Internet

01/08/2015 08h00 - Atualizado em 06/12/2015 16h57

Orkut, Facebook, YouTube e mais: relembre o início de sites populares

Maria Clara Pestre
por
Da redação

Facebook, Instagram e WhatsApp, se somados, contam com quase 2,6 bilhões de usuários ativos todos os meses. Mas, nem sempre foi assim. No início, as redes sociais tiveram que se esforçar para conquistar membros e sofreram tantas transformações ao longo dos anos que ficaram quase irreconhecíveis. Você se lembra de como elas eram no começo? Relembre o design original dos sites.

Cinco redes sociais brasileiras muito curiosas que são 'quase o Facebook'

Facebook

Facebook foi criado como uma rede social para universitários (Foto: Reprodução/Internet Archive)Facebook foi criado como uma rede social para universitários (Foto: Reprodução/Internet Archive)


O Facebook pode estar até pensando em realidade virtual. Mas, em 2005, um ano após sua criação, o site era assim, bem simples, como mostra a foto acima. Quando ainda era conhecida como The Facebook, a rede social era limitada para alunos de Universidades dos Estados Unidos. Em sua página inicial, seus principais objetivos eram resumidos como: descobrir quem está em suas aulas, procurar por 'amigos de amigos' e por pessoas da faculdade. Quem diria, o universitário virou um gigante.

Twitter

No início, o microblog era conhecido como Twttr (Foto: Reprodução/Internet Archive)No início, o microblog era conhecido como Twttr (Foto: Reprodução/Internet Archive)


Inicialmente conhecido como Twttr, o microblog foi criado em 2006 com a intenção de ser o "SMS da Internet". Embora seu design tenha mudado muito com o tempo, suas funcionalidades permaneceram as mesmas: responder a pergunta "o que você está fazendo?" de forma rápida e curta - 140 caracteres. 

YouTube

Youtube nem sempre fez parte do Google (Foto: Reprodução/Internet Archive)Youtube nem sempre fez parte do Google (Foto: Reprodução/Internet Archive)

Recentemente o YouTube comemorou seus 10 anos de existência, mas pouca gente sabe que a plataforma de vídeos nem sempre foi do Google. Em 2005, o site foi criado por dois funcionários do Paypal e fez tanto sucesso que foi adquirido pela gigante de buscas no ano seguinte por US$ 1,65 bi. 

MySpace

MySpace foi reformulado e hoje funciona como um portal de conteúdo (Foto: Reprodução/Internet Archive)MySpace foi reformulado e hoje funciona como um portal de conteúdo (Foto: Reprodução/Internet Archive)

Criada em 2003, o MySpace.html">Myspace chegou a ser a rede social mais popular do mundo, mas logo foi destronada pela plataforma de Mark Zuckerberg. Em seus anos de glória, o MySpace foi muito utilizado por artistas aspirantes em busca de fama. Hoje em dia o site foi completamente reformulado e funciona mais como um portal de notícias sobre música, engajando fãs, cantores, bandas e músicos. 

Orkut

Orkut foi desativado em 2014 (Foto: Reprodução/Internet Archive)Orkut foi desativado em 2014 (Foto: Reprodução/Internet Archive)

O Orkut surgiu em 2004 como uma rede social filiada ao Google e é a única plataforma dessa lista que deixou de existir - foi desativada em 2014. Com recursos como comunidades, depoimentos e "sorte do dia", o Orkut foi tão popular no Brasil que logo após seu fim foi lançada uma nova rede, o Orkuti, que reproduz as mesmas funcionalidades da antiga plataforma. Atualmente, o domínio 'orkut.google.com' funciona como um arquivo com as comunidades da rede social que você pode visitar como um museu. 

Veja como recuperar seus arquivos no Orkut


Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Andrade
    2016-08-19T16:38:54

    Facebook, Instagram, Whatsapp - os 03 piores.

  • Carlos Schneider
    2015-08-01T10:32:56  

    Era a melhor época da internet, só tinha gente firmeza na web. Hj é só feminazi, gente sem noção, os politicamente corretos de web e outra manada de gente burra com um smartphone na mão.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-08-01T10:32:56  

      Antes era só a elite branca que usava

  • Rodrigo Carvalho
    2015-08-02T17:13:34

    As interfaces do Facebook, Youtube, Twitter, e Orkut eram bacanas. Mas essas mudanças radicais enchem o saco. A maioria que entra, e fica, numa rede social, está lá porque gostou do designe, quando fica mexendo muito, lógico que vão cair fora. Porque será que o Reddit ainda mantém um público fiel?

  • Valderi Silva
    2015-08-01T11:08:47

    Ainda não está muito bem definido a causa da extinção do Orkut. Alguns dizem que foi por falta de sincronia com as demais plataformas digitais. Outros falam que não estava preparada para o mundo que estava rapidamente mudando. Perfis falsos, não conexão ao que está acontecendo naquele momento, ou uma dificuldade em se comunicar com alguém totalmente blindado, também contribuíram para o seu encerramento.

  • Sidney Sousa
    2015-08-01T10:39:16

    Que saudade do orkut