Sistemas Operacionais

29/09/2015 06h00 - Atualizado em 29/09/2015 06h00

Cinco bons motivos para amar o seu Android

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

O Android é o sistema operacional mais popular do mundo e não é à toa. A plataforma do Google possui recursos exclusivos que facilitam o dia a dia do usuário. São diversos aplicativos gratuitos, customização de interface e outras vantagens que só quem tem um smartphone com a plataforma conhece. Confira alguns motivos para você amar e não largar nunca mais o seu Android.

Celular lento? Veja quais apps gastam mais memória RAM no Android

1. Interação com contas do Google

Como o Android é o sistema operacional móvel do Google, a integração é melhor com o Gmail, Google Drive, Google Now, Google Chrome, Google Maps e Google Street View. O funcionamento de todos esses aplicativos é perfeito e, muitas vezes, possui funções exclusivas no sistema.

O Android é o sistema operacional para dispositivos móveis mais popular do mundo (Foto: Divulgação)O Android é o sistema operacional para dispositivos móveis mais popular do mundo (Foto: Divulgação)

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

O usuário do sistema também pode vincular seus contatos do telefone com os do Gmail, para formar uma lista de amigos mais completa. Além disso, os dados ficam salvos na nuvem. 

O Android oferece backups automáticos das fotos e vídeos direto no Google Drive.

2. Liberdade de customização

O usuário do Android não fica preso à interface padrão do sistema e pode alterar praticamente todas as configurações de fábrica. No Android, você escolhe a imagem de fundo de tela, podendo ser uma imagem salva no seu aparelho ou um papel de parede interativo. É possível ainda mover os aplicativos para a tela que desejar e ocultá-los também.

Zenfone 2 Deluxe (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Zenfone tem visual ZenUI (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Além disso, a própria loja do Google, a Google Play Store, oferece diversos aplicativos de personalização do Android. São inúmeros launchers que ajudam a reformular o visual, ocultar apps, alterar a transição entre as telas e até controlar o aparelho por gestos, como o Nova Launcher, Slide Launcher, Zeam Launcher e Smart Launcher.

Quem fizer root no aparelho pode remover até os aplicativos nativos do sistema operacional.

3. Variedade de dispositivos

O Android é adotado por diversos fabricantes: Samsung, Sony, LG, Motorola e HTC. Isso torna o sistema mais popular e permite que o consumidor escolha o smartphone em uma grande variedade de aparelhos disponíveis no mercado. Além de celulares, existem também diversos tablets com a plataforma.

Tem opções para todos os gostos e que cabem em todos os bolsos: os smartphones Android podem ser comprados por valores que variam entre R$ 300 e R$ 3.500. O Samsung Galaxy Young 2 roda Android 4.4 (Kit Kat), tem tela de 3,5 polegadas, entrada para dois chips e custa cerca de R$ 300, por exemplo. Ideal para quem quer um celular que navega na Internet e acesso às redes sociais.

Já para quem deseja um smartphone mais robusto, com alta capacidade de armazenamento e equipado com o Android 5.0 (Lollipop), uma boa opção é o Samsung Galaxy S6 Edge Plus. O top de linha da fabricante tem 32 GB de memória interna, conexão 4G, processador octa-core e tela de 5,7 polegadas, mas custa cerca de R$ 3.700. Outra alternativa pode ser o LG G4, que também conta com o Android 5.0, conexão 4G e 32 GB de memória interna por cerca de R$ 3.000.

4. Compatibilidade com a maioria dos carregadores

Quase todos os smartphones Android possuem a mesma entrada para carregador, mesmo sendo fabricados pela Samsung, LG, Motorola, Nokia ou Sony. Sendo assim, se a bateria do seu aparelho acabar, você pode pegar o carregador do seu amigo emprestado.

Porém, é preciso ter cuidado ao usar um carregador de outra marca. Antes de plugar o celular na tomada verifique qual a faixa de voltagem de saída (output) da fonte. O seu aparelho pode requisitar, por exemplo, de 5V e o carregador pode estar passando 9V. Com isso, o aparelho estaria recebendo uma carga superior a que ele suporta, podendo gerar algum dano.

smartphone-carrega-bateria (Foto: Pond5)MicroUSB serve para carregar bateria do celular (Foto: Pond5)


5. Novidades chegam primeiro no Android

A Google Play Store costuma liberar novos aplicativos e atualizações mais rápido do que a sua principal concorrente, a Apple Store. De acordo com Eunice Kim, Gerente de Produtos da Play Store, em entrevista ao site Mashable, o Google valoriza “a rápida inovação e interação”. Ela ainda afirmou que a empresa “vai continuar ajudando os desenvolvedores a obterem os produtos no mercado em questão de horas após o envio, ao invés de dias ou semanas”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ralph Castro
    2015-09-29T11:17:47  

    Juro que eu não consigo entender toda essa babaquice entre odiar e amar Android/iOS. É bem simples, amiguinhos, escrevam uma matéria mais ou menos assim: O número de usuários que utilizam Android é maior proporcionalmente comparando aos do iOS, ou vice-versa. Alimentar uma estupidez de um contra o outro é de uma idiotice absurda. Eu prefiro o iOS, me atende mais por conta dos devices que possuo. Isso quer dizer que o Android não presta? Não. Eu só prefiro um, outros o concorrente e cada um segue feliz.

    recentes

    populares

    • Ralph Castro
      2015-09-29T11:17:47  

      Booa booa William !

    recentes

    populares

    • Ralph Castro
      2015-09-29T11:17:47  

      Verdade, é uma matéria sobre motivos para amar seu Android, Se procurar aqui no site tem matérias de Motivos para amar seu IOS e Motivos para amar seu WindowsPhone etc. Não está fazendo guerra simplesmente está dando motivos!

  • José Gonçalves
    2015-11-07T22:34:39  

    Cinco bons motivos para você odiar o seu Bugroid; 1- Ele é vulnerável as vários vírus, muitos até na própria loja. Baixe um antivírus... 2 - Você vai ter que usar gerenciador de memórias por que o acumulo de cache é enorme, depois de baixar o avast, baixe o Ccleaner. 3 - O consumo de bateria é excesso, ande com seu carregador para sempre. 4 - Em no máximo um ano e meio seu sistema vai estar desatualizado, compre outro. 5 - Ele vai travar, e quando isso acontecer, tire a bateria, se a bateria não for removível, assistência técnica.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-11-07T22:34:39  

      Dois pobres(de dinheiro e de argumentos) chorando na matéria sobre Android! kk

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-11-07T22:34:39  

      Aos defensores do iphone: paguem o que temos de graça no android. Hahaha!

  • Radames Silva
    2015-11-24T16:35:52

    Eu não sei quem é o mais besta, usuários do Android ou da Apple, bando de bestas

  • Denis Assunção
    2015-09-29T16:45:37  

    Uma coisa muito legal que não falou. Não preciso usar o itunes chato. Plugo o telefone num computador e copio o que eu quiser para ele. E não sei se mudaram isso, mas no iphone não conseguia usar o Bluetooth para transferir arquivos.

    recentes

    populares

    • Denis Assunção
      2015-09-29T16:45:37  

      Pooooooobre

    recentes

    populares

    • Denis Assunção
      2015-09-29T16:45:37  

      Chooora! kk

  • Gabriel Ribeiro
    2015-09-29T13:00:43  

    VCs são hilários!!! sao muito puxa saco de android. Ninguem fala que o sistema é instável, e vulnerável. Ninguém fala que pega virus e que é muito mais pesado que Windows Phone e iOS. Trava que é uma maravilha.....mas vai lá....opnião cada um tem a sua né?!

    recentes

    populares

    • Gabriel Ribeiro
      2015-09-29T13:00:43  

      Mentiroso.

    recentes

    populares

    • Gabriel Ribeiro
      2015-09-29T13:00:43  

      Meu Xperia P tbm não, e olha que é da época do iPhone 4.

