28/07/2015 14h57 - Atualizado em 28/07/2015 15h10

Windows 10: dez motivos para atualizar o seu computador no lançamento

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Windows 10, nova versão do consagrado sistema operacional da Microsoft, será lançado nesta quarta-feira (29) e muitos já poderão utilizá-lo logo no primeiro dia. O sistema traz de volta o Menu Iniciar, um substituto para o Internet Explorer, a Cortana, assistente virtual da Microsoft e muito mais. Veja dez motivos para deixar para trás o Windows 7 ou 8.1 e atualizar para o Windows 10 "para ontem".

Testamos o Windows 10 com Cortana; veja o melhor e o pior do novo sistema


1) O Windows 10 é familiar

O principal motivo que impede pessoas de trocar de sistema operacional é o medo de mudanças. Especialmente usuários mais básicos que podem se perder com atualizações muito diferentes. Mas, essa não deve ser uma preocupação de quem instalar o Windows 10. Isso porque o novo sistema é muito familiar, já que une o que há de melhor no Windows 7, até hoje o sistema mais usado da Microsoft; e também do Windows 8, que promoveu mudanças profundas na interface de usuário.

Windows 10 só será ativado gratuitamente no Insider caso beta tester continue no programa (Foto: Divulgação) (Foto: Windows 10 só será ativado gratuitamente no Insider caso beta tester continue no programa (Foto: Divulgação))Windows 10 reúne recursos do Windows 7 e 8 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Menu Iniciar, por exemplo, que foi retirado no Windows 8, está de volta no novo OS. Entretanto, ele também suporta as live tiles (blocos dinâmicos), criados para o Windows 8. E o melhor, com a migração, você não perde nenhum arquivo pessoal, como fotos, vídeos, contatos e mais dados armazenados. 

2) Assistente virtual Cortana

Windows 10 trará assistente pessoal Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft) Windows 10 trará assistente pessoal Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft)

Assim como a Apple e o Google, a Microsoft também tem uma assistente virtual, a Cortana - e ela está disponível para computadores com Windows 10. Apesar de ainda não falar português, a Microsoft já informou que até o final do ano os brasileiros poderão aproveitar todo o potencial da assistente

Com ela, o usuário pode fazer pesquisas por voz, encontrar documentos mesmo sem saber sua localização exata, bem como obter lembretes, informações sobre o clima e muito mais. Tudo com o poder da sua voz. A Cortana também está disponível no Windows Phone, Android e iOS (iPhone).

3) Especial para gamers

Outra novidade do Windows 10 é o DirectX 12, mais recente conjunto de APIs gráficas da Microsoft. Para gamers isso quer dizer que os jogos exigirão menos do computador mas terão um desempenho muito melhor. Já quem prefere jogar em consoles e possui um Xbox One, poderá fazer transmissões ao vivo de suas partidas ou, ainda, jogar no PC ou no tablet. E, graças a função DVR Game, os usuários poderão gravar gameplays de forma nativa, sem precisar instalar nenhum outro aplicativo no PC. 

4) Microsoft Edge, o novo IE

Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 vem com substituto do Internet Explorer (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Microsoft Edge, novo navegador, veio para substituir o Internet Explorer. E não trata-se apenas de uma mudança de nome. O Edge foi desenvolvido totalmente do zero e está adaptado à todos os padrões web. Ele fornece uma navegação rápida e eficiente. Além de conter com ótimos recursos.

No novo browser é possível fazer anotações diretamente na página web ou compartilhá-la facilmente com outra pessoa. Ele também conta com um “Modo Leitura”, que elimina possíveis distrações.

Antes chamado de Project Spartan, Microsoft Edge é revelado em vídeo


Outra novidade fica por conta da barra de endereços, que agora pode fornecer algumas informações, como condições climáticas, valor de ações na bolsa de valores e até fazer alguns cálculos simples.

5) Segurança 

A Microsoft garante que o Windows 10 é a versão mais segura já feita do sistema. O Windows Defender, antivírus que já vem embutido, sofreu grandes reformulações e agora, segundo a desenvolvedora, se equipara aos maiores softwares do tipo. Ele é atualizado constantemente, para proteger os usuários mesmo dos malwares mais recentes, e age de forma quase instantânea.

Durante a navegação web, o recurso SmartScreen, presente no navegador Edge, monitora as páginas web e protege os usuários contra ataques de phishing, que tentam roubar informações pessoais. O sistema também bloqueia sites que são conhecidos por conterem malware e disseminarem vírus e mantém um banco de dados na nuvem com os sites mais perigosos para os usuários.

6) Multitarefa

Windows 10 pode dividir tela entre diferentes aplicativos também em tablets (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Windows 10 pode dividir tela entre diferentes aplicativos também em tablets (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Windows 10 pode dividir tela entre diferentes aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Multitasking é o novo conceito multitarefa Microsoft, que pretende expandir a produtividade de seus usuários. Com auxilio dele e do recurso Snap Assist, a organização da área de trabalho será muito mais eficiente. Há também a função de múltiplos desktops, já vista em outras plataformas como a Linux. Com ela, o usuário poderá criar mais de uma área de trabalho e gerenciá-las de acordo com a necessidade. 

7) Ótimos aplicativos nativos

O Windows 10 conta com uma grande gama de aplicativos nativos. Tudo para que o usuário possa instalar o novo sistema e já começar a usar, sem precisar baixar mais nada. Photos, Maps, Groove, Movies&TV e Mail & Calendar, são apenas alguns dos programas que já vem instalados no sistema. 

8) Adeus senhas! Windows Hello

Com o Windows Hello você pode desbloquear o computador com o seu rosto (Foto: Divulgação/Microsoft) Com o Windows Hello você pode desbloquear o computador com o seu rosto (Foto: Divulgação/Microsoft)

As senhas são a forma mais tradicional de desbloquear um PC, mas nem por isso são as mais seguras. É possível esquecer e até mesmo ter seu código roubado. Por isso, no Windows 10, a Microsoft implementou o Windows Hello. Agora, de forma nativa, o Windows 10 usa reconhecimento facial, com o rosto do dono do PC e desbloqueia o sistema apenas para ele. Adeus, senhas longas e complicadas! 

9) Modo Tablet

Windows 10 traz modo tablet que adapta interface à telas sensíveis ao toque (Foto: Elson de Souza/TechTudo) (Foto: Windows 10 traz modo tablet que adapta interface à telas sensíveis ao toque (Foto: Elson de Souza/TechTudo))Windows 10 traz modo tablet que adapta interface à telas sensíveis ao toque (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Uma das grandes críticas do Windows 8 é sua interface, totalmente pensada para tablets e consequentemente inadequada para computadores sem tela touch. Para resolver esse problema, o Windows 10 ganhou o modo tablet, que pode ser ativado, ou não, dependendo da máquina do usuário. 

Veja como funciona o Windows 10 em telas touch neste vídeo


10) Central de Ações

A Central de Ações reúne todas as notificações do sistema. Ela veio para substituir a Charm Bar, outro recurso bastante polêmico do Windows 8 que incomoda os usuários do sistema da Microsoft. A nova central abriga configurações rápidas, como Wi-Fi, Bluetooth, volume, brilho, dentre outras opções.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Ops
    2015-08-04T20:26:37  

    Galera, uma dúvida, nessa att ele vai formatar o pc? ou vai instalar por cima, mantendo todos os meu arquivos, e programas instalados? vlw!

    recentes

    populares

    • Marcos Ops
      2015-08-04T20:26:37  

      fatality.............. Allan Silva Win !

    recentes

    populares

    • Marcos Ops
      2015-08-04T20:26:37  

      Vc aztualiza, copia o novo serial e instala do zero com o novo serial.

  • Sol
    2015-08-01T20:24:13  

    Tenho um HP 360 e o touch simplesmente não funciona depois da atualização. Podem ajudar?

    recentes

    populares

    • Sol
      2015-08-01T20:24:13  

      Tenta olhar no site da HP, mas acredito que seja por causa da BIOS desatualizada(que dará suporte a drivers e etc.). Muita gente não sabe, mas o ideal seria atualizar a BIOS e depois instalar o Windows 10. Isso aconteceu com meu Samsung e atualizei a Bios e o touch voltou a funcionar. Espero ter ajudado!

  • Newton Carneiro
    2015-08-01T17:09:16

    realmente quem perdeu muito co mo tal Internet explorer foi eles mesmo ,pós o tempo passou e nada de mudanças lento ruim feio ,agora terão de correr atraz de tanta tecnologia dos rivais ,e o 8 e 8.1 muito aplicativos e muito inoperantes e muitas vezs tudo com idiomas dificil de se interder .mas eles são os donos da bola e agora acordaram pra nossa felicidade

  • Antonio Afonso
    2015-08-07T12:14:13

    Muito bem explicado... entretanto, não funciona... possivelmente este "caminho" tenha sido bloqueado pela Microsoft...

  • Leandro Cordeiro
    2015-08-03T10:14:57  

    galera, desculpa a minha ignorância, depois da atualização, é cobrado algum valor ?

    recentes

    populares

    • Leandro Cordeiro
      2015-08-03T10:14:57  

      nada nada...zero para todos que tenham qualquer opcao de windows,

  • Andrigo Nelson
    2015-08-03T14:07:16

    Alguém sabe se funciona no windows 98? Procurei no cadê mas não achei nada...

  • João Henrique
    2015-07-29T11:31:05  

    "O Edge foi desenvolvido totalmente do zero e está adaptado à todos os padrões web" - bem longe ainda, o edge já nasceu defasado se comparado ao chrome ou o firefox. Só não é pior que o safari da qual a apple recusa-se a fazer updates periódicos.

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-07-29T11:31:05  

      Claro, fazer um comentário técnico aqui é jogar pérola aos porcos.

