Celular

08/08/2015 07h00 - Atualizado em 08/08/2015 07h00

Três celulares com flip lançados em 2015 que dão saudade dos anos 1990

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Na década de 1990, os celulares com flip eram a última moda no setor de telefonia móvel. Vinte e cinco anos depois, essa moda voltou. O LG Gentle, o LG Wine Smart e o Galaxy Folder foram lançados recentemente para aproveitar a demanda pelos aparelhos retrô. Conheça três smartphones com flip que, apesar de inteligentes, lembram os feature phones que bombaram no passado.

Samsung pode lançar celular com tela que dobra ao meio, mostra patente

LG Gentle

lg-flip-smartphone (Foto: Smartphone de flip da LG tem Android atualizado e teclado físico (Foto: Divulgação))Smartphone com flip LG Gentle tem Android atualizado e teclado físico (Foto: Divulgação)

Apresentado no final de julho, exclusivamente para a Coreia, o LG Gentle vem equipado com Android 5.1 (Lollipop), versão mais recente do sistema operacional. O smartphone também traz uma bateria de 1.700 mAh, teclado físico, além de tela tela sensível touchscreen de 3,2 polegadas e resolução SD (480 x 320 pixels).

LG Wine Smart

Lg Wine Smart, novo celular flip da sul-coreana (Foto: Divulgação/LG) Lg Wine Smart, novo celular flip da sul-coreana (Foto: Divulgação/LG)

A companhia sul-coreana lançou também o LG Wine Smart, que será vendido em vários países, mas não no Brasil. Assim como o "irmão retrô", ele já vem de fábrica com a última versão do Android, além de um processador quad-core de 1,1 GHz, 1 GB de RAM, 4 GB de espaço interno que pode ser expandido via cartão Micro SD. A tela é de 3.2 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels. Sua câmera traseira tem apenas 3 megapixels.

Galaxy Folder

Galaxy Folder tem teclado físico e tela de 3.8 polegadas (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Folder tem teclado físico e tela de 3.8 polegadas (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Folder tem especificações técnicas um pouco mais interessantes que os da LG e será vendido apenas no mercado coreano. Além de trazer a mais recente versão do Android, ele está equipado com uma tela de 3,8 polegadas, que é maior do que a maioria dos celulares flip. A empresa não deu muitas informações sobre qual o processador usado e a quantidade de memória. Mas sabemos que a câmera traseira tem 8 megapixels e a frontal 2 megapixels. A bateria é de 1.800 mAh e ele já suporta conectividade 4G.

De volta para o futuro?

O primeiro celular com flip do mundo foi o Motorola Startac, lançado em 1996 e, até hoje, é lembrado com saudosismo por quem teve um. Além do visual despojado e diferente para a época, ele trouxe algumas inovações, como o suporte a redes GSM, mensagens de texto (SMS) e até algumas funções extras, como agenda de contatos. Além do mais, foi o primeiro a usar uma bateria de lítio e pesava apenas 100 gramas.

O clássico StarTAC, da Motorola (Foto: Divulgação/Motorola) O clássico StarTAC, da Motorola (Foto: Divulgação/Motorola)





Pode parecer difícil imaginar que alguém prefira um celular com flip a um smartphone mais moderno, com tela touchscreen gigante e vários outros recursos. Mas no Japão, os aparelhos que lembram modelos antigos estão fazendo sucesso. A venda de aparelhos retrô aumentou, enquanto a de smartphones caiu, no ano passado. A informação é da agência Reuters.

A LG revelou ao site tecnológico The Verge que existem quatro tipos de consumidores para esses modelos: quem prefere aparelhos modestos; pessoas que querem presentear crianças com celulares com internet, porém mais simples; o público mais velho, que se entende melhor com o teclado físico; e, claro, quem, pela nostalgia, não abre mão dos celulares com flip.

