Sistemas Operacionais

02/07/2015 07h01 - Atualizado em 05/05/2017 19h46

Dez truques para ganhar espaço no seu iPhone ou iPad

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Todo mundo que tem um iPhone ou iPad e já se deparou com pouco espaço no disco do smartphone sabe o quanto esta situação pode atrapalhar funções comuns, como tirar fotos e instalar aplicativos. É comum tentar solucionar o problema apagando as imagens ou removendo outros apps, mas existem outras medidas que podem ser tomadas para ajudar. Veja uma lista com dez dicas para ganhar espaço no iOS.

Oito dicas para aumentar a vida útil do seu carregador de iPhone


1. Libere espaço com o app PhoneClean

A primeira dica é baixar o aplicativo PhoneClean no TechTudo Downloads. O programa fará uma varredura no sistema operacional e hard disk de seu aparelho, buscando arquivos que estejam sobrando e que "congestionam" a memória do telefone ou do tablet. Dentre os tipos de arquivos que serão limpos, estão caches, cookies, dados offline e temporários.

Use o PhoneClean para fazer uma varredura no iOS (Foto: Divulgação/ PhoneClean)Use o PhoneClean para fazer uma varredura no iOS (Foto: Divulgação/ PhoneClean)

Esta também uma ótima dica para os que estão sentindo que o iOS está mais lento do que deveria, uma vez que o programa ajuda na otimização do smartphone e, consequentemente, fará com que ele fique mais rápido.

2. Limpe a lista de leitura do Safari

O Safari, navegador nativo do iOS, tem uma função bem legal, a lista de leitura, que permite ao usuário salvar qualquer link para ler posteriormente. Porém, como o recurso disponibiliza todo o conteúdo salvo para ler até offline, isso significa que ele salva esses dados no seu iPhone, e guarda tudo em cache.

Limpe a lista de leitura do Safari (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)Limpe a lista de leitura do Safari (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)


Para apagar todo esse conteúdo, basta ir em Ajustes > Geral > Uso > Gerenciar Armazenamento > Safari. Ao fazer isso, você verá o botão “Editar” no topo. Aperte ali e exclua a Lista de Leitura Offline.

3. Faça backup de suas fotos e vídeos

É inevitável: apagar as fotos e os vídeos do seu smartphone é a maneira mais rápida de conseguir espaço livre no disco do aparelho. Para você não perder esse conteúdo, faça o backup para um computador, um HD externo ou mesmo para nuvem, através dos serviços disponíveis como Dropbox, iClound, Skydrive e outros. 

4. Limpe o histórico do navegador 

Pode parecer óbvio, mas pouca gente faz. Para recuperar o espaço ocupado pelos dados do histórico, vá em Ajustes > Safari> Limpar Histórico e dados dos sites. É simples, mas resolve boa parte do problema.

Limpe a lista de leitura do Safari (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)Limpe a lista de leitura do Safari (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)


5. Pare de salvar as fotos originais no Instagram

Toda vez que você compartilha uma foto no Instagram, o aplicativo salva no seu celular uma foto diferente com os filtros que você utilizou, além da foto original. Dessa forma, você fica com duas fotos praticamente iguais no dispositivo. Para que a rede social pare de salvar essas fotos duplicadas, entre no Instagram e vá até as configurações do app. Depois basta desmarcar a opção “Salvar fotos originais”.

Pare de salvar as fotos originais no Instagram (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)Pare de salvar as fotos originais no Instagram (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)


6. Não guarde as mídias do WhatsApp

Com a troca de imagens e vídeos pelo WhatsApp cada vez mais comum, os smartphones ficam ainda mais sem espaço livre. Para resolver esse inconveniente, entre no mensageiro e clique em Ajustes. Depois, acesse Ajustes de Conversa e desmarque a opção Salvar Mídia Recebida, como mostra a imagem.

Apague as mídias do WatsApp (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)Apague as mídias do WatsApp (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)


7. Não mantenha duas fotos iguais ao usar o recurso HDR

O recurso HDR, do inglês “High Dinamic Range” ou “Grande Alcance Dinâmico”, ajusta imagens que têm áreas claras e escuras (entenda o que é a função HDR no app de câmera do iOS). Porém, para conseguir uma foto com essa característica, a câmera captura, pelo menos, três imagens com exposições diferentes da mesma cena. Isso pode fazer com que o seu álbum de fotos do iOS tenha imagens repetidas.

Não mantenha duas fotos iguais ao usar o recurso HDR (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)Não mantenha duas fotos iguais ao usar o recurso HDR (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)


Para se certificar de que você não está com fotos duplicadas no iPhone ou iPad, entre em  Ajustes > Fotos e Câmera > e desmarque a opção no final Manter Foto Normal.

8. Mantenha só as músicas que você realmente ouve

Pare e pense: você realmente precisa de todas as músicas que estão no seu smartphone? Se a resposta for não, faça uma varredura do que você não escuta mais e apague as músicas que você não ouve com tanta frequência.

Aproveite e apague suas músicas duplicadas. O iTunes faz isso autonomamente, o que é muito útil para organizar sua biblioteca. O recurso pega o nome de todas as faixas e lista as que possuem nomes iguais.

9. Elimine mensagens antigas SMS ou do iMessage

Poucos conhecem esse recurso, mas o iPhone permite que os usuários do iMessage apaguem automaticamente as mensagens. Por padrão, a configuração vem em “Sempre”, o que fará com que as mensagens não sejam apagadas nunca, porém, você pode mudar esse tempo de armazenamento para um ano ou 30 dias. Para isso, entre em Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens. Clique no tempo de sua preferência.

Elimine mensagens desnecessárias (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)Elimine mensagens desnecessárias (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)


10. Descubra quais apps estão monopolizando mais espaço 

É bem simples descobrir quais apps estão gastando mais a memória do seu smartphone. Para isso, entre em Ajustes > Geral > Uso > Gerenciar Armazenamentos. Agora, resta decidir quais aplicativos ficam e quais você vai remover do aparelho.

Veja quais apps ocupam mais espaço (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)Veja quais apps ocupam mais espaço (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Iphone 7: o que esperar do próximo smart da Apple? Dê sua opinião no Fórum TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Magno
    2017-05-02T11:50:09

    O ruim do iPhone é que a pessoa não consegue organizar as fotos do jeito que quer, igual no Android, fica tudo misturado foto e video :/

  • Luanna Medeiros
    2016-01-22T00:19:26  

    oi! Acabei de fazer um backup e de mil fotos agora só tenho 250, porém tenho uns 70 vídeos dentro dessas fotos. antes usava 7GB de fotos depois de fazer esse backup ainda tenho 6GB!! Tenho 10 aplicativos, e já sao os mais que essenciais e não da para apagar mais nada. O Iphone tem 16GB, mas mesmo assim está com 12,7GB usados!!!!!!!! O que eu faço

    recentes

    populares

    • Luanna Medeiros
      2016-01-22T00:19:26  

      Olá estou com o mesmo problema, gostaria de saber se você conseguiu resolver?

  • Rafael
    2015-07-02T10:59:54

    Muito bom...

  • Marco Paula
    2015-07-02T12:42:18  

    Onde essa aplicação é "totalmente grátis"? Termina de fazer o trabalho e já logo pede para comprar a licença. Não sei se foi limpo ou não...

    recentes

    populares

    • Marco Paula
      2015-07-02T12:42:18  

      GF3K-ZGKS-4NGW-BKOW-NFOC or GFZO-LNQD-MNHJ-FBOU-TDZE Problema Resolvido