Jogos de luta

13/12/2015 07h00 - Atualizado em 13/12/2015 07h00

Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Mega Drive é um dos consoles mais clássicos da história dos videogames. Lançado em 1988 no Japão e em 1989 nos Estados Unidos, o aparelho chegou ao Brasil em 1990, com muitos jogos de sucesso e história para contar. Confira 10 curiosidades sobre o Mega, que nem sempre teve esse nome, e saiba informações “secretas” do console:

Aprenda como jogar Mega Drive no PC gratuitamente

Nomes diferentes

Como citamos, o Mega Drive não é “Mega” em todos os locais do mundo. Ele é famoso por este nome em países como Brasil e Japão, mas nos EUA, por exemplo, seu nome é Genesis. Alguns modelos com esse título chegaram a ser importados para o Brasil, mas o que pegou aqui mesmo foi chamar o aparelho de Mega Drive.

O Mega Driver clássico (Foto: Reprodução/RetroGamer)O Mega Drive clássico (Foto: Reprodução/RetroGamer)

Apesar do nome diferente, os aparelhos eram virtualmente iguais, ao menos por dentro, já que o visual externo também mudava bastante.

Ainda é sucesso no Brasil

Apesar de ter sido descontinuado no final dos anos 90 em diversos países, o Mega Drive ainda é sucesso no Brasil. Grandes redes de lojas ainda vendem o console oficialmente por aqui, com produção da TecToy a preço mais acessíveis.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mega Drive brasileiro vem até com guitarra (Foto: (Foto: Divulgação/Tec Toy))Mega Drive brasileiro vem até com guitarra (Foto: (Foto: Divulgação/TecToy)


Como cartuchos de Mega Drive não são mais encontrados com facilidade, é comum ver videogames comercializados com 100 ou 200 jogos na memória, contendo os mais diversos jogos clássicos – como Sonic, Altered Beast, Streets of Rage e Columns.

O revolucionário Blast Processing

O Blast Processing foi um termo de marketing lançado pela Sega com o Mega Drive. Ele foi visto pela primeira vez com o lançamento de Sonic The Hedgehog 2, mostrando todo o poder gráfico e de processamento do aparelho.

Foi o Blast Processing que deixou Sonic 2 tão bonito (Foto: Divulgação/Sega)Foi o "Blast Processing" que deixou Sonic 2 tão bonito (Foto: Divulgação/Sega)

Na verdade, o termo não passava de um nome bonito, já que desde o início o Mega Drive tinha um processamento superior ao do concorrente da época, o Super Nintendo. No final das contas, o marketing acabou influenciando nas vendas de Sonic 2, que foi enorme sucesso.

Videogame transformer

O Mega Drive recebeu alguns acessórios interessantes ao longo de sua história, entre eles o Sega 32X, que era um “Mini Mega Drive” que se acoplava na entrada do cartucho do aparelho original e concedia mais processamento. Assim, jogos exclusivos foram lançados, entre eles uma versão de Doom que se assemelhava ao que era visto nos videogames com CD.

Mega Drive com todos os seus adicionais (Foto: Reprodução/RetroGamer)Mega Drive com todos os seus adicionais (Foto: Reprodução/RetroGamer)

Outro acessório similar lançado foi o Sega CD, que se encaixava embaixo do Mega Drive, como uma grande plataforma, e permitia rodar games em disco compacto. Sonic CD e Lunar Eternal Blue foram alguns dos jogos disponibilizados neste formato. No final das contas, era possível usar o Sega 32X e o Sega CD ao mesmo tempo, transformando o Mega em um grande “Transformer”.

Acesso ao banco

Pode parecer impossível, mas nos anos 90 o Mega Drive acessava a Internet no Brasil, ao menos para ver a conta no banco. Em parceria com um banco da época, a TecToy lançou o cartucho “Telebradesco”, que permitia ao usuário acessar sua conta bancária, realizar transferências, verificar saldo e mais.

O Telebradesco deixava acessar a conta do banco no videogame (Foto: Reprodução/EmuParadise)O Telebradesco deixava acessar a conta do banco no videogame (Foto: Reprodução/EmuParadise)

O cartucho acompanha um cabo de telefone ligada diretamente em sua parte traseira, enquanto a outra ponta era conectada na linha telefônica. Com uma rápida discagem, o aparelho se conectava à rede, ainda na época em que a Internet apenas engatinhava no Brasil.

O terceiro console

Muita gente pensa que o Mega Drive foi o segundo console da Sega, enquanto o Master System foi o primeiro. A história, porém, não é bem assim. A Sega chegou a lançar um aparelho antes do Master, o SG-1000, em 1983.

Muito antes do Mega, o SG-1000 (Foto: Reprodução/JasonGamers)Muito antes do Mega, o SG-1000 (Foto: Reprodução/JasonGamers)

O SG-1000 foi lançado em alguns países apenas, como Japão, Austrália e outras localidades asiáticas. O Master System veio poucos anos depois, enquanto o Mega Drive, portanto, é o terceiro console da Sega.

Versões portáteis

O Mega Drive teve versões portáteis! Apesar de ser console de mesa, a Sega adaptou seu hardware para aparelhos de mão. O mais famoso deles é o Nomad, que é o “Mega portátil” oficial. Foi lançado em 1995 e fez algum sucesso até ser descontinuado em 1999. Ele usava os mesmos cartuchos do seu “irmão maior”, mas gastava muitas pilhas.

Mega Drive portátil e brasileiro (Foto: Divulgação/Tec Toy)Mega Drive portátil e brasileiro (Foto: Divulgação/TecToy)

No Brasil, outros modelos de Mega Drive portátil foram lançados e ainda são produzidos até hoje. Esses modelos são bem menores que o Nomad e se assemelham a um Game Boy Micro. Além disso, esses modelos mais recentes possuem jogos na memória.

O primeiro mascote

O primeiro Sonic saiu no Mega Drive. A Sega criou o jogo com o objetivo de ter um mascote oficial para seu principal videogame na época. Não deu outra: Sonic se tornou um enorme sucesso e é até hoje lembrado com carinho pelos fãs de seus games mais clássicos.

Sonic foi o grande mascote do Mega Drive (Foto: Divulgação/Sega)Sonic foi o grande mascote do Mega Drive (Foto: Divulgação/Sega)

Competição acirrada

A competição entre Mega Drive e Super Nintendo era extremamente acirrada nos anos 90. A Sega sempre “puxava briga” com a Nintendo nas propagandas de TV, com chamadas apelativas e bem provocativas.



Em algumas propagandas tínhamos frases como “Genesis faz o que a Nintendo não”, utilizando o trocadilho em inglês “Genesis does what Nintendon’t”. O já citado Blast Processing também gerou um comercial bem polêmico, onde os dois videogames apostam corrida – e o Mega sai vitorioso, claro, na visão da Sega.

Sem censura

Por tentar alcançar um público mais adolescente ou adulto, a Sega se sobressaiu com sua versão de Mortal Kombat, contra a edição lançada no Super Nintendo. A Nintendo optou por lançar o game censurado, com sangue verde e outros cortes, enquanto a edição de Mega Drive foi disponibilizada na íntegra, com toda a violência encontrada nos fliperamas.

Mortal Kombat no Mega não tinha censura (Foto: Reprodução/RetroBits)Mortal Kombat no Mega não tinha censura (Foto: Reprodução/RetroBits)


Esse é um dos casos de censura dos videogames que fez mais fama na história da indústria e até hoje os fãs consideram essa uma grande vitória da Sega sobre a Nintendo naquela época.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Opine no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Assumpção
    2015-12-22T14:09:59  

    Depois que li essa frase "desde o início o Mega Drive tinha um processamento superior ao do concorrente da época, o Super Nintendo" parei de ler a matéria.

    recentes

    populares

    • Anderson Assumpção
      2015-12-22T14:09:59  

      Né kkkkkkkkkkk, o super nintendo era bem melhor em processamento

    recentes

    populares

    • Anderson Assumpção
      2015-12-22T14:09:59  

      Nota-se que não manja muito por ter parado de ler a matéria. Superioridade de processamento é diferente de "melhor que".

