Jogos de aventura

15/07/2015 08h00 - Atualizado em 03/05/2016 15h52

Confira a evolução de gráficos dos games de GTA, popular série de ação

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

GTA é uma das franquias mais bem sucedidas da história tanto em vendas quanto em qualidade técnica. Os títulos de ação da série possuem tudo que os jogadores procuram em um bom game de mundo aberto: violência, humor e muitas missões. Entretanto, toda a expertise da Rockstar, desenvolvedora dos jogos, não surgiu do nada. Veja a evolução gráfica de um dos maiores sucessos da atualidade.

Mortal Kombat: confira a evolução de gráficos dos títulos da série

GTA 5 já pode ser pré-baixado no Steam e Nuuvem (Foto: Divulgação) (Foto: GTA 5 já pode ser pré-baixado no Steam e Nuuvem (Foto: Divulgação))GTA 5 é uma das franquias mais bem populares da atualidade (Foto: Divulgação)


- GTA e GTA 2 (1997 e 1999)

O começo da série foi bem diferente dos mundos imersivos representados nos jogos mais recentes. Lançado em 1997 para PlayStation, Grand Theft Auto não exigia um computador muito potente. Com gráficos simples para a época, o primeiro GTA passava despercebido por muitos usuários, pois não explorava o potencial gráfico dos consoles e PCs.

Primeiro jogo de GTA tinha visão aérea e objetos pré-renderizados em 2D (Foto: Divulgação)Primeiro jogo de GTA tinha visão aérea e objetos pré-renderizados em 2D (Foto: Divulgação)

O segundo capítulo da série chegou em 1999. GTA 2 trazia gráficos melhores com vários elementos em 3D. Porém, a câmera aérea foi mantida. Lançado para PC e PlayStation, o game possui um visual mais bonito nos computadores. Com muita violência e "humor negro", GTA 2 fez bastante sucesso, o que rendeu duas expansões que adicionavam novos conteúdos.

Entretanto, GTA ainda estava bem distante da realidade visual daquela época. Em 1999, jogos como Driver cativaram os usuários com perseguições alucinantes e tomadas cinematográficas. Felizmente, a DMA Design/Rockstar já trabalhava no próximo título de série, e ninguém esperava a revolução visual que estava por vir.

- GTA 3 (2001)

GTA 3 pode ser considerado responsável pela identidade visual da série. Isso porque, tanto o estilo de capa, como posição da câmera e jogabilidade, foram definidos nesse game. Inclusive, até hoje, esses elementos são utilizados na franquia. Lançado em 2001, o título trazia grandes mudanças em relação aos jogos anteriores: não se tratava apenas de gráficos melhores, mas de uma abordagem completamente nova.

GTA 3 foi uma revolução para a série de jogos com foco em crimes e violência (Foto: Divulgação)GTA 3 foi uma revolução para a série de jogos com foco em crimes e violência (Foto: Divulgação)

A jogabilidade de GTA 3 fez sucesso na época: um mundo aberto em 3D, livre para exploração. Os dois games anteriores foram importantes para a narrativa. Porém, o sistema de câmera e a jogabilidade podem ter vindo de outro título da produtora: Body Harvest.


Lançado para Nintendo 64 em 1998, esse game de ação futurista possui muitas semelhanças com GTA 3. Perceba no vídeo como o esquema de câmera, controles e uso de veículos são bastante parecidos com GTA 3. Body Harvest é considerado por muitos o sucesso não festejado da Rockstar.

- GTA: Vice City e San Andreas (2002 e 2004)

Com o sucesso estrondoso de GTA 3, a Rockstar planejou sequências baseadas no mesmo motor gráfico. Com leves alterações no visual, foram lançados GTA: Vice City e San Andreas.

GTA: Vice City trazia uma ambientação cômica dos anos 80. Apesar disso, em relação a GTA 3, não trouxe uma grande evolução visual. Mas ninguém se importava com isso, já que a produtora focou em contar mais uma história empolgante com muito humor e violência.

GTA Vice City (Foto: Divulgação)GTA Vice City trazia uma ambientação cômica dos anos 80 (Foto: Divulgação)


Um dos títulos mais polêmicos de todos os tempos, GTA San Andreas ainda hoje possui uma comunidade ativa de jogadores. Lançado em 2004 para PlayStation 2, o game também não trouxe uma grande revolução gráfica. Porém, a Rockstar expandiu o mapa das cidades a um nível inimaginável para a época. Outro elemento importante foi a customização do personagem, que podia mudar até mesmo de aparência física.

Entre a geração do PS2 e o primeiro Xbox, a desenvolvedora lançou jogos com tramas paralelas (spin-offs) da série: GTA: Liberty City Stories e Vice City Stories. Inicialmente, ambos foram lançados para o PSP, mas, depois, foram portados também para outras plataformas da Sony, como PlayStation 2 e 3.

