Sistemas Operacionais

05/06/2015 06h30 - Atualizado em 05/06/2015 12h07

iOS 9 deve ser revelado na WWDC; o que esperar do novo sistema

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A Apple está preparando novidades para o iOS 9, próxima versão do sistema móvel para iPhones, iPads e iPods. A expectativa é que a plataforma seja revelada durante a WWDC 2015, que começa na próxima segunda-feira (8). Quer saber os recursos que podem integrar o iOS 9? Então confira nossa lista.

iOS 9, novo OS X e mais: veja o que esperar do WWDC 2015

WWDC 2015 já tem data marcada ((Foto: Divulgação/Apple)  (Foto: WWDC 2015 já tem data marcada ((Foto: Divulgação/Apple) )Veja quais novidades o iOS 9 pode ganhar no WWDC 2015 (Foto: Divulgação/Apple)


Suporte para o Force Touch

Um dos destaques esperados é o suporte para a tecnologia “Force Touch”, que permite acionar diversas funções conforme a pressão exercida nos toques na tela. O recurso foi introduzido no Apple Watch e, segundo rumores, a ideia é que ele apareça também nos próximos smartphones, o iPhone 6S e 6S Plus. 

Performance e segurança

Apple também deve trazer diversas otimizações para o iOS 9, começando pela correção de bugs. Além disso, devem estar presente as melhorias no código de segurança, de forma mais avançada, com o recurso “rootles”.

A função tenta reprimir as invasões aos dados do sistema contra malwares, impedindo o acesso aos arquivos protegidos. Ou seja: sem jailbreak definitivamente. A conexão Wi-Fi também pode ganhar recursos aliados para a segurança, com encriptação diferenciada das conexões. O foco também deve ser performance, com uma plataforma ainda mais fluida do que seu antecessor, o iOS 8.

Função de multi-janelas

O iOS 9 pode apresentar a função de abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo na tela. Dessa forma, os iPads seriam mais proveitosos para uso profissional, por exemplo, como já acontece com alguns modelos rivais.

Apple Music terá recursos de rede social para artistas (Foto: Allan Melo / TechTudo) (Foto: Apple Music terá recursos de rede social para artistas (Foto: Allan Melo / TechTudo))Apple Music terá recursos de rede social para artistas (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Apple Music

Para os fãs de streaming de música, a novidade mais aguardada. Apple pode lançar um serviço próprio com essa função, em conjunto com o iOS 9. A função foi flagrada em um vazamento na versão do iOS 8.4 beta e, pelo jeito, a plataforma estava em testes para mostrar seus recursos durante a WWDC 2015. O serviço deve ser pago, com preço a partir de US$ 7,99 mensais.

Proactive e Siri

Uma versão melhorada do Spotilight integrada no iOS 9 com o “Proactive” deve estar chegando também. O recurso de pesquisas inclui busca pelos apps instalados nos dispositivos, notas, contatos e até Wikipédia.

O Proactive deve funcionar no iOS 9 em integração com a Siri. Falando na assistente de voz da Apple, ela também deve ser otimizada, com design redesenhado e visual mais colorido. Além disso, a Siri pode se tornar compatível com mais aplicativos, facilitando o uso no dia a dia.

Maps

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Confira no Fórum TechTudo

Para começar com o Maps, algumas funções podem ser bem interessantes para os usuários no iOS 9. Conforme informações vazadas na rede, o recurso pode ganhar funções novas de direções no trânsito, com informações de ônibus, trem e outros transportes públicos mapeados, com rotas.

Além disso, os novos pontos de interesse mostram locais no mapa por meio na localização do usuário, com informações completas como o menu de um restaurante, por exemplo. Isso pode integrar bastante as funcionalidades para facilitar as funções dos usuários.

Aparelhos com HomeKit pode ser lançado em junho (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: Aparelhos com HomeKit pode ser lançado em junho (Foto: Divulgação/Apple))Aparelhos com HomeKit pode ser lançado em junho (Foto: Divulgação/Apple)


HomeKit

O iOS 9 pode apresentar o novo aplicativo “Home”, que funciona por meio de conexão wireless para gerenciar recursos integrados com o HomeKit da Apple. O app, através da chamada “Internet das coisas”, servirá para controlar casas inteligentes. Ou seja, é um gerenciamento de recursos domésticos como portões, lâmpadas e demais dispositivos conectados.

Quais dispositivos devem ter suporte para iOS 9?

Segundo rumores, o novo iOS 9 será compatível com os dispositivos da Apple que tenham processador A5. Isso inclui os iPhones a partir do modelo 4S, o iPad mini (desde o original), a partir do iPad 2 e a 5º geração do iPod Touch.


Via Cnet, Wired, Macrumors, Telegraph

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Glaubinho
    2015-06-05T12:10:13  

    Outro dia falei para o meu filho: "Carlinhos, vai na padaria pra mim, traz pão, leite e um iphone.".

    recentes

    populares

    • Glaubinho
      2015-06-05T12:10:13  

      ESSA FOI BOA, "UIHAIUAHIUAHAIUHAIUHAIUHAIUHAIUHAIUAHIUAHAIUHAIUHAIAU"

  • Hugo Rafael
    2015-06-06T08:34:55  

    Tenho iphone e falo mal mesmo, é uma porcaria, inclusive vou trocar por algum celular nokia lumia, já que já tenho um cel com android, agora iphone nunca mais! quero qaulidade, e não pagar caro por status.

    recentes

    populares

    • Hugo Rafael
      2015-06-06T08:34:55  

      brasileiro kkkkkkk

  • Adriano Santos
    2015-06-05T16:52:53  

    Na boa já fui usuário do ios a alguns anos atrás, o sistema e bom acho bonito, mas nunca vou dar 3,800,00 em um aparelho que não vale o seu preço, tem celulares mais barato que da um banho no iphone 6 plus, por exemplo o Moto maxx que ganha no hardware, tela câmera, desempenho, densidade de pixels e outros itens, agora tem gente que fica se gabando que tem um Iphone, kkkk

    recentes

    populares

    • Adriano Santos
      2015-06-05T16:52:53  

      Wagner Shimatai marketing tão cabuloso que não se vê praticamente propagandas direcionadas a quem quer que seja da Apple nos veículos de informação... Nem tenho e nem quero ter um iPhone, mas na boa, recalque e ignorância já é demais....

    recentes

    populares

    • Adriano Santos
      2015-06-05T16:52:53  

      Matheus Cutnei eu trabalho com desenvolvimento de softwares e te digo que o iOS é tão inseguro quanto o Android. Não existe sistema seguro. E sua irmã peca em guardar arquivos no iPhone, pois não tem criptografia de disco. No Android (e Windows Phone) você pode criptografar os dados, seja no cartão SD ou no próprio dispositivo. No iOS não tem isso nativamente.

  • Marcos Sartori
    2015-06-05T12:56:47  

    Nossa...que revolução! Um monte de inutilidades...

    recentes

    populares

    • Marcos Sartori
      2015-06-05T12:56:47  

      Wagner Shimatai eee babao do android hein?? rsrsrrs nossa

    recentes

    populares

    • Marcos Sartori
      2015-06-05T12:56:47  

      Fabiano Santos não amiguinho, falo com conhecimento de causa, pois trabalho com desenvolvimento de software mobile e digo que o iOS é a pior plataforma para se desenvolver algo. Veja que reflexo disso é que o Android tem quase o dobro de aplicativos. O Windows Phone cresce em números de aplicativos numa velocidade muito maior que o iOS.

  • Gustavo
    2015-06-05T14:15:57  

    RECALCADOS QUE NÃO TEM IPHONE FALANDO MAL EM 3, 2, 1.............

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2015-06-05T14:15:57  

      Fabiano Santos você já esteve em Nova York?! Eu já... e o conceito que temos sobre mendigos no Brasil é totalmente diferente do conceito nos EUA. E eu já vi mais de uma vez um mendigo usando um iPhone 4S ou o 5/5S. Lá é um aparelho fácil de adquirir. Só aqui no Brasil que o brasileiro se leva pelo marketing.

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2015-06-05T14:15:57  

      Andre eu trabalho com desenvolvimento de softwares, especialmente plataforma mobile e afirmo categoricamente que o iOS é o pior sistema para se desenvolver algo. Até mesmo o Windows Phone é muito superior ao iOS.

  • André Lima
    2015-06-05T14:56:16  

    Algo tão simples, poderia ter sido habilitado no iOS 9, no caso, habilitar/desabilitar o 3G/4G na aba de habilitar o Wi-Fi, sem precisar ter que acessar o configurações.

    recentes

    populares

    • André Lima
      2015-06-05T14:56:16  

      Não entendi a posição do Jean F. Com a tela bloqueada, não dá nem pra desabilitar ou habilitar o Wifi, por exemplo. O certo não seria a pessoa colocar uma senha pessoal assim que adquire o aparelho? O Central de Controle só pode funcionar com o cel desbloqueado, via senha. Se a pessoa não usa senha, aí são outros 500.

    recentes

    populares

    • André Lima
      2015-06-05T14:56:16  

      Carlos Abreu Negativo. Com a tela bloqueada, dá para você habilitar o Wi-fi, modo avião, modo não perturbe e etc. É uma falha do iOS que te permite fazer isso.

  • Asdasd
    2015-06-06T12:35:58

    Eu sei o que esperar......... jailbreak kkkkkkkkkk

  • Paulo Silva
    2015-06-06T11:02:27

    Só observo vocês brigando por apple windows phone android e isso e aquilo e nem sabem qu o sistema mais seguro e o LINUX que ja possui celulares no mercado...

  • Jesse Ranulfo
    2015-06-06T10:55:52

    Não troco meus Iphone, Ipad e Ipod por nenhuma dessas porcarias faladas aqui. Já experimentei todas e por isso posso falar com propriedade! O resto é despeito total!!

  • Allan Gomes
    2015-06-05T15:02:25  

    "Função de multi-janelas" CARACAS, ISSO VAI DA OQUE FALAR. Por que quando a Samsung implantou essa função nos aparelhos delas todo mundo falou que era uma função inútil. E agora na Apple essa função vai ser a oitava maravilha do mundo, So lembrando "ISSO É UM PLAGIO, COPIA DESCARADA DA SAMSUNG EM FANBOYSBIBAS" UHAUHAUIAHUIAHAIUHAUIAHAIUHA

    recentes

    populares

    • Allan Gomes
      2015-06-05T15:02:25  

      Allan Gomes por favor nos diga o aparelho, é algo que a NASA criou?

    recentes

    populares

    • Allan Gomes
      2015-06-05T15:02:25  

      Andre Cibanez digo sim amigo, uso um Moto Maxx by motorola!

  • Alexsander Oliveira
    2015-06-06T01:22:45

    Já tive tudo que é aparelho da Apple, só fiquei com o macbook air, o resto troquei ou voltei as plataformas padrões mundiais e mais livres principalmente, nada a dever, ao contrário até!

  • Gilberto Filho
    2015-06-05T21:51:30

    Engraçado que só o Android no Brazil que Trava, aqui nos EUA roda de boa.

  • Márcio Silva
    2015-06-05T19:14:16

    UM DIA EU VOU TER UM IPHONE, SE DEUS QUISER E O DINHEIRO DER! AI VAI SER ESTOURO NO NORTE

  • Bertin Lambertine
    2015-06-05T18:01:56

    tenho um iphone 4, iphone 4s, iphone 5, iphone 5s, iphone 6 Plus e to louco pelo iphone 6s Plus e pelo Iphone 7. Morram de inveja.

  • Cristovão Oliveira
    2015-06-05T18:06:05

    Nossa...6s e 6s plus + já! Não deu nem tempo do povo juntar dinheiro ou ficar os 12 meses no plano da Claro...hahaha!

  • Bertin Lambertine
    2015-06-05T18:05:43

    Na boa adm's, vocês estão morrendo de inveja do meu iphone 4, 4s, 5, 5s e 6Plus.

  • Breno Curcio
    2015-06-05T17:56:40

    STAR TAC NUUUUUUUUUUUUUU NEM COMPARA

  • Breno Curcio
    2015-06-05T17:56:25

    5125 NOKIA MUITO MAIS TOP

  • Breno Curcio
    2015-06-05T17:54:36

    QUEM É O IPHONE PARA COMPARAR COM MEU NOKIA 6120i... jamais chegara perto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Luciano Rocha
    2015-06-05T12:19:52  

    Os olhos da SamgueSumga estarão ligados neste evento: "Qual será nossa próxima cópia"?

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2015-06-05T12:19:52  

      Andre Samsung fabricar? kkkkk esse entende! Basta pesquisar no google os ultimos lançamentos da Samsung pra ver as copias descaradas q ela faz da Apple! Apple investe em tecnologias q inovam, o q a samsung faz? Vai la e copia. Olha o design dos aparelhos da Samsung! Olha o S6 se nao tem o design do iPhone 6! Apenas observo as copias mal feitas da Samsung, q nem copiar direito ela consegue! Igual a shineray copiando o design das motos da Honda! kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2015-06-05T12:19:52  

      Mardson Timbó amiguinho desinformado, o processador do iPhone é fabricado pela Samsung. Todos esses itens mencionados na matéria já estão em uso no Android, seja pela Samsung ou pela LG, Asus e até mesmo Positivo. A central de notificação do iOS é uma cópia descarada da mesma central no Android. Agora a Apple está copiando a função multi-janelas que já existe nos aparelhos Samsung há pelo menos 3 anos.

  • Wagner Andrade
    2015-06-05T14:03:54  

    KKKKKKKKKKKK SANTA INUTILIDADE BATMAN..KKKKKKKKKKK SO FUNÇÕES QUE NÃO LEVAM A NADA. FRESCURA. E SÓ POR ISSO O MACHÃO (GAY TIM COOK) VAI APROVEITAR E COBRAR MAIS CARO A MAÇA PODRE. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-06-05T14:03:54  

      wagner, quero comer seu bichinho que peida, pronto...!!!

  • Anderson Souza
    2015-06-05T15:51:23

    P E I D E I

  • Ivan.caldas
    2015-06-05T14:47:02

    Função de multi-janelas não tem no Iphone serio?!?!? não tenho IOS, mas é algo tão básico.

  • Rogério Alditore
    2015-06-05T14:00:34

    Apple music...pago!...tudo é pago! Não permite jailbreak? kkkk...ferrou de vez para os fagboys.

  • Ronne Melo
    2015-06-05T13:09:31

    Sem Jailbreak? Que Piada! kkkkkkkkkkkkkk