Roteador

27/09/2015 06h00 - Atualizado em 27/09/2015 06h00

Mito ou Verdade? O que realmente prejudica ou ajuda a sua conexão Wi-Fi

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Há uma série de bordões sobre práticas que ajudam ou atrapalham o Wi-Fi. Diagnosticar a causa dos problemas de conexão e seguir dicas para melhorar o sinal são dois passos importantes, mas é preciso saber também o que não adotar. Confira abaixo os principais mitos e verdades sobre o Wi-Fi.

Novo ASUS AC5300 ou o top AC3200, da D-Link, qual o roteador mais veloz?

1. Colocar senha no roteador melhora o sinal de Wi-Fi

Falso. Ao colocar a senha, você aumentará a segurança dos seus dados e evitará que roubem banda usando sua conexão, mas isso não aumentará a potência do sinal Wi-Fi.

Senha no roteador não aumenta potência do sinal (Foto: Montagem/Raquel Freire)Senha no roteador não aumenta potência do sinal (Foto: Arte/TechTudo)

2. O microondas derruba o sinal de Wi-Fi

Mito. Ele interfere no Wi-Fi porque também opera na frequência 2,4 Ghz, usada na maior parte dos roteadores, o que pode ocasionar perda de sinal. No entanto, o microondas por si só não tem poder de ‘derrubar’ o Wi-Fi.

Microondas não derruba Wi-Fi, mas interfere negativamente no sinal (Foto: Divulgação/Brastemp)Microondas não derruba Wi-Fi, mas interfere negativamente no sinal (Foto: Divulgação/Brastemp)

3. Frequência de 5,0 Ghz dá maior alcance ao sinal

Errado. Muita gente pensa que, por ser uma frequência de número maior que o 2,4 Ghz, o sinal chega mais longe. A verdade é justamente o contrário: ele tem menor capacidade de atravessar paredes ou percorrer longas distâncias. Para entender melhor a diferença entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, leia este artigo.

Banda de 5.0 Ghz alcança distâncias menores que a de 2,4 Ghz (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Banda de 5.0 Ghz alcança distâncias menores que a de 2,4 Ghz (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

4. Lata de alumínio melhora o sinal

O tech hack da lata de alumínio funciona sim, e inclusive já foi ensinado no TechTudo. No entanto, é preciso garantir que a lata fique corretamente posicionada em relação à antena do roteador, caso contrário pode ocasionar dispersão do sinal e piorar a conexão.

Truque com lata de alumínio funciona para melhorar sinal Wi-Fi (Foto: Raquel Feire/TechTudo)Truque com lata de alumínio funciona para melhorar sinal Wi-Fi (Foto: Raquel Feire/TechTudo)

5. Posição do roteador interfere no sinal do Wi-Fi

Verdade. O ideal é que ele fique no cômodo mais central da casa, em posição elevada e o mais livre de obstáculos possível. Isso irá permitir que o sinal chegue em todos os pontos da residência e com boa potência.

Como colocar limite de velocidade no roteador? Veja no Fórum do TechTudo.

Colocar roteador em cômodo central melhora propagação do Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Colocar roteador em cômodo central melhora propagação do Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

6. Trocar antena do roteador melhora o sinal

Verdade. A troca de antena do roteador por uma mais potente vai impulsionar o sinal e possibilitar que o Wi-Fi cubra distâncias maiores. Você pode conferir mais informações sobre quando e como realizar o procedimento nesta matéria.

Antenas mais poderosas melhoram o sinal de Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Antenas mais poderosas melhoram o sinal de Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

7. Mais pessoas acessando uma mesma rede Wi-Fi deixa a conexão lenta

A afirmação é correta. Quando você compra um roteador, ele possui uma velocidade fixa, que pode ser de 150 Mbps, 300 Mbps, 1.750 Mbps, etc. Isso significa que quanto mais dispositivos estiverem demandando pacotes de dados, mais tempo levará para executar as ações. É preciso salientar que o fenômeno causa lentidão no uso de internet, mas não reduz a potência do sinal de Wi-Fi.

