Video game

15/12/2015 07h00 - Atualizado em 04/05/2016 08h02

PS3 e Atari estão entre consoles que vieram ao mundo com preços absurdos

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

Videogame é um passatempo caro. Contando acessórios, jogos e outros serviços, você gasta uma quantia considerável para se manter atualizado no mundo dos jogos, principalmente se acompanha todos os lançamentos. Pensando nisso, o TechTudo reuniu os consoles que tiveram os preços mais caros quando chegaram às lojas.

Saiba quais são os videogames mais vendidos de todos os tempos 

É inegável que a cada novo lançamento de um videogame, os preços no Brasil são altos, mas isso também acontece em outros países, como nos Estados Unidos. Os valores dos consoles desta lista são relacionados ao seu lançamento na América do Norte, mas é possível ter noção de como não são tão baratos por lá e por aqui.

Sega Saturn (Foto: Reprodução/Wikimedia)Console Sega Saturn. (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Sega Saturn

Usado como cartada da Sega no combate à Nintendo e Sony, o Saturn teve um lançamento tumultuado em 1995. Apesar de ganhar fãs, o console nunca conseguiu ter uma biblioteca de jogos forte o suficiente para enfrentar o PS1, além de ser relativamente mais complicado de programar games.

Junte esses fatos com o preço de lançamento: US$ 400 (aproximadamente R$ 1.500 na cotação de dezembro/15), um absurdo para a época. Com ajustes de inflação, o console custaria US$ 625 (aproximadamente R$ 2.343).

PlayStation 3

Lançado em 2005, o PlayStation 3 tinha a tarefa de continuar o sucesso do PS2 e entregar uma experiência ainda mais espetacular para os gamers. Apesar do console ter mostrado sua superioridade com o tempo, o preço no lançamento assustou aos jogadores.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

PS3 na sua versão FAT e Slim (Foto: Reprodução/Wikimedia)PS3 na sua versão FAT e Slim. (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Quando o PS3 chegou às lojas, o seu preço de US$ 600 (aproximadamente R$ 2.250 e R$ 2.740 com ajustes de inflação) foi considerado um absurdo. Ele teve alto custo de produção e só começou a trazer lucro para Sony anos depois.

É interessante lembrar que durante o lançamento do console no Brasil, trazido por importadoras, o PS3 chegou a ser vendido por R$ 7 mil, o preço de um carro popular usado na época.

Atari 2600

O console que realmente fez os videogames explodirem ao redor do mundo, Atari 2600 foi lançado em 1977 e revolucionou a maneira como as pessoas enxergavam os games. Antes relegados aos fliperamas, agora, você poderia ter uma máquina com vários títulos na sua casa.

O saudoso Atari 2600 (Foto: Reprodução/Wikimedia)O saudoso Atari 2600. (Foto: Reprodução/Wikimedia)

O Atari 2600 foi lançado nos EUA pelo valor de US$ 200, mas com os ajustes inflacionários, ficaria hoje em dia por US$ 785 (aproximadamente R$ 2.942). Isso sem considerar os impostos de importação para trazer o console para o Brasil.

Intellivision

Dois anos após o lançamento do Atari 2600, a Mattel resolveu lançar o seu próprio console para entrar na festa do videogame. O Intellivision chegou às lojas em 1979, custando US$ 300, um preço já elevado se comparado com o console rival. Levando em consideração ajustes inflacionários, esse valor seria o equivalente a US$ 989 (aproximadamente R$ 3.680). A única vantagem do Intellivision na época era a sua jogada de marketing ao anunciar ser o primeiro console 16 bits.

Esse era o Intellivision (Foto: Reprodução/Wikimedia)Esse era o Intellivision. (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Neo Geo

Lançado em 1991, o Neo Geo se tornou o console para jogar alguns games da SNK, como King of Fighters, caso você não tivesse um fliperama por perto. O problema dele era o seu custo para época. Por ser relativamente caro para ser produzido no começo da década de 90, o Neo Geo chegou às lojas custando US$ 650, o que ajustando para os valores de hoje, se transformaria em US$ 1.135 (aproximadamente R$ 4.250).

Neo Geo CD (Foto: Reprodução/Wikimedia)Console Neo Geo CD. (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Panasonic 3DO

Quem acompanhava as notícias do mundo dos games nos anos 90 através de revistas, certamente ouviu falar do 3DO. Criado pelo fundador da Electronic Arts, Trip Hawkins, o console era poderoso, mas extremamente caro, algo que afastou o público e impediu o videogame de decolar.

