Jogos de corrida

12/07/2015 08h00 - Atualizado em 12/07/2015 08h00

Mario Kart: confira a evolução gráfica da divertida série de corrida

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Mario Kart é uma das franquias de maior sucesso da Nintendo e atualmente possui um dos visuais mais impressionantes já produzidos pela empresa. Desde sua criação no Super Nintendo até o mais recente capítulo no Wii U, a série sempre canalizou o poder dos consoles da gigante japonesa para criar jogos divertidos e visualmente intensos. Confira como foi a evolução gráfica dos games.

Guia Mario Kart 8: veja dicas e tutoriais para se dar bem no game de corrida

Desde sua criação Mario Kart teve uma interessante evolução gráfica nos consoles Nintendo (Foto: Reprodução/Nintendo Life)Desde sua criação Mario Kart teve uma interessante evolução gráfica nos consoles Nintendo (Foto: Reprodução/Nintendo Life)

Super Mario Kart (Super Nintendo – 1992)

O primeiro jogo da série Mario Kart usou toda a tecnologia do Super Nintendo para criar uma experiência que não era possível no Nintendo 8 Bits. O destaque ficava por conta de um efeito chamado “Mode 7″, que permitia redimensionamento e rotação para rodar todo o mapa. Com isso, criava-se uma sensação de 3D no game.

Super Mario Kart utilizou o efeito de Mode 7 para criar uma sensação de 3D (Foto: Reprodução/Crave Online)Super Mario Kart utilizou o efeito de Mode 7 para criar uma sensação de 3D (Foto: Reprodução/Crave Online)

Algo que poucos jogadores sabem, no entanto, é que o mapa na parte de baixo da tela não é apenas uma função útil, é essencial para o funcionamento do título. O Mode 7 pode girar o mapa para que pareça 3D, porém ele não pode detectar colisões. É o mapa na tela de baixo que diz em 2D onde estão as paredes e os adversários.

Mario Kart 64 (Nintendo 64 – 1996)

Com o salto para uma nova geração, a série Mario Kart abraçou a proposta do Nintendo 64 com gráficos em 3D. Porém, apesar de todo o foco do console na terceira dimensão, ainda havia muitas dificuldades em desenvolver games 3D. Por exemplo, Mario Kart 64 tinha problemas em mostrar todos os oito participantes ao mesmo tempo.

Os personagens de Mario Kart 64 eram 2D para não causar lentidão quando estão todos na tela (Foto: Reprodução/YouTube)Os personagens de Mario Kart 64 eram 2D para não causar lentidão quando estão todos na tela (Foto: Reprodução/YouTube)

Isso levou a empresa a usar gráficos 2D para os pilotos, da mesma forma que faziam no Super Nintendo. Apesar disso, as pistas totalmente em 3D trouxeram um grande avanço para a série, como a adição de verticalidade, caminhos alternativos, grandes saltos e obstáculos extras na pista como os carros e caminhões em Toad’s Turnpike.

Mario Kart: Double Dash!! (GameCube – 2003)

Muitos anos depois, a Nintendo pôde usar o grande aumento de potência do GameCube em relação ao Nintendo 64 para ter modelos 3D não só de um piloto e do kart, mas de dois pilotos. Double Dash!! trouxe o conceito de duplas em cada carro, possibilitando até 16 jogadores ao conectar quatro videogames em rede. Ele foi também o primeiro da série a ter suporte para alta resolução de 480p.

Mario Kart: Double Dash!! é um dos mais caóticos jogos da série (Foto: Reprodução/The Next Level GameCube Reviews)Mario Kart: Double Dash!! é um dos mais caóticos jogos da série (Foto: Reprodução/The Next Level GameCube Reviews)

O impressionante de Double Dash!! é que tudo ficou ainda maior e mais frenético. Se Toad’s Turnpike trazia uma rua com alguns carros, Mushroom City tinha tráfego intenso e várias passagens. O jogo também não tinha o menor problema em processar todos os 16 pilotos, seus carros, bolas de fogo voando para todos os lados e até um Chain Chomp gigante puxando um carrinho de bebê, tudo ao mesmo tempo.

Qual o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo.

Mario Kart Wii (Wii – 2008)

Durante a geração Wii, a Nintendo seguiu por uma filosofia diferente: escolheu um console mais fraco graficamente e apostou em controles de movimento. Isso fez com que Mario Kart Wii não fosse particularmente impressionante no seu visual. A principal novidade ficou pelo aumento do número de pilotos, o qual passou de oito para 12.

Mario Kart Wii foi o primeiro da série a ter suporte a widescreen (Foto: Reprodução/GameFaqs)Mario Kart Wii foi o primeiro da série a ter suporte a widescreen (Foto: Reprodução/GameFaqs)

Este capítulo abandonou vários conceitos mais intensos graficamente, como a ideia de dois pilotos por kart e seus “golpes especiais” extremamente caóticos. As pistas também não ficaram surpreendentes, apesar de com certeza haver adições bem bonitas, como Maple Treeway. Outra inclusão sutil desta edição foi suporte a widescreen.

Mario Kart 8 (Wii U – 2014)

Voltando a focar nos gráficos, a Nintendo surpreendeu com Mario Kart 8 de uma forma que poucos imaginavam. O game não é apenas bonito, ele é lindíssimo, pois usufrui de várias técnicas modernas, além de usar o poder do Wii U para trazer provavelmente o jogo mais belo já produzido pela empresa. Há uma certa polêmica sobre a resolução da tela, porém testes indicam que ele roda a 720p.

Os gráficos de Mario Kart 8 impressionam e são provavelmente os mais belos produzidos pela Nintendo atualmente (Foto: Reprodução/Mario Wikia)Os gráficos de Mario Kart 8 impressionam e são provavelmente os mais belos produzidos pela Nintendo atualmente (Foto: Reprodução/Mario Wikia)

As pistas são maiores e mais detalhadas do que nunca, como em Sunshine Airport que traz um aeroporto inteiro para o título. Isso tudo sempre com elementos no cenário que se estendem até onde seus olhos alcançam. Os pilotos, por sua vez, também receberam uma dose de atenção absurda, ao ponto de o bigode de Mario balançar com o vento e a expressão facial de Luigi se tornar assunto na Internet no lançamento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vincynthyns Ferreira
    2015-07-13T09:40:50

    Quem Conheceu o Super Nitendo e os Jogos do Mario Word , Mortal Kombatt , Ronaldinho 98, Top Gear , Bomber Man.. e Muito mais que se eu colocar aqui teria q tomar conta dessa pagina .... cara pode curti pq voccê teve uma infancia de da inveja as crianças de Hoje.

  • Ojapa
    2015-07-13T09:21:45  

    Bom mesmo era o enduro.

    recentes

    populares

    • Ojapa
      2015-07-13T09:21:45  

      mt que joguei enduro para o atari huahuahua

  • Rodrigo Vanderlei
    2015-07-12T16:21:18  

    Esqueceram do Mario Kart 7 do 3DS

    recentes

    populares

    • Rodrigo Vanderlei
      2015-07-12T16:21:18  

      Esqueceram das versões de GameBoy e de Nintendo 3DS. Será que o Rafael Monteiro ao escrever a materia não fez uma pesquisa prévia. Será que ele não estranhou o Mario Kart de WiiU ter o numero 8 no nome e na materia ter apenas 5 jogos ?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Vanderlei
      2015-07-12T16:21:18  

      Eles não colocaram falaram sobre versões portáteis, somente de consoles de mesa. Por isso não falaram do MK7 que é muito bom também!

  • Emerson
    2015-07-13T09:48:54

    eu ia morrer e não ia saber que os personagens do MK 64 eram em 2D nunca reparei isso kkk

  • Gabriel Oliveira
    2015-07-13T09:48:53

    Sonic > Mario > Resto

  • Célio Azevedo
    2015-07-13T06:04:46  

    Chupa caixistas! A Nintendo está muito bem ainda.

    recentes

    populares

    • Célio Azevedo
      2015-07-13T06:04:46  

      Sonha garoto, sonha...

  • Carlos Filho
    2015-07-13T09:08:01

    E o do 3DS?Fail!

  • Rogerio Games
    2015-07-12T10:34:02  

    nossa mano de novo essa matéria

    recentes

    populares

    • Rogerio Games
      2015-07-12T10:34:02  

      1997 vendia as tele sena do meu avô pra poder jogar 3 horas na locadora, adorava esse jogo!

  • Luis Ramadan
    2015-07-12T19:24:53

    Sonic é melhor!

  • Luis Coxa
    2015-07-12T16:28:19

    Um verdadeiro clássico ! tenho até hoje meu super nintendo e jogo quase sempre.

  • João Brigatti
    2015-07-12T10:40:35

    Eu lembro desse jogo... joguei pela primeira vez quando eu tinha 5 anos. O "Mario Kart: Super Circuit", do Game Boy... Agora, com 15 anos, apesar de jogar mais PlayStation, jogo o "Mario Kart 8" com meu irmão as vezes... Eita joguinho bom!