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Comente no Fórum do TechTudo

Via Reuters e The Verge

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Pacheco
    2015-08-08T12:26:05  

    Telefone de pobre

    recentes

    populares

    • Guilherme Pacheco
      2015-08-08T12:26:05  

      Falou o mano que comprou um iphone na ebay pra poder parcelar em 10 vezes e pediu pra entregar no hotel 3 estrelas que estava em Orlando por durante uma semana e na volta ao Brasil teve que cortar o chip com tesourinha, realmente cara, você é PODEROSO, e claro tem meu respeito.

    recentes

    populares

    • Guilherme Pacheco
      2015-08-08T12:26:05  

      Guilherme, vou novembro pra Miami/Orlando mas não vou comprar celular, além do dólar alto, prefiro eletrônico daqui. Agora roupa, relógio, perfume... vou pensar que estou no Paraguai... kkkkk ah, vc tem razão: é de pobre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Wanderlane Almeida
    2015-08-08T11:38:38

    o Cabo Flet desses celulares de flip sempre dão problema, acabam tornando-se uma dor de cabeça. Tive alguns de flip,e não quero nunca mais.

  • Israel Andrade
    2015-09-17T15:37:03

    Startac??? PT550, DPC650, Lite, Lite II... todos criados antes dele e tinham flip...

  • Bereba
    2015-08-10T13:23:10

    Acho até legal, mas tinham que atualizar colocando tela touchscreen. Câmera pra selfie, wi-fi e etc...

  • Lei Talião
    2015-08-08T10:48:30  

    Os primeiros aparelhos Motorola eram tão pesados que não cabiam no bolso. Eu pendurava na calça e ela ia arriando...

    recentes

    populares

    • Lei Talião
      2015-08-08T10:48:30  

      Pior que naquela época celular era novidade...Eu tinha um primo que andava na rua com telefone sem fio fingindo que era celular. Ele falava alto:-Quantas cabeças de boi? Pago 100 mil dólares...kkkkkk

    recentes

    populares

    • Lei Talião
      2015-08-08T10:48:30  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ri alto.

  • Português
    2015-08-08T23:00:46  

    MICROSOFT WINDOWS SISTEMA UNIVERSAL E GOOGLE E APPLE SÃO INSETOS PERTO DO WONDOWS

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T23:00:46  

      Português criticando as escritas alheias e não ver os seus próprios erros escrevendo "WONDOWS" amigo reveja seus conceitos antes de criticar!

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T23:00:46  

      Parabéns amigo, criticando a escrita alheia e não ver a sua kkk escrevendo "WONDOWS" reveja seus conceitos antes de criticar!

  • Celso Yamaguti
    2015-08-08T11:01:27  

    Os teclados são mais práticos. De surgir no mercado brasileiro com certeza vou comprar um...

    recentes

    populares

    • Celso Yamaguti
      2015-08-08T11:01:27  

      Concordo plenamente Celso, Tem gente compra um celular de 5000,00 Reais para ficar usando só What Zapp!!! :-)

    recentes

    populares

    • Celso Yamaguti
      2015-08-08T11:01:27  

      Kkkkkkk verdade e roubando wi-fi pq não tem crédito.

  • Eduardo Jacinto
    2015-08-08T17:20:52  

    Eu tenho alguns aqui em casa. vou vender e faturar uma grana com eles. kkkk

    recentes

    populares

    • Eduardo Jacinto
      2015-08-08T17:20:52  

      Pois é celulares antigos funcionando já estão dando dinheiro vi em um site outro dia eles oferecendo uma boa grana..

  • Barbarba Dias
    2015-08-09T09:46:40  

    Kkkk eu não sabia que existe celular de pobre e de rico muito menos Samsung e LG pq ,quem disse que els são baratos ,e quem disse que rico só compra celular caro kkkkk pelo contrário...

    recentes

    populares

    • Barbarba Dias
      2015-08-09T09:46:40  

      Vai no Facebook e veja as tuas amigas Funkeiras tirando "Selfi" no spelho com Apple, LG e Samsung só que dá é as "Comunidades do Alemão e da Vila Cruzeiro fazendo Selfi com a "Maçã" de frente pro espelho que Lixo kkk Tem que ser Pobre mesmo ahahah

  • Português
    2015-08-08T22:12:20  

    Samsung e LG marca só de favelado! Ecaaa Lixo de Android! Somos mais Microsoft Windows

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T22:12:20  

      Falou aí uma Analfabeta de TI aliás nem deve saber nada de Conceitos básicos de Tecnologia da Informação! Amiga cuida da tua novela! porque para falar Bobagens tu é boa Vai Falar Palhaçadas num Circo!

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T22:12:20  

      IPhone é Celular que qualquer Traficante imundo de Favela fazendo "Selfi" tem ou aquelas Funkeiras de Short quase pelada com a "Maçã"(Apple) de destaque :P

  • Fábio Santos
    2015-08-09T10:36:32

    Só pode ser algum patrocínio rolando. Porque pra falar que ta virando moda. Eu não compraria mesmo. Muito feios!

  • Português
    2015-08-08T23:06:12  

    O Brasil é o único país aonde tem analfabeto usando internet

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T23:06:12  

      Ainda bem não é Sr. Português? Provavelmente em outro país o Sr. não estaria usando intenet agora,

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T23:06:12  

      Na Indonésia é proibido o tráfico, na China é proibido o consumo, e se for reincidente pode pagar com pena de morte, procurem o caso do filho do Jack Chan que foi pego com drogas na China. E não só em relação as drogas, mas também a corrupção leva a pena de morte. Eu não sou favorável, mas é bom que se tenha conhecimento.

  • Português
    2015-08-08T22:29:54  

    Eu não suporto ver esses Marginais da Maconha no Whatsapp com Lg e Samsung Marcas de Funkeiros e Flanelinhas

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T22:29:54  

      BlackBerry e pronto!!!!

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T22:29:54  

      Parei de ler em "marginais da maconha". Deve ser mais um que acha que maconha é pra cheirar.

  • Denise 2015
    2015-08-08T14:05:55  

    Tem código novo americanas-submarino somente para 1000 pessoas! \o/\o/\o/ Digite no Google:* cupom desconto agregador

    recentes

    populares

    • Denise 2015
      2015-08-08T14:05:55  

      hoje tem mais..

    recentes

    populares

    • Denise 2015
      2015-08-08T14:05:55  

      entrará código especial do dia dos pais

  • Português
    2015-08-08T22:31:39

    Samsung e LG Típica marca de Marginal do Funk Ostentação kkk

  • Adilson Pessoa
    2015-08-08T23:57:28

    tenho um iphone 5s, mas compraria um celular com flip com certeza!

  • Emerson
    2015-08-08T23:15:37

    isso ae é moda passada ,ng vai querer comprar mais isso

  • Português
    2015-08-08T23:04:58

    Aquele que não sabe nada de TI e tem pouco dinheiro compra LG ou Samsung que são "Crianças" perto da Microsoft!

  • Português
    2015-08-08T22:44:26

    Só digo uma coisa aos Analfabetos da "Inclusão Digital"Microsoft Windows Manda no Mundo!

  • Gilson Pereira
    2015-08-08T17:28:31  

    Os LG são bonitos, mas a CAM de só 3 MP hoje não vai pegar, se fosse de 8 e frontal de 2,2 ou 3 eu compraria mesmo que custasse 1000. O da samsung parece ser muito grande.

    recentes

    populares

    • Gilson Pereira
      2015-08-08T17:28:31  

      Tem que rir de Pobres Favelados que só sabem comprar LG e Samsung vishh detesto essas marcas Android Lixo de Marginal

    recentes

    populares

    • Gilson Pereira
      2015-08-08T17:28:31  

      Bom é GE e Semsunga.

  • Português
    2015-08-08T22:02:08  

    LG, Samsung, Android Lixo de Google é marca de Funkero favelado Marginal Fuma Crack de Vila Pé rapado!!! E Marca de Intelectual é Microsoft Windows Store!

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-08T22:02:08  

      É nóis mano, tamo nas parada.

  • William Tamburi
    2015-08-08T21:38:31  

    Em 1996 tinha um PT550, o famoso 'tijolão'. O único recurso dele era a agenda telefônica e o identificador de chamadas. Mas por outro lado, a qualidade do sinal era fantástica.

    recentes

    populares

    • William Tamburi
      2015-08-08T21:38:31  

      Hoje tem um PT bem melhor.

  • Jovem Fla
    2015-08-08T21:35:58  

    o Samsung VIP era muito melhor que esse Startac, que eu sempre achei feio!

    recentes

    populares

    • Jovem Fla
      2015-08-08T21:35:58  

      Bom era o cabo submarino.

  • Luiz
    2015-08-08T15:55:42

    Celular ou outro produto com desconto? Digite cuponizado no google

  • Português