- GTA 4 (2008)

Em GTA 3, Vice City e San Andreas, foi usado o motor gráfico RenderWare. Mas ficou evidente que, na nova geração de consoles, era preciso uma nova engine. Desenvolvida pela própria Rockstar, a RAGE foi o motor gráfico utilizado não apenas em GTA 4, mas também em outros jogos da produtora, como Max Payne 3 e Red Dead Redemption.


Lançado na primavera da geração que trazia Playstation 3 e Xbox 360 como “carros-chefes”, GTA 4 possui uma qualidade gráfica invejável. Ao chegar no PC, o game se beneficiou de ajustes extras que retiraram algumas imperfeições e limitações dos consoles.

- GTA 5 (2013)

Cinco anos podem parecer pouco, mas a evolução dos gráficos nessa série era nítida entre GTA 4 e GTA 5. O mais recente episódio da franquia estabeleceu novos padrões visuais em mundos abertos.

Uma das principais diferenças entre os dois jogos é a nitidez. GTA 5 é muito mais "limpo", enquanto GTA 4 possuía um recurso de borrar (blur), muito utilizado em jogos para PS2. O blur é um recurso que pretende maquiar possíveis falhas, mas, com ele, o game ganhava um aspecto mais feio. Com isso, a evolução da série parece surreal quando comparadas as versões de consoles de GTA 4 e 5.

GTA 5 (Foto: Divulgação/Rockstar)GTA 5 é um dos jogos mais bonitos da atualidade (Foto: Divulgação/Rockstar)


Os efeitos de iluminação são impressionantes em GTA 5. Além disso, os reflexos são muito mais bonitos. Novamente comparado com o sucessor, os carros de GTA 4 não possuem carros com pintura polida.


A água foi outro elemento que evoluiu bastante. Enquanto em outros jogos da série, ela parecia mais uma gelatina. Em GTA 5, percebe-se reflexos mais nítidos, efeitos de espumas e ondas mais realistas.

Com toda uma evolução nas estruturas e modelos dos personagens, a destruição foi algo que se destacou na evolução gráfica. Explodir coisas, destruir carros e até estilhaçar vidros ganharam efeitos muito melhores.

Como colocar mods no GTA V do PS3? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lenin
    2015-07-27T07:29:36

    GTA 6 previsto para 2018!

  • Lenin
    2015-07-27T07:29:15

    GTA VI previsto para 2018!

  • Pedro Lourenço
    2015-07-16T11:36:01

    gta 1 para playstation? não começou no pc? deixar estagiário fazer matéria dá nisso!

  • Leonardo Cms
    2015-07-16T11:04:25

    Gta Vice City, jogo até hj. muito bom... história irada, inspirada em Scarface - Tony Montana

  • Danilo
    2015-07-15T09:18:41  

    Jogabilidade de GTA foi copiada do DRIVER na época,que foi o primeiro jogo a trazer missões em 3D

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-07-15T09:18:41  

      Cara, o Driver 1 e 2 é a mesma coisa, mas o 2 é mais massa porque tem 2 CDS, que contém: CIDADES,carros,ETC. Desculpa, tem um driver que não pode entrar e nem sair do carro, mas não lembro qual.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-07-15T09:18:41  

      o Driver 3, era muito top, mas a jogabilidade era ruim, o cara andava estranho kkkk. Eu gostava de explodir os carros, era muito louco.

  • Hugo Fraga
    2015-07-15T12:54:14  

    O Gta que mais me marcou foi o Vice City, sempre botava naquela rádio que tocava Billie Jean kk, apesar do San Andreas e o 5 serem ótimos, o 4 foi o pior pra min pelo menos nos consoles o jogo e muito feio, tudo muito escuro, e pra dirigir e péssimo.

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2015-07-15T12:54:14  

      Eu zerei por zerar mesmo, tinha ele pro 360, dizem que o 6 pode volta a Vice City, gostaria muito reviver aquela cidade, que nen fizeram com o San Andreas.

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2015-07-15T12:54:14  

      Meu primeiro gta foi o 2 e Viciei fácil mas o gta 3 me marcou muito pois a diferença gráfica era gigante e eu passava horas jogando e vice city teve o melhor enredo... Pela historia que a rockstar fez com gta vai ficar muito injusto se gta 6 não for em vice city...

  • Feliphe Sales
    2015-07-15T21:13:36

    Vicy City, o melhor jogo da série, não por ter passado toda minha infância jogando em meu PC, mais por ser o mais legal e difícil!

  • Douglas Gimenes
    2015-07-15T20:50:45

    Comecei a Jogar pelo Vice City, era um jogo incrível para a época, passava horas desapercebido jogando facilmente!! Depois saiu o San Andreas, que fez mais sucesso ainda, com uma historia totalmente diferente, que também te prendia. Não Joguei o IV, mas zerei o GTA V, que na minha opinião foi o melhor jogo do ano passado, gráficos magnificos e jogabilidade espetacular

  • Handrey Rodrigues
    2015-07-15T20:30:57

    GTA San Andreas era Gigante depois de viciar em Vice City que revolucionou me lançam o San Andreas que tinha aquele mapa bitela e aquela história incrível. Agora o VI tem de vir em Vice City ou recriar Libertou City (NY) na nova geração vai ser demais. A Rockstar não erra, o GTA IV por pior que tenha sido deu um boom na jogabilidade do GTA.

  • Felipe Pinheiro
    2015-07-15T18:28:45  

    Por que não citaram o GTA Liberty City Stories? um dos meus favoritos...

    recentes

    populares

    • Felipe Pinheiro
      2015-07-15T18:28:45  

      Cara, vc não leu o post por completo... certeza.

    recentes

    populares

    • Felipe Pinheiro
      2015-07-15T18:28:45  

      Só leu o título e os tópicos?

  • Comentador Franco
    2015-07-15T14:03:05  

    O melhor GTA de todos foi o Vice City. Aquela ambientação da década de 80 ficou MUITO boa e divertida. Torço pra que o GTA 6 seja em Vice City, seria épico!

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-07-15T14:03:05  

      Seu comentário é digno de aplausos concordo plenamente!

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-07-15T14:03:05  

      o gta 6 de acordo com algumas informações, será abordado todo continente americano em uma escala menor, tipo o gta v que fez de los angeles bem compacta.

  • Marcelo Barros
    2015-07-15T18:38:43

    GTA São Paulo, correr na marginais a 50km\h vai ser demais ! 8 - (

  • Jonas Rastelli
    2015-07-15T18:17:08

    Melhores jogos da história GTA San Andreas e GTA V...espetaculares, demais, altamente viciantes!

  • Braga
    2015-07-15T14:37:55  

    Jogo o San Andreas até hoje na versão HD pra Xbox 360. E com certeza é o meu enredo favorito, e que poucos sabem, foi baseado no escândalo de corrupção da policia de Los Angeles da divisão "Rampart"(C.R.A.S.H). Mas no quesito jogo em si, é claro que o GTA V é o melhor.

    recentes

    populares

    • Braga
      2015-07-15T14:37:55  

      Bom comentario...

  • Matheus Plata
    2015-07-15T16:43:45

    Pra mim o GTA 2 foi o mais marcante, mas o Vice City e o San Andreas também foram muito bons. Em quesito de história, o GTA 4 dá de 10 a 0 nos demais. Já o GTA 5 não preciso nem falar. Sensacional, jogo até hoje.

  • Ronaldo Oliveira
    2015-07-15T14:11:13  

    GTA Rio... Vai ter modo facada, bala perdida, queimado no Pneu... Modo Mulambo, onde pode ir no maracanã...

    recentes

    populares

    • Ronaldo Oliveira
      2015-07-15T14:11:13  

      Agreed

    recentes

    populares

    • Ronaldo Oliveira
      2015-07-15T14:11:13  

      GTA SP não haverá nitidez pois o céu só vive sujo , corridas de jet no rio tietê, missão final passar pela zumbilândia ops, cracolandia.

  • Comentador Franco
    2015-07-15T13:59:53

    O único GTA que nunca joguei foi o 2. Lembro muito bem nos tempos do GTA 1 no PC, sonhar que eles fizessem um GTA todo em 3D.. e a emoção quando joguei o GTA 3 pela primeira vez, parecia coisa de outro mundo!

  • Rafael Oliveira
    2015-07-15T13:59:50

    joguei todos.

  • Marcos Amaral
    2015-07-15T09:49:12  

    Se fala muito em gráficos, mas a diversão que os jogos da franquia proporciona é incrível, a Rockstar esta de parabéns em todos os jogos, eu particular mente vou fã da cidade de Nova York e devido a isso eu gosto muito mais dos jogos em Vice City, portanto os que eu mais joguei foram: GTA Vice City , GTA Liberty City Stories e GTA 4.

    recentes

    populares

    • Marcos Amaral
      2015-07-15T09:49:12  

      EU TBM, ZEREI QUASE TODOS, MENOS O GTA 4

    recentes

    populares

    • Marcos Amaral
      2015-07-15T09:49:12  

      Jogar GTA V online é um filme de comédia! Não paro de rir vendo a galera fazendo M pela cidade! É muito maneiro!!!