Panasonic 3DO (Foto: Reprodução/Wikimedia)Console Panasonic 3DO. (Foto: Reprodução/Wikimedia)

O Panasonic 3DO chegou às lojas em 1993 pelo preço de US$ 700, valor que hoje em dia seria o equivalente a US$ 1.152 (aproximadamente R$ 4.318). O console acabou sendo descontinuado apenas três anos após o seu lançamento.

Phillips CDi

Lançado em 1991, o Philips CDi é mais conhecido por ser o console em que alguns games da Nintendo foram lançados (e são considerados os piores já produzidos), como Link: The Faces of Evil.

O caríssimo Phillips CDi (Foto: Reprodução/Wikimedia)O caríssimo Phillips CDi. (Foto: Reprodução/Wikimedia)

Além de parecer com um vídeo cassete, o CDi começou a ser vendido por US$ 700, um valor que já seria elevado para os dias de hoje. Fazendo a atualização do preço para 2015, o console custaria US$ 1.222 (aproximadamente R$ 4.581).

O CDi foi comercializado até 1998, quando foi descontinuado após conseguir movimentar um milhão de consoles vendidos.

Portátil Funstation na promoção da Proteste é confiável? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Odan
    2017-08-21T10:54:46

    meu primeiro game foi um Atari 2600 depois tive um Dynavision que troquei por uma bicicleta que acabara de montar, depois super Nitendo, psone, e por ultimo um ps3, mas gostava mesmo era do Atari , jogos inesqueciveis como Enduro, hero, pitfal , pac man, moon Patrol, river raid... Pow Nostalgia mesmo....

  • Eduardo Borges
    2015-12-15T15:13:52  

    Que saudades das tardes jogando atari. Show de bola. River Raid, Missil comando, pitfal, smorfs

    recentes

    populares

    • Eduardo Borges
      2015-12-15T15:13:52  

      PAC man, Atlantis, Carnival, oh vício.

    recentes

    populares

    • Eduardo Borges
      2015-12-15T15:13:52  

      Gostava muito de Megamania e Seaquest.

  • Mestre Magos
    2015-12-15T15:13:41  

    Video-game é coisa do Diabo

    recentes

    populares

    • Mestre Magos
      2015-12-15T15:13:41  

      Coisa do Diabo é teu dedo, que não pode ver um botão que já coloca ele lá kkkk......"tudo posso, mas nem tudo me convém" O pecado vem de dentro e não de fora! Posso jogar videogame, não posso é faze-lo de meu Deus, minha vida....

  • Leonardo Souza
    2015-12-16T08:12:01  

    Uma coisa q não se vê muito falando é o TELEJOGO.

    recentes

    populares

    • Leonardo Souza
      2015-12-16T08:12:01  

      Eu tinha! O controle era no próprio console! Jogava paredão, tênis! Diversão garantida para a época!

    recentes

    populares

    • Leonardo Souza
      2015-12-16T08:12:01  

      Quando vi o telejogo a primeira vez fiquei maravilhado. Kkk

  • Jus Def.
    2015-12-15T17:35:15  

    Queria ver o nerds de hj jogando ENDURO a noite e com neblina.

    recentes

    populares

    • Jus Def.
      2015-12-15T17:35:15  

      KKKKKK VERDADE OU JOGANDO PAC MAN COM 6 FANTASMAS NA SUA COLA E SEM MÇA PRA MORDER

    recentes

    populares

    • Jus Def.
      2015-12-15T17:35:15  

      Enduro a noite 4 dia . Era tenso e os amigos secando para jogar kkkkk

  • Sergio Santos
    2015-12-16T09:21:03  

    Eu sempre fui louco por um vídeo game quando era criança, meus país nunca tiveram condições de comprar um, a vida era difícil demais naquela época, anos 70, 80. Depois de velho com mais de 30 anos de idade eu tive o meu primeiro game, um ps3. hehe! Jogo com meus filhos é muito bacana.

    recentes

    populares

    • Sergio Santos
      2015-12-16T09:21:03  

      Isso pra mim era de graça, eu catava a minhas primas....kkkkk, mas mesmo assim eu queria o vídeo game! rsss

    recentes

    populares

    • Sergio Santos
      2015-12-16T09:21:03  

      Eu tive um odyssey .. depois mega drive . Xbox 360 . Agora o Xbox one . Meu filho joga mais comprei para mim . Kkkk . Naquela época era bem caro mesmo .

  • Dr. Parkinson
    2015-12-15T11:13:56  

    Por esses motivos eu só fui ter meu primeiro vídeo game em 1999. Era um MegaDrive e eu tinha 9 anos. Meu primeiro Super Nintendo só veio depois do lançamento do PS2(2000). E meu Playstation 1 só veio em 2006, quando o Xbox e PS3 já estavam anunciados. Eu sei, é muito triste.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-12-15T11:13:56  

      Eu tb to nessa kkkkk, 2001 comprei meu super nintendo (com 11 anos), não lembro mais quando comprei o ps one, entre 2005 e 2006 comprei o ps2, em 2011 o ps3, e agora pretendo passar pro 4.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-12-15T11:13:56  

      ???? oh loco o cara comenta 8 meses depois kkkkk

  • Oba
    2015-12-16T10:22:04  

    Adorava o Atari, só se viam os pixels se mexendo na tela kkkk

    recentes

    populares

    • Oba
      2015-12-16T10:22:04  

      Foi bom pra vc Gregorio?

  • Matheus Vieira
    2015-12-16T09:24:50

    Tive um mega driver(lembro até hoje eu assoprando os cartuchos pra funcionar kk) logo em seguida ganhei um PS1, em 2007 ou 2008 ganhei um PS2(tenho até hoje funcionando), no fim de 2013 peguei um Xbox 360, e agora quero um Xbox one.

  • Jose Filho
    2015-12-15T15:22:39  

    JA TIVE ESSE ATARI 2600 EM 1988 , ERA A MESMA COISA QUE TER O PARQUE DE DIVERSÕES EM CASA A FILA DE AMIGOS NA RUA QUERENDO JOGAR LA EM CASA, VIRAVA O QUARTEIRÃO !!

    recentes

    populares

    • Jose Filho
      2015-12-15T15:22:39  

      O frogger era parecido

    recentes

    populares

    • Jose Filho
      2015-12-15T15:22:39  

      Tinha um que era manero Demon attack

  • Walter Villa
    2015-12-16T10:12:54  

    Ganhei um atari 2600 com 180 jogos na memória em 1993, chegou gastar os botoes de tanto jogar.

    recentes

    populares

    • Walter Villa
      2015-12-16T10:12:54  

      Sortudo!

  • Marcos Silva
    2015-12-16T10:44:30  

    Meu primeiro vídeo game foi um Odyssey da Philips, muito bom por sinal. Logo depois ganhei um Master System que até pouco tempo tinha. rsrs Depois disso me desencanei dessa lance de games pelo alto custo das tecnologias. Bom relembrar!!

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2015-12-16T10:44:30  

      Lembro bem do Odissey e Master System, muito bons. Joguei muito.

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2015-12-16T10:44:30  

      Não desanima não. Os games estão sensacionais! É muita diversão em família. Sempre quando recebo amigos e parentes coloco na sala e a turma se diverte.

  • Darkrai Goth
    2015-12-16T01:23:02  

    Meu primeiro vídeo game foi um Sega Saturn. depois um Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64, PS1, por aí vai.

    recentes

    populares

    • Darkrai Goth
      2015-12-16T01:23:02  

      Eu tive que trocar 20 fitas do meu Mega drive mais 100 pratas para pegar o play 1 na época e o console eu troquei por controles de cd's. Hoje me arrependo amargamente por isso. rs

    recentes

    populares

    • Darkrai Goth
      2015-12-16T01:23:02  

      Depois do PS2 comprei um XONE em 2015. Fiquei 10 anos fora do mundo dos games. Estou impressionado com a qualidade dos gráficos. Sensacional!!!

  • Leandro Batista
    2015-12-22T16:47:05

    A prática de mercado aqui no Brasil é desse jeito mesmo. Prova de que nunca mudou. Cobram absurdos no lançamento para arrancar dinheiro dos ricos. Depois, quando as vendas despencam e o estoque começa a encalhar, ai o preço desaba. Eu por exemplo jamais compro video game em lançamento por dois motivos: O preço absurdo e as primeiras versões que sempre vem com problemas de hardware. Convém sempre esperar de seis meses a um ano...

