Internet

17/06/2015 06h00 - Atualizado em 17/06/2015 08h57

Seis truques para aproveitar o Google Chrome no Android

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Você conhece todos os recursos do navegador nativo do seu smart Android? O Chrome para Android traz muitas funções que podem facilitar o dia a dia. Há, inclusive, ferramentas disponíveis na versão desktop, como menu de configurações, página privada e mais, porém tudo acessível com poucos toques. Confira seis dicas de como usar funções bem interessantes na hora acessar a Internet do seu celular.

Aprenda a apagar todas as fotos do seu celular Android

Compartilhe páginas do Chrome com o Facebook no iOS e Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Compartilhe páginas do Chrome com o Facebook no iOS e Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo))Conheça alguns segredos do Google Chrome para Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)


Página privada

Quer mais privacidade na sua navegação? O Chrome permite que o usuário navegue de forma anônima. Dessa forma, não são salvos registros como senhas, logins e o melhor: sem histórico de acesso. O usuário pode acessar qualquer página sem que nenhum amigo curioso descubra pelo aparelho. Essa função pode ser ativada pelo menu lateral, tocando em “Nova guia anônima”.

Navegação anônima no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Navegação anônima no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acessando as configurações

O Chrome para Android também oferece uma tela com configurações avançadas, com algumas função da versão desktop. Nela, o usuário pode alterar funções de privacidade, acessibilidade, ativar a função de economia de dados e mais. Basta selecionar a função que preferir para fazer os ajustes, de forma simples e rápida.

Acessando as configurações avançadas pelo navegador mobile (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acessando as configurações avançadas pelo navegador mobile (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Fazer busca na página

Está procurando por uma palavra específica no texto? Então o Chrome para Android também pode ajudar. Para isso, o acesse o menu lateral e selecione “Encontrar na página”. Será aberta uma barra no topo para ditar a palavra buscada e ela será grifada em laranja na página. Na lateral direita, o usuário poderá saber se essa palavra se repete durante o texto, com tiras em laranja.

Busca por palavras ou termos no navegador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Busca por palavras ou termos no navegador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Página para desktop

Muitas páginas não estão totalmente adaptadas para acesso pelo celular e isso pode provocar erros, telas cortadas etc. Para ter uma visualização completa nesse caso, o usuário pode ativar a “versão para desktop”, marcando o item no menu lateral do Chrome. Assim, a tela é exibida como se tivesse sendo aberta pelo computador.

Está na hora de trocar um iPhone por um Android? Opine no Fórum TechTudo

Abrir páginas em versão desktop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abrir páginas em versão desktop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Salvar senhas

O navegador para Android também permite que os usuários salvem suas senhas para ter uma acesso mais rápido e prático. O recurso pode ser ajustado por meio da tela de “Configurações” do Chrome, sendo possível adicionar opção de sites em exceção. Basta ativar a chave e acessar suas páginas normalmente. Caso se arrependa, é possível apagar a senha gravada. Vale lembrar que é importante não deixar o aparelho desbloqueado para que amigos curiosos não acessem suas contas logadas no navegador.

Salvar senhas de acesso (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Salvar senhas de acesso (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicionar como navegador padrão

O usuário pode escolher qualquer navegador do Android como padrão para os acessos. A dica é útil para quem instalou outro app e quer utilizar sempre, como Mozilla Firefox ou Opera mini. Esse ajuste é feito por meio das configurações do Android, no gerenciamento de aplicativos. Encontre na lista o app do navegador utilizado atualmente e limpe os dados: depois adicione um novo padrão para o aplicativo que desejar. Confira neste tutorial os detalhes para tornar uma função padrão no Android.

Trocar o navegador padrão no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Trocar o navegador padrão no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares