Armazenamentos

15/08/2015 07h00 - Atualizado em 15/08/2015 07h00

Veja tecnologias que não chegaram no Brasil e já são ‘sonho de consumo’

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Brasileiros são apaixonados por tecnologia, mas quase sempre são obrigados a esperar para experimentar as verdadeiras novidades. Foi assim com o iPhone, com os primeiros notebooks e com a Internet 3G, por exemplo. E esse atraso tende a continuar por um tempo. Veja uma lista com cinco tecnologias que ainda não chegaram, mas já são aguardadas com ansiedade por muitos entusiastas.

WalkCar: projeto cria transporte portátil à bateria que cabe na mochila

1) Dispositivos de realidade virtual

Oculus Rift, do Facebook, poderá ser adquirido a partir de 2016, mas não no Brasil (Foto: Divulgação/Facebook)Oculus Rift, do Facebook, poderá ser adquirido a partir de 2016, mas não no Brasil (Foto: Divulgação/Facebook)

Com a promessa de revolucionar a experiência na hora de consumir games, filmes e todo tipo de multimídia, os principais dispositivos de realidade virtual ainda não chegaram nem nos EUA. O HoloLens, da Microsoft; e o Morpheus, da Sonyconfira o comparativo feito durante a E3 – ainda deverão demorar para chegar até mesmo nos EUA.

Morpheus, da Sony, ainda deverá demorar muito até chegar ao mercado (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)Morpheus, da Sony, ainda deverá demorar muito até chegar ao mercado (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Já o mais famoso, Oculus Rift, vem de um desenvolvimento longo e deve chegar às prateleiras em 2016 com um controle sem fios próprio. Ainda não se sabe em quais mercados estará disponível, mas, se depender de Mark Zuckerberg e o que ele pensa sobre o papel da realidade virtual no futuro do Facebook, pode-se esperar que, um dia, o dispositivo estará no mundo inteiro.

2) Google Fiber

O Fiber é a conexão em alta velocidade oferecida pelo Google (ou, agora, Alphabet). Ela alcança até 1 Gb por segundo, algo inimaginável se comparado com o que ofertam as operadoras brasileiras. Com essa velocidade, é possível baixar filmes de alta qualidade em poucos segundos e fazer praticamente tudo na nuvem – ideal para quem tem um Chromebook, por exemplo.

Fibra óptica de altíssima velocidade do Google ainda está longe do Brasil (Foto: Divulgação/Google)Fibra óptica de altíssima velocidade do Google ainda está longe do Brasil (Foto: Divulgação/Google)

Mesmo nos Estados Unidos, porém, o Fiber ainda engatinha, estando disponível somente em algumas cidades. Portanto, ainda deverá levar vários meses até que algo parecido chegue ao Brasil – ou anos, considerando a precariedade da infraestrutura de rede do país.

3) SSDs com vários terabytes

Discos de estado sólido entregam muito mais velocidade em qualquer computador, e os modelos com mais de 1 TB já estão virando realidade no mundo inteiro. A Samsung é uma pioneira nesse ramo, tendo apresentado recentemente a sua nova tecnologia NAND capaz de criar SSDs com até 16 TB de armazenamento.

Samsung lançou recentemente o primeiro SSD de 16 TB do mundo (Foto: Divulgação/Samsung)Samsung lançou recentemente o primeiro SSD de 16 TB do mundo (Foto: Divulgação/Samsung)

Porém, notebooks com SSD estão se tornando populares aos poucos no Brasil, e os modelos com HDD ainda são maioria. Comprar discos para instalação em desktops também é caro, principalmente se você não estiver disposto a importar. A espera para que os preços baixem e SSDs de alta capacidade possam ser comercializados pode facilmente ultrapassar dois anos.

4) Automação doméstica e IoT

Termostatos, alarmes e outros gadgets inteligentes ainda são escassos e caros no Brasil (Foto: Divulgação/Nest)Termostatos, alarmes e outros gadgets inteligentes ainda são escassos e caros no Brasil (Foto: Divulgação/Nest)

Outra tecnologia que começa a se popularizar nos EUA e em outros países desenvolvidos é a que envolve a Internet das Coisas – ou IoT, de Internet of Things. São eletrodomésticos, trancas de porta, janelas, luzes e todo o resto que compõe uma casa comum, mas com funções inteligentes que deixam tudo automatizado.

Dispositivos inteligentes permitem monitorar a residência pelo celular (Foto: Divulgação/Nest)Dispositivos inteligentes permitem monitorar a residência pelo celular (Foto: Divulgação/Nest)

A Nest, adquirida pelo Google, é uma das empresas mais conhecidas do ramo, mas que só comercializa, atualmente, para os EUA, Canadá e alguns países da Europa. Brasileiros, então, deverão esperar muito até que possam comprar termostatos, câmeras e alarmes direto da fabricante para controlar a casa pelo smartphone.

5) Tesla Powerwall

O sonho de consumo talvez mais longe de ser alcançado é ter uma bateria da Tesla dentro de casa. Fabricante de carros elétricos, a Tesla é presidida por Elon Musk, considerado uma espécie de Tony Stark da vida real, que anunciou a Powerwall em maio de 2015 com um objetivo ousado: junto com painéis solares, dotar o mundo de energia renovável e limpa.

Powerwall é bateria doméstica da Tesla sem previsão de chegada no mercado brasileiro Dispositivos inteligentes permitem monitorar a residência pelo celular (Foto: Divulgação/Tesla)Powerwall é bateria doméstica da Tesla sem previsão de chegada no mercado brasileiro Dispositivos inteligentes permitem monitorar a residência pelo celular (Foto: Divulgação/Tesla)

A bateria potente e com design arrojado já entrou em pré-venda. Mas, como precisa de pessoal treinado para instalar e oferecer suporte, além de uma infraestrutura mínima de painéis solares para funcionar, seu uso ainda será por muito tempo restrito a países de primeiro mundo.

Objetivo de Elon Musk, dono da Tesla, é oferecer energia limpa e renovável no mundo inteiro (Foto: Reprodução/Tesla)Objetivo de Elon Musk, dono da Tesla, é oferecer energia limpa e renovável no mundo inteiro (Foto: Reprodução/Tesla)

Mesmo sem previsão para chegar ao Brasil, é difícil pensar que haja alguém que não queira deixar de pagar conta de energia elétrica e, de quebra, ajudar a salvar o planeta do efeito estufa.

Qual é o melhor modelo de óculos para realidade virtual para comprar? Opine no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Comentador Franco
    2015-08-17T14:52:09  

    Tecnologia feita no exterior é um problema no Brasil por causa dos ridículos impostos. Muita gente prefere correr o risco de ser pego na alfândega e trazer essas coisas todas mocadas na bagagem. Invelizmente o Brasil marginaliza seu povo com leis e impostos abusivos.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-08-17T14:52:09  

      Margem de lucro estratosferica tbem

  • Alessandro Rodrigues
    2015-08-16T23:59:01  

    Tudo isso é ultrapassado, se comparado com a tecnologia Atlante que já existiu , o homem Não viu nada, se eles autodestruiram a própria civilização fica um legado, cuidado o conhecimento pode ser perigoso!!!

    recentes

    populares

    • Alessandro Rodrigues
      2015-08-16T23:59:01  

      Medo de coisas novas e maconha é brabo!!! Kkkkk!!!

    recentes

    populares

    • Alessandro Rodrigues
      2015-08-16T23:59:01  

      dicerto sabe qq tinha em ''atlante''

  • GUILHERME SPECK
    2015-08-15T20:27:10  

    Se depender do Governo do PT, ficaremos com a tecnologia mais parecida com a de Cuba.

    recentes

    populares

    • GUILHERME SPECK
      2015-08-15T20:27:10  

      Quando era a telesp fiquei quase 10 anos na fila para conseguir um número de telefone depois da privatização foi rapidinho.

    recentes

    populares

    • GUILHERME SPECK
      2015-08-15T20:27:10  

      Isso não é questão de partido, seja qual for o governo... Ele não vai ter competência para gerir um bem público, Serviços públicos no Brasil são ridículos, mal prestados e caros para o país, o certo era pra terceirizar isso tudo, seria mais eficiente e gastaria menos, assim o estado não afundaria em dúvidas que consomem uma parte considerável do nosso PIB.

  • Gatodemais
    2015-08-15T17:34:12  

    No Brasil vão querer cobrar imposto pra usar o sol.

    recentes

    populares

    • Gatodemais
      2015-08-15T17:34:12  

      *Pouca água que ainda resta nos açudes.

    recentes

    populares

    • Gatodemais
      2015-08-15T17:34:12  

      Gato demais aqui no Brasil se você coloca painéis solares em sua residência para o consumo de sua casa o exedente você vende, mais só por 5 anos pois depois se torna da união e você não recebe mais nada kkkk.

  • Katapimba
    2015-08-16T09:17:41

    e nós aqui na Venezuela.

  • Gilmar Faustino
    2015-08-16T04:52:33

    Votar erradado da nisso que estamos vivendo. Continuem votando nos partidos esquerdistas e no PSDB, sabem quando seremos potência mundial? Quando o brasileiro parar de ficar em butiquim bebendo cachaça, pular carnaval e ver time de futebol arrancar sua grana.

  • Dirce Braga
    2015-08-15T22:13:30  

    Antes de lançar aqui vão esperar Cuba Lançar!!! (Essa nunca fica velha =D )

    recentes

    populares

    • Dirce Braga
      2015-08-15T22:13:30  

      KKK

  • Gatodemais
    2015-08-15T17:34:57  

    Só falta cobrarem imposto pra respirar

    recentes

    populares

    • Gatodemais
      2015-08-15T17:34:57  

      Não dá idéia!!!

  • Barreto
    2015-08-15T21:32:35

    isso ai PT eh um atraso para o país. Fora PT

  • Frederico Oliveira
    2015-08-15T13:13:10  

    Sonho de consumo de todo multi-mega-milionário brasileiro pq o dia que qualquer um desses produtos chegar ao Bra$Il teremos que vender a alma e mais alguma coisa só pra bancar os impostos , isso sem contar o preço do produto ...

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2015-08-15T13:13:10  

      Perfeito.

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2015-08-15T13:13:10  

      Mas quem é "muilti-mega-milionário" não sonha. Vai ao EUA e compra.

  • Lucas Oliveira
    2015-08-15T13:50:17

    Elon Musk monstro!!!