19/10/2015 05h00 - Atualizado em 20/10/2015 14h28

WhatsApp: sete funções 'escondidas' que deixam o app ainda melhor

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

O WhatsApp tem várias funções que deixam o uso do aplicativo mais fácil e divertido. Truques como burlar o check azul para ler mensagens sem ser percebido, bloquear pessoas inconvenientes e até enviar imagens que, na verdade, são "pegadinhas", podem ser úteis na hora de se comunicar com os amigos. 

Como reduzir o uso de dados em ligações no WhatsApp para Android?

Listamos a seguir sete recursos "escondidos" que deixam o mensageiro ainda melhor. Assim, você aproveita ao máximo todas as funções que o app oferece. Confira.

Lista reúne recursos do Whatsapp para você aproveitar ao máximo o mensageiro; veja (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Lista reúne recursos do Whatsapp para você aproveitar ao máximo o mensageiro; veja (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

1. Encontre conversas a partir de palavras-chaves 

Pesquisando o conteúdo das mensagens (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Pesquisando o conteúdo das mensagens (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Este recurso é bem útil para encontrar conversas antigas ou achar uma parte específica que você não sabe onde está. O recurso é semelhante ao atalho “Ctrl + F” dos navegadores. No iOS, a busca é realizada de forma global, em todas as conversas. Já em smartphones Android, a pesquisa deve ser feita separadamente. Neste tutorial você aprende em alguns passos simples a utilizar a função.

2. Bloqueie aquele "amigo chato"

Silencie pelo tempo que preferir no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Silencie pelo tempo que preferir no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para acabar acabar com as pessoas inconvenientes do seu bate-papo existem duas dicas bem simples. A primeira delas é bloquear o usuário. Ao fazer isso, o contato não conseguirá mais entrar em contato com você através do mensageiro – seja por mensagens escritas ou chamadas de voz. Esta matéria do TechTudo explica como bloquear um contato.

Porém, se você não quer ser tão radical, também é possível silenciar um grupo ou contato. Fazendo isso, seu aplicativo deixará de receber notificações a cada nova mensagem. Com a última atualização do mensageiro, é possível silenciar conversas por até um ano

3. Engane o check azul e leia mensagens escondido

Ative o modo avião para ler mensagens no WhatsApp sem ser dedurado (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Ative o modo avião para ler mensagens no WhatsApp sem ser dedurado (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Muitos usuários reclamaram da atualização do WhatsApp que passou a mostrar quando e que horas as mensagens são lidas. Afinal, o recurso acabou com a desculpa de fingir que não leu determinada conversa. Porém, felizmente, existe uma forma de burlar o check azul para que o app não te "dedure" quando você abrir uma mensagem. O truque é bem simples: basta colocar o telefone no modo avião e ler a mensagem em seguida. Ao desativar a configuração, a mensagem continuará como "não lida".

4. Recupere mensagens apagadas 

Realize o backup no WhatsApp (Foto: Laura Rezende /TechTudo)Realize o backup no WhatsApp (Foto: Laura Rezende /TechTudo)

Que tal conseguir restaurar aquela mensagem que já tinha sido apagada? É o que propôs o WhatsApp ao incentivar os usuários a fazerem backups diários das conversas. A maneira mais fácil de recuperar uma conversa excluída recentemente é desinstalar o aplicativo e reinstalá-lo. Durante o processo, o mensageiro perguntará se você deseja restaurar o histórico a partir da cópia de segurança. Veja nestas matérias do TechTudo como recuperar conversas através do backup no Android e no iOS.

5. Enviando imagens ocultas

App para o WhatsApp engana usuários com fotos trocadas (Foto: Divulgação/ Z- Photo Fake)App para o WhatsApp "engana" usuários com fotos trocadas (Foto: Divulgação/ Z- Photo Fake)

Como remover o "Visto pela última vez" do WhatsApp? Confira no Fórum do TechTudo

Atualmente existem inúmeros aplicativos com funções inusitadas para serem usados no WhatsApp, e um deles é o Z- Photo Fake for Chats. O aplicativo, desenvolvido para ser um aliado ao mensageiro, permite “enganar” seus contatos, enviando imagens ocultas. Isto é, você envia uma imagem, mas a miniatura aparece outra completamente diferente e a pessoa só descobre ao clicar na foto.

6. Marque conversas para ler depois

Sinalizando uma mensagem no WhatsApp pelo iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Sinalizando uma mensagem no WhatsApp pelo iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

É muito provável que isso já tenha acontecido com você. Você abre uma conversa que não pode responder no momento e deixa para mais tarde. Porém, acaba esquecendo daquela mensagem e deixa a pessoa sem resposta. Para ajudar em casos como esse, o WhatsApp criou o recurso para dispositivos iOS que permite sinalizar uma conversa para ser lida depois. Veja como fazer para sinalizar as mensagens do WhatsApp através do ícone de uma estrela.

7. Personalizar notificação de contato ou grupo 

Definindo toque personalizado para as chamadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Definindo toque personalizado para as chamadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Se você participa de muitos grupos ou recebe muitas mensagens diariamente, o WhatsApp tem um recurso que pode te ajudar. Para não se perder no meio de tantas notificações, o aplicativo permite personalizar os toques de contatos específicos, ou até grupos inteiros. Assim, é possível saber quem enviou uma mensagem antes mesmo de desbloquear a tela do celular. O recurso pode ajudar muito no dia a dia dos usuários. Veja como personalizar o toque de grupos e contatos no Android e no iOS.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elton Maron
    2016-01-18T12:28:10

    Cara que arrependimento comprar iPhone dei de presente de casamento po meu primo que não intende de tec... Fui logo po Android usando num Lenovo top ...

  • Apache Branco
    2015-11-03T22:49:20  

    Maldita inclusão digitaL,... TROUXE PARA A INTERNET UM MONTE DE CELERADOS SEM ESTUDO, QUE SE ACHAM INTERNAUTAS....bons tempos que so a galera mais up usava a rede.

    recentes

    populares

    • Apache Branco
      2015-11-03T22:49:20  

      Esse Zé ruela do apache deve estar se achando.

    recentes

    populares

    • Apache Branco
      2015-11-03T22:49:20  

      Deve ser um troller q sofreu bullyng na infância e tá querendo ibope usando nome falso

  • Alessandro Ramos
    2015-10-19T12:18:10  

    Essa de burlar o check azul não funciona, pelo menos não no android...

    recentes

    populares

    • Alessandro Ramos
      2015-10-19T12:18:10  

      So tenho três letras para vocês HTC.

    recentes

    populares

    • Alessandro Ramos
      2015-10-19T12:18:10  

      Adivinhão vc Bruno Gonçalves, pra dizer a verdade nem Galaxy Pocket eu tenho, o meu é daqueles primeiros androides que saíram, rsrs. Eu nem seria louco o suficiente de pagar mais q 400 num smarth, pra dizer mesmo a verdade ainda prefiro aqueles simplesinhos que so fazem e recebem chamadas e sms.

  • Carlos Fonseca
    2016-01-27T09:40:10

    tudo novo , kkk soqnunca

  • Clevysson Alencar
    2016-01-18T14:12:58  

    Tá, mas cadê as novidades?

    recentes

    populares

    • Clevysson Alencar
      2016-01-18T14:12:58  

      IAE BROTHER

  • Wagner Andrade
    2015-10-24T13:33:18  

    Aposto que os "favelados sem iPhone", não vão gostar dessa matéria.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-10-24T13:33:18  

      Ui cuidado, ele tem um iPhone 4 comprado na OLX.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-10-24T13:33:18  

      Ai o cara nem lê a materia, só olha as fotos que estão ilustradas pelo Iphone, e acha que só o Iphone tem esses recursos, e simplismente comenta buscando menos prezar os outros. Pessoas assim que pensam que são mais que outras, ainda não descobriram que quando morre da vida não leva nada, todo mundo termina no mesmo lugar. Abre o olho hipócrita ignorante!

  • Lucas Sousa
    2015-12-23T19:09:46

    Essa de marcar mensagens não é apenas para iOS, já tem um bom tempo que tem no Windows Phone também ;)

  • Felipe Milani
    2015-12-07T09:22:15  

    soh to esperando os "truques" "mágicos" que são "escondidos" pq tudo q tá listado aí ta claramente nas opçoes de sua devida seçao, techtudo é o pior portal de tecnologia q já vi na vida, nao sei pq ainda entro nessa porquera. Parece q soh tem redator q descobriu a tecnologia ontem!

    recentes

    populares

    • Felipe Milani
      2015-12-07T09:22:15  

      Ok, Einstein, pq não cria seu próprio blog hi-tech pra falar sobre seu "vasto conhecimento"? Serei o primeiro a entrar!

    recentes

    populares

    • Felipe Milani
      2015-12-07T09:22:15  

      Ok, Einstein! Aproveita também e cria um corretor automático porque esse seu está com um "POUQUINHO" de defeito, Mister Gênio!

  • Carlos Ferreira
    2015-12-13T05:57:18  

    iPhone não precisa disso tudo a conversa aparece toda na tela , deus estagiários ou é só ir lá e tira a opção, para que colocar em modo avião , desnecessário!

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2015-12-13T05:57:18  

      Essa Helen deve ser loira...kkkkk

  • Helen
    2015-10-19T16:56:00  

    Gostaria que tivesse um recurso que pudesse bloquear um contato, mas este contato continuar enviando msg, e a pessoa que bloqueou responde se quiser. ahaha

    recentes

    populares

    • Helen
      2015-10-19T16:56:00  

      Não precisa de recurso pra isso, é só responder se quiser.

  • Olavo Morett
    2015-12-16T19:20:31  

    o whats vai ser blo1queado por 48 horas , isso e uma brincadeira de mau gosto ne.

    recentes

    populares

    • Olavo Morett
      2015-12-16T19:20:31  

      Retaliação das Operadoras, que se não se organizarem, vão quebrar uma atrás da outra. O WhatsApp foi um cruzado de direita na cara das Operadoras!

  • Sergio Rodrigues
    2015-12-16T19:00:05

    Não tem nenhuma noticia sobre o bloqueio do Whatsapp, pela justiça?

  • Leandro Silva
    2015-10-20T09:38:32  

    Dá uma curtida...quem tb fez papel de idiota e entrou aqui para ler isso...

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2015-10-20T09:38:32  

      Acho que ele é cego e não sabe onde comentar kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2015-10-20T09:38:32  

      tamo junto!

  • Vixtor Xxx
    2015-11-17T16:58:43  

    Dicas mais velhas que andar pra frente!

    recentes

    populares

    • Vixtor Xxx
      2015-11-17T16:58:43  

      kkkkkkkkkkk

  • Alex Santos
    2015-11-30T19:52:23

    Que bosta forever

  • Bragadista Socorrita
    2015-11-03T11:16:27

    Que bosta

  • Marco Santos
    2015-11-01T10:29:48

    que bosta

  • Nicolas Monteiro
    2015-10-29T14:33:10

    Fizeram uma matéria falando das funções que outros apps tinham e o Whatsapp não, agora fazem uma matéria meia boca, provavelmente financiada, pra limpar a barra do whatsapp. Techtudo tá cada vez pior!

  • Letícia Queiroz
    2015-10-20T09:31:56  

    Essas matérias feitas por estagiários já deu hein... Desde quando é necessário colocar no modo avião pra pessoa não saber q vc leu? Existe configuração no próprio app q desliga a 'confirmação de leitura'

    recentes

    populares

    • Letícia Queiroz
      2015-10-20T09:31:56  

      Walisson, quando desativa a confirmação de leitura, nem você nem os seus contatos saberão quando outro efetivamente leu a mensagem, ou seja, você não saberá quando a outra pessoa leu, nem a outra pessoa saberá quando você leu. Funciona da mesma forma que o "visto pela última vez", quando há a desativação ninguém sabe de ninguém.

    recentes

    populares

    • Letícia Queiroz
      2015-10-20T09:31:56  

      Que anta esse Walisson, deve ter votado no PT.

  • Tico Lindao
    2015-10-19T11:38:47  

    Mas esse pessoal do techtudo é muito hacker não é possivel, eles sabem das coisas mais avançadas e uteis sobre whatsapp.

    recentes

    populares

    • Tico Lindao
      2015-10-19T11:38:47  

      Segundo o Tech Tudo o Baidu e o PC Faster são alguns dos melhores antivirus e ferramentas para PC.

    recentes

    populares

    • Tico Lindao
      2015-10-19T11:38:47  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Douglas Barreto
    2015-10-19T15:30:02

    Ai que você deve comprar um iPhone para fazer essas funções "escondidas" (no menu).

  • Juju Caxaça
    2015-10-19T11:42:12  

    Grupo no ZAPP para Torcedores do SPFC (CLUBE DA FÉ).... quem quiser fazer parte deixe o numero ai em baixo ... vamos SÃO PAULO !!!

    recentes

    populares

    • Juju Caxaça
      2015-10-19T11:42:12  

      Me vê um sorvete por favor!

    recentes

    populares

    • Juju Caxaça
      2015-10-19T11:42:12  

      (48) 99042976

  • Fabiano Ferronato
    2015-10-20T09:24:05

    novidades?

  • Peter Mileo
    2015-10-20T08:56:21

    mas e se adicionarmos 2 polininicos a linha de comando multimodal , assim teriamos 0.3149 Rf/g.y faixas adicionais!

  • Mari Souza
    2015-10-19T21:10:02

    Não vi novidades. Mas, já que foi útil para alguém, a matéria é válida!