Sistemas Operacionais

15/08/2015 10h00 - Atualizado em 15/08/2015 10h00

Windows 10: lista tem 20 dicas para você usar no seu computador

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Muitos usuários já estão aproveitando o Windows 10, nova versão do sistema operacional da Microsoft. Porém, mesmo passados alguns dias desde seu lançamento, alguns ainda estão um pouco perdidos, sem saber como usar todas as novidades. Confira a lista com 20 dicas muito úteis e aproveite no PC.

Fure fila! Veja como baixar o Windows 10 usando Media Creation Tool

Microsoft já começa a liberar arquivos de instalação do Windows 10 para alguns usuários (Foto: Divulgação) (Foto: Microsoft já começa a liberar arquivos de instalação do Windows 10 para alguns usuários (Foto: Divulgação))Lista traz dicas para usar melhor as novidades do Windows 10 (Foto: Divulgação)

1) Personalize o menu Iniciar

O Menu Iniciar, após ficar de fora do Windows 8, voltou no Windows 10, com algumas melhorias. Agora há live tiles (blocos dinâmicos) para fixar aplicativos, que podem ser personalizadas ao seu gosto.

Clicando com o botão direito em uma live tile você pode redimensioná-la ou excluí-la. É possível ainda agrupá-las com programas semelhantes e criar vários grupos distintos dentro do menu Iniciar. Além disso, você pode redimensionar o próprio menu Iniciar, deixando-o maior, menor, mais largo ou estreito.

O Menu Iniciar agora está customizável (Foto: Reprodução/B.Piropo)O Menu Iniciar agora está customizável (Foto: Reprodução/B.Piropo)

2) Ative os gestos rápidos no Mail

O novo app Mail do Windows 10 permite que você ative comandos por gestos. Isso é útil para quem está usando o sistema operacional em um aparelho híbrido ou um tablet. Para ativar o recurso, abra o aplicativo Mail e clique no ícone de engrenagem para acessar as configurações. Uma vez lá, clique em Opções e habilite a opção “Ver ações”. Defina também o que cada gesto fará quando você executar. 

3) Desligue o recurso 'Acesso Rápido' do Windows Explorer

No Windows 10, ao acessar o Windows Explorer você visualiza uma lista com as pastas frequentemente acessadas e outra lista com os arquivos mais recentes. Caso não queira que essas informações sejam mostradas, abra o Windows Explorer, clique em “Exibir” e depois em “Opções”.

Na janela pop-up, clique no menu drop-down, ao lado de “Abrir o Explorador de Arquivos” e selecione “Meu Computador”, em vez de “Acesso Rápido”. O Windows Explorer vai voltar a ser como era antes.

4) Crie múltiplos desktops

Exemplo de desktops múltiplos no Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Exemplo de desktops múltiplos no Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O Windows 10 adotou o conceito de desktops virtuais, já presente em outros sistemas, como Ubuntu e Mac OS X. Para criar um novo desktop no Windows 10, clique no botão “Visão de Tarefas”, que se encontra ao lado do campo de busca na barra de tarefas. Daí, é só clicar na opção “Nova Área de Trabalho”, que se encontra no canto inferior direito e criar novos desktops ao seu gosto.

5) Alterne entre os vários desktops

Para navegar entre os vários desktops que você criou, basta usar a combinação de teclas WinKey + Tab e então, na parte inferior da tela, escolher a área de trabalho que deseja acessar.

6) Mova aplicativos entre desktops diferentes

Suponhamos que você tenha dois ou mais desktops ativos e queira levar um aplicativo do desktop 1 para o desktop 2. Para fazer isso basta ativar o visualizador de tarefas usando as teclas WinKey + Tab e então arrastar a janela do aplicativo desejado para dentro do desktop 2. Desta forma, você pode ter uma maior organização na sua área de trabalho. É possível ainda mover a janela do aplicativo para o botão “Nova área de trabalho” para criar um novo desktop apenas para aquele aplicativo.

7) Agende suas reinicializações

Por vezes, para completar a instalação de uma atualização, o Windows precisa ser reiniciado. Até o Windows 8.1, só podíamos adiar este procedimento por tempos pré-determinados, como 1 hora, 2 horas, etc. No Windows 10 é possível definir uma hora exata em que o computador será reiniciado.

Para isso, vá até o Windows Update e veja se há alguma atualização pendente. Em caso positivo, selecione a opção “Avisar antes de agendar reinicialização” em “Escolha como as atualizações são instaladas”. Assim, da próxima vez que o sistema precisar reiniciar para instalar um atualização, ele avisará e você poderá definir uma hora exata para isso.

