Jogos de RPG

29/07/2015 08h00 - Atualizado em 23/03/2016 10h00

Veja a evolução de gráficos dos games da popular franquia Pokémon

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Pokémon é a clássica franquia de games da Nintendo que desafia os jogadores a capturarem centenas de monstrinhos diferentes, que podem ser treinados e evoluídos durante a campanha. Sucesso absoluto desde sua primeira versão, o jogo contou com diversas melhorias, inclusive em sua parte gráfica. Confira a evolução visual da franquia:

Confira o review completo de Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphore

Pokémon: veja a evolução de gráficos da popular franquia (Foto: Divulgação)Pokémon: veja a evolução de gráficos da popular franquia (Foto: Divulgação)

Pokémon Green/Red/Blue

Primeiras versões do game, Green, Red e Blue foram responsáveis pelo o estouro de popularidade da série. O visual era simples, graças às limitações do Game Boy, mas o carisma dos monstrinhos já era marcante.


Pokémon Yellow

Com o grande sucesso da animação inspirada na série, a Nintendo resolveu lançar uma adaptação dos primeiros títulos, com destaque para o poderoso Pikachu em Pokémon Yellow. Mais do que isso, o game ganhou melhorias em seu visual, em especial no design dos monstrinhos.


Pokémon Gold/Silver

Apostando nas cores do então novíssimo Game Boy Color, Gold e Silver também traziam toda a nova geração de criaturas, incluindo novos Pokémons iniciais, lendários e um mapa completamente novo.


Pokémon Crystal

A tradicional “versão turbinada” se tornaria uma constante na série, e marcou presença mais uma vez com Crystal, que é uma reedição de Gold e Silver. A grande novidade foram Pokémons com animações, dando mais vida às batalhas do game.


Pokémon Ruby/Sapphire

Primeiros títulos da era Game Boy Advance, os jogos trouxeram o primeiro grande salto no quesito visual, com Pokémons, treinadores e cenários muito mais detalhados, além de bonitas combinações de cores e novas mecânicas.


Pokémon FireRed/LeafGreen

Remake dos primeiros títulos da série, FireRed e LeafGreen fizeram muito sucesso entre os antigos fãs da série, graças ao retorno dos clássicos monstrinhos da primeira geração. Os novos gráficos ajudaram a revitalizar o antigo game, que se tornou ainda mais atraente para os novos jogadores.


Pokémon Emerald

Versão melhorada de Ruby e Sapphire, Emerald trazia uma enorme variedade de monstrinhos, mas pouco mudou no quesito gráfico, já que o visual continuou praticamente o mesmo das versões anteriores.


Pokémon Diamond/Pearl

Lançadas em 2008, as versões marcaram a estréia da série principal no Nintendo DS, e trouxeram belíssimos gráficos, com direito a novas animações, efeitos de ataques e mapas ainda maiores.


Pokémon HeartGold/SoulSiver

Outro bem vindo remake, dessa vez dos aclamados Gold e Silver, originalmente lançados em 1999. Seguindo o estilo visual de Diamond e Pearl, o game agradou a comunidade de fãs com o retorno da memorável aventura, com direito a algumas novas mecânicas, e gráficos muito bonitos.


Pokémon Black/White

Chegando ao Nintendo DS e 2010, os títulos focavam um pouco mais no enredo, e também impressionaram pelas novidades na parte gráfica. Com apresentação mais refinada, o game também usava a tela de toque do portátil para facilitar a interação com os menus.


Pokémon Black 2/White 2

Primeira continuação direta da série principal, Blacke White 2 deram sequência à história do primeiro título da série, e também pegaram carona na bonita identidade visual do game, mas sem deixar de adicionar novas animações e elementos.


Pokémon X/Y

Entre os títulos mais aguardados dos últimos tempos, Pokémon X e Y chegaram com a responsabilidade de iniciar a atividade da série no portátil Nintendo 3DS, que ainda não havia recebido uma versão exclusiva.


Os gráficos impressionaram pela qualidade, com Pokémons extremamente bem desenhados, e com movimentos pra lá de fluidos. Outra novidade foi a inclusão do modo 3D, suportado pela tela superior do portátil.

Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire

Mais recente game da série, Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire são remakes dos clássicos títulos do Game Boy Advance, que marcaram a série pela introdução de diversas novidades.


Os games aproveitam do poder do Nintendo 3DS para modernizar os cenários, personagens e Pokémons do título, sem esquecer de mecânicas mais atuais, como as mega evoluções e o modo 3D.

Pokémon X & Y atenderam as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Comentador Franco
    2015-07-29T16:13:01  

    Eu joguei só o Red, Blue e Yellow, lá no GameBoy Color. Eram jogos excepcionais. Depois, achei os novos Pokémons muito esquisitos e nunca tive vontade de jogar.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-07-29T16:13:01  

      Joguei até o Gold/Silver... sinto falta das gerações mais antigas.

  • Marcos Júnior
    2015-08-26T08:51:59

    Só acho que a Nitendo deveria disponibilizar Pokemon para outros consoles... uma pena ter que comprar um Nitendo para jogar apenas 1 jogo......

  • Bruno Gouvêa
    2015-07-30T22:19:58  

    Uma pena nunca ter saído uma versão desses pokemon rpg, totalmente em 3d com gráficos top para console.

    recentes

    populares

    • Bruno Gouvêa
      2015-07-30T22:19:58  

      vdd, sairam algumas versão de fãs para pc, mais já passou da hora da nintendo fazer um pokemon rpg 3d para nintendo wii

    recentes

    populares

    • Bruno Gouvêa
      2015-07-30T22:19:58  

      É Adir mas infelizmente não vejo a nintendo fazendo isso, a nintendo não quer arriscar mexer (trazendo alguma versão para Wii) na sua galinha dos ovos de ouro que é a franquia Pokemon para os portáteis que sempre batem recordes de vendas, além de alavacarem a venda do próprio portátil. O jeito é esperar mais algumas gerações de portáteis até que estes sejam potentes o suficiente para se fazer um jogo verdadeiramente 3d com gráficos top.

  • Ivan.caldas
    2015-07-29T16:25:03

    Capturei varias pokemon jogando minhas bolas kkk

  • Walking Disaster
    2015-07-29T16:22:09

    Joguei todos no emulador menos os do 3ds.

  • Airton Souza
    2015-07-29T12:42:34

    Pokemon emerald voltou a ter movimento dos pokemons e animações dentro do jogo, faz a parada direito mano