan oferece compartilhamento de anotações com aplicativos instalados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan oferece compartilhamento de anotações com aplicativos do Win 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Todos esses recursos podem ser usados com o mouse, mas prometem ser mais intuitivos em telas sensíveis ao toque e com o uso de uma caneta Stylus. Ao fim, é possível compartilhar sua anotação em outros aplicativos, salvá-la no OneNote ou simplesmente sair sem guardar nenhuma modificação.

7) Como salvar links

Spartan oferece lista de leitura nativa para que usuário salve links para ler mais tarde (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan oferece lista de leitura nativa para salvar links para ler mais tarde (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

É possível salvar links de três formas no Spartan: A primeira, e mais fácil, marca um conteúdo como favorito. Basta acessar a página e tocar sobre o botão em forma de estrela, dando todas as confirmações necessárias. No mesmo local, é possível adicionar o conteúdo à lista de leitura do navegador. A última é compartilhando a página através da ferramenta padrão do Windows.

8) Modo de leitura

Project Spartan apresenta modo de leitura para facilitar a concentração do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan apresenta modo de leitura para facilitar a concentração do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


O Spartan trouxe para os computadores uma função já famosa do Internet Explorer para smartphones: o modo leitura. O recurso permite que o usuário elimine elementos da página web, como cabeçalhos, rodapés e propagandas, exibindo apenas o conteúdo principal, dando destaque ao que importa.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo. 

Ao abrir uma notícia, por exemplo, o recurso exibirá o texto disposto como em uma página de papel ou um documento do Word: as linhas terão mais espaço entre si e as fontes ficarão maiores. Para ativar e desativar a função, basta clicar em um ícone de livro (Modo Leitura) na barra de navegação.

9) Integração com a Cortana

Cortana pode ser usada no Spartan para procurar informações climáticas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana pode ser usada no Spartan para procurar informações climáticas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O grande destaque do sucessor do Internet Explorer é a integração do navegador com a assistente Cortana. Para usar o recurso, basta mudar o idioma do seu computador para o inglês e a região para os Estados Unidos nas configurações. Feito isso, abra o navegador. A primeira função de destaque é a pesquisa inteligente, que exibe resultados conforme o usuário digita. Ao inserir a palavra “weather” (clima, em inglês), a Cortana mostra temperatura e as condições atuais.

Ask Cortana pode fornecer dados sobre uma localidade e outros detalhes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Ask Cortana pode fornecer dados sobre uma localidade e outros detalhes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já a função “Ask Cortana” (Pergunte à Cortana) promete revolucionar a forma como as pessoas obtém informações. Basta selecionar um texto, clicar com o botão direito e selecionar a opção. Uma barra com a Cortana parecerá com a informação desejada. É possível, por exemplo, obter informações como endereço de um local e definição de uma palavra no dicionário.

10) Como dar um feedback para a Microsoft

Para aprimorar o desenvolvimento do navegador, a Microsoft incluiu no programa uma sessão especialmente dedicada ao feedback dos usuários. Caso você tenha algum problema com o browser, basta tocar no ícone de rosto na parte superior direita da tela e preencher informações.

Atualmente, é possível informar três tipos de eventos: problemas com um site específico, erros do navegador ou fazer uma solicitação ou sugestão de recurso. Em todos os casos, o usuário deve preencher formulários adicionais e pode informar o e-mail, caso deseje receber algum tipo de resposta.

Spartan traz função de feedback voltado para usuários que desejam melhorar o navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan traz função de feedback voltado para usuários darem opinião (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Antonio
    2015-04-29T11:05:52  

    Que bom, com o Spartan vai dar pra baixar o Google Chrome.....

    recentes

    populares

    • Luciano Antonio
      2015-04-29T11:05:52  

      melhor comentário! KKKKKKKKKKKKKJJ

  • Henrique Thai
    2015-06-23T13:51:32  

    Resumindo o Spartan é uma Skin para o IE é um Tema, pra min é so para acabar com a mau fama do IE, pq sempre sera IE.

    recentes

    populares

    • Henrique Thai
      2015-06-23T13:51:32  

      Meu deus você nao viu q a microsoft começou do zero. Microsoft Edge outro navegador.

  • José Lazauskas
    2015-06-18T12:44:01

    Outra coisa também que esqueci de mencionar é a questão de marcar o endereço na barra e segurar e arrastar ela diretamente para uma pasta na barra de favoritos ...

  • Lucas Lieggio
    2015-04-04T16:38:28  

    curioso que no meu windows 10 aparece o spartan mas não funciona de jeito nenhum. Vai entender.... sigamos os testes do windows 10.

    recentes

    populares

    • Lucas Lieggio
      2015-04-04T16:38:28  

      fiz o teste e funcionou, obrigado, depois desafixei da barra e fixei novamente, corrigio o problema.

    recentes

    populares

    • Lucas Lieggio
      2015-04-04T16:38:28  

      o meu não abril de forma alguma tente tanto pelo search quanto pelo iniciar mais infelizmente não carregou, detalhe que passei a noite inteira atualizando a buid 10041 para 10049 no intuito de testar o novo navegador mais o mesmo não abriu.

  • Luis Reis
    2015-04-05T21:04:48

    Pessoal .. alguma novidade sobre a pilha de Web RTC?

  • Alex Longo
    2015-04-04T21:12:47

    No meu ele abre e não funciona nada também, mas gostei do novo layout (copia do chrome), espero que seja muito mais rápido que o ie11, antes de saber do spartan esperava que a microsoft descontinuasse o ie, acredito que a equipe tinha se perdido no ie 7 e nunca mais conseguiu resolver os problemas.

  • Luis Carlos
    2015-04-04T14:00:06

    Gosto mesmo é do firefox.

  • Jose Gernmano
    2015-04-04T13:55:48

    espero que seja melhor que Explorer