Internet

08/05/2015 08h00 - Atualizado em 08/05/2015 08h00

Google Maps: Lista tem 15 hacks inusitados que você precisa conhecer

Maria Clara Pestre
por
Da redação

Com 10 anos de vida, o Google Maps é um dos serviços de localização mais populares da Internet. Sua utilização não se limita a encontrar endereços em mapas. Na hashtag #MapsHack no Twitter, seus usuários reúnem modos inusitados de usar os mapas do Google para jogar, explorar universos paralelos e até mesmo encontrar os banheiros mais próximos. Veja 15 formas divertidas de usar o Google Maps.

Google Maps faz 10 anos: confira a linha do tempo da plataforma online

Google Maps (Foto: Arte/TechTudo)Google Maps (Foto: Divulgação/Google)


1) Descubra músicas sobre cidades

Com o Tom Waits Map (tomwaitsmap.com) o usuário pode encontrar canções que mencionam países, cidades e até mesmo ruas específicas. Os títulos podem ser vistos em forma de mapa ou em uma lista completa. De resto, o site funciona como o Google Maps, com direito a Pegman e também Street View.

2) Teletransporte virtual

Nesse projeto, o usuário pode viajar no espaço com apenas um clique. Na página inicial do site (teleporter/webios/index.html) basta clicar no botão em formato de T no canto inferior da tela e pronto. Em alguns segundos você será redirecionado para uma imagem do Street View de qualquer lugar no mundo. Para saber onde você está, é só clicar no botão a direita do T e ver sua localização no mapa.  

3) Mapa de lego

Google Maps Lego (Foto: Reprodução/Brick Street View)Brick Street View é a versão do Google Maps de lego (Foto: Reprodução/Brick Street View)


Como o nome indica, o Brick Street View (brickstreetview.com/map) é uma versão do Google Maps montada completamente por legos. Nele, é possível selecionar qualquer ponto no mapa para vê-lo constituído por pequenas pecinhas. Aproveite para ver como fica sua cidade na versão brinquedo.

4) Primavera instantânea

Com o Sakura Dream (sakuradream.lux.co.jp) é possível levar a primavera, com tudo que ela tem direito, a qualquer lugar do mundo. O site não está em português, mas sua utilização é muito intuitiva. Basta escrever a localização no primeiro campo de texto e observar a mudança de estação instantânea.

Google Maps primavera (Foto: Reprodução/Sakura Dream)Leve a primavera para qualquer lugar do mundo (Foto: Reprodução/Sakura Dream)


5) Encontre banheiros

Para momentos de sufoco, a Airpnp (app.airpnp.co/) é a ferramenta ideal. Constituída através de contribuições dos usuários, o site mostra no mapa o endereço de banheiros próximos à sua localização. Ao adicionar um banheiro, é possível inserir informações sobre a limpeza e qualidade do ambiente. 

6) Urban Jungle

Maracanã na Floresta? Só no Jungle Street View (Foto: Aline Jesus/Reprodução) (Foto: Maracanã na Floresta? Só no Jungle Street View (Foto: Aline Jesus/Reprodução))Maracanã na Floresta? Só no Jungle Street View (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Com uma proposta semelhante ao do Sakura Dream, o Urban Jungle transforma as maiores cidades do mundo em florestas urbanas. Na página é possível escolher entre localizações pré-definidas de locais, ou inserir o seu endereço para observar o mapa em 360° da sua cidade coberto de árvores.

7) GPS de gatos

Google Maps gatos (Foto: Reprodução/I Know Where Your Cat Lives)Página mostra fotos de gatos organizadas por localização geográfica (Foto: Reprodução/I Know Where Your Cat Lives)

I know where your cat lives (iknowwhereyourcatlives.com), é uma página que reúne mais de um milhão de fotos de gatos retiradas de sites de hospedagem de imagens públicas. No mapa é possível ver felinos organizados por localização, ou clicar no botão “Random cat” e uma imagem aleatória será escolhida. A página também conta com gráficos que contabilizam a quantidade de gatos ao redor do mundo. Segundo eles, São Paulo é a segunda cidade com mais felinos, logo após Nova Iorque.

8) Adivinhe sua localização

O GeoGuessr (geoguessr.com/retro) é um jogo muito simples: uma imagem aleatória do Street View é exibida, e o usuário deve adivinhar onde ela foi tirada. Quanto menor for a distância entre a resposta correta e a dada, mais pontos são acumulados no game. A brincadeira pode durar um bom tempo. 

9) Aumente o som 

Para complementar as imagens do Google Maps, o projeto Sounds of Street View adiciona sons ambiente a localizações como a Floresta Amazônica, Central Park, nos Estados Unidos, e vários outros pontos turísticos. Qualquer um pode contribuir para o site e criar sua própria experiência audiovisual.  

10) Passeie por obras de arte

Google Maps pinturas (Foto: Reprodução/Moya)Explore diferentes ângulos de obras de artes (Foto: Reprodução/Moya)

Usando a tecnologia das imagens em 360° do Street View, o Moya.do (moya.do) leva o usuário a explorar novos ângulos de pinturas. A página funciona exatamente como o recurso do Google e possui uma proposta muito interessante. Para funcionar melhor, teste usando o Google Chrome.

11) Siga os passos de seu autor favorito

Com o LibrAdventures (libradventures.com/)  o usuário pode acompanhar os passos de escritores famosos pelo mundo inteiro. Nele, é possível escolher nomes como Hemingway, Fitzgerald e Jane Austen para observar o mapa se acender com os lugares que os autores visitaram durante em vida. É uma ótima ferramenta para aprender mais sobre os autores de livros e suas trajetórias. 

12) Mapa da Internet

Google Maps internet (Foto: Reprodução/Internet Map)Mapa da Internet indica quais sites possuem mais acessos (Foto: Reprodução/Internet Map)

Diferente dos mapas normais, o Mapa da Internet (internet-map.net) representa sites em formas de bolas (planetas): quanto maior o seu tamanho, mais tráfico ela atrai. A proximidade entre os elementos é definida pela força do link que elas possuem entre si. Ou seja, dois círculos estarão próximos se usuários acessarem uma página a partir da outra (vias links) com grande frequência.

13) Acompanhe os personagens do Hobbit 

Google Maps Hobbit (Foto: Reprodução/Middle Earth)Explore a Terra Média e siga os passos dos personagens da Saga (Foto: Reprodução/Middle Earth)


Especialmente para os fãs do Hobbit, um projeto do Google Experiments simula um mapa interativo para a Terra Média, o mundo de fantasia criado pelo escritor J.R.R. Tolkien. Na página ainda é possível seguir os passos dos principais personagens da saga, e assistir trechos dos filmes. 

 14) Explore Westeros 

No Quartermaester, os usuários podem explorar o mundo de Game of Thrones, visitando Westeros, e os sete reinos, Essos e Sothoryos. A cada localização ou personagem escolhido, o site apresenta informações que podem ser limitadas através do Spoilers Through. Na ferramenta o usuário  indica em que capítulo do livro ou episódio da série ele parou, para não receber spoilers. 

Qual é o melhor serviço de mapas: Here vs Google Maps?  Comente no Fórum do TechTudo.

15) Palavras ao redor do mundo

Para utilizar o Word Map (wordmap.co/) tudo que o usuário deve fazer é digitar uma palavra em qualquer idioma do mundo. Depois, o site se encarrega de mostrar como o mesmo termo é pronunciado em todos os outros países. O recurso é divertido para comparar línguas e até mesmo para estudar.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Tremedeira
    2015-05-08T14:39:51  

    dahora!

    recentes

    populares

    • Maria Tremedeira
      2015-05-08T14:39:51  

      Tremedeira ou Trepadeira ?