8) Baixe atualizações de outras fontes

Receba as atualização para o Windows 10 de outras fontes (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) (Foto: Receba as atualização para o Windows 10 de outras fontes (Foto: Felipe Alencar/TechTudo))Receba as atualização para o Windows 10 de outras fontes (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O Windows 10 possui uma nova maneira de baixar atualizações: usando a tecnologia P2P. Assim, você pode baixar um patch de correção diretamente dos servidores da Microsoft e também de outros computadores que já estejam com ele instalado. Para ativar esta opção, vá em Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções Avançadas > Escolher como as atualizações serão obtidas. Marque a opção “Computadores da minha rede local e na internet”.

9) Prompt de Comando atualizado

O prompt de comando no Windows 10 ganhou algumas novas funções, como a habilidade de copiar e colar (Ctrl C + Ctrl V). Para ativar estas novas funções, abra o prompt, clique com o botão direito na barra de título, clique em “Propriedades” e marque todas as opções da seção “Opções de Edição”.

10) Grave a tela do seu computador

Função Game DVR no Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Função Game DVR no Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A função Game DVR, presente no Windows 10, permite que você grave a tela do seu computador, com exceção de áreas do sistema, como o desktop ou Windows Explorer. Para usar o recurso, aperte as teclas WinKey + G e marque a opção “Sim, isso é um jogo”, na janela que aparecerá.

Você terá várias opções como tirar print da tela, gravar a janela que está em primeiro plano, gravar um gameplay e outros recursos.

11) Use o Modo Deus (GodMode)

O “Modo Deus”, ou GodMode, como é mais conhecido, desbloqueia algumas opções úteis para usuários avançados. Por padrão, este modo é desativado, para evitar que usuários leigos mexam onde não devem.

Se você quiser navegar pelas opções do GodMode, crie uma pasta na área de trabalho e a renomeie para “GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}” (sem aspas). Assim, será criado um ícone com o nome de GodMode. Clicando nele, você verá inúmeras opções pertinentes às configurações do sistema.

12) Solitaire está de volta

Após ser banido da Windows Store no Windows 8, o clássico jogo Solitaire (Paciência) está de volta no Windows 10. Porém, ele não está em Iniciar > Programas > Acessórios > Jogos. Para encontrá-lo você deve pesquisar por “Microsoft Solitaire Collection Preview”.

13) Suporte mais prático e rápido

Novo aplicativo de suporte do Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) (Foto: Novo aplicativo de suporte do Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo))Novo aplicativo de suporte do Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

No Windows 10 os usuários podem ter ajuda do suporte da Microsoft de forma mais rápida e direta. Abrindo o Menu Iniciar e clicando em “Todos os aplicativos”, você poderá encontrar o app “Contatar o suporte”. Esta solução é bem intuitiva e fácil de usar. Com ela, é possível tirar dúvidas e resolver problemas a respeito de serviços e aplicativos Windows, bem como sobre contas e assinaturas, como as do Office 365.

Você pode fazer perguntas nos fóruns oficiais da Microsoft, conversar online com um técnico da companhia e até mesmo agendar uma chamada para que alguém do suporte ligue para o seu número.

14) Aproveite os mapas offline

Para você que usa o Windows 10 também em dispositivos móveis, como tablets e aparelhos híbridos e, em breve, nos smartphones, poderá baixar mapas para usar offline e assim poupar a sua franquia de Internet móvel. Para isso, abra o aplicativo Mapas e então clique na engrenagem no canto inferior esquerdo da janela. Na seção “Mapas offline” clique em “baixar ou atualizar mapas” para fazer o download dos mapas das regiões que você desejar.

15) Personalize ao máximo o seu Windows 10

Abrindo o Menu Iniciar e indo em Configurações > Personalização > Cores você pode alterar a paleta de cores do sistema. Ativando a opção “Escolher automaticamente uma cor de destaque em minha tela de fundo” uma cor vibrante ficará no plano de fundo das live tiles e ícones. Se você não gostar da cor escolhida, poderá definir uma na opção “Escolha a cor de destaque”.

Caso queira deixar o menu Iniciar, a barra de tarefas e a Central de Ações coloridas, basta ativar a opção “Mostrar cor em Iniciar, na barra de tarefas e na Central de Ações”. É possível também deixar estas áreas do sistema transparentes.

16) Habilite o Modo Tablet

Um dos recursos mais esperados no Windows 10 é o Continuum, que automaticamente alterna entre a tradicional interface desktop e a interface Metro, introduzida no Windows 8, quando você está usando um aparelho híbrido. Porém, se mesmo no PC você gosta da interface Modern (ex-Metro) e das janelas em tela cheia, pode alterar para o Modo Tablet.


Basta abrir a Central de Ações e clicar no botão que se encontra no canto inferior esquerdo dela, intitulado de Modo Tablet. Desta forma, mesmo se você estiver em um PC desktop, a interface será semelhante a de um tablet.

17) Deixando o Modo Tablet mais inteligente

Ao buscar por “Modo Tablet” no menu Iniciar, você pode ter acesso direto às configurações do Modo Tablet. Lá você pode fazer algumas configurações extras. Ao desativar a opção “Ocultar ícones de aplicativos na barra de tarefas no modo tablet” você não esconde os ícones fixados na barra de tarefas, mesmo que você esteja usando um tablet. Isso deixa a usabilidade muito mais rápida.

Você pode também configurar se quer que o Modo Tablet seja ativado assim que você ligar o Windows e, ainda, se ele vai iniciar direto no modo Desktop. No caso dos usuários que possuem um dispositivo híbrido, o sistema é capaz de reconhecer automaticamente quando há um teclado conectado e, assim, alternar entre os dois modos de utilização do sistema.

18) Apagando a partição do antigo Windows

Muitos usuários tiveram acesso ao Windows 10 por meio de uma atualização, que transformou o Windows 7 e 8 na nova versão do sistema operacional da companhia. Esse método, apesar de prático, ocupa muito espaço em disco. Se, por ventura, você precisar fazer um downgrade ou recuperar algum arquivo que estava no sistema antigo, o Windows mantém uma pasta chamada “Windows.old”, com as informações do antigo sistema do usuário.

Essa pasta ocupa vários GBs que podem ser preciosos para você. Infelizmente, não é possível apagá-la com um simples delete. Para se livrar dessa pasta e ganhar uns GBs de espaço extra, pesquise no menu Iniciar por “Limpeza de disco” e clique na segunda opção que aparecer, chamada de “Liberar espaço em disco excluindo arquivos desnecessários”.

Escolha a partição onde você deseja limpar. Quando a análise terminar, busque na janela pop-up que se abriu pelo item “Instalações Prévias do Windows”. Marque-a e depois clique em “Ok” para efetuar a limpeza e se livrar desses arquivos.

19) Gerencie as notificações do sistema

Gerenciando as notificações no Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Gerenciando as notificações no Windows 10 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

É possível controlar como, o quê e quais notificações o Windows apresenta. Para isso, abra o Menu Iniciar e clique em Configurações > Sistema > Notificações e Ações. Na seção “Notificações” você pode escolher que tipos de notificações podem aparecer. Você escolhe se quer ver notificações sobre dicas do Windows, notificações de aplicativos e se elas serão mostradas também na tela de bloqueio.

Além disso, é possível definir quais aplicativos podem enviar notificações ou não. Desta forma, se você quiser se concentrar no trabalho, pode desligar as notificações do Facebook e deixar apenas com que o aplicativo do seu trabalho lhe envie notificações.

20) Modo leitura no Microsoft Edge

O novo navegador da Microsoft, o Edge, traz o Modo Leitura. Nele, o usuário poderá se concentrar mais no conteúdo do texto, visto que esta função formata a página de forma que apenas o conteúdo apareça. Para ativar o Modo Leitura basta clicar no botão em forma de um livro aberto, que se encontra na barra de ferramentas do navegador.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jorge Correa
    2015-08-17T06:42:08

    Eu queria saber o que faço com uma impressora Lexmark X1195, com muito uso e necessária, que funcionava perfeitamente no Windows 7 e na mudança não teve o driver recuperado. Já fizemos de tudo para conseguir outro driver mas não dá resultado. O interessante é que o scaner funciona perfeitamente. a Lexmark não sabe ainda o que fazer, já que a resposta pelo seu site é VERGONHOSA.

  • Cesar Radtke
    2015-08-16T22:47:22

    A dica "9" existe desde o Windows XP

  • Matheus Oliveira
    2015-08-15T19:46:08  

    Por favor,façam um post para ajudar quem ainda não conseguiu instalar devido a erros.Eu mesmo ainda não instalei devivo a o erro de número 80240031.

    recentes

    populares

    • Matheus Oliveira
      2015-08-15T19:46:08  

      Traduzindo... tem QUASE TODAS as funcoes de um UBUNTU, por exemplo... e ainda de quebra, voce PAGA POR ISSO... cria empregos em OUTROS PAIZES, e fica cada vez mais dependendo de uma companhia extrangeira que agora voluntariamente VOCE colocou seus dados, lá e que pode a qualquer momento dispor DELES a qualquer um..

    recentes

    populares

    • Matheus Oliveira
      2015-08-15T19:46:08  

      Matheus Oliveira, eu estava com esse mesmo problema. Eu coloquei para procurar novas atualizações e apareceu uma opção no Windows update mais ou menos assim : "mostrar outras atualizações disponíveis". Aí apareceu outras atualizações do meu 8.1. Instalei essas atualizações e depois tentei atualizar para o 10 novamente e deu certo.