Jogos de RPG

27/12/2015 07h00 - Atualizado em 27/12/2015 07h00

Confira a lista com os 10 melhores jogos do ano para o PlayStation 4

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

No segundo ano de vida do PS4, o console recebeu grandes títulos exclusivos e multiplataforma, ampliando consideravelmente sua biblioteca de jogos. Entre os títulos estão The Witcher 3: Wild Hunt, Bloodborne e Fallout 4. Confira a lista com os 10 grandes games de 2015 para o PS4.

Melhores jogos do ano: The Witcher, Bloodborne e Fallout são destaques

The Witcher 3

Seria injusto começar a lista de melhores jogos do PS4 sem destacar The Witcher 3: Wild Hunt, o ambicioso RPG de ação da desenvolvedora polonesa CD Project Red. O terceiro jogo protagonizado pelo bruxo Geralt de Rívia, baseado nas obras escritas por Andrzej Sapkowski, trouxe um dos maiores e mais detalhados mapas já lançados na história dos games.

The Witcher 3: Wild Hunt (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)The Witcher 3: Wild Hunt surpreendeu com narrativa envolvente. (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

The Witcher 3 surpreendeu com narrativa envolvente, missões paralelas ricas em conteúdo, personagens marcantes e um sistema de combate dinâmico e aperfeiçoado em relação ao seu predecessor. No aspecto visual, o game pode ser considerado um dos RPGs mais belos, com grande variedade de cenários e inimigos. Wild Hunt foi eleito o melhor do ano pelo The Game Awards 2015, o “Oscar dos games”.

Bloodborne

Bloodborne é o melhor game exclusivo do PS4 até o momento. Criado pelo estúdio japonês From Software e idealizado por Hidetaka Miyazaki  – responsável por Demon’s Souls e Dark Souls  –, Bloodborne conseguiu incrementar a jogabilidade da série Dark Souls para oferecer uma experiência mais acessível a todos.

É realmente difícil encontrar defeitos no exclusivo de PS4. A história é misteriosa o bastante para fazer qualquer jogador revisitá-la e, além disso, a ambientação gótica  – uma versão macabra da Era Vitoriana  – é de encher os olhos, fazendo bom uso do hardware do console mais recente da Sony.

Bloodborne (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Bloodborne é o melhor game exclusivo do PS4 até o momento. (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Embora seja um game mais fácil de entender, Bloodborne tem como principal característica o elevado nível de dificuldade. Caso você goste de jogos punitivos e desafiadores, essa é a melhor opção do gênero em 2015.

Fallout 4

Depois da Bethesda ter construído um hype gigantesco para Fallout 4, o jogo de mundo aberto em primeira ou terceira pessoa finalmente foi lançado no início de novembro. Com um mundo pós-apocalíptico, Fallout 4 não reinventou a franquia, mas trouxe exatamente o que os fãs queriam: horas de conteúdo – mais de 400 horas.

As mecânicas de tiro foram nitidamente melhoradas, porém o sistema V.A.T.S, uma das marcas registradas da franquia, felizmente permaneceu. Fallout 4 também apresentou uma bela terra devastada situada no século 23, com construções para serem exploradas e milhares de inimigos radioativos espalhados pela Boston pós-apocalíptica.

Fallout 4 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Fallout 4 possui milhares de construções para serem exploradas. (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Marcado como o ultimo trabalho de Hideo Kojima à frente da franquia Metal Gear, The Phantom Pain explicou as brechas pouco esclarecidas sobre a trama de Big Boss. Com uma das melhores e mais fascinantes introduções dos videogames, o título entrou para a história sendo o primeiro jogo de mundo aberto da franquia (e primeiro do gênero stealth também).

Recheado de conteúdo e acontecimentos que envolvem intrigas geopolíticas, The Phantom Pain tem jogabilidade furtiva e mecânicas de tiro em terceira pessoa mais precisas. Além de cativar o jogador com uma história memorável em tom de despedida, Kojima entregou um mapa do Afeganistão incrivelmente belo e repleto de possibilidades de ação.

Metal Gear Solid V (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Metal Gear Solid V é o primeiro jogo de mundo aberto da franquia. (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Until Dawn

Until Dawn é aquele típico filme de terror adolescente: oito jovens protagonizam uma história contada em moldes hollywoodianos envolvendo um assassino psicopata à solta em um chalé isolado da civilização. Seguindo uma fórmula baseada em exploração e nas decisões dos personagens, o título exclusivo do PS4 é clichê, enigmático e tem vários caminhos e finais a serem percorridos.

O elenco de Until Dawn conta com atores reais e, por isso, o trabalho de captura de movimentos está impecável. Visualmente falando, Until Dawn é um dos games mais belos do PS4, com destaque para as expressões que esbanjam realismo.

Until Dawn (Foto: Divulgação/Sony)Until Dawn tem captura de movimentos de atores reais. (Foto: Divulgação/Sony)

Rocket League

Inicialmente disponível de graça aos assinantes do serviço PlayStation Plus, Rocket League comprovou que ideias inusitadas podem dar certo no universo dos games. Afinal, trata-se de um jogo no qual os usuários controlam potentes veículos em partidas de futebol. Ele funciona tanto online como no modo para um único jogador.

Rocket League merece estar na lista dos melhores jogos de PlayStation 4 de 2015, pois não é sempre que a premissa “futebol de carros” funciona tão bem. Diversão é a palavra que resume o futebol acrobático de Rocket League.

Rocket League (Foto: Divulgação/Psyonix)Rocket League (Foto: Divulgação/Psyonix)

Mortal Kombat X

O mais recente capítulo da franquia de luta - sequência direta do reboot Mortal Kombat -detalha os acontecimentos de Mortal Kombat 4 e ressuscita a fórmula de movimentos precisos que consagrou a série, atualmente produzida pela NetherRealm Studios.

O décimo episódio traz um visual incrível, digno de nova geração, que inclui cenários detalhados e fatalities brutais com muito sangue jorrando na tela. Em 2015, não houve nenhum outro jogo de luta capaz de superar a qualidade gráfica e a jogabilidade enraizada no 2D de Mortal Kombat X.

Mortal Kombat X (Foto: Divulgação/Warner)O décimo episódio de Mortal Kombat X traz visual incrível. (Foto: Divulgação/Warner)

Batman: Arkham Knight

Deixando de lado a versão mal otimizada para PC, Batman: Arkham Knight cumpriu o que prometeu no console da Sony. O terceiro e último episódio da trilogia da Rocksteady multiplicou consideravelmente o universo de Arkham City e implementou o Batmóvel como veículo jogável.

Mas o Batmóvel não foi um simples acessório para facilitar a locomoção do homem-morcego. O veículo tornou-se uma verdadeira máquina de guerra, com metralhadoras e mísseis, sendo imprescindível em determinados confrontos e puzzles. Recheado de vilões, belos gráficos e história interessante, Arkham Knight é o maior e melhor jogo baseado no super-herói.

Batman: Arkham Knight (Foto: Divulgação/Warner)Batman: Arkham Knight (Foto: Divulgação/Warner)

Dying Light

Digamos que Dying Light é o Dead Island que deu certo. Lançado no início deste ano apenas para as plataformas da oitava geração, o game de zumbis em mundo aberto desenvolvido pela Techland tem como principal atrativo a movimentação de parkour, que possibilita ao protagonista alcançar qualquer plataforma vertical da cidade de Harran.

Trata-se de um jogo de zumbi em primeira pessoa com foco em exploração e sobrevivência. Ainda que o mapa de Dying Light não seja dos maiores, a ambientação é caprichada e foi minuciosamente projetada para deixar a verticalidade mais dinâmica.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

É válido ressaltar que o game muda completamente no período noturno: os zumbis ficam muito mais agressivos e surgem em maior número. Dying Light foi um dos jogos mais divertidos lançados para PlayStation 4 em 2015.

Dying Light (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Dying Light foi um dos jogos mais divertidos lançados para PS4. (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Call of Duty: Black Ops 3

Desenvolvido pela Treyarch, o título dá continuidade à série Black Ops trazendo uma campanha cooperativa para até quatro jogadores, um modo coop zumbi viciante e o multiplayer competitivo garante horas de jogatina.

Embora o início de Call of Duty: Black Ops 3 tenha sido um tanto conturbado devido a sérios problemas de instabilidade nos servidores nacionais, a qualidade do game é inquestionável. Possui três robustos modos de jogo para todos os gostos e mecânicas de tiro que retornaram às raízes da franquia, deixando de lado a frenética movimentação de Advanced Warfare.

Call of Duty: Black Ops 3 (Foto: Divulgação/Activision)Call of Duty: Black Ops 3 (Foto: Divulgação/Activision)

É claro que o ano do PS4 não se resume apenas aos 10 títulos listados acima. Os jogos que também conseguiram se destacar em meio aos principais lançamentos merecem ser agraciados com menções honrosas, como o simulador de corridas Project CARS, a coletânea remasterizada Uncharted: The Nathan Drake Collection, o surpreendente Life is Strange e Assassin’s Creed: Syndicate.

O que você está achando de The Witcher 3? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luís Camargo
    2015-12-27T14:59:38  

    Eu tinha um PS4 e só me deu problemas, dois consoles que eu peguei tinha o problema de auto eject o que fez eu perder as esperanças pegar reembolso do aparelho e comprar um ONE, sinto muita falta do PS4 ainda, principalmente na hora de ligar o console e a instalação dos jogos pois no PS4 vc coloca disco olha pra Tv já instalou no ONE vc pode ir no banheiro, ir almoçar, ir visitar seus parentes, voltar jantar e quando olhar pra TV esta ainda de 95% --'

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2015-12-27T14:59:38  

      pra quem nao sabe, o ps4 so e fabricado em um pais (china) e montado apenas em um pais (brasil).

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2015-12-27T14:59:38  

      Cara, eu tinha esse problema.. Realmente é muito triste.. Mas consegui resolver abrindo o console e dando uma raspada no sensor de toque que ejetava o disco... O problema acontece devido a oxidação e essa solução resolveu pra mim! Nunca mais tive esse problema!

  • Bruno
    2017-04-25T10:17:52

    eu to por esperar meu ps4 com vr chegar.....

  • Sara Sherazard
    2015-12-27T18:26:23  

    gente oque é melhor um PS4 ou XBOX one? estou na duvida de qual comprar...

    recentes

    populares

    • Sara Sherazard
      2015-12-27T18:26:23  

      Compra o mais barato..os dois são excelentes.

    recentes

    populares

    • Sara Sherazard
      2015-12-27T18:26:23  

      Tenho o one , o 360 e comprei o PS3, pois ja tive o 2 e digo que nao comprarei o 4. Achei o 3 uma M

  • André
    2015-12-27T13:52:52  

    Fallout 4 não está com os gráficos belíssimos mas o jogo é viciante antes de jogar não achava o jogo lá essas coisas mas agora só jogo ele.

    recentes

    populares

    • André
      2015-12-27T13:52:52  

      Ainda não tive a oportunidade de jogá-lo, mas o que vc disse só me deu mais vontade de jogar.

  • Daniel Carlos
    2015-12-27T22:02:13  

    Eu tenho one e ps4 vou reclamar de quem? A ta da nitendo odeio jogos do wii kkkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Carlos
      2015-12-27T22:02:13  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rdgonico
    2015-12-28T10:38:44

    Imagina na hora que lançar Dark Souls 3. Via ser a aniquilação do x-one

  • Realmember Fox
    2015-12-28T10:29:26  

    Só lixeira!!! BloodBorne e The Witcher 3 foram os únicos games surpreendentes desde o lançamento do PS4. No meu ponto de vista o PS4 não passa de um PS3 Remasterizado. Foi nada impactante em relação a geração passada, lado à lado a diferença gráfica entre o PS4 e o PS3 tem nada de soberbo. Controle que descarrega muito rápido, menus mais confusos do q o do PS3, maioria dos jogos é Remasterizado. Antes que me critiquem eu sou Sonysta de carteirinha mas sei aceitar o defeitos.

    recentes

    populares

    • Realmember Fox
      2015-12-28T10:29:26  

      Galera não aceita a verdade. Você pergunta porque compraram o PS4 e falam que é por causa dos exclusivos. Ai vai ver é tudo jogo de PS3 versão colgate.

    recentes

    populares

    • Realmember Fox
      2015-12-28T10:29:26  

      o Brasileiro pena pra comprar um PS4,e ainda tem que ter a TV em 4K pra usar o game.10 mil no mínimo pra usufruir o máximo do game.E os sonystas ainda vem querer tirar onda.

  • Rayan Pignaton
    2015-12-27T15:33:26  

    Faltou o The last of us nessa Lista

    recentes

    populares

    • Rayan Pignaton
      2015-12-27T15:33:26  

      Galera não deixa um remaster pra trás kkkk Quando perguntam qual o melhor jogo de PS4: - É TLOUS! Uai... esse jogo não era do PS3?

    recentes

    populares

    • Rayan Pignaton
      2015-12-27T15:33:26  

      kkk The Last of us??no máximo um remaster colega!!

  • Marco Santos
    2015-12-28T11:14:22  

    Interessante é ver que dos 10 jogos, 7 é multiplataforma. A Sony deixou a desejar desde o lançamento do PS4 no que diz respeito a exclusivos. Façam abaixo, seu top 10 de exclusivos para PS4 :

    recentes

    populares

    • Marco Santos
      2015-12-28T11:14:22  

      Cadê os top 10 ?

    recentes

    populares

    • Marco Santos
      2015-12-28T11:14:22  

      Cara quer exclusivos pra tentar zuar os amiguinhos que tem xbox one...kkkkkkk...Quantum Break tá vindo ai fera.

  • Valdeci Mamude
    2015-12-30T12:00:51

    O PS4 está com nota 8, sendo que possui os melhores exclusivos !

  • Isaquehg
    2015-12-29T23:32:05

    O the witcher ta acima do bloodborne mas ta c 9 na análise e bloodborne ta c 10

  • Carlos Lima
    2015-12-27T12:14:48  

    cod e rocket league kkkk ou o ano foi ruim de lançamento ou o cidadão ta de brincadeira

    recentes

    populares

    • Carlos Lima
      2015-12-27T12:14:48  

      Tb não gostei de Rocket League, mas há quem goste. Da lista ainda quero experimentar o Until Dawn.

    recentes

    populares

    • Carlos Lima
      2015-12-27T12:14:48  

      Vale mais a pena assistir q e mais p um filme do que jogo mas o jogo e MT loco e os gráficos estão MT bons e tem até o ator do need for speed o filme

  • Leony Belarmino
    2015-12-28T10:33:46  

    unico jogo que eu sinto falta do xbox é Horizon, mais o play 4 foi a melhor compra q fiz.

    recentes

    populares

    • Leony Belarmino
      2015-12-28T10:33:46  

      mais esse need novo é mto loco.

    recentes

    populares

    • Leony Belarmino
      2015-12-28T10:33:46  

      O problema e q eu jogo c meus amigos em tela dividida então eu queria um jogo q desse p jogar de 2

  • Isaquehg
    2015-12-28T19:07:20

    Pelo menos desta vez substituíram bizzara por macabra kkk obs:não li a matéria inteira talvez tenha bizarra sim

  • Carlos Schneider
    2015-12-27T21:47:42  

    Com poucos lançamentos exclusivos a Sony continua soberana, imagina quando lançar os Blockbuster. Problema do Xone é viver de Forza e Halo.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-12-27T21:47:42  

      O que acontece é que faz upscaling entre as duas resoluções pra tentar manter o mínimo de problema possíveis. Noo, mas no PS4 não faz isso. Errado! Faz sim e continua fazendo a mesma coisa. CoD BO3 é o mais recente. Fora o SW Battlefront. Ah e sobre FPS, Bloodborn teve grande problemas com oscilação de fps e loading. Não que o jogo seja ruim. The Witcher 3, meu deus. Dava até dó , sorte que lançou atualização pra melhorar o fps do PS4. Mas sempre foi assim, uma hora ou outra sempre algum erro ou bug vai aparecer para alguma plataforma.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-12-27T21:47:42  

      Igual ao Fallout cair pra 0 (ou seja travar) no One. Tem mesmos videos mostrando acontecendo a mesma coisa no PS4. Procura ai videos no youtube (não da pra colocar link aqui) sobre comparação da dash do One com do PS4. Enquanto isso, fico no aguardo de um exclusivo do PS4 que seja 1080p 60fps, porque até agora nada! Nem Uncharted vai ser rsrs

  • Kayk Ribeiro
    2015-12-28T10:50:38

    life is strange é mesmo surpreendente , merecia estar na lista talvez no lugar do rocket league

  • Hugo Souza
    2015-12-28T07:50:08

    Só 2 exclusivos??

  • Jeyhoub
    2015-12-28T06:54:31

    Estou esperando o Far Cry Primal !! A proposta da Ubisoft é boa , só espero que o game não seja uma decepção

  • Daniel Carlos
    2015-12-27T21:59:14

    Eu tenho one e ps4 vou reclamar de quem? A ta da nitendo odeio jogos do wii Kkkk

  • Gibran Mafra
    2015-12-27T11:00:10  

    Não era pra ser uma lista dos melhores EXCLUSIVOS do ps4?

    recentes

    populares

    • Gibran Mafra
      2015-12-27T11:00:10  

      Não