Tablet

14/07/2015 06h01 - Atualizado em 14/07/2015 06h01

Conheça oito novas funções do iOS 9 que não existiam no iOS 8

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O iOS 9, a mais nova versão do sistema móvel da Apple, teve a primeira versão de testes pública lançada na última semana. E o sistema trouxe algumas novidades, especialmente para usuários de iPad. Confira as principais novas funções do iOS 9, que não existiam no iOS 8.

iOS 9 beta está liberado para todos; veja como instalar

ios-9-turbina-a-bateria-dest (Foto: iOS 9 diminui desempenho do smartphone para economizar bateria (Foto: Foto: Anna Kellen/TechTudo))Conheça as novas funções do iOS 9 (Foto: Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Sugestões da Siri

No iOS 9, a assistente virtual Siri ganhou mais utilidade. Agora, a exemplo do Google Now, ela é capaz de agir de maneira proativa, oferecendo sugestões e tentando antecipar ações baseando-se no comportamento do usuário. O recurso, entretanto, ainda não funciona por completo no Brasil. Aqui, por enquanto, a Siri faz apenas sugestões de apps e contatos.

Siri faz sugestões de apps e contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Siri faz sugestões de apps e contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Split View e Slide Over

Apesar do nome diferente, o recurso já é um velho conhecido dos usuários de tablets com Windows 8. Trata-se da função de rodar dois aplicativos, lado a lado, na mesma tela – o que torna o iPad, de fato, multitarefas. Entretanto, assim como as sugestões da Siri, o recurso também possui algumas limitações. A Apple resolveu torná-lo compatível apenas com o iPad Air 2, a versão mais potente do tablet.

Apps podem rodar lado a lado no iPad Air 2 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apps podem rodar lado a lado no iPad Air 2 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Melhorias no app Notas

O Notas, que está presente desde as primeiras versões do sistema, chegou a ser atualizado no iOS 8 com suporte a imagens. No iOS 9, o aplicativo ganhou pastas, possibilidade de fazer anotações à mão livre, incluir fotos, lista de tarefas e mais opções de formatação.

Novo app de notas do iOS 9 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Novo app de notas do iOS 9 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Novos aplicativos

O iOS 9 inclui dois novos aplicativos: o News, agregador de notícias que lembra o Flipboard, e um gerenciador de arquivos para o iCloud Drive. O primeiro, apesar de não contar com nenhum grande diferencial em relação aos demais apps do gênero, ainda não está disponível para usuários brasileiros, mas espera-se que isso mude até o lançamento da versão final do sistema.

Novo app de notícias do iOS 9 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Novo app de notícias do iOS 9 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Já o app do iCloud Drive, por padrão, vem desativado nas configurações do iOS, mas pode ser facilmente habilitado. Por ele, o usuário pode visualizar os arquivos armazenados na nuvem da Apple, abrir e gerenciá-los.

Aplicativo do iCloud Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aplicativo do iCloud Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Vídeos em PIP

Reforçando a proposta de multitarefas no iPad, o iOS 9 permite que o usuário destaque os vídeos em uma janela flutuante para fazer outras coisas enquanto assiste a um clipe ou faz ligações pelo FaceTime. Para isso, quando estiver em um vídeo ou ligação, basta pressionar o botão home para que o modo PIP (picture in picture) seja ativado. O vídeo será redimensionado em uma pequena janela, no canto da tela, e você poderá abrir e usar outros aplicativos.

Veja vídeos em PIP no iOS 9 para iPad (Foto: Reprodução/Apple) Veja vídeos em PIP no iOS 9 para iPad (Foto: Reprodução/Apple)

Melhorias nos mapas

Os mapas da Apple, lançados com o iOS 6 para substituir o Google Maps, estão sendo melhorados a cada nova versão do sistema. Agora, o aplicativo oferece suporte a rotas de transporte público, alertas de trânsito e sugestões de locais nas proximidades. Como era de se esperar, nem todas as cidades são suportadas e alguns recursos ainda não estão disponíveis para usuários brasileiros.

Aplicativo de mapas sugere locais e rotas de transporte público (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aplicativo de mapas sugere locais e rotas de transporte público (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Melhorias de desempenho e bateria

Com a otimização do sistema, a Apple anunciou que a autonomia da bateria dos aparelhos atuais vai aumentar, em média, uma hora. A nova versão do sistema conta, ainda, com um ‘modo de pouca energia’. Quando habilitado, ele desativa recursos em segundo plano e alguns efeitos visuais, garantindo até três horas adicionais de bateria.

Ativando modo de economia de bateria do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando modo de economia de bateria do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O iOS 9 também está sendo projetado para melhorar o desempenho de aparelhos antigos. Embora nem todos os recursos do sistema estarão disponíveis, a Apple garantiu suporte ao iPhone 4S, lançado em 2010 e que deveria ser descontinuado esse ano. Além dele, o iPad 2, o iPad mini original e o iPod touch de quinta geração deverão receber a atualização do sistema.

QuickType e suporte a atalhos em teclado físico

Em iPads, o teclado do iOS 9 conta com uma barra superior que, além das sugestões de textos, agora exibe atalhos úteis, como botões para recortar, copiar e colar e opções de formatação. Outra função é que, ao ser tocado com dois dedos, o teclado se transforma em um trackpad, facilitando a seleção de textos.

Teclado do iOS 9 traz diversos recursos novos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Teclado do iOS 9 traz diversos recursos novos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ao conectar um teclado bluetooth ao iPad, o iOS 9 reconhece atalhos como Ctrl + C, para copiar, Ctrl + V, para colar, Alt + Tab, para alternar entre os aplicativos abertos, e outras combinações de teclas. O usuário também tem total liberdade para adicionar e personalizar atalhos no teclado.

Se você ficou curioso para testar o iOS 9, é importante lembrar que o sistema ainda está em fase de testes e possui vários problemas conhecidos. A versão final é esperada para setembro e será compatível com iPhones 4S e superior, iPad 2 e superior e iPod Touch - geração 5.

O que vocês esperam do próximo iPhone? Comente no Fórum do TechTudo

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Santos
    2015-07-14T12:39:40  

    Alguns app são top porem.. IOS = seco e sem vida! Viva o android cambada de lindos!

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2015-07-14T12:39:40  

      concordo com vc! existem aplicativos na Apple Store que fazem o iphone ser maravilhoso, mas o sistema android livre é uma ótima pedida tbm!

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2015-07-14T12:39:40  

      - É isso que não me faz pegar um Iphone, a liberdade. Mas se o mesmo tivesse um rádio fm para eu ouvir as minhas notícias e futebol quem sabe ........................ kkkkkkkkkkk

  • Linguador
    2015-07-14T20:34:15  

    Se você procurar o significado de "trouxa" no dicionário vai estar escrito: "Aquele que acredita que celular com Android é melhor do que o iPhone". Por favor, só responda o meu comentário, os trouxas que gostam da porcaria do Android. Obrigado

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-07-14T20:34:15  

      Tá lambendo o próprio fio fórum com essa língua hei...quanta besteira e desinformação em um só post

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-07-14T20:34:15  

      Será que Android puro tem todo esse recursos ou São alguns software que o fabricante coloca no Android? pq falando o recurso do sistema operacional, Android não tem nada. pois iOS é um sistema cheio de recurso e não precisa de fabricante colocar aplicativo ou software para sistema ter recurso.

  • Alex Sander
    2015-09-10T11:35:52

    meu deus. acabou a inovação que a apple sempre teve. tudo copia de android. tristeza

  • Rodrigo
    2015-07-15T00:56:50  

    Nossa .....QUANTA INOVAÇÃO!Todas essas "novidades maravilhosas"para o ipad já existem há pelo menos 2 anos na linha galaxy pro da samsung...enquanto houver TROUXAS endeusando essa marca que já não inova há pelo menos 2 anos e meio ,mais ela ganha dinheiro ...o iphone é pifio em bateria, tenho um lumia 930 ,20 mp de câmera,FILMA EM 4K ,a bateria dura dois dias usando muitoooo , e custa a metade dessa farsa chamada iphone, que mal filma em full hd .WINDOWS PHONE é tão leve quanto esse ios limitadinho ...que só é bom pra usar whatsapp e facebook kkkkkkkk....