  • Felipe Gil
    2015-12-13T12:44:09  

    Alguém sabe se existe esse controle de 6 botões USB? Em tempo, esse controle de 6 botões estilo fliper deixa qualquer controle ruim de XBox ou PS no chinelo!

    recentes

    populares

    • Felipe Gil
      2015-12-13T12:44:09  

      Uma pancada a venda no Mercado Livre

  • Julio Cesar
    2016-02-10T07:36:19  

    Mega drive, meu segundo maior videogame ! Super Nintendo foi o melhor

    recentes

    populares

    • Julio Cesar
      2016-02-10T07:36:19  

      Com certeza o Super Nintendo foi melhor

  • Thiago
    2016-11-01T08:42:22

    Super Nintendo foi melhor mas o Mega Drive também foi muito bom, eu tive os dois

  • Duas Barras
    2015-12-14T07:37:07  

    Detalhe: O SNES alcançou o processamento do MD com a tecnologia de pré processamento no cartucho em 1995 com Donkey Kong... mais ai já era tarde! Pena a Sega ter errado tanto com o Saturn, video game que quebrou a Sega e nem o Dreamcast foi capaz de salva-la!

    recentes

    populares

    • Duas Barras
      2015-12-14T07:37:07  

      A SEGA perdeu nos 8 bits, perdeu nos 16 bits, perdeu nos 32 bits... é o destino.

    recentes

    populares

    • Duas Barras
      2015-12-14T07:37:07  

      Eu tive o Saturn. Pensa numa porcaria kkkkk... Mas curti muito o Master System

  • Sergio Olive
    2015-12-13T11:53:44

    SIM. EXCELENTE GAME. MAS O QUE EU CURTIA MUITO ERAM WONDER BOY,DOUBLE DRAGON, CARMEM SAN DIEGO, MORTAL KOMBAT E O INESQUECÍVEL CADILACCS DINOSAURS. MINHA TARA ERA ZERAR ESSE ÚLTIMO GAME COM UMA SÓ FICHA.

  • Tiago Sliachticas
    2016-02-05T23:23:55  

    Mortal do Mega tem censura sim! É pra isso que serve o famoso ABACABB!

    recentes

    populares

    • Tiago Sliachticas
      2016-02-05T23:23:55  

      o do mega tinha sangue, mas tb o resto era muito pior que o do SNES

  • Emerson Martins
    2016-02-10T15:58:18  

    Vários Retro-fanboys nos comentários!

    recentes

    populares

    • Emerson Martins
      2016-02-10T15:58:18  

      Você queri que tivesse o que açougueiros? Lógico que a galera retrô vai comentar em peso. Cada um viu...

    recentes

    populares

    • Emerson Martins
      2016-02-10T15:58:18  

      Claro que a galera retrô vai comentar. Mas precisa ser fanboy idiota? Pelo que me lembre não era proibido jogar e se divertir com os dois consoles... Só lembrando que açougueiros podem jogar, portanto podem estar aqui comentando...

  • Jonatas Azeredo
    2016-04-03T21:16:55

    Consegui resgatar esses clássicos!!! Uhull..

  • Vilson Junior
    2016-02-11T17:53:07

    Não me importava qual era o melhor pq tinha os dois e amava os 2 igualmente, trocava fita com amigos que tinham Mega e que tinham Nintendo. Era o ser mais feliz dessa época! huahauhauah

  • Luiz Silva
    2015-12-13T11:36:19  

    Momentos inesquecíveis! Tenho o emulador com muitos jogos no XboX 360 para matar saudades... Mas o que importava era reunir os amigos para jogar. Out Run, Sonic, Toejam & Earl...

    recentes

    populares

    • Luiz Silva
      2015-12-13T11:36:19  

      Gostava de jogar com a galera, já perguntava na locadora esse jogo é de dois ?....kk

    recentes

    populares

    • Luiz Silva
      2015-12-13T11:36:19  

      Locadora de games, que saudades!

