Sistemas Operacionais

16/08/2015 08h00 - Atualizado em 16/08/2015 08h00

Sete dicas para deixar seu celular Android mais rápido

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Com o tempo de uso, o dispositivo Android acaba ficando mais lento ou até travando com recursos pesados. No entanto, algumas ações simples podem ser tomadas para recuperar a velocidade de processamento do aparelho, como limpar o cache e esvaziar alguns aplicativos. Para ajudar, confira estas sete dicas.

Moto X Play começa a ser vendido no Brasil por R$ 1.499

Note 4 tem bateria maior (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Note 4 tem bateria maior (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Otimize seu Android com algumas dicas simples (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

1) Limpeza de cache

A memória cache armazena arquivos temporários no celular, e isso pode lotar boa parte da memória interna sem que o usuário perceba. Por isso, é fundamental fazer uma limpeza com frequência desses registros e o app CCleaner pode ser bastante útil.

Faça a limpeza de cache no seu Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça a limpeza de cache no seu Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O recurso é gratuito, em português e simples de usar: basta fazer a análise e depois selecionar o que excluir do cache. O resultado de espaço poupado é exibido no topo logo após o processo.

2) Atualizar o sistema operacional

As atualizações fornecidas pelo Google para o Android carregam muito mais do que um design novo. Os updates oferecem correções de bugs, erros, medidas de segurança e outros pontos importantes para um bom funcionamento do smart. Então, é sempre importante manter a plataforma atualizada.

Atualize o Android com frequência (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Atualize o Android com frequência (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para isso, acesse as configurações no Android, role a tela até encontrar “Sobre o dispositivo” e conclua em “Atualizações de Software”. Lembre que é importante estar com a bateria cheia antes do processo e ter espaço de armazenamento livre para o download.

3) Remover e desabilitar apps

Muitos aplicativos instalados no Android podem consumir boa parte do armazenamento interno do celular, resultando em lentidão do sistema. Para não ter problemas, reveja os apps que mais precisa e desinstale os desnecessários para ter um celular mais eficiente. Acesse nas configurações do Android o item “Gerenciar aplicativos”, selecione-o e confirme em “Desinstalar”;

Desinstale apps no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desinstale apps no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Além disso, alguns apps que ficam em segundo plano no celular consomem memória e processamento, o que pode prejudicar o uso. O jeito é desativar esses apps ou encerrar todos os que não precisar.

4) Remover arquivos e adicionar um microSD

O espaço livre no smartphone influencia na seu processamento, e deixar o Android com a memória lotada pode não ser uma boa ideia. Para isso, verifique os itens salvos em pastas internas e apague o que não precisa mais. Uma boa forma de poupar espaço é armazenando fotos e vídeos na nuvem, como no Dropbox, e excluir do celular.

Aprenda a mover apps para o cartão SD e liberar espaço na memória interna do aparelho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Aprenda a mover apps para o cartão SD e liberar espaço na memória interna do aparelho (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Limpe o armazenamento interno ou utilize um micro SD externo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )

Caso precise registrar muitas imagens ou gravações no dia a dia e manter no smart, o jeito é investir em um cartão externo micro SD. Dessa forma, o usuário envia os arquivos para a mídia extra e libera o armazenamento do Android, ajudando no processamento de ações de forma mais rápida.

5) Remover itens da tela do smart

O display do smart poluído de aplicativos pode atrasar a passagem de telas e deixar o funcionamento mais lento. O ideal é manter apenas os principais, conforme a necessidade do usuário, como redes sociais, e-mail e outros serviços importantes. Por isso, mantenha o restante dos itens na listagem geral de apps e acesse-os por lá.

Mantenha o básico na tela do smart Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Mantenha o básico na tela do smart Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Medidas para economizar energia

O modo de economia de bateria reduz o processamento do celular e ele pode parecer mais lento - principalmente se o gadget já tiver problemas de performance. Então, vale ponderar o uso desse recurso. O ideal é utilizar a função de economia de energia somente quando a carga estiver mais baixa e houver muita necessidade.

Qual celular comprar por até mil reais? Descubra no Fórum do TechTudo

7) Formatação de fábrica

Caso o celular esteja muito lento ou travando demais, o problema pode estar em alguma falha na plataforma móvel ou o sistema já está sobrecarregado demais. O jeito mais simples é fazer a formatação para deixar o smart “novo”, com sistema de fábrica. Depois, basta instalar as atualizações da plataforma.

Para um resultado melhor faça a formatação de fábrica no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Para um resultado melhor faça a formatação de fábrica no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Antes do processo é fundamental fazer backup dos seus arquivos para não perder nada. O processamento será restaurado e a medida é interessante tanto para celulares antigos quanto para novos, dependendo da necessidade. Para isso, acesse as configurações do Android e role a tela até “Fazer backup e redefinir”. Depois é só seguir os passos deste tutorial.