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-07-15T00:56:50  

      linha galaxy pro da samsung é uma marvilha mais de que adianta roda o lixodroide se torna um smart obsoleto... salve ios 9

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-07-15T00:56:50  

      Chamo de lixo um sistema limitado que nem multi tarefas tem,,,tá louco viu,,,,

  • Andre Felipe
    2015-07-14T21:21:17  

    Chega de Motorola e Android...12 anos nessa onda.......em Setembro entro no iOS 9 com certeza.

    recentes

    populares

    • Andre Felipe
      2015-07-14T21:21:17  

      Seja uma alienada , pague muito ,leve pouco e sejá feliz com a asspple kkkkkk

    recentes

    populares

    • Andre Felipe
      2015-07-14T21:21:17  

      Ah e leve uma bateria recarregável externa pois essa porcaria cara do hiphone a bateria não dura 7 horas de uso contínuo kkkk

  • Felizão Garcia
    2015-08-17T13:45:27

    Essa melhoria da bateria é balela. Deve valer só para os aparelhos já lançados com o 9. Normalmente o rendimento cai muito.

  • Fernanda Voi
    2015-07-14T15:36:34  

    Eu estava com o Android até semana passada, no meu Galaxy S6 Edge. O smartphone começou a dá muitos problemas e tive que trocar (parece que foi feito com prazo de validade. Trava muito e reinicia sozinho). Resolvi comprar o iPhone 6 de 64GB. Simplesmente eu nunca mais quero voltar para o Android. Eu achava que era modismo, futilidade. Mas não era... é qualidade. Qualidade muito superior do que qualquer outro smart do mercado. O iOS é fascinante! (Não estou inventando nada aqui, é o que aconteceu comigo mesmo, estou uma semana com o iPhone 6).

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-07-14T15:36:34  

      Android é coisa de camelô... É bom pra quem vende, mas uma porcaria pra quem compra. Depois que compra., não conseque nem vender pela metade do preço.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-07-14T15:36:34  

      depende de qual android q vc teve, vc teve um l30 da lg ai num vira neh mano compara um aparelho de 200 reais com um iphone 6

  • Carlos Oliveira
    2015-07-14T11:44:01  

    Posso atualizar iOS 8 para iOS 9 o meu 4S

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2015-07-14T11:44:01  

      é hahahaha

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2015-07-14T11:44:01  

      Obrigado a todos, pôs foi válido os comentários.

  • Roberto Souza
    2015-07-17T13:01:04

    Ontem também me decepcionei com uma coisa tão banal que faço no Android e que não pude fazer o mesmo no iPad. Coloquei uma música pra tocar no player padrão, abri um joguinho, daí a música parou. Silenciei as opções de música e sons do jogo, voltei a executar a música, porém , ao voltar pra tela do jogo a música pára. Não posso ouvir uma música enquanto jogo? Se não for limitação por falta de hardware, porque acontece?

  • Wanderson Silva
    2015-07-14T20:30:36  

    Antigamente eu usava Android ... Mas sempre ouvi falar de iPhone, não entendia muito sobre o assunto ... Gostei de usar Android, mas nada se compara com a ERA IPHONE. Pra mim, o melhor que existe. E não existe um celular que chega ao pés de qualquer iPhone. É caro, sim ... Mais se alguém tiver oportunidade de comprar um dele, que seja do mais simples. Duvido muito que volte a utilizar Android. E sobre o novo IOS 9 ... Simplismente SENSACIONAL, não vejo a hora do lançamento.

    recentes

    populares

    • Wanderson Silva
      2015-07-14T20:30:36  

      kkk....disfarça um pouco fanboy. Tente ser um pouco mais imparcial e quem sabe alguém acredita na sua história. "ERA IPHONE"....kkkkk

  • Erik Mello
    2015-07-15T09:33:29  

    Fiz todo o procedimento mas o meu não apareceu pra instalara, tenho um 5S 32gb...

    recentes

    populares

    • Erik Mello
      2015-07-15T09:33:29  

      Não instala ta travando muito

  • Brenda Silva
    2015-07-15T10:17:03  

    Troquei meu moto g no iphone 5s a mais ou menos 1 mês e tive uma decepção enorme depois da atualização então ta travando sim bobo quem não assume que pagou caro em um telefone para travar sinceramente me arrependi já vi vários tutoriais mas não adianta gostava mais do Android sem contar que o Galaxy S4 da minha irmã faz muito mais coisas que o meu.

    recentes

    populares

    • Brenda Silva
      2015-07-15T10:17:03  

      Falei sempre mal do IOS, comprei um i6 e nao volto pra android nunca. Claro que o iphone tem muito a melhorar ainda, principalmente bateria

    recentes

    populares

    • Brenda Silva
      2015-07-15T10:17:03  

      Falei sempre mal do IOS, comprei um i6 e nao volto pra android nunca. Claro que o iphone tem muito a melhorar ainda, principalmente bateria

  • Pedro Santos
    2015-07-15T11:56:53  

    não instalem essa versão beta, no meu aparelho (iphone6) deu vários bugs's (trava o aparelho, algumas redes wi-fi não conectam, travou a tela e a deixou toda preta)... entre outros, sendo que é a maior complicação para desfazer e reinstalar a versão 8.4..

    recentes

    populares

    • Pedro Santos
      2015-07-15T11:56:53  

      Pois é, estou testando. Tem vários bugs ainda. Muita coisa boa, mas quem não quer stress... melhor esperar mesmo!

  • Luis Siqueira
    2015-07-15T12:25:08

    O iOS 9 não está disponível pro iPhone 5s não?

  • Rogério Alditore
    2015-07-15T08:52:41

    É sério que antes desse upgrade não dava pra fazer anotações a mão livre?? Inovação atrasadinha essa hein.....

  • Fellipe Viana
    2015-07-15T08:40:04

    Simplesmente a melhor marca Apple. Não troco por nada!

  • Edi Rorato
    2015-07-15T06:44:25

    Posso instalar o iOS 9 em um iPad Air de 16GB? A ultima atualizacao que fiz pediu 5GB livre, alguem sabe quanto esse update necessita?

  • José Rodrigues
    2015-07-15T01:16:34  

    O tempo mostra quem é quem... Pena que você demorou para perceber que Apple é Apple.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-07-15T01:16:34  

      É verdade. Android é coisa de camelô... Barato, mas sem qualidade.

  • Fabricio Luz
    2015-07-14T22:22:28  

    O Galaxy S3 que eu tinha em 2012, repito em 2012...já fazia tudo isso aí... imaginem o q o S6 ou o Note 4 fazem hoje... Apple cada vez mais Android...

    recentes

    populares

    • Fabricio Luz
      2015-07-14T22:22:28  

      quanto vai sair esta brincadeira !

  • Bruno Felipe
    2015-07-14T22:58:30

    Metade das "novas funções" são melhorias, se são melhorias é óbvio que não existiam no sistema anterior... mds.

  • Leitor
    2015-07-14T17:10:29

    É só brincadeira. Os top Android e Iphone fazem muito mais do que um ser humano normal precisa. Qualquer um atende a todas as necessidades sem traumas. Essa disputa é uma bobagem.

  • Presidenta Dilma
    2015-07-14T16:54:01  

    Quem tem grana usa IOS quem nao tem usa Android e W8. Pronto falei .....

    recentes

    populares

    • Presidenta Dilma
      2015-07-14T16:54:01  

      e quem é retardado tem um nick chamado dilma.. kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Presidenta Dilma
      2015-07-14T16:54:01  

      Verdade mesmo, sendo sincero se dinheiro não fosse o problema e você pode escolher qualquer aparelho aposto que a maioria iria escolher iphone. Tudo recalque mesmo.

  • Renato Martins
    2015-07-14T19:01:42

    O Samsung Galaxy Note 4 é o melhor smartphone do mercado no momento, deixa o Iphone 6 Plus no chinelo em quase todos os quesitos, somente acho a câmera do Iphone 6 melhor que o da Samsung. Falo com conecimento dos dois aparelhos.

  • Leitor
    2015-07-14T17:08:47

    Cada dia mais próximo do Android. Meu S3 fazia tudo isso....

  • Telememes Brasil
    2015-07-14T14:48:34  

    Ainda tá muito bugado!!! O sinal de Wi-fi então, piorou muito...

    recentes

    populares

    • Telememes Brasil
      2015-07-14T14:48:34  

      sem Wi-Fi não dá!!!! :(