25/07/2015 07h00 - Atualizado em 25/07/2015 07h00

Cabos banhados a ouro: entenda a tecnologia e suas vantagens

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Os cabos banhados a ouro estão na top da lista dos fãs de música que exigem uma alta qualidade sonora em seus equipamentos de áudio. Apesar de serem mais caros do que os concorrentes, eles prometem maior qualidade de transmissão, seja de áudio ou vídeo. Entenda agora a tecnologia por trás destes cabos e as vantagens que eles trazem para o usuário e veja se vale mais a pena investir nele.

Além do armazenamento: conheça funções ‘pouco conhecidas’ do USB

Galvanização

Galvanização é o nome técnico para o termo "banhado a ouro". Porém, não há tamanha ostentação. O processo de galvanização é de ordem micrométrica e não utiliza mais do que alguns miligramas de ouro.

A galvanização, ou galvanoplastia, consiste na técnica em que metais são revestidos por outros metais mais nobres, com o intuito de retardar a corrosão ou, ainda, para fins estéticos. Além disso, em caso de dano, é mais prático trocar o material revestidor do que o material revestido. A galvanização não utiliza apenas ouro. Ela pode revestir metais com cromo, prata e zinco também.

Quais as vantagens?

Cabos HDMI banhados a ouro (Foto: Divulgação) Cabos HDMI banhados a ouro (Foto: Divulgação/Santo Angelo)

A principal vantagem desses cabos é a resistência à corrosão. O ouro é muito mais resistente às ações do tempo e à oxidação do que o cobre, por exemplo. 

Além disso, o material é muito melhor condutor elétrico. Desta forma, cabos galvanizados têm uma capacidade ligeiramente maior de conduzir mais energia, melhorando a qualidade do áudio ou vídeo. O processo de galvanização também promove a aglutinação de partículas não condutoras para o interior do plug, diminuição do atrito, aumento da dureza superficial e resistência à temperaturas mais altas.

Normal ou banhado a ouro?

Apesar de serem superiores em qualidade, os cabos banhados à ouro são mais caros. Portanto, a não ser que você trabalhe profissionalmente com música ou com transmissões de vídeo, não vale muito a pena comprar um cabo galvanizado. Os convencionais já têm uma vida útil suficiente para a maioria dos usuários.

Modelos de cabos

Basicamente, qualquer cabo pode ser banhado a ouro. Porém, os mais comuns são fones de ouvido/headsets e cabos HDMI. Mas, se você é músico, pode encontrar diversos modelos de cabos para instrumentos, como guitarra e contrabaixo que também são galvanizados e prometem uma maior resistência e qualidade sonora.

Preço

Os fones de ouvido da marca Monster Diesel Vektr possuem plug de ouro e tem preço premium (Foto: Divulgação)Os fones de ouvido da marca Monster Diesel Vektr possuem plug de ouro e tem preço premium (Foto: Divulgação/Diesel)

Cabos HDMI banhados a ouro possuem até um preço acessível. É possível encontrá-los facilmente à venda por cerca de R$ 30. Já fones de ouvido e headsets são um pico mais caros. Os modelos galvanizados já começam em R$ 200 e o preço só sobe.

Por que um computador não funciona em 64bits? Comente no Fórum do TechTudo.

O mesmo acontece com os cabos para instrumentos, que são ligados em amplificadores. As versões galvanizadas custam bem mais que as versões normais. Portanto, se deseja comprar um cabo banhado a ouro, saiba que você estará pagando mais por mais resistência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Souza
    2017-02-06T11:11:47

    Melhor condutor elétrico????? aiaiaiai..... A prata é o elemento de melhor condução com 108%, o cobre 100% e o ouro 70%, logo, o ouro não é melhor condutor. O ouro é utilizado apenas por sua resistência a corrosão e porque para fios finos é necessário utilizar elemento mais ductil possível, e sim, o cobre não é tão ductil quanto o ouro, para se ter uma equivalência teria que se usar um fio de cobre com uma espessura bem maior e ainda sim teria uma corrosão maior.

  • Wilston Silva
    2015-07-28T17:12:42

    bom se estraga raspa ele e vende o ouro.

  • Guilherme Chaves
    2015-07-27T18:06:38

    Daqui a pouco nego tá parando você na rua só para roubar o cabo... "celular? não não, me passa é esse cabo"

  • Jose Bosco
    2015-07-26T10:52:25

    Banho a ouro não afeta em nada a qualidade do cabo. Apenas retarda a deterioração de suas terminações. Sua qualidade é dada pela parte mais pobre. Se o cabo é feito de cobre só a terminação banhada em ouro não melhora o restante. Procurem cabos que funcionam com imagens 3D, especificação ou simplesmente HDMI 1.4. Lembrando que o HDMI 2.0 já foi lançado, para televisões 4K. Isso determina qualidade do cabo.

  • Jefferson Andrade
    2015-07-26T07:57:04

    Na segunda imagem, Monster é a marca, e Diesel Vektr o modelo.

  • Cleber Cunha
    2015-07-26T00:14:44

    Na 25 de março tem uns "quase" de ouro...

  • Gilmar Neto
    2015-07-25T23:57:58

    Tô podendo nem comprar o aparelho imagina um cabo banhado a ouro

  • João Gonçalves
    2015-07-25T17:05:43

    Atenção Marujos! Sigam os ratos...... abandonar Navio!

  • João Oliveira
    2015-07-25T16:15:01

    Um pico, ri.