Câmera

19/12/2015 07h00 - Atualizado em 19/12/2015 07h00

Natal e Ano Novo: confira nove dicas para tirar boas fotos nas festas

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Natal e Ano Novo estão chegando e muita gente aproveita essas festas de fim de ano para renovar o álbum de família ou as fotos com os amigos, além, é claro, de postar no Instagram e no Facebook. Mas geralmente as fotos ficam mal iluminadas, tremidas e desfocadas. Pensando nisso, o TechTudo separou nove dicas para as fotografias de fim de ano serem dignas de álbum.

Aprenda como desfocar o fundo de fotos com câmeras fotográficas

Se você quer mandar bem no álbum da família e ganhar elogios de todos quando publicar suas fotos das festas de fim de ano nas redes sociais, confira estas 9 dicas que preparamos para você.

Veja dicas para arrasar nas fotos de fim de ano (Foto: Divulgação/Rafael Henrique)  (Foto: Veja dicas para arrasar nas fotos de fim de ano (Foto: Divulgação/Rafael Henrique) )Veja dicas para arrasar nas fotos de fim de ano (Foto: Divulgação/Rafael Henrique)

1. Ajuste o balanço de branco

Praticamente todas as câmeras compactas e até alguns celulares permitem que alteremos algumas configurações do aparelho. Uma dessas é o chamado balanço de branco. Ele é o responsável pela tonalidade que a imagem terá. Fotógrafos profissionais sabem alterar esse parâmetro de acordo com a tonalidade que ele deseja.

O balanço de branco, quando corretamente configurado, não muda a tonalidade real das cores. Assim, se alguém está com um vestido branco e o balanço de branco está no modo “fluorescente”, ele sairá azulado. E não queremos que isso aconteça. Assim, a configuração correta do balanço de branco vai manter as cores nas tonalidades exatas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Se você está fotografando num dia ensolarado, mude o balanço de branco para “Luz do dia”. Se o dia está nublado, mude a configuração para “Nublado” e assim por diante. Em festas natalinas, onde a incidência de luz artificial e colorida é muito forte, é necessário que você faça alguns testes para ver qual configuração de balanço de branco resulta nas fotos com tonalidades mais fiéis.

É bom também dar uma lida no manual da câmera, visto que eles trazem dicas importantes de como configurar corretamente o balanço de branco daquela máquina específica.

2. Se for usar flash, fique próximo da pessoa

O flash de câmeras compactas e também dos celulares não são tão potentes quanto flashes externos, dedicados. Como geralmente esse tipo de câmera não permite que você acople flashes externos, o jeito é saber quando usar bem o flash que você tem disponível.

Use o flash para equilibrar a luz natural (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo) (Foto: Use o flash para equilibrar a luz natural (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo))Use o flash para equilibrar a luz natural (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Se vai fotografar uma pessoa ou um grupo de pessoas, o melhor a fazer é tirar uma foto de meio corpo. Isso por que se você for tentar tirar uma foto de corpo inteiro, será necessário se afastar. Com isso, o flash da câmera não vai dar conta de prover uma boa iluminação para a cena.

Por outro lado, se você tirar uma foto de meio corpo, o flash conseguirá iluminar bem todas as pessoas, deixando o resultado final com uma boa distribuição de luz.

3. Use os pontos de luz a seu favor

Essa pode parecer até uma dica óbvia, mas muitos fotógrafos amadores não prestam atenção. Observe se no lugar onde você está há fontes de luz que podem ser usadas para melhorar os seus “cliques”.

Como as festas de fim de ano ocorrem à noite, é comum estarmos sempre em ambientes muito escuros. Mas se houver um poste que ilumine bem em volta ou qualquer outro tipo de iluminação artificial, use-a a seu favor.

Fotos com baixa luminosidade ficam muito granuladas e tremidas, não gerando resultados muito bonitos. Quanto mais luz tiver, melhor será a sua fotografia. Portanto, preste atenção aos focos de luz e use-os ao seu favor.

Ainda vale a pena comprar uma Canon T3i? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

4. Escolha o melhor lugar para fotos de família

As fotos de família são uma tradição e não podem passar batido no Natal ou Ano-Novo. Para tirar boas fotos da turma toda reunida, procure o melhor local da casa. Ele precisa ser bem iluminado e amplo. Se ele for apertado demais, talvez não dê para enquadrar todo mundo. Talvez a sala de estar ou uma varanda sejam os melhores locais da casa para esse tipo de fotografia.

5. Preste atenção ao enquadramento

Ao tirar fotos de pessoas ou grupo de pessoas, fique atento para o enquadramento. Tome cuidado para não deixar a câmera torta, pois isso vai cortar os pés de alguns dos integrantes. Se esforce para deixar a câmera nivelada corretamente.

Outra dica útil é não deixar muito espaço acima da cabeça e nem abaixo dos pés. Desta maneira a foto fica bem preenchida e visualmente é bem agradável.

6. Fazendo o efeito Bokeh

Efeito bokeh (Foto: Reprodução)Efeito bokeh é feito com desfoque de luz (Foto: Reprodução)

Sabe o efeito bokeh? Aquele em que as luzes ficam desfocadas ao fundo? Então, é relativamente fácil fazer esse tipo de efeito. Procure os enfeites natalinos luminosos, como pisca-pisca, lâmpadas coloridas, etc. Posicione as pessoas na frente dos enfeites, mas de forma que eles apareçam ao fundo.

Ao apontar a câmera, ajuste o foco para o rosto das pessoas, de preferência no olho. Assim, ao tirar a fotografia, as luzes ao fundo sairão desfocadas, dando o famoso efeito bokeh.

7. Velocidade do obturador baixa

Quem não gosta de tirar fotos dos fogos de artifício, não é mesmo? Eles são um show à parte e se você souber fazer tais registros, terá belas imagens para mostrar na internet e para amigos. Uma dica para tirar boas fotos de fogos de artifício é usar uma velocidade de obturador baixa. Assim, a lente da sua câmera vai conseguir captar o rastro de luz deixando pelos fogos.

tripé deluxe canon (Foto: Divulgação/Canon)Use um tripé para ganhar estabilidade na hora de registrar as imagens (Foto: Divulgação/Canon)

8. Use um tripé

Uma dica complementar para tirar boas fotos dos fogos de artifício é usar um tripé. Isso por que estabilidade é fundamental para esse tipo de registro. Qualquer vibração na hora de registrar a imagem pode deixar o objeto principal borrado ou fora de foco. Portanto, um tripé é essencial para manter a estabilidade. O lado bom é que qualquer câmera compacta possui suporte para tripés.

Se você não tiver um tripé consigo, tente deixar a câmera o mais firme possível. Seja apoiando em um muro ou qualquer outra superfície plana, mas tente deixar a máquina fotográfica o mais firme possível na hora do clique. Essa dica, junto com  a dica anterior, são fundamentais para se tirar boas fotos de fogos.

9. Use aplicativos para edição das imagens

Hoje em dia há uma oferta muito grande de aplicativos que fazem edições rápidas e simples nas imagens. Mesmo para fotos feitas por câmeras, é o caso do Fotor, um editor de imagens online. Veja como criar um mosaico de fotos no Fotor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares