Redes sociais

16/11/2015 09h00 - Atualizado em 16/11/2015 09h00

Dropbox e Facebook; 5 dicas para conectar a nuvem e a rede social

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Dropbox fechou recentemente uma parceria com o Facebook para estender a integração entre as duas plataformas. Com a mudança, é possível enviar arquivos do serviço de hospedagem de nuvem direto para um grupo na rede social. No entanto, utilizando outras ferramentas como o IFTTT e o próprio Android essa união pode ser ainda maior.

Como ver menos posts de marcas e produtos no feed do seu Facebook

Confira a lista com cinco dicas para conectar a nuvem e a rede social e aproveite. Vale lembrar que, de acordo com o Dropbox, o serviço recebe apenas o nome do usuário e seu endereço de e-mail para poder adicionar os arquivos. Enquanto isso, as empresas garantem que o Facebook não recebe nenhum tipo de acesso aos arquivos do Dropbox. 

Dicas ajudam na integração do Dropbox com Facebook (Foto: Divulgação/IFTTT)Dicas ajudam na integração do Dropbox com Facebook (Foto: Divulgação/IFTTT)

1) Desvincular minha conta com o Facebook

Caso esteja preocupado com a integração do Dropbox com o Facebook, é possível desfazer a conexão entre os serviços. Basta acessar a área de “Configurações” e clicar na guia “Conta”. Em seguida, clique em “desconectar” na área “Serviços conectados”. Nesta mesma parte, é possível vincular e desvincular a sua conta de Dropbox com outros sites parceiros, como Twitter, Gmail ou Yahoo Mail.

O usuário pode vincular contas do Gmail, Yahoo, Twitter e Facebook para facilitar a transferência de arquivos (Foto: Reprodução)O usuário pode vincular e desvincular contas do Gmail, Yahoo, Twitter e Facebook para facilitar a transferência de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Adicionar um arquivo ao meu grupo no Facebook

Esse processo é bem simples e pode ser feito direto pelo próprio grupo do Facebook. Neste caso, ao invés de adicionar um item do HD do seu computador, é só escolher o Dropbox como origem. Na mesma hora aparecerá uma janela para escolher em qual pasta se encontra o arquivo alvo. Você pode saber mais detalhes em Como compartilhar arquivos do Dropbox em grupos do Facebook.

O Facebook oferece duas opções de compartilhamento de arquivos em grupos: do computador e do Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso) O Facebook oferece duas opções de compartilhamento de arquivos em grupos: do computador e do Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

3) Compartilhar uma pasta do Dropbox com um amigo do Facebook

Através de um navegador web no seu PC, basta acessar a sua conta no Dropbox e localizar a pasta que precisa ser compartilhada. Depois, clique no botão “Compartilhar”, que se encontra no lado direito, e a página vai criar automaticamente um link para a pasta. Em seguida, digite o nome da pessoa no campo abaixo. Lembre-se que ela só aparecerá no resultado se tiver a sua conta do Facebook também associada ao Dropbox. 

É possível compartilhar uma pasta do Dropbox com contatos do Gmail ou Facebook (Reprodução)É possível compartilhar uma pasta do Dropbox com contatos do Gmail ou Facebook (Reprodução)

4) Compartilhar uma foto do Dropbox com Facebook

O Dropbox pode ser utilizado para guardar qualquer tipo de arquivo. Porém, o serviço tem recursos avançados para salvar e visualizar imagens. Para compartilhar uma foto ou outra no Facebook, você pode usar os apps no Android ou no iOS. Confira o passo a passo para realizar o processo tanto na rede social quanto no Facebook Messenger.

É possível fazer essa integração utilizando o Android ou iOS como ponte (Foto: Reprodução/Marvin Costa)É possível fazer essa integração utilizando o Android ou iOS como ponte (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

5) Fazer backup automático de suas fotos do Facebook no Dropbox

O Dropbox é uma ótima ferramenta para salvar fotos automaticamente, e isso pode ser feito também com as imagens postadas no Facebook. Porém, para esse procedimento funcionar, será preciso instalar no iOS ou no Android o aplicativo de conexões IFTTT.

O IFTTT faz todo o serviço sozinho (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O IFTTT faz todo o serviço sozinho (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na prática, o serviço cria um script automático que faz essa transferência entre as duas plataformas, sem precisar que o dono das contas faça o trabalho manualmente. Para usar o recurso, confira o passo a passo de como fazer backup automático.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares