17/04/2015 09h00 - Atualizado em 17/04/2015 09h00

Realidade virtual: aparelhos podem deixar experiência ‘perfeita’

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Realidade virtual, como o próprio nome diz, é uma interface que conecta de forma avançada o usuário ao computador por meio de um equipamento, geralmente um óculos ou capacete. O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade em determinadas atividades. Ela é bastante promissora e já foram lançados vários acessórios que visam tornar essa experiência a mais perfeita possível. Abaixo, vamos listar alguns desses aparelhos que contribuem para o avanço da realidade virtual.

Guarda-chuva smart ajuda a nunca mais esquecer o acessório; conheça

Gear VR

Gear VR será compatível com o Note 4 (Foto: Divulgação)Gear VR será compatível com o Note 4 (Foto: Divulgação/Samsung)

O Gear VR Innovator Edition é um óculos de realidade virtual criado pela Samsung. Ele foi desenvolvido para se conectar com os smartphones da empresa, mais especificamente, o Galaxy Note 4. Com esse dispositivo é possível assistir à vídeos, filmes e séries gravados em 360º, ver fotos panorâmicas de forma dinâmica, além de contar com um player de vídeo especial. Ele é focado nos usuários que consomem muito conteúdo audiovisual.

Project Beyond

O Project Beyond, desenvolvido pela sul-coreana Samsung, é um conjunto de 16 câmeras capazes de gravar em Full HD e que tem por objetivo gravarem vídeos em 3D em um ângulo de 360 graus. As imagens capturadas são enviadas a um Gear VR, também da Samsung, que colocam o usuário em contato com o ambiente filmado pelo Project Beyond. Desta maneira, em um futuro bem próximo, as pessoas poderão visitar museus, cidades ou pontos turísticos sem sair de casa e ainda observando todos os detalhes.

Level-Ups

Ao detectar degrau bota mecânica se eleva automaticamente ao levantar os pés (Foto: Reprodução/Youtube)Ao detectar degrau bota mecânica se eleva automaticamente ao levantar os pés (Foto: Reprodução/Youtube)

O Level-Ups é, diferentemente dos acessórios citados até aqui, um dispositivo que se acopla aos pés. Desenvolvido por engenheiros do instituto Hasso Plattner, na Alemanha, esse acessório traz a sensação de altura real em jogos. Desta forma, futuramente, os gamers poderão sentir que realmente estão pendurados em um penhasco ou escalando grandes altitudes. O dispositivo consiste em um par de botas mecânicas que se eleva automaticamente ao detectar escadas e demais elevações em um jogo ou outro ambiente virtual.

Nimble Sense

O Nimble Sense é um dispositivo que se integra ao Oculus Rift, óculos de realidade virtual comprado pelo Facebook por R$ 2 milhões em 2014. Ele usa um sensor e uma câmera para integrar os movimentos das mãos à realidade virtual criada pelo Oculus Rift. Ele, na verdade, é um sensor de profundidade que deve ser acoplado na parte frontal do Rift. Com a sua câmera é possível capturar imagens em 3D em um ângulo de 110 graus. Assim, o usuário poderá usar gestos e movimentos manuais para fazer determinadas ações. Isso será possível devido à combinação de um software otimizado e o rastreamento do movimento das mãos.


Toyota VR

A fabricante de carros Toyota, em parceria com a Oculus Rift, lançou uma versão personalizada desse óculos de realidade virtual. O objetivo dele é ensinar jovens a dirigir com mais atenção. Isso dará a eles mais segurança e destreza no trânsito, além de mostrar as consequências de uma direção desleixada. Este óculos VR simula uma cidade movimentada. O jovem deve dirigir sem se preocupar com os sons do trânsito, rádio, buzinas, mensagens de textos e chamadas no celular.

Simulador da Toyota ensina adolescentes a lidar com distrações ao volante (foto: Reprodução/Toyota)Simulador da Toyota ensina adolescentes a lidar com distrações ao volante (foto: Divulgação/Toyota)


Immersis VR

O Immersis VR é um projetor com capacidade de reproduzir imagens em 180 graus. Ele pode transformar a sua sala de estar em um ambiente de realidade virtual totalmente imersivo. Diferente dos óculos VR, a experiência tridimensional aqui pode ser compartilhada com outras pessoas. Este projetor é ideal para jogos e para se ver vídeos panorâmicos. Ele possui sofisticados algoritmos de processamento de imagem e um projetor de vídeo de LED de 180 graus para potencializar ainda mais a sua experiência.

Drones que entregam encomendas em 30 minutos, isso vai dar certo? Opine no Fórum do TechTudo.




Hololens

O Hololens é uma iniciativa da Microsoft para entrar nesse promissor mercado de realidade virtual. Este óculos de realidade virtual roda Windows 10 e permite uma interação com o sistema por meio do movimento e dos gestos manuais. É algo semelhante ao que vemos no filme Minority Report. Ele cria uma área de trabalho flutuante, sobrepondo o que está à sua frente. Esta será uma nova maneira de você interagir com o Windows 10.

HoloLens lembra a tecnologia do filme Minority Report (Foto: Divulgação)HoloLens lembra a tecnologia do filme Minority Report (Foto: Divulgação/HoloLens)

Por tudo isso, não vai demorar para que a tecnologia da Realidade Virtual se torne mais popular. As empresas não estão medindo esforços para trazerem ao mercado diversos acessórios e tecnologias que vão tornar a vida dos seres humanos mais conectados e mais realistas, mesmo quando estivermos em ambiente virtual.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Pacheco
    2015-04-17T13:48:15

    HoloLens não é realidade virtual e sim REALIDADE AUMENTADA.