31/12/2015 07h00 - Atualizado em 31/12/2015 07h00

Cinco lançamentos da Apple que decepcionaram em 2015

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Apple é a empresa mais bem-sucedida do mundo, mas também pode falhar feio. Em 2015, a maçã mostrou que nem sempre toma as decisões mais corretas na hora de lançar um produto no mercado, embora tudo o que crie agrade boa parte dos fãs.

Decepção: Preço de iPhone antigo permanece alto mesmo com lançamento do 6S

Seja por falta de uma funcionalidade popular, preço maior do que o de costume ou até mesmo escolhas ruins de design, seu ponto forte, cinco lançamentos não tiveram o sucesso esperado. Veja cinco produtos que não agradaram ou não atenderam as expectativas depositadas neles neste ano.

1) Magic Mouse

A Apple lançou a segunda geração de seu mouse sensível ao toque em 2015 com uma melhoria bem-vinda: uma bateria recarregável embutida. Porém, a novidade chegou com uma falha crucial de design, já que a entrada para o carregador fica na base do dispositivo. Com isso, o usuário deve manter o mouse de cabeça para baixo para recuperar energia, algo, no mínimo, incomum.

Magic Mouse 2 não pode ser usado enquanto recarrega (Foto: Reprodução/Reddit)Magic Mouse 2 não pode ser usado enquanto recarrega (Foto: Reprodução/Reddit)

Em defesa da Apple, o Magic Mouse 2 leva menos de 5 minutos para recarregar. Mas, fica a decepção por conta de um conector que poderia vir na parte da frente, como um mouse comum, permitindo que o mouse seja usado enquanto está conectado à entrada USB do Mac.

2) Smart Battery Case

Lançado no começo de dezembro, o case com bateria oficial da Apple chamou atenção pela aparência, mas de maneira negativa. Ao contrário de concorrentes como a popular Mophie, a Smart Battery Case tem uma protuberância na traseira que deixa o visual do iPhone 6S um tanto estranho, e ainda expõe um problema dos celulares da marca. Afinal, por que o iPhone ainda não vem equipado de fábrica com uma bateria grande e durável de verdade?

Protuberância e preço da capa com bateria oficial da Apple não agradaram (Foto: Divulgação)Protuberância e preço da capa com bateria oficial da Apple não agradaram (Foto: Divulgação/Apple)

Tim Cook saiu em defesa do produto, dizendo que a escolha de design permite criar um case de peça única que encaixa no celular mais facilmente do que a concorrência. Porém, a capa com bateria extra é ainda mais cara que modelos não-oficiais com a mesma capacidade, e não traz benefício claro além da exibição da carga direto no iOS 9.

3) Apple Pencil

A Apple rechaçou a opinião de Steve Jobs e lançou em 2015 a Apple Pencil para equipar o novo o iPad Pro, que tem tela gigante de 12,9 polegadas. Considerada pela Apple como a caneta ideal para artistas digitais, ela é vendida à parte por um preço astronômico: no Brasil, R$ 849 a prazo ou R$ 764,10 à vista, alto demais até mesmo para os padrões de preços elevados da dona do iPhone.

Apple Pencil é cara e recarrega de modo perigoso (Foto: Reprodução/Reddit)Apple Pencil é cara e recarrega de modo perigoso (Foto: Reprodução/Reddit)

Como se o preço altíssimo não bastasse, a caneta stylus sofre da mesma falha de design vista no Magic Mouse 2 na hora de recarregar: é impossível usar o iPad Pro durante o carregamento, e a posição que a caneta fica ainda pode causar acidentes fáceis para os mais desastrados.

4) Apple Maps

Causa de pedidos públicos de desculpas por Tim Cook no passado, o Apple Maps mais uma vez não decolou em 2015. A função de mapas de transporte público, por exemplo, que é tão popular entre usuários do Google Maps, chegou este ano no app da maçã somente na China, e não tem previsão para desembarcar no Brasil.

Apple Maps ainda não chega perto do Google Maps (Foto: Divulgação)Apple Maps ainda não chega perto do Google Maps (Foto: Divulgação)

5) Apple Watch

Talvez o produto da Apple mais aguardado desde o lançamento do iPhone, o Apple Watch foi um sucesso de vendas em 2015, mas, para muitos, principalmente por causa do poder de marketing da companhia, e menos devido a suas qualidades. Ao contrário de aparelhos como Mac, iPad, iPod e iPhone, o smartwatch da maçã, definitivamente, não revolucionou o mercado como se esperava.

Apple Watch tem bateria de curta duração e poucos apps (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Apple Watch tem bateria de curta duração e poucos apps (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O relógio não traz superioridade aparente quando comparado a outras opções no mercado, a não ser pela integração com o iOS e suporte a aplicativos, mas que ainda estão longe de serem populares.

Além disso, pesa na balança a ausência de uma solução para a bateria desse tipo de dispositivo, que ainda precisa ser recarregada diariamente. No final, smartwatches continuam com os mesmos problemas de antes da chegada o Apple Watch, que se tornou apenas mais um deles.

Testamos o Apple Watch; veja como ele funciona neste vídeo

Comprar o iPhone 6S ou esperar pelo iPhone 7? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Lima
    2016-02-04T21:15:16

    tudo pelo design, colocar as portas USB e plug de fones de ouvido atras da tela do Mac e um porre, agora isso com o mouse, aos poucos vou dizendo ADEUS a apple.

  • Pablo Camargo
    2016-01-07T14:47:55  

    legal e ver idiotas desmiolados defendendo uma empresa que cobra 800,00 reais por uma caneta que nem escreve... tá serto

    recentes

    populares

    • Pablo Camargo
      2016-01-07T14:47:55  

      Acho que alguém não entendeu a "ironia"

    recentes

    populares

    • Pablo Camargo
      2016-01-07T14:47:55  

      Nem insista que nunca vai entender. ..

  • Fernanda Voi
    2016-01-02T14:45:51  

    Apple é Apple e resto é resto! Qualidade Apple é indiscutível... Ela é sinônimo de qualidade, durabilidade e bom suporte ao cliente. Invejada, as vezes copiada, mas sempre respeitada, Apple é Apple. Pessoa com iPhone ostenta felicidade, pessoa com Android sustenta dificuldade.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-01-02T14:45:51  

      Caiu ja era . Adroid não está longe da apple, o que é indiscutivel é a segurança que a apple tem.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-01-02T14:45:51  

      Maurício, você misturou empresa com sistema. Android não é uma empresa, nem um aparelho celular.

  • Marcos Cardoso
    2016-01-12T21:35:21

    DIZER QUE O APPLE WATCH DECEPCIONOU É NO MINIMO RIDICULO TENHO DOIS UM DE AÇO DE 42 COM PULSEIRA DE ELOS E UM SPORT DE 44 COM PULSEIRA AZUL MEIA NOITE E POSSO DIZER QUE SÃO PERFEITOS, A MATERIA COMEÇA FALANDO DE 5 PRODUTOS DA APPLE QUE DECEPCIONARAM DEPOIS O ARGUMENTO MUDA PARA "mas, para muitos, principalmente por causa do poder de marketing da companhia, e menos devido a suas qualidades"

  • Marcos Cardoso
    2016-01-12T21:35:34

    ORA E OS MUITOS QUE COMPRARAM E TORNARAM O APPLE WATCH O MAIS VENDIDO DA CATEGORIA? EI ESTAGIARIO VOCÊ ESTA GANHANDO QUANTO PARA FALAR MAL DA APPLE? POR ACASO EXISTE ALGUM SMARTPHONE OU WATCH COM BATERIA QUE DURA 3 MESES? A NOVA APLLE TV É FANTASTICA O APLLE WATCH É ESPETACULAR E O NOVO IPHONE 6 S PLUS QUE FILMA EM 4K TEM UMA BATERIA LEGAL

  • Juliano Ferreira
    2015-12-31T16:16:12  

    MAC e MAC ,nao e para qualquer um, nao troco meu iphone 6 por nada ja uso ipohone desde o primeiro lançamento , nao troco meu MAC book e nem meu Imac por nenhum widows , tenho Imac a 6 anos edito videos no Final cut e uso o Adobe premier , NUNCA TRAVOU , eu disse NUNCA TRAVOU kkkkk , agora mesmo estou subindo um video de 1:30 , editando no adobe outro video e vendo video no youtube kkkkk

    recentes

    populares

    • Juliano Ferreira
      2015-12-31T16:16:12  

      Agora só falta retornar à escola e aprender a escrever.

    recentes

    populares

    • Juliano Ferreira
      2015-12-31T16:16:12  

      Pois é. E não sei porque ele usa premiere e final cut ao mesmo tempo se os dois fazem a mesma coisa. Se ainda fosse premiere + after effects, que se complementam, ainda vai. Sem falar que os programas da Adobe estão disponíveis pra Windows.

  • Carlos Dinão
    2016-01-06T12:15:40

    Sinceramente? A Apple não é mais a mesma depois da ausência do tio Steve.

  • Zé Silva
    2015-12-31T10:38:22  

    Apple é mais uma empresa qualquer que apostou numa ideia, vender caro pra vender.

    recentes

    populares

    • Zé Silva
      2015-12-31T10:38:22  

      Uma empresa qualquer? no minimo estranho! pois uma empresa qualquer não é considerada a mais bem sucedida do mundo.

    recentes

    populares

    • Zé Silva
      2015-12-31T10:38:22  

      Mais bem sucedida no mundo? Quem te disse isso?

  • José Filho
    2016-01-05T10:40:04

    dizem que com o dinheiro do iphone dá pra comprar um smart top(tipo um lumia ou um samsung que deixam o iphone no chinelo) e um pc razoável

  • Charles Butrico
    2015-12-31T12:35:31  

    Resumo da matéria: inveja.

    recentes

    populares

    • Charles Butrico
      2015-12-31T12:35:31  

      todas as aplletes se sentiram ofendidas,tech tudo não passou vaselina no rabinho dessas bonecas

    recentes

    populares

    • Charles Butrico
      2015-12-31T12:35:31  

      Matéria que foi copiada de outros sites internacionais que dizem a mesma coisa. A Apple continua referência em qualidade de seus produtos, mas ela também comete erros e, querendo ou não, esses que aí estão citados foram sim algumas mancadas que a empresa deu esse ano.

  • SIDNEY GUEDES
    2016-01-04T19:59:06

    Espero poder continuar acreditando nas matérias do TECHTUDO. Errar é humano.

  • SIDNEY GUEDES
    2016-01-04T19:55:20

    onde esta o meu comentário.

  • Genilson
    2015-12-31T12:43:50  

    Pra mim apple é so para pessoas que se sentem um playboy e patricinhas,muitos podem ate me critica dizendo que eu falo isso por que nao posso ter um Iphone,poder eu posso sim,porém conheço algumas pessoas quem tem iphone e anda apé,eu tenho um celular de R$800,00 e tenho meu carro,e muitos que nem se quer tem R$200,00 no bolso,mas tudo na vita questao de prioridade.

    recentes

    populares

    • Genilson
      2015-12-31T12:43:50  

      Nunca tive necessidade de ter carro. Tenho o iPhone 6s Plus, uso roupas de marcas, trabalho em banco e pago minhas contas. Não tenho filhos. Não sou casado. Tenho casa própria e nenhum cachorro pra dar água.

    recentes

    populares

    • Genilson
      2015-12-31T12:43:50  

      eu nao tenho R$50,00 no bolso, nem iphone, nem uso roupa de marca... tô f*d*do... snifsnif

  • Dalton Costa
    2016-01-03T11:45:26

    A maioria das pessoas que usa produtos da Apple não sabe utilizar os recursos que os aparelhos oferecem. Usam apenas por modismo ou ostentação. Mas os recursos do Iphone não valem o valor cobrado no Brasil.

  • Murilo Carvalho
    2016-01-02T19:49:02

    toda vez que tem notícia de Iphone têm os hates de sempre, cambada de gente mal amada.