  • Edmilson Hora
    2015-09-29T21:00:40  

    eu gosto de tv local e de radio local, o Iphone não tem dai fico com os celulares com android.

    recentes

    populares

    • Edmilson Hora
      2015-09-29T21:00:40  

      pobre e voce se liga

    recentes

    populares

    • Edmilson Hora
      2015-09-29T21:00:40  

      O Fredd não tem iPhone gente, ele joga Candy Crush é com o iPhone 4 da irmã dele! kkkkk

  • Rafael Augusto
    2015-09-29T16:32:49  

    Eu nunca precisei reiniciar meu iphone, já os usuários da Samsung não podem dizer a mesma coisa porque os travamentos não deixam.....

    recentes

    populares

    • Rafael Augusto
      2015-09-29T16:32:49  

      William, me mostra uma matéria, reportagem ou notícia de que o iphone já pegou vírus. Só tem um jeito do iphone pegar vírus, só se o usuário fizer jailbreak e olhe lá porque mesmo assim é mais seguro que o Android. Saiu uma matéria aqui no techtudo mesmo que o Android está com uma falha grave onde o vírus entra e rouba os dados do usuário, procura lá. Cara, para de querer insistir naquilo que você não sabe, Iphone não pega vírus, aceita que dói menos!!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Augusto
      2015-09-29T16:32:49  

      Sim velho, já li matérias sobre assunto, inclusive em sites de fora, mas não adianta falar isso aqui pra você, é uma coisa que não entra na uma cabeça porque você não aceita, simples! Outra coisa, essa matéria é sobre Android, quem veio se doendo até aqui nao fui eu! ;)

  • Rainer Macedo
    2015-10-05T10:25:27

    Que materia pobre, parece propagando do Android!

  • João Neto
    2015-09-29T11:39:11  

    My egg Techtudo, Apple é Apple o!o

    recentes

    populares

    • João Neto
      2015-09-29T11:39:11  

      Joãzinho, aqui é uma matéria sobre Android, não é muito elegante vir chorar logo aki! ;)

  • Rogério Costa
    2015-09-29T13:17:42  

    Esqueceram de relatar que é o único a travar !!!!

    recentes

    populares

    • Rogério Costa
      2015-09-29T13:17:42  

      Android=Pobre

    recentes

    populares

    • Rogério Costa
      2015-09-29T13:17:42  

      Vlw Fred chorão! kk

  • Benedito Melo
    2015-10-01T11:44:41

    Sem falar dos contatos, que podem ser salvos na conta do google tbm e vc nunca perde.

  • Lunay Watson
    2015-09-29T17:07:56  

    Tive android e IOS e sinceramente, o android me atende melhor, tenho mais liberdade. Não me adaptei ao IOS, achei muito cheio de frescura. Mas gosto é gosto.

    recentes

    populares

    • Lunay Watson
      2015-09-29T17:07:56  

      Pobre!

    recentes

    populares

    • Lunay Watson
      2015-09-29T17:07:56  

      "Des de" quando? Que lingua é essa que vc esta pronunciando pobretão???

  • Francis S
    2015-09-29T12:13:59  

    Europa, EUA, Canadá, Austrália e países desenvolvidos: IPHONE Resto do mundo subdesenvolvido a maioria usa ANDROID.

    recentes

    populares

    • Francis S
      2015-09-29T12:13:59  

      Chama os outros de burro e até agora não entendeu a discussão. Desde o início o assunto era SO, Android é o SO para smarthphones mais usado no mundo, inclusive no primeiro mundo fato(com dados estatísticos). Não falei em momento nenhum sobre qual era o smarthphone, ou qual a marca de sp é mais usada no mundo. Mas nesse quesito é sim o iPhone, tá feliz agora fanboy? E só para constar, não gosto de nenhum dos 2, nem gosto mto de celular pra falar a verdade, prefiro meu pc com tela 40", com uma gtx titan X, um i7 4790k e 32gb de ram.

    recentes

    populares

    • Francis S
      2015-09-29T12:13:59  

      Bruno, discutir com pentelho mentiroso é perda de tempo!

  • Claudio Lima
    2015-09-29T15:36:18  

    so mas a epaul. nao tenho ainda mais vo compra. cartao aliviar compro.

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2015-09-29T15:36:18  

      Vou mandar um pra vc por email, ai quero ver vc dizer isso!