  • Antunis Costa
    2015-12-16T13:40:03  

    Mega Drive, meu amigo a 19 anos!

    recentes

    populares

    • Antunis Costa
      2015-12-16T13:40:03  

      Amo o Mega Drive!!!! Meu primeiro video game!!! Primeiramente pq lembra meu pai, ele me incentivou muito a gostar de games, e segundo: tenho mtaas lembranças boas!! Jogava com os meus pais e também com os meus amigos! Isso era diversão de verdade!!!!

    recentes

    populares

    • Antunis Costa
      2015-12-16T13:40:03  

      O Super Nintendo perdia a briga até Street Fighter 2, depois que sairam os RPGs da Square, Donkey Kong e Star Fox foi ficando complicado para o Mega, mas a briga deve ter sido a maior de todos os tempos. O Super Nintendo passou apertado para vencer.

  • Duas Barras
    2015-12-14T07:31:48  

    Ótima matéria! Sempre fui "Seguista", desde meu Dreamcast (2005), nunca mais tive outro video game. Esse ano, 2015, que comprei um Xbox 360 pra jogar alguns jogos, mas fica mais pra Netflix. kkk

    recentes

    populares

    • Duas Barras
      2015-12-14T07:31:48  

      Num sei se acontece com vc. mas quanto mais antigo o video game, maior era a diversão!

    recentes

    populares

    • Duas Barras
      2015-12-14T07:31:48  

      verdade andre,concordo com vc,antigamente era muito mas divertido jogar video game

  • Fabio Cunha
    2015-12-13T12:38:19  

    Quer nerd's

    recentes

    populares

    • Fabio Cunha
      2015-12-13T12:38:19  

      Vc quer nerds? Gulosa...

  • Tenente Zureta
    2015-12-16T07:59:56

    Ahhh o saudoso Genesis (Mega Drive)... ficou conhecido mundialmente por tomar um sacode do maior rival, o Super Nintendo. --- E pra variar a Sega perdeu mais uma batalha, dessa vez a dos 16 bits.

  • Douglas Vitor
    2015-12-13T13:27:22  

    Alex Kids,Sonic e principalmente Golden Axe,estudava d manhã, brincava a tarde e à noite ía até altas horas só nesses jogos. Nossa geração teve uma pequena diferença para os dias d hoje. Conciliava os games da época com as brincadeiras d rua com os amigos q eram divertidissimas. Nada superava,pião, bola d gude,pipa,pique-pega. ..

    recentes

    populares

    • Douglas Vitor
      2015-12-13T13:27:22  

      Vdd! A geração atual nem sabe enrolar o barbante num peão ou fazer "uma" pipa...

    recentes

    populares

    • Douglas Vitor
      2015-12-13T13:27:22  

      Verdade Fernando!!!

  • Paulo Renato
    2015-12-15T12:06:58

    alguem ainda lembra do "codigo de sangue" do mortal Kombat do mega drive?? A+B+A+C+A+B+B!! KKKKKKKKK

  • Marcos Ibi
    2015-12-13T21:02:17

    A grande desvantagem do Mega Drive pro SNES era o controle com apenas 3 botões. Isso prejudicava a jogabilidade do primeiro console, quando comparada à do segundo. Era mais fácil jogar no SNES que no MDrive.

  • Adauto Filho
    2015-12-13T12:17:00

    Muito bom mesmo ate hoje e tenho e no pc tenho os 500 jogos...reliquias..

  • Luciano Cardoso
    2015-12-13T12:07:00

    Joguei muito!

  • Juan Suarez
    2015-12-13T11:37:23

    Essas versões X em 1 do mega nacional são uma porcaria, os jogos ficaram muito lentos, devido o hardware fraco.

  • Vitor Ferr
    2015-12-13T11:28:13

    Muito bom esse console. Tive durante anos. Nostalgico!!!!

  • Joaquim José
    2015-12-13T11:18:54

    Se alguém "nunca imaginou" isso aí, então a pessoa é bem por fora dos videogames.

  • Ruy Oliveira
    2015-12-13T11:10:59

    Que saudade dessa época.