Jogos de RPG

13/10/2015 09h00 - Atualizado em 13/10/2015 09h00

Lista reúne os dez melhores jogos de RPG para PlayStation 3

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O PS3 ainda é um console com bastante vida útil, principalmente para quem curte jogos de RPG e ainda não teve a oportunidade de conhecer todos. Entre os games do gênero que se destacam estão grandes títulos como Final Fantasy 13, Fallout 3, Child of Light e Demon’s Souls. Relembre a lista com os melhores e corra atrás se ainda não os jogou.

Confira os melhores jogos MMORPG e RPG de estratégia por turnos

Ni No Kuni: Wrath of the White Queen

Ni No Kuni: Wrath of the White Queen talvez possa ser considerado o melhor RPG do PlayStation 3. Além dos gráficos que lembram desenho animado com fidelidade, o jogo tinha história e produção feita pelo estúdio Level-5 em parceria com o Studio Ghibli, famoso por animes como "A Viagem de Chihiro" e "Meu Vizinho Totoro".

Ni No Kuni: Wrath of the White Queen (Foto: Divulgação/Level-5)Ni No Kuni: Wrath of the White Queen tem gráficos que simulam desenho animado (Foto: Divulgação/Level-5)

A história é muito tocante e tem diversos momentos emocionantes. O jogo em si é enorme, com bastante exploração e também muito a se fazer – capturar monstros para seu grupo, participar de missões paralelas, descobrir segredos, entre outras tarefas. Um game que já se tornou um verdadeiro clássico.

Final Fantasy 13

Esse é um jogo polêmico. Alguns amam, outro odeiam. Final Fantasy 13 recebeu críticas quando foi lançado graças à linearidade e pouca exploração de cenários, mas o game em si funciona muito bem como um novo título da série, seja pelos gráficos ou pela jogabilidade de ação.

Final Fantasy 13 (Foto: Divulgação/Square Enix)Final Fantasy 13 é um dos destaques do PS3 (Foto: Divulgação/Square Enix)

Na história heroína Lightning embarca na missão de salvar a irmã de uma maldição. O game tem ambientação futurista, apesar de conter diversos elementos medievais. Os gráficos são o grande destaque e, para a época em que foi lançado, era o melhor já produzido para o PS3.

The Elder Scrolls 5: Skyrim

The Elder Scrolls 5: Skyrim quebrou todos os paradigmas na série e veio com uma nova proposta: ser ainda mais ambicioso. Pode-se dizer que o jogo conseguiu, já que é um dos melhores da geração passada.

The Elder Scrolls 5: Skyrim (Foto: Divulgação/Bethesda)The Elder Scrolls 5: Skyrim traz monstros memoráveis (Foto: Divulgação/Bethesda)

De ambientação medieval e jogabilidade em primeira pessoa, Skyrim surpreendeu por ser um game “infinito”, com missões geradas quase automaticamente, o que permite a jogatina quase eterna, mesmo após o término da história.

Mass Effect 2

Muitos não consideram Mass Effect 2 um RPG, mas a própria produtora BioWare o classifica dessa maneira. E eles estão corretos, já que há evolução de personagem, missões a serem realizadas e exploração, elementos clássicos do gênero. Em Mass Effect 2 o estúdio realizou sua obra-prima da série.

Mass Effect 2 (Foto: Divulgação/BioWare)Mass Effect 2 é um ótimo título do PS3 (Foto: Divulgação/BioWare)

O game continua as aventuras do comandante Shepard (que também pode ser uma mulher, dependendo da escolha do jogador), e já começa com bastante ação e momentos surpreendentes. O título também tem belos gráficos e, apesar de ter chegado no PS3 depois da concorrência, foi um dos melhores jogos da plataforma.

Dragon’s Dogma

Dragon’s Dogma foi a surpresa da Capcom na geração passada. O game é um RPG típico e, em alguns momentos, lembra bastante Skyrim, a não ser pela jogabilidade, que é em terceira pessoa e voltada para ação.

Dragons Dogma (Foto: Divulgação/Capcom)Dragon's Dogma (Foto: Divulgação/Capcom)

Na aventura, o jogador controla um personagem criado do zero que busca revelar segredos sobre a própria origem. É possível designar outros heróis para ficarem no grupo, com ações pré-programadas e classes diversas. Combates cheios de ação e magias poderosas ajudam a torná-lo um excelente game.

Fallout 3

Fallout 3 é da mesma produtora de Skyrim, a Bethesda, e pode até ser considerado a opção futurista do mesmo gênero e de jogabilidade similar para quem não gosta de fantasia medieval, apesar de ter sido lançado antes.

Fallout 3 (Foto: Divulgação/Bethesda)Fallout 3 (Foto: Divulgação/Bethesda)


Dragon Age: Origins

Dragon Age: Origins é uma opção no PS3 para quem tem saudades da série Baldur’s Gate. Produzido pela mesma empresa, a BioWare, este é um RPG dos mais clássicos e com elementos que lembram as aventuras do RPG de papel, com interpretação de personagens.

Dragon Age: Origins (Foto: Divulgação/BioWare)Dragon Age: Origins (Foto: Divulgação/BioWare)

Apesar de ter sua melhor versão no PC, com direito a jogabilidade diferenciada, a edição do PS3 não faz feio, com muitos elementos idênticos, além de um bom elenco de personagens e enredo que te prende a atenção do início ao fim.

Child of Light

Child of Light foi a grande surpresa da geração passada, vinda diretamente da Ubisoft. O game é um RPG simples, porém cativante, com gráficos singelos e que mais lembram uma pintura artística de tão bonitos.

Child of Light (Foto: Divulgação/Ubisoft)Child of Light (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Com batalhas em turno e formação de grupos, o jogo coloca o usuário no comando da princesa Aurora, que segue o caminho ao longo dos cenários até se tornar adulta e conhecer os segredos que a ameaçam. O game fez história no final da geração do PS3.

Demon's Souls

Se hoje há Dark Souls e Bloodborne, tudo deve-se ao pioneiro do estilo, Demon’s Souls - lançado exclusivamente para o PS3. O mais curioso é que se trata de um jogo japonês da Sony e que não fez muito sucesso no Japão. Quando veio para o ocidente, porém, a fama estourou e rendeu as sequências e outros títulos da mesma empresa, a From Software.

Demons Souls (Foto: Divulgação/From Software)Demon's Souls (Foto: Divulgação/From Software)

O game coloca o jogador no comando de um guerreiro em jogabilidade de terceira pessoa, com a missão de lidar com as mais monstruosas ameaças em nível de alto nível de dificuldade. Até hoje é um dos games mais difíceis da plataforma, mas também é igualmente recompensador para quem decide encarar o desafio.

3D Dot Game Heroes

3D Dot Game Heroes pode ser chamado de “gema escondida” no PS3. Pouca gente o conhece, mas ele é da mesma produtora original de Demon’s Souls e chama a atenção pelo estilo gráfico.

3D Dot Game Heroes (Foto: Divulgação/From Software)3D Dot Game Heroes (Foto: Divulgação/From Software)

Na época em que Minecraft também não era famoso, o game ofereceu um visual de “blocos 3D” bem simpático, que lembrava jogos 8bit, mas em ambiente tridimensional. Além disso, a jogabilidade tentava imitar clássicos do RPG antigo, cheio de carisma e coisas a ser descoberta.

Quais os melhores MMORPGs para navegador? Opine no Fórum TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Waldomiro Neto
    2015-10-13T14:01:49  

    Eu colocaria dragon age inquisition. Acho um RPG muito bom!

    recentes

    populares

    • Waldomiro Neto
      2015-10-13T14:01:49  

      Ainda não joguei, mas já vi ótimas críticas que fiquei com vontade de jogar.

  • Gustavo Buteri
    2015-10-14T11:11:58

    Dark Souls e White Knight Chronicles!!!!!!!!!!!!!

  • Agdo Junior
    2015-10-14T09:43:03

    Antes de abrir o link já pensei no diablo III kkk

  • Geraldo Gomes
    2015-10-13T18:18:24

    Não mencionar Diablo 3 foi uma heresia.