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-07-29T11:31:05  

      Não um comentário técnico, mas um comentário sem argumentos, sem embasamento, sem comparativos... Então é perda de tempo dar atenção, melhor só negativar e passar adiante

  • Ah5n1
    2015-07-28T16:18:13  

    Já estou usando o w10 a algum tempo em sua versão teste. Mesmo de incio, onde ha algumas coisas a serem lapidadas, pode se notar a velocidade ao carregar o sistema a partir do momento que vc liga o pc, o desempenho do edge e todas as melhorias e recursos acrescentados. Tudo que eu usava nas versões anteriores esta funcionando normalmente na 10, com pouquíssimas exceções.

    recentes

    populares

    • Ah5n1
      2015-07-28T16:18:13  

      Eu tive alguns problemas de compatibilidade. O Karpesky 2010 que eu tinha a licença não funcionou, o office 2007 e 2010 não concluem a instalação, normalmente o site do banco do brasil não abre, o virtual box deu problema também... Tem poucos problemas, mas ainda tem que dar uma lapidada.

  • Daniel Silva
    2015-07-29T07:55:34  

    o pessoal reclamando que tá dando falha pra atualizar de graça... claro, teu windows é pirata besta. kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2015-07-29T07:55:34  

      Vagner Martenello usuário de lixux detectado!!

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2015-07-29T07:55:34  

      E não é de graça pra pirata. Vc atualiza, mas continua sem ser ativado...

  • Ana Souza
    2015-07-30T12:44:02

    Já está sendo baixado, mas, já tem 12 hs e ate agora nada? É normal?

  • Patrícia Simões
    2015-07-29T20:47:23

    E acabou o menu metro?

  • Marcos Neto
    2015-07-28T23:15:42  

    A atualização será gratuita para quem tem o 8? Mesmo usuários com versões corporativas?

    recentes

    populares

    • Marcos Neto
      2015-07-28T23:15:42  

      A atualização do Windows 8.1 Enterprise será gratuita se ele foi adquirido por licenciamento por volume .

    recentes

    populares

    • Marcos Neto
      2015-07-28T23:15:42  

      Tem sim, só tem de atualizar pro 8.1 antes.

  • Joao Oliveira
    2015-07-29T10:54:01  

    Quem tem o Windows Piratão pode baixar também?

    recentes

    populares

    • Joao Oliveira
      2015-07-29T10:54:01  

      Pode Baixar sim!

    recentes

    populares

    • Joao Oliveira
      2015-07-29T10:54:01  

      Pode sim, mas o Windows continua pirata.

  • Wellesan
    2015-07-29T09:53:08  

    Sou novo nisso e ainda não entendo muito desses procedimentos de informática e tecnologia, tenho o Windows 7 home premium, ao instalar o 10 vou perder todos os meus arquivos do pc? Imagens, vídeos, filmes, documentos? Por favor respondam, grato!

    recentes

    populares

    • Wellesan
      2015-07-29T09:53:08  

      Não não, eu imagino que vc vai ter a opção de escolher o que quer manter. Vc pode tanto fazer a instalação "limpa" ou pode manter seus arquivos pessoais :)

    recentes

    populares

    • Wellesan
      2015-07-29T09:53:08  

      Nao conforme o que esta escrito no inicio da materia voce nao perdera nada

  • Shirley Rodrigues
    2015-07-29T11:52:22

    O meu já está instalado e funcionando bem, mas falta verificar tudo. Até agora estou gostando.

  • Bruno Lima
    2015-07-29T11:18:07

    alguem pode me ajudar? eu ja reservei minha atualizaçao para windows 10 e aki nn apareceu nada para atualizar o get do windows 10 nao mudou nada e estou usando windows 7 ultimate.

  • Maicon Santos
    2015-07-29T10:41:08

    todos usuários do w8.1 receberam a atualização para o w10, mais será liberada para todos amanhã. Creio que somente pra w8.1 original.

  • Hamilton Bento
    2015-07-29T06:54:54

    dando erro aqui ao iniciar a atualização

  • Carlos Rocha
    2015-07-29T08:57:56

    eu faço a utilização do SO desde Abril e Foram grandes mudanças até o dia de hoje,podem acreditar...é uma experiencia e tanto! Roda Muito Leve e Supera Qualquer Windows Anterior.

  • Sandra Mendes
    2015-07-29T07:24:14

    Sobre o Windows 10

  • Hamilton Bento
    2015-07-29T06:57:18

    Atualizar para Windows 10 Pro - Status Falha. Ta assim no meu windows update.

  • Marcus Silveira
    2015-07-28T23:34:27  

    Gostaria de saber se essa atualização será em modo teste pra depois ter que contratar, ou, será de graça?

    recentes

    populares

    • Marcus Silveira
      2015-07-28T23:34:27  

      será a versão completa e de graça, mas para quem tem as versões genuinas (não-pirata) do windows 7/8/8.1