28/11/2015 06h00 - Atualizado em 28/11/2015 06h00

Saiba quais são os videogames mais vendidos de todos os tempos

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

Dez videogames somam mais de 1 bilhão de unidades vendidas. Dos consoles atuais, o mais próximo de entrar no ranking é o Nintendo 3DS, que precisa vender mais 7,5 milhões de unidades para ultrapassar o NES, décimo da lista. Dentre PS4, Xbox One e Wii U, o videogame da Sony é o que tem o melhor desempenho, inclusive superior ao do console mais vendido da história. Confira a lista completa com os 10 videogames mais vendidos da história.

PlayStation 2: veja as curiosidades do console que comemora 15 anos

10. NES (Nintendo Entertainment System) –  61,91 milhões

O console da “geração 8 bits” da Nintendo foi lançado em 1983, e vendeu 61,91 milhões de unidades em todo o mundo, segundo dados oficiais da própria empresa. No Japão, país onde quase 20 milhões de unidades do videogame foram vendidos, o NES era conhecido como Famicom (Family Computer). O console foi o berço de jogos que se tornariam ícones como The Legend of Zelda e Super Mario Bros., que se tornaria o segundo game mais vendido da história, com mais de 40 milhões de unidades.

O NES foi lançado em 1983 e ocupa a 10ª posição entre os videogames mais vendidos (Foto: Reprodução/Wikipedia)O NES foi lançado em 1983 e ocupa a 10ª posição entre os videogames mais vendidos (Foto: Reprodução/Wikipedia)

9. PlayStation Portable (PSP) – 80,82 milhões

O primeiro portátil da Sony foi lançado no fim de 2004 e teve uma disputa acirrada com o Game Boy Advance, portátil da Nintendo. Segundo o site VGChartz, o PSP vendeu 80,82 milhões de unidades. O videogame teve 5 diferentes modelos, entre eles o PSP Go, que possuía um design onde a tela deslizava para cima, exibindo os botões. É o único portátil a usar uma mídia ótica, os UMDs, pequenos discos que podiam armazenar até 1.8 GB de dados quando usadas as duas camadas.

O PSP, primeiro portátil da Sony, é o novo videogame mais vendido da história (Foto: Reprodução/Wikipedia)O PSP, primeiro portátil da Sony, é o novo videogame mais vendido da história (Foto: Reprodução/Wikipedia)

8. Game Boy Advance (GBA) – 81,51 milhões

O portátil da Nintendo foi lançado em 2001 e vendeu 81,51 milhões de unidades até 2010. Os títulos campeões de vendas foram Pokémon Ruby e Sapphire (15,85 milhões de unidades) e Pokémon FireRed e LeafGreen Version (10,49 milhões), um remake colorido dos primeiros títulos da franquia Pokémon.

O Game Boy Advance vendeu 81,51 milhões de unidades (Foto: Divulgação/Nintendo)O Game Boy Advance vendeu 81,51 milhões de unidades (Foto: Divulgação/Nintendo)

7. Xbox 360 – 84,97 milhões

A disputa pelo sexto videogame mais vendido da história pode até ser considerado um empate técnico entre Xbox 360 e PlayStation 3. O segundo videogame da Microsoft foi lançado em 2005 e vendeu 84,97 milhões de unidades, segundo o site VGChartz, apenas 900 mil a menos que seu principal concorrente, o PlayStation 3. Entretanto, nessa geração o vencedor seria o Wii, como pode ser visto abaixo.

Xbox 360 mostrou a força da Microsoft no mundo dos videogames (Foto: Divulgação/Microsoft)Xbox 360 mostrou a força da Microsoft no mundo dos videogames (Foto: Divulgação/Microsoft)

6. PlayStation 3 – 85,96 milhões

A disputa pelo segundo lugar dessa geração foi acirrada entre o PS3 e o Xbox 360, já que o Wii sairia vencedor. O videogame da Sony foi lançado em novembro de 2006, um ano após o console da Microsoft. E demorou bastante tempo para engrenar, já que seu valor era alto para os padrões da época (500 dólares no modelo com HD de 20 GBs e 600 dólares naquele com 60GBs). Para piorar a situação da Sony, esses valores cobrados eram bem inferiores ao custo de fabricação, levando a empresa nipônica a sofrer prejuízo com os consoles por um bom tempo. Entretanto, o PS3 ajudou a consolidar o Blu-Ray, vencendo o formato concorrente, HD-DVD, que tinha apoio da Microsoft.

O PlayStation 3 teve uma disputa acirrada para chegar à 6ª posição (Foto: Divulgação/Sony)O PlayStation 3 teve uma disputa acirrada para chegar à 6ª posição (Foto: Divulgação/Sony)

5. Wii – 101,59 milhões

Após ver dois consoles “fracassarem”, a Nintendo resolveu mudar de estratégia. Ao invés de fabricar videogames poderosos como foram o Nintendo 64 e o GameCube, a empresa apostou em um equipamento mais simples, com uma interação até então inédita nos videogames: o controle de movimentos. Esse foi o Wii, lançado em 2006, e que alcançou vendas de 101,59 milhões de unidades, segundo dados oficiais da Nintendo. O console também teve o mérito de incluir grupos de pessoas até então ignorados, como idosos. 

Wii inovou na forma de jogar e alcançou pessoas antes ignoradas pelo mercado (Foto: Reprodução/Wikipedia)Wii inovou na forma de jogar e alcançou pessoas antes ignoradas pelo mercado (Foto: Reprodução/Wikipedia)

4. PlayStation – 104,25 milhões

O primeiro console da Sony foi lançado em 1994, e vendeu 104,25 milhões de unidades. O videogame foi fruto de uma parceria com a Nintendo, frustrada aos 45 do segundo tempo após decisão da criadora do Mario e Donkey Kong. A Sony decidiu levar o projeto adiante, sorte de nós, jogadores. No PlayStation vimos nascer franquias como Resident Evil e Gran Turismo (o título mais vendido com console, com 10,95 milhões), além de jogos que se tornaram clássicos como Metal Gear Solid e Final Fantasy VII.

Primeiro PlayStation mudou o mercado de consoles antes polarizado entre Nintendo e Sega (Foto: Divulgação/Sony)Primeiro PlayStation mudou o mercado de consoles antes polarizado entre Nintendo e Sega (Foto: Divulgação/Sony)

3. Game Boy – 118,69 milhões

O primeiro videogame portátil da Nintendo foi lançado em 1989. De apenas 8 bits, exibia apenas 4 tons de cinza e funcionava com 4 pilhas. Vendeu 118,69 milhões de unidades somando todos os seus modelos – o Pocket, uma versão reduzida, e o Light, versão do Game Boy Pocket mas com iluminação da tela. Nesse total são incluídos, ainda, as vendas do Game Boy Color, uma espécie de sucessor com cores do Game Boy original.

Game Boy foi o primeiro portátil da Nintendo, lançado em 1989 (Foto: Divulgação/Nintendo)Game Boy foi o primeiro portátil da Nintendo, lançado em 1989 (Foto: Divulgação/Nintendo)

2. Nintendo DS – 154,01 milhões

O Nintendo DS foi lançado em 2004 e foi o sucessor do Game Boy Advance. A grande inovação foi o uso de duas telas, uma delas sensível ao toque, algo que era muito utilizado em equipamentos como PDAs e agendas eletrônicas. A Nintendo lançou três modelos de DS: Lite, DSi e DSi XL, totalizando 154,01 milhões de unidades vendidas. Tanto o modelo original quanto o Lite possuíam retrocompatibilidade com o Game Boy Advance, através de uma entrada para cartuchos na parte inferior do portátil.

Nintendo DS inovou ao trazer duas telas para as partidas (Foto: Divulgação/Nintendo)Nintendo DS inovou ao trazer duas telas para as partidas (Foto: Divulgação/Nintendo)

1. PlayStation 2 – 157,68 milhões

O PlayStation 2 consolidou de vez a Sony como fabricante de videogames, totalizando 157,68 milhões de unidades vendidas. Assim como o PlayStation original fortaleceu o CD como mídia, o PS2 foi de grande auxílio para a popularização do DVD, tanto que muitas pessoas compravam o videogame apenas para assistir filmes e shows, já que seu preço era inferior aos tocadores de DVD da época. O uso dessa mídia, que tem capacidade de armazenamento de no mínimo 4,7GB, permitiu o desenvolvimento de jogos grandiosos, como God of War, Final Fantasy X, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, GTA: San Andreas e Gran Turismo 4.

PlayStation 2 é até hoje o videogame mais vendido da história (Foto: Divulgação/Sony)PlayStation 2 é até hoje o videogame mais vendido da história (Foto: Divulgação/Sony)






Qual é o melhor emulador para jogos no smartphone? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabricio Renan
    2016-09-12T23:11:35

    to aqui com o meu Xbox E*

  • Roberto
    2015-11-30T11:27:12

    eu só comprei consoles de video games ate a geração do palystation 2, hoje em dia só jogo games nos emuladores do meu notebook

  • Priscila Machado
    2015-11-28T08:50:50  

    Fiquei de cara em não termos nem super nintendo e mega drive nessa lista, e me surpreendeu que nintendo WII tenha ficado tão a frente de PS3 e XBOX 360.

    recentes

    populares

    • Priscila Machado
      2015-11-28T08:50:50  

      Nem o atari

    recentes

    populares

    • Priscila Machado
      2015-11-28T08:50:50  

      Playstation o melhor d todos os tempos

  • S. Marinho
    2015-11-28T22:22:11  

    e o zeebo?

    recentes

    populares

    • S. Marinho
      2015-11-28T22:22:11  

      2 un vendidas...protótipo...e o modelo para criarem a caixa

    recentes

    populares

    • S. Marinho
      2015-11-28T22:22:11  

      Eu já vi funcionando. Gráficos ridículos, infinitamente inferiores ao do PS1.

  • Rafael Souza
    2015-12-02T15:30:34  

    Larguem de ser burros!!! A lista é a nível mundial... Mais vendido no Mundo e não aqui no Brasil...

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2015-12-02T15:30:34  

      tá loko...?! quem te desacreditou man...

  • JOÃO JUNIOR
    2015-11-29T01:17:56  

    Facil o PS2 ser o mais vendido.....continua vendendo ate hoje e era facil de desbloquear...o que ajudou muito pois dava pra comprar varios jogos com 20 reais

    recentes

    populares

    • JOÃO JUNIOR
      2015-11-29T01:17:56  

      Releia meu último post!

    recentes

    populares

    • JOÃO JUNIOR
      2015-11-29T01:17:56  

      João Junior os gráficos do PS2 também eram muito bons para a época, quem não curtiu GTA Vice City o único ruim eram os loading.

  • Wellington Silva
    2015-12-08T11:00:33

    Bons tempos do Nintendinho 8bits, ainda tenho alguns cartuchos!!!

  • Zamas Junior
    2015-11-28T18:02:23  

    Mega Drive e Super Nintendo estão em outro patamar, por isso não foram listados... KKKKKKKK...

    recentes

    populares

    • Zamas Junior
      2015-11-28T18:02:23  

      Sim, "vou trocar o cartucho". "Fita", embora seja um termo extremamente popular e comumente utilizado, é incorreto. Videocassete e gravadores utilizavam fitas, que eram assim chamadas graças às fitas magnéticas onde os dados eram gravados. Videogames utilizavam cartuchos. Independente de debate.

    recentes

    populares

    • Zamas Junior
      2015-11-28T18:02:23  

      Edgard, você era feliz trocando o(s) cartuchos, e o demais (o povão, ou a população q jogava), era feliz troocando a fita. Perdi a conta de quantas vezes cheguei nas locadoras (icone dos anos 90) e perguntava se tinha fita nova pros games da epoca (Nes, Snes, Mega, 32x...) acho q só parei de usar o termo "fita", apos a chegada do Sega CD e do 3DO... Mas fita, tornou-se "direito adquirido". Nunca reclamaram patente... Boa jogatina!

  • Cristiano Souza
    2015-11-28T16:01:45  

    concordo acabou a era de consoles bons e jogos grandiosos agora so fazem porcaria para vender

    recentes

    populares

    • Cristiano Souza
      2015-11-28T16:01:45  

      Jogos modo completo sao quase o preco de um video game! novo

    recentes

    populares

    • Cristiano Souza
      2015-11-28T16:01:45  

      - e so espera po, depois de um tempo eles lançam com a dlçs em promo , so tem que espera kk

  • Eduardo Silva
    2015-11-29T11:51:06  

    Cd o super nintendo nessa lista???? Impossível não ser o primeiro ou segundo colocado afinal é na minha opniao e de muitos o melhor console de todos os tempos!!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2015-11-29T11:51:06  

      Será que é porque ele não está entre os 10 mais vendidos??

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2015-11-29T11:51:06  

      A lista não é dos melhores, é dos mais vendidos.

  • Eduardo Duarte
    2015-11-28T21:31:11  

    Uma lista sem Super Nintendo e Mega Drive não me passa credibilidade nenhuma

    recentes

    populares

    • Eduardo Duarte
      2015-11-28T21:31:11  

      A LISTA É DOS MAIS VENDIDOS E NÃO DOS MELHORES, POIS AÍ SIM ESSES DOIS ENTRARIAM.

    recentes

    populares

    • Eduardo Duarte
      2015-11-28T21:31:11  

      Entrariam se fosse um TOP 15!

  • Ivan Brito
    2015-11-28T20:49:28  

    Lista duvidosa!!!Game boy em terceiro??lembro na época que só playboy tinha.E sem falar da lenda Super Nintendo quem nem aparece entre os dez.Lista ridícula.

    recentes

    populares

    • Ivan Brito
      2015-11-28T20:49:28  

      A lista não é dos melhores, mas dos mais vendidos. E está correta. Obs. Jogo desde os anos 80. Sei do que estou falando.

    recentes

    populares

    • Ivan Brito
      2015-11-28T20:49:28  

      Bando de burro que não sabe ler e procurar!

  • Mks Suspensao
    2015-11-29T06:19:09  

    e o phanton system?

    recentes

    populares

    • Mks Suspensao
      2015-11-29T06:19:09  

      Clones não são computados!

  • José Silva
    2015-11-29T02:06:55  

    E o pai de todos: Atari. Fica onde?

    recentes

    populares

    • José Silva
      2015-11-29T02:06:55  

      Vendeu cerca de 27 milhões.

  • Vinicius Pazeto
    2015-11-29T17:44:30  

    o video game mais vendido vendeu menos que o ultimo lugar

    recentes

    populares

    • Vinicius Pazeto
      2015-11-29T17:44:30  

      erro meu

  • Diego Moura
    2015-11-29T11:24:17

    Eita to velho mesmo eu tive um game boy hahaha

  • René Júnior
    2015-11-29T01:02:38  

    E o Play 2 vai continuar sendo o mais vendido. Cada ano que passa menos se vende consoles.

    recentes

    populares

    • René Júnior
      2015-11-29T01:02:38  

      Com o preço que estão fica difícil mesmo... 2 mil e tantos um PS4... Só mesmo em suaves prestações... Pior é o preço dos jogos...

  • Jean Souza
    2015-11-29T12:00:23

    a matéria não é sobre qual é melhor e sim os mais vendidos IGNORANTES !

  • Madruguinha Corinthiano
    2015-11-28T22:33:43  

    Só faltou o Super Nintendo. Com certeza foi um dos mais vendidos, essa lista tá sem credibilidade.

    recentes

    populares

    • Madruguinha Corinthiano
      2015-11-28T22:33:43  

      Edgard, não sabia, valeu pela informação. Mas falando do video game, tirando a questão de vendas, é um dos melhores que já existiu! O Super Nintendo é lenda!!!

    recentes

    populares

    • Madruguinha Corinthiano
      2015-11-28T22:33:43  

      SNES está entre os 5 melhores da história, sem sombras de dúvidas...

  • Sergio Olive
    2015-11-28T22:42:04  

    PAPO FURADO. CADÊ O EXCELENTE MASTER SYSTEM COM SONIC NA MEMÓRIA? ALEX KID? DOUBLE DRAGON? CARMEM SAN DIEGO? CADILACS DINOSSAURS? WONDER BOY? MORTAL KOMBAT? STREET FIGHTER? ISSO SIM ERA TOP.

    recentes

    populares

    • Sergio Olive
      2015-11-28T22:42:04  

      Faltou o super Nintendo também.

    recentes

    populares

    • Sergio Olive
      2015-11-28T22:42:04  

      cara não se trata de bons jogos, se trata de quem vendeu mais. Master system veio antes de super nintendo que com ctza deve ter vendido mais unidades.

  • DIOGO VENTURI
    2015-11-29T04:02:16  

    Master System e Mega Drive ???

    recentes

    populares

    • DIOGO VENTURI
      2015-11-29T04:02:16  

      isso ta furado, seriam bilhoes e não milhoes

  • Daniel Oliveira
    2015-11-29T07:02:50

    Tec Toy pira no resultado!!!!

  • Victorzinedine
    2015-11-29T05:31:36

    Cade o polystation!!

  • Pescador Parrudo
    2015-11-28T20:42:07  

    Cade o Super Nintendo?

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2015-11-28T20:42:07  

      Atari vendeu cerca de 27 milhões. Fonte: VG Chartz.

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2015-11-28T20:42:07  

      É porque os SNES vendeu cerca de 49.10 milhões! Eu também pensei que havia sido mais.

  • Jimbo Jalutão
    2015-11-29T01:07:36  

    Com o NES, eles estão contando os clones? Porque aqui no Brasil praticamente ninguém tinha o NES oficial, eram só os Phantom Systems, Dynacoms e Top Games da vida, e acredito que era assim em praticamente todos os países de terceiro mundo. Se eles contarem os clones, aposto que o NES sai do décimo lugar fácil e sobre no mínimo para quarto.

    recentes

    populares

    • Jimbo Jalutão
      2015-11-29T01:07:36  

      Não. Somente as vendas dos consoles oficiais. Se botasse os clones na roda, o PS2 perdia de lavada! kkkkkk