GPS

07/08/2015 06h00 - Atualizado em 07/08/2015 06h00

Conheça as tecnologias que ‘nasceram’ no cinema e já são realidade

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Dizem que a vida imita a arte e, em alguns casos, isso pode ser bem verdade. Na tecnologia, por exemplo, muitos aparelhos e dispositivos surgiram primeiro nos filmes e séries para só depois serem lançados comercialmente. Nesta lista, você confere dez exemplos de tecnologias que surgiram primeiro nos cinemas e só depois foram parar nas mãos de pessoas do mundo todo.

Dia dos Pais: confira dicas de presentes tech

01. Computadores – Jogos de Guerra, 1983

Cena do filme Jogos de Guerra, de 1983 (Foto:Reprodução/YouTube)Cena do filme Jogos de Guerra, de 1983 (Foto:Reprodução/YouTube)

Em 1983 os computadores eram máquinas bem diferentes das de hoje, limitadas apenas a geeks e engenheiros. Porém, o filme Jogos de Guerra retrata um mundo onde essas máquinas são acessíveis a todos e elas já fazem parte do cotidiano das pessoas. Além disso, ele traz um debate sobre segurança digital, hackers e, como cereja do bolo, este filme usou pela primeira vez a palavra “firewall”, um termo bem comum na segurança da informação.

02. Celulares e smartphones – Tempos Modernos (1928) e Star Trek (1960)

Celulares aparecendo nos filmes já na década de 60(Foto:Reprodução/YouTube)Celulares aparecendo nos filmes já na década de 60, como é o caso do filme Star Trek (Foto:Reprodução/YouTube)

Os celulares, tão onipresentes hoje, já foram parte apenas do imaginário das pessoas. No filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin e lançado em 1928, vemos uma cena onde uma mulher está andando e segurando um aparelho no ouvido ao mesmo tempo em que conversa com outra pessoa que não está lá.Além disso, na série Star Trek, da década de 60, os tripulantes possuíam um comunicador muito similar aos nossos celulares hoje.

iphone-publicidade-invisivel-dest (Foto: Esquema pode prejudicar o seu celular e causa prejuízos ao mercado publicitário (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Smartphones também foram antecipados em filmes (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


03. Tablets – 2001 – Uma Odisseia no Espaço, 1968

No filme 2001 - Uma Odisseia no espaço, os astronautas usavam tablets (Foto:Reprodução/YouTube)No filme 2001 - Uma Odisseia no espaço, os astronautas usavam tablets (Foto:Reprodução/YouTube)

Os tablets apareceram pela primeira vez no filme 2001 – Uma Odisseia no Espaço, um clássico de Stanley Kubrick e que foi lançado em 1968. Nele, dois astronautas almoçam enquanto lêem notícias em um aparelho muito similar ao tablet.

04. Telas sensíveis ao toque – Minority Report, 2002

As telas sensíveis ao toque foram apresentadas na telona no filme Minority Report (Foto: Divulgação/Fox) As telas sensíveis ao toque foram apresentadas na telona no filme Minority Report (Foto: Divulgação/Fox)

A interface dos computadores mostrados no filme Minority Report, de 2002, impressionou a todos. As telas sensíveis ao toque eram bem comuns na realidade do filme. Porém, elas só começaram a se popularizar em 2007, quando Steve Jobs lançou o primeiro iPhone.

05. FaceTime/Skype – Os Jetsons, 1960

Videoconferência sendo mostrada no desenho Os Jetsons (Foto:Reprodução/YouTube)Videoconferência sendo mostrada no desenho Os Jetsons (Foto:Reprodução/YouTube)

No desenho de Hanna Barbera, os Jetsons, ela tentou imaginou um mundo 100 anos no futuro. E, em algumas coisas, ela acertou. Por exemplo, as conferências de vídeo hoje são bastantes comuns, por programas como Skype e FaceTime.