Lentidão na conexão pode ser ocasionada por muita gente usando mesma rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lentidão na conexão pode ser ocasionada por muita gente usando mesma rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

8. É preciso trocar o roteador periodicamente para melhorar o sinal

Mito. O que pode acontecer é que roteadores antigos possuem capacidades que já não condizem com a Internet atual. Nestes casos específicos é importante trocar de aparelho, mas o roteador não perde a potência de emissão de sinal com o passar do tempo.

Roteador não perde potência de emissão de sinal com o tempo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Roteador não perde potência de emissão de sinal com o tempo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Filho
    2015-09-28T11:55:18

    Coloca um Aiport Extreme e acabe com seus problemas. Sem nenhuma antena externa ele faz um arregaço

  • Isaias Freitas
    2015-09-28T10:28:59

    Duas experiências que tive: Tinha um Tplink que com o tempo ele não alcançava o sinal que antes pegava, era bem perto, me parece eu ele tava mesmo ficand o mais fraco, mudei varias configurações mas não adiantou. A outra sobre trocar a antena, fiz alguns teste com antena de 5 e 9 db, não vi nda de melhora, atualmente troquei o tplink por um greatek 1000 nw o sinal eh dele eh muito bom, troquei a antena dele por uma de 25 db mas não sei, não vi melhoras, talvez ele seja mais indicado pra longas distancias. Vidro tbem interfere no sinal. se o local tiver muita parede de vidro.

  • Eduardo Silva
    2015-09-27T15:37:53  

    TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO TURBINAR BIZZARO ATÉ QUANDO TECHMUNDO ESSA IDIOTICE?

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2015-09-27T15:37:53  

      pra quem não entendeu: o TechTudo lança 100 matérias, e em 90 delas vc encontra as palavras "turbinar" e "bizarro" no título ou no subtítulo, e em 99 delas vc encontra essas duas palavras no texto.

  • Vinicius Rocha
    2015-09-28T01:00:11

    Essa da latinha os cara posta uma vez por mês no mínimo!!!!

  • Dilminha
    2015-09-27T19:48:22

    O que adianta e vc colocar um net cara , ai ela vai ser bem rápida .

  • Ramon Defilippo
    2015-09-27T12:48:51  

    esse da latinha é praticamente mito,deve ter q ter uma posição certinha nos minimos detalhes para dar certo,pois tentei uma vez aki e não deu certo

    recentes

    populares

    • Ramon Defilippo
      2015-09-27T12:48:51  

      Para mim tudo é mito... kkk A verdade é quem tem grana tem mais sinal e ponto ...

    recentes

    populares

    • Ramon Defilippo
      2015-09-27T12:48:51  

      Para mim deu certo em um roteador antigo da 3com o sinal não passava a parede do meu quarto e quando fiz esse refletor de sinal com a latinha o sinal começou a passar.

  • Henrique Bilobran
    2015-09-27T13:39:41  

    Esou com a internet instável, a atendente disse que pode ser que se a central de alarme estiver ligada a uma extensão do telefone sem um filtro pode causar constantes quedas do sinal, isso é verdade?

    recentes

    populares

    • Henrique Bilobran
      2015-09-27T13:39:41  

      Não entendi bem sua pergunta, pois junta internet (wifi ou cabo?), alarme e extensão telefônica. Porém, a questão do filtro de linha, pelo que sei, não prejudica sinal de internet. O que acontece é que fica um chiado que praticamente inviabilizar conversar ao telefone.

    recentes

    populares

    • Henrique Bilobran
      2015-09-27T13:39:41  

      Agora ser for o WIFI ( SINAL WIRELESS ) mude o canal que normalmente dar certo.

  • Matheus Soares
    2015-09-27T15:11:53

    Outra coisa que interfere bastante no sinal é o telefone fixo sem fio, aqui em casa eu deixava o roteador na mesma mesa do fixo, alguns aparelhos conectava outra não, separei eles e a internet ficou lisinha.