Via Greenbot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Fiel
    2015-08-17T16:28:20  

    Tenho android e tenho que admitir as gozações da minha esposa que tem iphone, não vejo ela reclamar um só momento, ao contrario só elogia, infelizmente o Google com todo o dinheiro que tem poderia investir em seu sistema Android e acabar de vez com travamentos e demais problemas de tantos usuários, não conheço um usuário da APPLE que diz, meu celular ou tablet travou. Meu proximo sistema com certeza.

    recentes

    populares

    • Bruno Fiel
      2015-08-17T16:28:20  

      Muitos que não podem ter iphone não gostam muito de ver alguem elogiando um, ou dizendo que tem. eu não tenho tb pq é caro, mas espero poder ter pq o iphone é referencia, os outros vão copiando oque eles criam e é um trabalho de segunda mão pra ficar mais barato.

    recentes

    populares

    • Bruno Fiel
      2015-08-17T16:28:20  

      Bom dia srs; já tive iphone 6 e tive problemas com ele, troquei pelo samsung note 5; e não me arrependo. grato

  • Paolo Pancamo
    2015-08-17T01:28:04  

    Meu lg g3 voa

    recentes

    populares

    • Paolo Pancamo
      2015-08-17T01:28:04  

      Daqui 6 meses você me conta !

    recentes

    populares

    • Paolo Pancamo
      2015-08-17T01:28:04  

      É só jogar da janela que qlqr celular voa

  • Rafael
    2015-08-17T22:27:51

    NEGO COMPRA IPHONE IGUAL COMPRA CASA, PARCELADO EM 52 VEZES KKKKK SÓ TROUXA DÁ TANTO DINHEIRO PRA APPLE POR UM HARDWARE TÃO DEFASADO

  • Bruno Fiel
    2015-08-17T16:24:02

    Tenho

  • Ronaldo Antunes
    2015-08-17T07:29:13  

    FALTOU AÍ A MELHOR DICA! COMPRA UM IPHONE ZÉ MANÉ!!

    recentes

    populares

    • Ronaldo Antunes
      2015-08-17T07:29:13  

      KKKKK

    recentes

    populares

    • Ronaldo Antunes
      2015-08-17T07:29:13  

      Vou ter que descordar, tive 2 iphone e não vi essa vantagem toda em ter um iphone apenas status, pois tem uma memoria limitada, boa parte dos programas pagos, nada que o meu blackberry passport nao supere.

  • Rony Coutinho
    2015-08-17T10:33:46

    Bugdroid trava desde quando sai da fábrica, a única forma de fazer um bugdroid voar é jogando pela janela.

  • Piratius
    2015-08-17T09:50:30

    Vende essa porcaria e compra um iphone 4... Ja vai rodar muito melhor!!!!

  • Fernanda Almeida
    2015-08-17T09:14:18

    porque meu startac não da memoria cheia?

  • Flavio Costa
    2015-08-17T07:50:32

    conta uma novidade !!! KKKK

  • Paulo Silva
    2015-08-16T12:27:33  

    Troque por windows phone e nunca mais tenha esse problema

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2015-08-16T12:27:33  

      Tenho um Note 4 e desde então nunca mais soube o que é travamento e lentidão.

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2015-08-16T12:27:33  

      Também prefiro o lumia Windows!!

  • Antonio Souza
    2015-08-16T21:06:49  

    Continuação do comentário anterior... Já foi provado que apesar de ser pouco usado é do WP que estão migrando para iOS e Android. Então, parem de se queimar. Gosta, usa mas não adianta tentar enganar usuários do Android. Não são tão bobos assim. Os lumia 520 e 530 também são tão ruins quanto dispositivos baratos com Android.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-08-16T21:06:49  

      Todo sistema operacional tem falhas, se não ouvese não criariam atualizações pra corrigir erros.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-08-16T21:06:49  

      Melhor é se conforma e espera um próximo aparelho mais enconta já que sem falhas nunca vai existir, não nesses tempo de esperteza.

  • Carlos Silva
    2015-08-16T21:19:20

    Todo aparelho trava já que todo sistema operacional tem falhas pois são feitos por seres humanos.

  • Antonio Souza
    2015-08-16T21:06:58

    Final... Em casa tem Lumia, Motorola e dois sobrinhos tem iPhone. Um ou outro já teve algum problema. E acredite. Um iPhone e um bom Lumia foram os que deram problemas mais sérios. E sabe o que gostei no Lumia e no iPhone. A assistência. Super rápida. É mandar e receber logo. A Motorola também tem assistência boa, só demora um pouco mais pra chegar.

  • Antonio Souza
    2015-08-16T21:06:16

    Porque na internet tem um gatos pingados que usam WP com tanto ódio no coração? Até acho que são funcionários da MS tentando a todos custo atrair clientes. Gente, tem quase 2 bilhões de usuários Android e uns 40 milhões de usuários WP no mundo. Procurem na internet por problemas em Lumia e acharam os montes. Para um sistema tão perfeito e pouco usado, tá dando muito problema sim. E claro que dispositivos com Android dão problemas. E claro que são mais, pois são quase 2 bilhões deles por aí.

  • Gilberto Filho
    2015-08-16T15:04:05  

    ENgraçado que meu S5 Nunca travou, acontece que as pessoas compram um LG de 300 reais ou um galaxy pocket abrem muitos app( pois o androide é o único sistema q abre varios app ao mesmo tempo) e colocam a culpa no sistema.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-08-16T15:04:05  

      Falta ram pq fazerem um cel com 850 de ram e nao um com 2giga de ram? Ia funcionar bem melhor