Internet

10/08/2015 12h14 - Atualizado em 10/08/2015 12h14

Microsoft Edge: motivos para usar ou fugir do navegador do Windows 10

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Microsoft Edge chegou para aposentar um dos mais antigos navegadores do mundo: o Internet Explorer. Pré-instalado no Windows 10, o app promete mais velocidade para o usuário e foco em produtividade. Entretanto, o browser ainda desperta certa desconfiança. Está em dúvida se deve abandonar o Chrome, Opera ou Firefox? Confira agora motivos mara migrar e outros para não usá-lo.

Como salvar sites para ler offline no Microsoft Edge

Microsoft Edge é o nov navegador desenvolvido pela Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)  (Foto: Microsoft Edge é o nov navegador desenvolvido pela Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft) )Microsoft Edge, o sucessor do Internet Explorer no Windows 10  (Foto: Divulgação/Microsoft)


Motivos para usar o Microsoft Edge

1 – É rápido para carregar suas páginas

Esqueça o Internet Explorer. O Edge chegou para brigar com a concorrência. Batizado anteriormente de Spartan, o novo navegador da Microsoft foi desenvolvido do zero: diversos protocolos e motores antigos foram eliminados. Isso significa que ele também abandonou as polêmicas barras de tarefas (Toolbars).

No teste Benchmark Octane 2.0 rodado pelo TechTudo, o Edge superou o Chrome em alguns quesitos, mas acabou ficando com uma pontuação levemente inferior no placar geral: 24.689 pontos contra 26.084. Já no HTML5, o navegador do Google conseguiu 526 pontos contra 402 do app da Microsoft. Embora não tenha vencido, o Edge apresenta um grande avanço em relação ao velho Internet Explore.

2 – Suporta anotações na web e tem integração com o OneNote

Project-Spartan-1 (Foto: Reprodução/Microsoft)Project Spartan, agora Microsoft Edge, permite fazer anotações (Foto: Divulgação/Microsoft)

Se você costuma trabalhar com a Internet ou quer compartilhar algo interessante com um amigo, o Edge traz um interessante recurso de anotações. Com ele, você pode desenhar nas páginas, usar caneta marca-texto e até adicionar comentários em balões. É possível salvar tudo no seu bloco de anotações do OneNote ou enviar para um amigo. Imagine que seu browser é como um livro.

3 – Dúvidas? Pergunte à Cortana!

As assistentes pessoais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O Microsoft Edge traz a Cortana que roda diretamente no navegador do Windows 10. Ao selecionar um texto em uma página da web, é possível clicar com o botão direito e selecionar a opção “Ask Cortana” para que a assistente exiba informações relacionadas. Além disso, o recurso funciona também na barra de endereço, como um atalho para pesquisas. A novidade, porém, está disponível apenas em inglês, por enquanto.

4 – Está sem tempo? Salve na lista de leitura.

Quem nunca encontrou alguma notícia ou vídeo interessante quando ia sair de casa, não é mesmo? O Microsoft Edge traz uma ótima função para quem quer salvar páginas para ler depois. Trata-se da lista de leitura, que salva todo o conteúdo no Hub do navegador e evita que o usuário precise adicionar páginas desnecessárias no favoritos ou em blocos de notas. Para usar o recurso no Chrome e no Firefox, não há ferramenta nativa, é preciso baixar extensões como Pocket nas lojas de web apps.

5 – Evite distrações nos seus sites preferidos

Outro recurso nativo no Edge é o Modo de leitura. Com ele, o usuário mantém apenas o título, texto e imagens de uma notícia, eliminando barras de navegações e propagandas. Para quem deseja evitar a sensação de “vista cansada”, o Edge traz também a opção de deixar o modo leitura com o fundo preto (tema black), que é menos agressivo para a visão e ideal para quem está navegando antes de dormir.

Motivos para fugir do Edge

1 – Sem suporte às extensões

Quer fugir das propagandas do YouTube ou adicionar recursos do seu antivírus no browser? Então, o melhor é ficar longe do Edge por enquanto. Ao contrário dos rivais Firefox e Chrome, o navegador da Microsoft ainda não suporta extensões. A empresa já confirmou que o recurso deve chegar neste ano, mas os usuários precisarão se contentar apenas com as funcionalidades nativa do navegador até lá.

2 – Sem Cortana no Brasil

Integração da Cortana com o Edge é ótima, mas não está disponível em Português (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Integração da Cortana com o Edge é ótima, mas não está disponível em Português (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Apesar da integração do Edge com a Cortana, o recurso não está disponível para o idioma português. Por enquanto, o navegador da Microsoft oferece apenas uma ferramenta de pesquisa básica para os usuários brasileiros por meio do Bing ou outro mecanismo, sem respostas diretas e objetivas para as perguntas. A boa notícia, porém, é que Cortana deve chegar ao Brasil até o fim do ano para os usuários do Windows Insider, que testa o sistema da Microsoft. Ainda em versão beta, sem acesso para todos.

3 – Sem suporte a temas

Embora não seja unanimidade, o suporte a temas e modificações é um recurso interessante para quem gosta de um visual mais personalizado. No navegador da Microsoft, é possível escolher apenas entre o padrão claro e o escuro, sem a possibilidade de aplicar imagens ou outras cores. Chrome e Firefox, por outro lado, contam com lojas próprias de temas que personalizam o navegador por completo.

4 – Sem integração com smartphones

Um dos recursos mais interessantes do Chrome é a possibilidade de sincronizar as páginas abertas no computador em celulares e tablets com Android ou iOS. O Edge, por enquanto, traz a função apenas para quem é usuário da versão preview do Windows 10 Mobile. Além disso, a empresa já confirmou que não planeja lançar o navegador para outras plataformas, deixando os usuários sem a sincronização.

5 – Não suporta o WhatsApp Web oficialmente

Se você gosta de responder o WhatsApp no seu computador, talvez seja melhor continuar no Chrome, Opera ou Firefox. Por padrão, a versão web do aplicativo de mensagens não está disponível para o novo navegador da Microsoft, mas o TechTudo possui um tutorial com um “jeitinho” para burlar essa restrição. Apesar disso, é possível que alguns bugs persistam ao usar o WhatsApp no Edge.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leo Souza
    2016-06-18T23:37:19  

    Desde que migrei pro Windows 10, uso apenas o Edge, e estou muito satisfeito com ele. O único problema que tive com ele foi a impossibilidade de usar sites bancários, pois ele não suporta os plugins necessários.

    recentes

    populares

    • Leo Souza
      2016-06-18T23:37:19  

      navegador horríveL Tento entrar em algum site com ele e o navegador fecha

  • Maicon Reis
    2017-05-23T17:21:21

    O Navegador EDGE tem uma renderização muito boa ao descer e subir páginas, coisas que os outros navegadores travam... além de carregar rápido as telas.

  • Jesse Nunes
    2017-04-27T11:25:21

    agora tem extensões sim

  • Daniel Freitas
    2017-03-26T02:11:32

    Eu estou usando o Edge, e honestamente, achando melhor do que o Chrome e o Firefox. Eu não gosto da interface do Firefox, acho que tem funções demais e a grande maioria é inútil. O Chrome sempre foi um navegador que não me deu sorte, inúmeros problemas tive com ele, seja de travamento ou de não rodar algum vídeo por algum problema no flash. Logo, o navegador campeão e que usava no meu ipad e depois no Windows 7 era o Safari, esse sim é uma maravilha. O problema é que não tem um integração legal com o Windows, mas ainda acho melhor do que colocar Chrome e Firefox.

  • Mario Franco
    2017-02-09T23:02:37

    Olá, estou tentando utilizar um recurso de anotações em PDF com leitura no Edge. Porém quando tento usar a função de anotações gera a seguinte msg: "Web Notes Aren't available", you can't take notes on this page right now." Ou seja, não funciona com arquivo que tenho em PDF. Alguém sabe o que fazer?

  • Saulo Lúcio
    2015-08-12T12:23:47  

    outro defeito muito importante, o Edge ainda não é compatível com a maioria dos sites bancários

    recentes

    populares

    • Saulo Lúcio
      2015-08-12T12:23:47  

      O Banco do Brasil já funciona normalmente no Edge.

    recentes

    populares

    • Saulo Lúcio
      2015-08-12T12:23:47  

      Nunca tive problemas com o site do HSBC.

  • Guilherme Silva
    2015-08-13T00:20:34  

    O meu não roda vídeos, a tela fica verde e só sai o sim. Por isso tenho que usar o chrome ainda... Só que gostaria de usar o Edge, pois percebo que ele é um tanto mais rápido no carregamento de páginas. Alguém pode me ajudar a resolver esse problema frustrante? Não sei se é o adobe ou outra coisa... Help! :(

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2015-08-13T00:20:34  

      Valeu arthur. Vou tentar aqui. Abraços.

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2015-08-13T00:20:34  

      Talvez porque o sistema aloque a memoria para a Cortana não disponível ainda em português? lol

  • Luciano Soares
    2015-10-03T15:10:44

    Depois das ultimas atualizações do windows, o edge anda travando , fechando sozinho e sem contar o consumo de processador e memória que chega a 60% vou voltar para o chrome!

  • Adriano Ribeiro
    2015-08-12T09:28:47

    Vocês estão de brincadeira né!! perdi preciosos minutos lendo isso !

  • Alisson Santos
    2015-08-12T09:54:40  

    Levando-se em conta os motivos descritos para não usar, chego a conclusão de que o EDGE é perfeito pra mim, pois eu não gosto de extensões, elas pesam no navegador. Não gosto de usar temas, prefiro o tema padrão do sistema. Também não uso WhatsApp no computador.

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2015-08-12T09:54:40  

      Só uso uma extensão = adblock

  • Glaucio Lima
    2015-08-12T09:36:40

    O Edge está com um consumo absurdo de memória ram, muito mais que o Chrome. :\

  • Ageu Barreto
    2015-08-12T09:15:29

    NOTA: Chrome 8,5 , Firefox 7,0 , Edge 6,0 Nenhum navegador dos três principais leva 10

  • Antonio Souza
    2015-08-10T13:29:53  

    Estou testando há muitos dias. Desde o insiders. Se for comprar com o IE, o Edge dá uma surra nele, mas comparando com as novas versões do Chrome, dá para usar os dois, mas não dá, por enquanto, abandonar o Chrome. Não dá mesmo.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-08-10T13:29:53  

      Não conseguiram achar motivos negativos e fizeram isso???? Aff.....

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-08-10T13:29:53  

      Usem o navegador que quiserem e não encham o saco de quem escolhe outro. Que diferença faz para você qual telefone, navegador, Sistema operacional, video game, máquina de descascar rabanete, suporte pra rolo de papel higiênico que os outros escolheram??

  • Paulo Lima
    2015-08-10T22:19:01

    quando isso for justificativa para não usar o Edge o Linux dominará o planeta