Descubra como fazer uma chamada de vídeo no Skype (Foto: Divulgação/Google Play) (Foto: Descubra como fazer uma chamada de vídeo no Skype (Foto: Divulgação/Google Play))O Skype é uma opção de videoconferência (Foto: Divulgação/Google Play)



06. GPS – 007 Goldfinger, 1964

Um navegador GPS sendo mostrado num dos filmes do 007 da década de 60 (Foto:Reprodução/YouTube)Um navegador GPS sendo mostrado num dos filmes do 007 da década de 60 (Foto:Reprodução/YouTube)

Hoje em dia, praticamente todos os celulares contam com GPS. Além disso, alguns carros já vem com esta tecnologia embutida.

garmin-gps-calmo-home (Foto: Reprodução)Os GPSs atualmente estão presentes em diversos carros (Foto: Divulgação/Garmin)


Porém, em 1964, isso era apenas um sonho, que foi representado numa das aventuras do agente James Bond. No filme Goldfinger, ele dirige um Aston Martin que conta com um sistema de geoposicionamento.

07. Fones Bluetooth – Fahrenheit 451, 1966

No filme Fahrenheit 451 as pessoas já usavam fones Bluetooth (Foto:Reprodução/YouTube)No filme Fahrenheit 451 as pessoas já usavam fones Bluetooth (Foto:Reprodução/YouTube)

Na trama do filme Fahrenheit 451, lançado em 1966 e baseado no livro homônimo escrito por Ray Bradbury em 1953, as pessoas assistem televisão usando uma espécie de fone de ouvido sem fio, com um design bem similar aos nossos atuais fones de ouvido Bluetooth.

08. Kinect – De Volta para o Futuro, 1985

O Kinect, da Microsoft, foi mostrado primeiro no filme De Volta para o Futuro 2 (Foto: Divulgação/Microsoft) O Kinect, da Microsoft, foi mostrado primeiro no filme De Volta para o Futuro 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Na clássica trilogia De Volta para o Futuro, vemos em uma das cenas pessoas jogando videogame sem utilizar um controle, apenas o corpo. Esta tecnologia já é realidade, por meio do Kinect, do Xbox. Em jogos como Just Dance, por exemplo, você é o próprio controle. Mesmo existindo já há alguns anos, essa tecnologia ainda causa espanto em alguns. Imagine isso na década de 80!

  • Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo


09. Skate Voador – De Volta para o Futuro 2, 1989

A Hoverboard está prestes a se tornar realidade (Foto:Reprodução/YouTube) A Hoverboard está prestes a se tornar realidade (Foto:Reprodução/YouTube)

Sim, a Hoverboard, mostrada no filme De Volta para o Futuro 2, está prestes a se tornar realidade. A montadora japonesa Lexus anunciou que vai lançar um skate voador nesse mês de Agosto de 2015.

Veja como funciona o Slide, skate voador anunciado pela Lexus (Foto: Divulgação) (Foto: Veja como funciona o Slide, skate voador anunciado pela Lexus (Foto: Divulgação))Veja como funciona o Slide, skate voador anunciado pela Lexus (Foto: Divulgação/ Lexus)


Ele é movido por ímãs e supercondutores resfriados com nitrogênio. Só nos resta esperar para ver se ele vai ser tão sensacional quanto o do filme.

10. Impressoras 3D – Star Trek, 1964

Replicador, do filme Jornada nas estrelas, é semelhante a uma impressora 3D (Foto:Reprodução/YouTube)Replicador, do filme Jornada nas estrelas, é semelhante a uma impressora 3D (Foto:Reprodução/YouTube)

Em 1964, na série televisiva Star Trek, os tripulantes da espaçonave comandada pelço capitão Kirk contavam com um aparelho batizado de Replicador. Este aparelho criava peças e objetos físicos. É exatamente o que fazem as nossas impressoras 3D de hoje, que podem construir até mesmo casas!

Confira o vídeo abaixo com o funcionamento de uma impressora 3D

Essas são apenas algumas das tecnologias que apareceram primeiro no cinema e só depois de muita pesquisa e estudo se tornaram realidade. Visto que a tecnologia avança à passos largos, só podemos esperar que mais coisas incríveis mostradas nos filmes se tornem realidade, como a inteligência artificial JARVIS, que o Homem de Ferro usa.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bispo Zan
    2016-05-29T12:11:46  

    NÓS JÁ SUGERIMOS A ADAPTAÇÃO DO AVIÃO PARA AERO-NAVE, ISTO É UMA MISTURA DE AVIÃO E NAVE, O NOME JÁ DIZ TUDO. O AVIÃO CONTINUA NORMAL NAS VIAGENS, MAS NUMA EMERGÊNCIA, ELE DESCE NA VERTICAL EM QUALQUER LUGAR E VEDADO PARA CASO DE DESCIDA NO MAR. (EU SUGIRO UM BILIONÁRIO PARA FAZERMOS O AVIÃO-NAVE). ELE TERIA UMA CABINE ADAPTADA, ISTO É, DOIS EM UM. NO CASO DE EMERGÊNCIA ERA SÓ UTILIZAR O PAINEL DE NAVE. TODO O AVIÃO SERIA APROVEITADO E NÃO HAVERIA NENHUM PREJUÍZO NEM DE VIDAS E NEM DE DINHEIRO.

    recentes

    populares

    • Bispo Zan
      2016-05-29T12:11:46  

      Parabéns vc acaba de "inventar" o Sea Harrier de 1980. :D

  • Rodrigo Muehlbauer
    2015-08-08T08:57:39  

    Venho do futuro, final de 2019 para ser mais exato e os humanos sobreviventes estão caçando animais com arcos e flechas para se alimentarem. OBS. Não existe mais bolsa família.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Muehlbauer
      2015-08-08T08:57:39  

      NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO a bolsa familia NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO

  • Wagner Medeiros
    2015-11-03T10:03:50  

    Pelo amor de DEUSSS!!! Hanna & Barbera não era uma mulher!!! Eram dois homens: William Hanna e Joseph Barbera!!! Assim, ela não imaginou nada...

    recentes

    populares

    • Wagner Medeiros
      2015-11-03T10:03:50  

      O FATO DE ESTAR ESCRITO ELA, SIGNIFICA A EMPRESA HANNA & BARBERA E NÃO AS PESSOAS.

  • Bispo Zan
    2016-05-29T11:36:13

    EU JÁ SUGERI A ADAPTAÇÃO DO AVIÃO ULTRAPASSADO DE SANTOS DUMONT (JÁ FEZ 100 ANOS), PARA AERO-NAVE, ISTO É UMA MISTURA DE AVIÃO E NAVE, O NOME JÁ DIZ TUDO. O AVIÃO CONTINUA NORMAL NAS VIAGENS, MAS NUMA EMERGÊNCIA, ELE DESCE NA VERTICAL EM QUALQUER LUGAR E VEDADO PARA CASO DE DESCIDA NO MAR. (EU SUGIRO O BILL GATES PARA NÓS FAZERMOS O AVIÃO-NAVE). ELE TERIA UMA CABINE ADAPTADA, ISTO É, DOIS EM UM. NO CASO DE EMERGÊNCIA ERA SÓ UTILIZAR O PAINEL DE NAVE. TODO O AVIÃO SERIA APROVEITADO E NÃO HAVERIA NENHUM PREJUÍZO NEM DE VIDAS E NEM DE DINHEIRO.

  • Jeferson Silva
    2015-08-07T19:29:59  

    Impressora 3D e Star Trek não tem nada haver, porque Star Trek é um materializador de coisas: objetos, peças, roupas, comida. Uma impressora 3D até pode fazer um prato, mas dizer que o prato já vem com a comida dentro, até onde eu já li, ainda não é feito por um impressora 3D

    recentes

    populares

    • Jeferson Silva
      2015-08-07T19:29:59  

      "Nada haver" não tem nada A VER... rs....rs...

  • Mario Zaia
    2015-08-16T11:15:42  

    a mais de 40 anos um amigo comentou que tudo que o homem pode pensar pode tornar realidade .

    recentes

    populares

    • Mario Zaia
      2015-08-16T11:15:42  

      NÓS JÁ SUGERIMOS A ADAPTAÇÃO DO AVIÃO PARA AERO-NAVE, ISTO É UMA MISTURA DE AVIÃO E NAVE, O NOME JÁ DIZ TUDO. O AVIÃO CONTINUA NORMAL NAS VIAGENS, MAS NUMA EMERGÊNCIA, ELE DESCE NA VERTICAL EM QUALQUER LUGAR E VEDADO PARA CASO DE DESCIDA NO MAR. (EU SUGIRO UM BILIONÁRIO PARA FAZERMOS O AVIÃO-NAVE). ELE TERIA UMA CABINE ADAPTADA, ISTO É, DOIS EM UM. NO CASO DE EMERGÊNCIA ERA SÓ UTILIZAR O PAINEL DE NAVE. TODO O AVIÃO SERIA APROVEITADO E NÃO HAVERIA NENHUM PREJUÍZO NEM DE VIDAS E NEM DE DINHEIRO.

  • Gabriel Henrique
    2015-08-07T09:15:19  

    mol briza doido *-*

    recentes

    populares

    • Gabriel Henrique
      2015-08-07T09:15:19  

      NÓS JÁ SUGERIMOS A ADAPTAÇÃO DO AVIÃO PARA AERO-NAVE, ISTO É UMA MISTURA DE AVIÃO E NAVE, O NOME JÁ DIZ TUDO. O AVIÃO CONTINUA NORMAL NAS VIAGENS, MAS NUMA EMERGÊNCIA, ELE DESCE NA VERTICAL EM QUALQUER LUGAR E VEDADO PARA CASO DE DESCIDA NO MAR. (EU SUGIRO UM BILIONÁRIO PARA FAZERMOS O AVIÃO-NAVE). ELE TERIA UMA CABINE ADAPTADA, ISTO É, DOIS EM UM. NO CASO DE EMERGÊNCIA ERA SÓ UTILIZAR O PAINEL DE NAVE. TODO O AVIÃO SERIA APROVEITADO E NÃO HAVERIA NENHUM PREJUÍZO NEM DE VIDAS E NEM DE DINHEIRO.

  • Bispo Zan
    2016-05-29T11:42:56

    AS EMPRESAS PODERIAM SUBSTITUIR GRADATIVAMENTE A FROTA ÁEREA PELO AVIÃO-NAVE. É SÓ INSERIRMOS DUAS TECNOLOGIAS NO AVIÃO-NAVE, JÁ TEMOS TECNOLOGIAS PARA UMA DESCIDA NA VERTICAL (AS EMPRESAS ESPACIAIS PODERIAM RECEBER ROYALTES PELO USO DESTA TECNOLOGIA)

  • São Tadeu
    2015-08-07T18:55:09  

    Esqueceram o mais incrivel o submarino que era parte da historia do livro 20 mil leguas submarina em 1869.

    recentes

    populares

    • São Tadeu
      2015-08-07T18:55:09  

      é verdade mas ele poderiam incluir pois foram acertos de cerca de 140 anos de distância

    recentes

    populares

    • São Tadeu
      2015-08-07T18:55:09  

      Caríssimo Leon. Você um pouco equivocado pois o livro foi transformado em película ( filme ) em 1954 por Richard Fleischer com os atores Kirk Douglas, James Mason. Julio Verne não produziu um filme mas escreveu um dos mais importantes livros da história. Sendo citado até em universidades.

  • Wilson Souza
    2015-08-12T01:31:41

    Comparar o tal do replicador da série Star Trek "original" (que convertia energia em matéria), é um exercício extremo de criatividade, mas o pior mesmo foi citar a série original da década de 1960 e ilustrar com a foto da série "Star Trek Voyager", criada em 1995.

  • Renato Pc
    2015-08-08T22:21:55

    Tudo que é real hoje começou por uma "idéia de maluco" só temos que parabenizar aos "crânios" do nosso mundo

  • Totalmente Santos
    2015-08-08T14:36:26

    Falta inventarem os famosos hologramas , que nen aquele filme ; fuga de los Angeles .

  • Hotarius Repugnants
    2015-08-08T09:56:24  

    Num episódio do Jaspion la de mil novecentos e bolinha, falava sobre fibra ópitca também.

    recentes

    populares

    • Hotarius Repugnants
      2015-08-08T09:56:24  

      Fibra ótica é de 1950.

  • Italo Rodrigues
    2015-08-08T08:56:26

    ja falei várias vezes que os filmes parecem mensagens de possíveis acontecimentos futuros.

  • Denise 2015
    2015-08-07T12:19:10  

    ..Novos códigos americanas - submarino, somente para 1500 !Digite no Google:* cupom desconto agregador

    recentes

    populares

    • Denise 2015
      2015-08-07T12:19:10  

      Novos códigos americanas - submarino, somente para 1500 !Digite no Google:* cupom desconto agregador

    recentes

    populares

    • Denise 2015
      2015-08-07T12:19:10  

      cupom desconto agregador

  • Jean Silva
    2015-08-07T18:47:26  

    Vim do ano de 2068, e informo que, as máquina domiram o mundo, por causa dos chineses!

    recentes

    populares

    • Jean Silva
      2015-08-07T18:47:26  

      Me diz ai: O povo do futuro é mau humorado igual esse aqui? Poxa... O cara só fez uma brincadeira.

    recentes

    populares

    • Jean Silva
      2015-08-07T18:47:26  

      Eu vim mais do futuro ainda e estou avisando que a dilma dominou o mundo...

  • Antonio Pereira
    2015-08-08T01:32:17

    Quando será que esses Homens poderosos criarão a Escrava Descartável (você usa e depois joga fora)!?

  • Claudio Lima
    2015-08-08T06:45:25

    Essas invensao é todo mentira Não ixisti esquete voadora, não ixiste home na lula, todo coisa de atelismo.

  • Jonatas
    2015-08-07T14:44:23  

    VOU INVENTAR UM APARELHO DE TELETRANSPORTE !!!

    recentes

    populares

    • Jonatas
      2015-08-07T14:44:23  

      Estou tentando entender o vocábulo de "libélulas".

    recentes

    populares

    • Jonatas
      2015-08-07T14:44:23  

      Ops...."libéluas"

  • Luiz
    2015-08-08T01:52:07

    também tem as tecnologias mostradas na abertura da novela explode coração

  • Jr...
    2015-08-07T20:46:26

    Uma coisa não dita, no filme De Volta Para o Futuro tem uma TV igualzinha a de LCD ou LED

  • Fabio Lima
    2015-08-07T13:19:33  

    Em Minority Report, o que o cara usa não é uma tela sensível ao toque, mas algo semelhante a um Kinect com realidade aumentada.

    recentes

    populares

    • Fabio Lima
      2015-08-07T13:19:33  

      (willians ) Hanna e (Josep) Barbera eram sócios kkkkk

    recentes

    populares

    • Fabio Lima
      2015-08-07T13:19:33  

      kkkkkkk " Ela " Hanna Barbera Morri aqui kkkk

  • Marcin
    2015-08-07T12:00:04  

    celular não pode ser onipresente por que não são identicos cada um tem um código diferente, mas Deus é onipresente, ele esta em toda parte e continua sendo o mesmo. Por tanto foi uma colocação erronea.

    recentes

    populares

    • Marcin
      2015-08-07T12:00:04  

      Ficamos todos onisciente da sua babaquice...

    recentes

    populares

    • Marcin
      2015-08-07T12:00:04  

      legal mas cade a nude

  • Mauro Silva
    2015-08-07T14:29:18  

    Gente, Hanna Barbera era uma só pessoa e era ela? morria sem saber...kkkkkk

    recentes

    populares

    • Mauro Silva
      2015-08-07T14:29:18  

      kk willinas hanna e josep barbera eram socios kkk se não sabia ?

    recentes

    populares

    • Mauro Silva
      2015-08-07T14:29:18  

      desculpe willians hanna ....kkkkkkk

  • Italo
    2015-08-07T15:16:38  

    Quero ver o teletransporte.

    recentes

    populares

    • Italo
      2015-08-07T15:16:38  

      já estou providenciando...