  • Ricardo Mota
    2016-01-02T14:22:12

    Muitas pessoas dão o status de "equipamento fim", para equipamentos que são apenas "meio". Se preocupar em investimentos que realmente dão retorno ninguém quer.

  • Ricardo Mota
    2015-12-31T15:18:58  

    Apple sem Jobs = Nada

    recentes

    populares

    • Ricardo Mota
      2015-12-31T15:18:58  

      Aí que tá. Desde a morte do jobs a Apple só segue as tendências. Nunca mais revolucionou mercado algum.

    recentes

    populares

    • Ricardo Mota
      2015-12-31T15:18:58  

      Concordo, Mirai. A Apple de Hoje Segue tendências e corre atrás do concorente. Ela deixou de ser pioneira e lider para se tornar uma mera coadjuvante. Hoje o que importa é quantidade de vendas e não exclusividade..

  • Wladimir Froes
    2015-12-31T20:20:49  

    Comprem um HTC e larguem essa porquera.

    recentes

    populares

    • Wladimir Froes
      2015-12-31T20:20:49  

      Não no Brasil.

    recentes

    populares

    • Wladimir Froes
      2015-12-31T20:20:49  

      Oswaldo Silva existe e fabrica os melhores celulares do mundo.

  • Bruno Tavares
    2015-12-31T22:31:22  

    Todos que falam mal da google, android queira ou não tem que aceitar que a google e maior, aquele q nunca utilizou um serviço que me fale, quem nunca pesquisou, viu videos youtube, mais para mim ate celular de 500R$ faz as mesmas coisa que 90% dos usuarios de iphone fazem zap zap e facebook so, resto e ostentar

    recentes

    populares

    • Bruno Tavares
      2015-12-31T22:31:22  

      Ronaldo!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Bruno Tavares
      2015-12-31T22:31:22  

      Brilha muito no Corinthians!

  • Márcio Araújo
    2015-12-31T19:50:37  

    Essa Apple é a causa do pecado ter entrado no mundo! Disso ninguém fala...kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Márcio Araújo
      2015-12-31T19:50:37  

      kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Márcio Araújo
      2015-12-31T19:50:37  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Cassiano Filho
    2016-01-01T10:36:46

    Somente idiotas ostentação compram coisas idiotas tão cara só pra dizer que tem Apple...o dia que essa empresa disser que cocô de burro engorda ou emagrece, vai ter muita gente baixando a boca nos "cocozais"... o dia que eu der quase 4 mil em um Iphone, podem me internar em um hospício.

  • Robson Volpato
    2016-01-01T00:21:14  

    Simples, cada um vai lá e compra aquele que achar mais conveniente e paremos com esse bla bla bla de achar que esse ou aquele é melhor, nós brasileiros temos esse hábito, palpitamos em tudo até no que não é nosso... enfim: Feliz 2016....

    recentes

    populares

    • Robson Volpato
      2016-01-01T00:21:14  

      Falou e disse! Brasileiro entende mais dos assuntos dos outros que os seus próprios. Claro que temos algumas exceções!

    recentes

    populares

    • Robson Volpato
      2016-01-01T00:21:14  

      Ronaldo!!!!

  • Hildo Marcelos
    2016-01-01T10:22:14

    Só muamba pro sujeito gastar grana, só porcaria!!!

  • Timão Hexa
    2016-01-01T10:18:46

    mto loko esse apple watch

  • Xavier
    2016-01-01T05:41:02  

    Vai chegar um dia que o dono da Apple vai colocar uma maçã podre e cheio de bicho por 2000 reais e vai ter um monte de applezete dormindo na porta da loja pra comprar e ainda vai querer tirar onda.

    recentes

    populares

    • Xavier
      2016-01-01T05:41:02  

      no mundo inteiro ne amigo....o mundo inteiro ta errado, e fazem filas e filas pra comprar um celular para aparecer, certo é o brasileiro que gosta de celular de 8 núcleos...sensor infra vermelho, câmera de 30 mlx....sensor de peido, um monte de porcaria que nunca vai usar...