13/09/2015 06h00 - Atualizado em 13/09/2015 06h00

Veja truques e ‘funções secretas’ do pen drive que pouca gente conhece

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os pen drives são práticos para levar seus arquivos para onde quiser, em um dispositivo compacto. Uma das vantagens é que ele possui diversos modelos com armazenamentos que vão desde 1 GB até mais de 100 GB nos tops. Mas além disso, os pequenos pen drives também são úteis para funções inusitadas, como dar boot no computador, entrar na Internet, manter seus dados seguros e mais. Confira uma lista com seis dicas.

Windows não reconhece seu pen drive? Veja como resolver o problema

1) Mais segurança aos arquivos

Os pen drives podem ser criptografados para manter seus dados mais importantes seguros de olhares curiosos. Dessa forma, será necessário adicionar uma senha pessoal para acessar os arquivos, ao invés de apenas plugar para abrir. O recurso é feito por meio do computador, com programas especializados. Para entender melhor, confira o tutorial usando o BitLocker, de forma simples e rápida.

Crie um pen drive criptografado que precisa de senha para acessar os arquivos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Crie um pen drive criptografado que precisa de senha para acessar os arquivos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

2) Segurança no PC

O programa Predador pode ajudar a manter seu computador mais seguro usando um pen drive. Ele transforma o dispositivo portátil em uma chave de acesso para a máquina, que é atualizada automaticamente, monitorando o funcionamento do sistema. Ao desplugar o pen drive o PC será bloqueado, sem comandos do mouse e teclado. Dessa forma, você evita que bisbilhoteiros acessem seus dados pessoais.

Use o pen drive como uma chave de acesso para o computador (Foto: Divulgação/Kingston)Use o pen drive como uma chave de acesso para o computador (Foto: Divulgação/Kingston)

3) Entrar na Internet

É possível copiar as informações da sua rede sem fio para pré-programar o acesso por meio de um pen drive. Dessa forma, o usuário não perde tempo configurando em cada computador os dados de Internet. O processo é feito pelo próprio sistema, de forma simples e gratuita. Para saber como funciona, confira este tutorial.

Encontre o Local do arquivo dentro do pendrive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Encontre o Local do arquivo dentro do pendrive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))É possível salvar configurações de rede no pen drive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Up na memória RAM

O pen drive também pode ser usado para ajudar na memória RAM do computador e aumentar a velocidade de processamento. O programa eBoostr pode ser útil nesse quesito, já que ele cria um método de expansão da RAM via a porta USB 2.0. Assim, as máquinas mais antigas, por exemplo, podem encontrar no dispositivo um aliado para combater a lentidão na máquina.

O pen drive pode ajudar a deixar o computador mais rápido expandindo a memória RAM (Foto: Pond5)O pen drive pode ajudar a deixar o computador mais rápido expandindo a memória RAM (Foto: Reprodução/Pond5)

5) Pen drive para não lotar o armazenamento do celular

Sabia que existe pen drive para celular? É isso mesmo. Quem comprou um smart com pouco armazenamento, por exemplo, pode usar o dispositivo compacto para guardar fotos, vídeos e demais arquivos e levar para qualquer lugar, sem precisar de um computador. Ele é plugado diretamente na entrada do celular, micro USB ou Lightning. Descubra cinco modelos disponíveis para comprar no Brasil, com espaço a partir de 8 GB.

Pen drive para expandir o armazenamento do smartphone (Foto: Divulgação/Multilaser)Pen drive para expandir o armazenamento do smartphone (Foto: Divulgação/Multilaser)

6) Servir como disco de inicialização no computador (boot)

Está precisando de um novo Windows no computador? Saiba que o pen drive pode ser usado para instalar o sistema operacional na máquina. O processo pode ser feito para dar boot com o Windows 10, plataforma mais recente da Microsoft, liberada gratuitamente para usuários. É possível ainda formatar um PC com o pen drive e mais. Confira a lista com os melhores programas para dar boot com o dispositivo.

Pen drive pode ser usado para dar boot, instalar o Windows 10 e formatar o computador (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Pen drive pode ser usado para dar boot, instalar o Windows 10 e formatar o computador (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Quais são os 20 maiores mitos sobre computadores? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Cordeiro
    2015-09-14T08:25:58  

    eu odeio bife de figado...

    recentes

    populares

    • Bruno Cordeiro
      2015-09-14T08:25:58  

      Bife de figado é ótimo cara!!

    recentes

    populares

    • Bruno Cordeiro
      2015-09-14T08:25:58  

      E o que isso tem a ver com a matéria?

  • Ricardo
    2016-04-09T05:35:55

    Goiás campeão mundial

  • Cid Guerra
    2015-09-24T14:40:47  

    Baixa o Baidu! Depois dele você pode baixar até o capeta no PC que essa peste não sai mais dele!!!

    recentes

    populares

    • Cid Guerra
      2015-09-24T14:40:47  

      sai também com o programa zoek

    recentes

    populares

    • Cid Guerra
      2015-09-24T14:40:47  

      Sai com Revo Uninstaller, opção "desinstalação segura". Limpa até rastros do registro

  • Tony Carneiro
    2015-11-04T16:52:43  

    Corinthians para sempre!!

    recentes

    populares

    • Tony Carneiro
      2015-11-04T16:52:43  

      Baixem o Revo Uninstaller e ele vai arrancar qualquer coisa que vc selecionar definitivamente do seu PC.

  • Winnetown Collyer
    2015-09-24T22:17:29  

    Eu tenho um amigo que uma vez falou pra eu ter cuidado quando tirasse aquela tampinha que alguns pen-drive tem...pra não entrar vírus... Isso foi sério mesmo aconteceu na faculdade.. Foi muito ilario que ele falou muito preocupado. Kkk abracos bokinha de cacoal.

    recentes

    populares

    • Winnetown Collyer
      2015-09-24T22:17:29  

      "Ilário" eh escrever hilário sem H kkkkk

    recentes

    populares

    • Winnetown Collyer
      2015-09-24T22:17:29  

      Uma cliente uma vez comentou, fechou a janela do quarto para nao entra virus, comecei a rir.

  • Tiago Santana
    2015-10-19T18:11:09  

    Corinthians campeão 2015!!!!!!

    recentes

    populares

    • Tiago Santana
      2015-10-19T18:11:09  

      serie B esta ai

    recentes

    populares

    • Tiago Santana
      2015-10-19T18:11:09  

      Título protestado ou de eleitor?

  • Célio Santos
    2016-01-03T14:23:26

    Ótimas dicas para uso do dispositivo.

  • Paulo Siqueira
    2015-11-08T21:50:45

    conhecem o limpador de pc ,One safe pc cleaner, promete extrair o chato do avast .

  • Quésede Filipe
    2015-10-02T11:08:24

    Olá. Eu poderia usar a sua matéria para colocar no meu site, seria muito útil. Obrigado.

  • Luys Fernnando
    2015-09-13T15:12:06  

    Nenhuma novidade ...

    recentes

    populares

    • Luys Fernnando
      2015-09-13T15:12:06  

      Liu..... Kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luys Fernnando
      2015-09-13T15:12:06  

      hauhauhau

  • M Martins
    2015-09-13T19:46:50  

    Vírus é muito comum em pendrives por isso sempre limpo o meu com álcool.

    recentes

    populares

    • M Martins
      2015-09-13T19:46:50  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • M Martins
      2015-09-13T19:46:50  

      Mel com limão para ele.

  • Eduardo Couto
    2015-09-13T17:59:09  

    Perfeito! Só acho que precisa tomar cuidado com os virus ocultos e sim sempre limpar com um bom antivirus com o psafe. Vale o teste!

    recentes

    populares

    • Eduardo Couto
      2015-09-13T17:59:09  

      Baixa o Baidu, pra mim é o melhor antivírus.

    recentes

    populares

    • Eduardo Couto
      2015-09-13T17:59:09  

      perfeito o zone alarme tambem é ótimo ele acelera teu pc com certeza recomendo e o melhor vc nem precisa procurar ja deve estar instalado no seu pc

  • Richard Feliciano
    2015-09-24T14:12:19

    Se tiver 1 régua USB, e 2 ou mais pendrives exatamente iguais, você pode colocar eles em raid e ter um disco extra. 2 pendrives de 32g fazem um disco de 64g e por ai vai... muito útil para quem tem um arquivo grande e não consegue dividir em 2 ou mais pendrives.

  • João Bitencourt
    2015-09-16T01:10:53

    Esqueceram de colocar que dá pra instalar um sistema operacional nele e usar em qualquer pc ou mac

  • Fernando Rezk
    2015-09-15T23:15:15

    Ótimo post! Informações úteis e que podem ajudar quem não as conhecia :)

  • Ginno Guimaraes
    2015-09-14T11:23:46  

    Gente o preço da cebola está nas alturas!

    recentes

    populares

    • Ginno Guimaraes
      2015-09-14T11:23:46  

      alto igual meu paul

    recentes

    populares

    • Ginno Guimaraes
      2015-09-14T11:23:46  

      droga, não fui popular

  • Diones Stumm
    2015-09-13T17:42:46  

    A opção 5 (usb) não funciona em qualquer smartphone! Ao menos no meu lg l70 não funciona! O celular precisa ter suporte a otg

    recentes

    populares

    • Diones Stumm
      2015-09-13T17:42:46  

      Olimpio,uma vez eu conheci um,gente boa. Era garçom em uma churrascaria, e tinha se casado recentemente. Bom rapaz,não sei o que virou

    recentes

    populares

    • Diones Stumm
      2015-09-13T17:42:46  

      O seu smart precisa ter porta USB com OTG (On The Go) para reconhecer periféricos apartir da entrada USB.

  • Guilherme Almeida
    2015-09-14T17:33:56

    Adorei o esquema do bloqueio do PC com o pen drive. Não sabia disso, muito legal!!

  • Anderson
    2015-09-14T00:05:33

    Kkkkkkkk essa