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2015-09-29T15:36:18  

      mande, quero ver

  • Denis Assunção
    2015-09-29T16:46:35

    E mais uma coisa , eu não preciso vender um rim para comprar um telefone. rsss

  • Antonio Oliveira
    2015-09-29T13:12:24  

    Android melhor que IOS? NUNCA!!!

    recentes

    populares

    • Antonio Oliveira
      2015-09-29T13:12:24  

      Ubirata, nao precisa mentir pra defamar o IOS. :(

    recentes

    populares

    • Antonio Oliveira
      2015-09-29T13:12:24  

      se ele está trancando é só vc destrancar, agora TRAVAR isso é mentira sua, porque eu tenho um iphone 5s e ele nunca, isso mesmo NUNCA travou. Agora me diga quantas vezes vc já reiniciou seu S5 pra voltar a funcionar? kkkkkkk

  • Marlem Cunha
    2015-09-29T11:36:58  

    Esqueceram de citar os milhões de vírus exclusivos que vc só encontra no Android... Hahahahahahhaha

    recentes

    populares

    • Marlem Cunha
      2015-09-29T11:36:58  

      Ios nao tem virus

    recentes

    populares

    • Marlem Cunha
      2015-09-29T11:36:58  

      iOS tbm pega virus, e na boa, só pega vírus no Android quem quer!

  • Marcelo Andrade
    2015-09-29T14:57:41  

    sou muito mais windows phone...que só não é o primeiro porque foi lançado depois dos outros...muito mais prático e divertido...

    recentes

    populares

    • Marcelo Andrade
      2015-09-29T14:57:41  

      Eu ainda prefiro o Symbian do meu Nokia 5125i (que manda mensagens de texto)....

  • Olavo Morett
    2015-09-29T09:21:31  

    Amor e odio ao mesmo tempo.

    recentes

    populares

    • Olavo Morett
      2015-09-29T09:21:31  

      Acredito que tudo é uma questão de adaptação nenhum SO vai agradar 100% do público. No meu caso me adaptei mais ao WP. Pela maneira que utilizo meu smartphone ele atende todas as minhas expectativas.

    recentes

    populares

    • Olavo Morett
      2015-09-29T09:21:31  

      Linha lumia e muito boa tem pra todos os.gostos e bolsos

  • Franklin Alves
    2015-09-29T14:28:00

    Techtudo, me apresenta apenas um carregador USB que envia 9v pro celular que eu juro que nunca mais critico o site. Apenas um. USB é um barramento universal e mesmo que mude o conector, coisa que é comum nos aparelhos, no máximo o que muda é a amperagem. Sempre 5V.

  • Márcio Oliveira
    2015-09-29T14:14:43

    Mil vezes o Android mesmo ! Sem dúvidas , concorrente pode até ser bom , mas só serve de Status só pra isso , pra baixar um aplicativo é maior sessão ,tem que pagar , ishii ,um empenho tamanho que irrita ....em fim ANDROID SEMPRE , OUTRO SO STATUS....

  • Lucas Castro
    2015-09-29T11:49:17  

    Android é uma bosta juntamente com Samsumg, viva Steve Jobs

    recentes

    populares

    • Lucas Castro
      2015-09-29T11:49:17  

      Depois que Steve Jobs morreu a Apple parou no tempo e ficou obsoleta.

  • Igor Oliveira
    2015-09-29T13:42:07

    "O funcionamento de todos esses aplicativos é perfeito". Parei de ler quando li isso sobre o funcionamento dos aplicativos do google. Quero saber que perfeição é essa? É bem comum um desses aplicativos travarem.

  • Pablo Pinheiro
    2015-09-29T11:46:14  

    Troquei meu iphone 4s pelo primeiro Moto x e digo uma coisa, nunca mais compro iphone. Android pra sempre agora!!

    recentes

    populares

    • Pablo Pinheiro
      2015-09-29T11:46:14  

      Rafael o ISO não trava porque não sofre alteração dos usuários, afinal ela vai travar o quê né? Se ele já vem travado de fábrica kkk

    recentes

    populares

    • Pablo Pinheiro
      2015-09-29T11:46:14  

      Mas vc é bem burro em!!!

  • Juliano Ribeiro
    2015-09-29T13:39:38

    Só tenho um motivo para NÃO amar um Android, Comprar um Iphone.