  • Paulo Cunha
    2015-12-15T12:06:51  

    Bacana mesmo era o Odyssey que tive.

    recentes

    populares

    • Paulo Cunha
      2015-12-15T12:06:51  

      Velhos!!

    recentes

    populares

    • Paulo Cunha
      2015-12-15T12:06:51  

      Murilo, lembra do Didi na mina encantada? auhahahuhauha

  • Silas Farias
    2015-12-15T15:27:52  

    Nunca Joguei nenhum desses e nunca senti falta :) ...

    recentes

    populares

    • Silas Farias
      2015-12-15T15:27:52  

      Silas também jogou carniça na rua e adorava levar a cartinha de amor...

    recentes

    populares

    • Silas Farias
      2015-12-15T15:27:52  

      Acima da média kkkkkkkk boa, cara... boa!

  • André Lg
    2015-12-16T08:19:39  

    Uma coisa que seria legal citar, é quantos dólares era o salário minimo no brasil em cada época: Ex: Em 1995 o salario minimo era 100 dólares, pq era 100 reais e 1 real = 1 dolar, então vc precisaria de 4 salários mínimos pra comprar o sega saturn..

    recentes

    populares

    • André Lg
      2015-12-16T08:19:39  

      Q mulher o queeee. Eu gosto é de video game

    recentes

    populares

    • André Lg
      2015-12-16T08:19:39  

      Bem sacada a ideia André. Acho que 1995 o salário mínimo girava em torno de R$ 90,00. O dólar também sempre esteve acima do real, consequentemente, ter um video game desses no Brasil era deixar de arcar com outras despesas por algum tempo...

  • Caio Rolim
    2015-12-16T10:30:14  

    É mais em 1995, a cotação do dólar era R$0,99 me lembro que comprei meu ps1 nos estado unidos por $199 e saiu por R$ 197,01, impossível comparar os preços daquela época de ouro onde tudo era barato, inclusive a gasolina!!!!! Bons tempos!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Caio Rolim
      2015-12-16T10:30:14  

      Em 1995 o salário mínimo era de R$ 100,00. Lei 9.032/95. Ou seja, praticamente dois salários mínimos. Tão caro quanto os consoles em lançamentos hoje em dia!

  • William
    2015-12-16T08:47:23  

    Cálculo burro. Tem que colocar o dólar com a cotação do ano que foi lançado, não de dezembro de 2015.

    recentes

    populares

    • William
      2015-12-16T08:47:23  

      A melhor maneira de calcular é essa mesmo. Ancorar o preço em moeda forte (no caso o USD) e ajustar pela inflação americana.

    recentes

    populares

    • William
      2015-12-16T08:47:23  

      Você deve ter no máximo 25 anos e tem pouquíssimo conhecimento da história econômica do Brasil.

  • Pablo Ferreira
    2015-12-16T10:14:26

    Eu sempre fui mais Pc gamer pela facilidade.. mas Tive um Atari, Master System, depois um PS2, e por fim meu PS3 atual. Mais joguei muito jogo de PC tb...

  • Marcio Sousa
    2015-12-16T10:04:27

    Lembro que jogava o Atari 2600 na casa de amigos, parentes e vizinhos. Meus pais não podiam me dar por motivos óbvios. Hoje, apesar de gostar, não jogo e, me contento só em ver meus filhos e sobrinhos "se mantando" com os games de última geração.

  • Leonardo Fonseca
    2015-12-16T09:33:29

    Ordem dos meia vídeos games: Atari 2600, super nintendo e agora depois de anos o Xbox one.

  • Rafael Silva
    2015-12-16T09:13:52

    Eu pedi meu pai um Mega Drive, ganhei um master system. Depois pedi um Nitendo e ganhei um mega drive... Depois com muita nota boa na escola ganhai um Play e fui feliz para sempre.

  • Carlos Manuel
    2015-12-16T08:52:35

    Para jogar king of figther era muito melhor comprar um Saturn do que um Neo Geo CD. Você economizava no preço a ainda não ficava passando raiva com os famosos loadings

  • Wenderson Vasconcellos
    2015-12-16T08:09:13

    Eu tenho o meu atari até hoje. Funcionando perfeitamente com um fita que tem 20 jogos.