14/12/2015 07h01 - Atualizado em 14/12/2015 07h01

Saiba cinco fatos sobre o Nintendo NX, novo console da Nintendo

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Nintendo NX é o próximo console da empresa que criou o Wii e Wii U, mas pouco se sabe sobre suas características. A “Big N” deve revelar mais detalhes sobre o aparelho ao longo de 2016, incluindo na feira E3, que ocorre no meio do ano. Mas já temos algumas confirmações que podem ajudar na ansiedade pela espera. Confira:

Nintendo anuncia NX, seu novo console, e prepara jogos para smartphones

O console híbrido

O que se sabe sobre o NX é que ele deve um híbrido entre console e portátil, como a Nintendo já deu a entender. É possível que ele seja similar ao Wii U de alguma forma, com tela no controle, mas ainda com uma unidade grande na mesa.

Patente mostra possível console híbrido com NX (Foto: Reprodução/Neogaf)Patente mostra possível console híbrido com NX. (Foto: Reprodução/Neogaf)

Porém, a Nintendo deve se distanciar um pouco do Wii U no novo aparelho, já que ele não vendeu tão bem quanto o esperado. Há até patentes que mostram um controle totalmente revestido com tela. A ideia é que a empresa surpreenda o público mais uma vez, então o jeito é aguardar.

Não vai usar Android

Um dos rumores que rondavam o NX era que o console iria usar o Android, sistema operacional do Google. Porém, a própria Nintendo já desmentiu esse rumor, apesar do aparelho ter alguns elementos de plataformas móveis.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

NX não vai usar Android (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)NX não vai usar Android (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Espera-se mesmo que ele use um sistema operacional próprio e nativo, como até agora tem sido com todos os consoles e portáteis da companhia que também lançou o Nintendo 3DS, GameCube e Nintendo 64 no mercado.

Deve sair em 2016

Há uma grande chance do Nintendo NX sair ainda em 2016. A companhia já revelou que vai acelerar seus planos para o lançamento porque não quer ficar para trás na corrida dos consoles, que inclui ainda o Xbox One e PS4.

Será que teremos Mario e o NX em 2016? (Foto: Divulgação/Nintendo)Será que teremos Mario e o NX em 2016? (Foto: Divulgação/Nintendo)

Vale lembrar que o Wii U foi anunciado no meio de 2011 e foi lançado pouco mais de um ano depois, em novembro de 2012 – um ano antes dos concorrentes da Sony e Microsoft.

NX não é o nome final

Sabemos que a Nintendo está chamando seu próximo console de NX, mas esse não é o nome final. Ele é apenas um codinome e abreviação para “Next”, palavra em inglês que em português significa “Próximo”.

O Wii U foi chamado de Project Cafe (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)O Wii U foi chamado de Project Cafe (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Vale lembrar que a empresa adora utilizar codinomes em seus projetos, que acabam não sendo o nome final – a exemplo de Dolphin, que era o nome do GameCube, Project Cafe, que virou Wii U, e também Ultra 64, que se tornou o Nintendo 64.

Parceria japonesa

A Nintendo já confirmou que fez uma parceria com a Dena para o lançamento de futuras plataformas, o que inclui o NX. A Dena é a maior empresa de jogos de dispositivos móveis no Japão, e isso gerou a produção de Miitomo, o primeiro game mobile da empresa.

Nintendo uniu forças com a Dena pelo NX (Foto: Reprodução/Mobile Gamer)Nintendo uniu forças com a Dena pelo NX (Foto: Reprodução/Mobile Gamer)

O que isso pode significar ao NX? Talvez tenhamos grandes sucessos de dispositivos móveis lançados também no console, ou que a Dena comece a produzir jogos exclusivos e bem feitos para o aparelho. 

Vale a pena comprar o Nintendo 3DS XL? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Alves
    2016-01-03T21:29:13  

    Depois de jogar em todas as plataformas de playstation, me dá vontade de reviver aqueles clássicos que jogava com meus amigos e que só a Nintendo sabia fazer.

    recentes

    populares

    • Hugo Alves
      2016-01-03T21:29:13  

      seria uma boa a nintendo voltar meio q p as origem e criar um video game moderno atual mas com aquela lembrança do classico

    recentes

    populares

    • Hugo Alves
      2016-01-03T21:29:13  

      Com certeza essa seria a melhor idéia mesmo hoje os jogos estão muito repetitivos sem contar que temos muito poucos games pra família

  • Felipe Campos
    2015-12-14T11:53:37  

    Nintendo em 2025 no máximo estará falida infelizmente

    recentes

    populares

    • Felipe Campos
      2015-12-14T11:53:37  

      Paulo Santiago, a Nintendo apostou em nichos específicos de mercado (familiar e infantil). Com o Wii vendeu mais unidades, mas o console é mais barato e o faturamento bruto acabou menor, pois nos jogos as vendas só foram boas com os seus clássicos (Mario, Zelda, entre outros). A estratégia de parceria com a DeNa é evidente, eles nunca quiseram mexer com a plataforma móvel e passaram a querer pra poder recuperar faturamento. Quanto ao custo dos jogos AAA sempre subir, quem tem que tomar atitudes são as gamehouses, pois há um monte delas que fazem jogos baratos pra PS e XBox.

    recentes

    populares

    • Felipe Campos
      2015-12-14T11:53:37  

      E já me estiquei demais nesse assunto, "istas", fanboys e haters jamais entenderão. É mais fácil clicar no dislike do que ler e se inteirar sobre o mercado. O que diferencia homens de crianças.

  • Mateus Ribeiro
    2015-12-14T12:32:52  

    Nada supera um PC Gamer!

    recentes

    populares

    • Mateus Ribeiro
      2015-12-14T12:32:52  

      A namorada do Breno é melhor que Wii U, XboxOne, PS 4 e PC juntos.

    recentes

    populares

    • Mateus Ribeiro
      2015-12-14T12:32:52  

      So sabe quem passou,e vem de uma evolução de video games que um pc nao supera o poder de um console,

  • David André
    2016-05-12T08:27:56

    faz tempo que quero comprar um console,porem os atuais nao mim atrem tanto,a nitendo sabe fazer otimos jogos,torço para que esse seja bom,para poder comprar,pois a nitendo faz diversão isso é certo.

  • Dalton Costa
    2016-01-03T13:16:12

    O que esperar de uma reportagem sobre consoles e games? Comentários infantis. ;-)

  • Rafa Almeida
    2015-12-18T16:14:55

    SOny está ansiosa para a estreia deste novo console para se inspirar. A mão de copiar do PS chega a tremer!

  • Danilo Souza
    2015-12-15T16:02:11

    Lembrando que a grafia correta da parceira da Nintendo é "DeNA", cuja pronúncia remete à DNA (obviamente falado em inglês). Thanks! :)

  • Gleisson Pereira
    2015-12-14T12:07:52  

    Desculpe, mas nao troco sony por nadaa..

    recentes

    populares

    • Gleisson Pereira
      2015-12-14T12:07:52  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... nao só pela namorada do breno... mas por qualquer outra mulher mudo de ideia fácil.. nesse caso nao tinha mulher na disputa... kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gleisson Pereira
      2015-12-14T12:07:52  

      a namorada do Breno está no topo das paradas de sucesso....

  • Vanderson Silva
    2015-12-14T13:31:39  

    Vão caçar uma mulher, seus nerds!

    recentes

    populares

    • Vanderson Silva
      2015-12-14T13:31:39  

      Já disse que "caçar mulher" é coisa de macho. Vocês não conseguiriam compreender jamais.

    recentes

    populares

    • Vanderson Silva
      2015-12-14T13:31:39  

      Vai precisar caçar muito. Porque elas estão ocupadas caçando algum Nerd que ficou rico. Rsss

  • Igor Nishimura
    2015-12-15T08:35:37  

    Nerdões bobões

    recentes

    populares

    • Igor Nishimura
      2015-12-15T08:35:37  

      tem fogao de 6 boca que nao queima tanto qnto o igor

    recentes

    populares

    • Igor Nishimura
      2015-12-15T08:35:37  

      kkkkk

  • Antonio Aguilar
    2015-12-15T10:09:31

    A Nintendo ta fazendo do Mario igual pao de rico e de pobre. antes pão com margarina, pão com ovo, pão com presunto, pão com patê; só muda o recheio mas a base continua a mesa. e da lhe pão, ou melhor da lhe Mario.

  • Hugo Leonardo
    2015-12-15T08:00:23  

    natimorto... só vinga no japão... os mesmos jogos desde 1990, mario, mario kart, smash bros, star fox, etc...

    recentes

    populares

    • Hugo Leonardo
      2015-12-15T08:00:23  

      eram os melhores jogos!!!!

    recentes

    populares

    • Hugo Leonardo
      2015-12-15T08:00:23  

      Para quem gosta desses jogos, é um prato cheio. E, se bem feitos, são exclusivos. Está bem longe de ser ruim, mas realmente têm grandes chances de ser um console natimorto, mesmo.

  • Ricardo Guedes
    2015-12-15T09:44:02

    Quando a Nintendo anunciou alguma coisa? Pq vcs tem muita informação, não é mesmo?

  • Wilston Silva
    2015-12-14T17:59:11  

    A nitendo tem que lançar seu console no mesmo nivel ou mais forte que os atual geração, para rodas não apenas mario, e sim todos os jogos multiplataforma, garanto que vai sai na frente, hoje vc não compra o wii U porque não tem gta v, não tem the witcher 3, só mario mario mario, não que jogo e ruim o mario, mas enjoooaaa, na época do super nitendo tinha mario, Street Fight, mortal kombat, antes tinha esse jogo tudo para nintendo hoje em dia só mario, do macaquinho la, mario kart, se lançar esse console com potencia para roda os jogos do ps4 xbox one, vai ser mais vendido ainda do que já é.

    recentes

    populares

    • Wilston Silva
      2015-12-14T17:59:11  

      Concordo, mas não apenas fazer um super console mas tem q ser mais maleável com as empresas q fazem os jogos pois é super complicado negociar com a Nintendo

  • Leonardo Faria
    2015-12-15T08:23:49

    Torcendo pra que a Nintendo deixe de produzir consoles e passe a ser apenas softhouse, e que o PS4 e X1 ganhem os jogos dela. Unico console bom que a Nintendo fez foi o SNES.

  • Joe User
    2015-12-15T07:37:19

    Está faltando uma Sega na vida da Nintendo. Fim dos anos 80 e início dos anos 90, época fantástica marcada pela briga entre os 8 e 16 bits das duas.

  • Sergio
    2015-12-15T03:36:01

    Certeza que será o melhor vídeo game de todos os tempos. História e fãs não faltam, falta capricho da empresa, um toque final.

  • Ronaldo Ribeiro
    2015-12-15T00:59:19

    Será outro fracasso, igual ao Wii U e tudo que a nintendo faz nos últimos anos! Enquanto aquele velho sem visão estiver no comando, a Nintendo vai seguir cada vez mais pro buraco! Quem em sã consciencia se nega a criar aplicativos para iOS ou Android hj em dia, alegando que não é o perfil da empresa?! Só não quer enxergar que é o perfil do resto do mundo. Se fizesse o Super Mario para iOS e Android e cobrassem 10 dólares, certamente lucrariam muito mais que a venda dos últimos consoles deles juntos! Acorda Nintendo, antes que seja tarde e acabe no mesmo buraco que a blackberry!

  • Leandro Francisco
    2015-12-15T00:29:20

    Teremos o Mario 72

  • Elie Feghali
    2015-12-14T22:07:09  

    Eu gosto muito de video game, desde criança, e uma coisa que eu aprendi com nintendo, playstation e xbox é que os TRES sao importantes! As vezes o clima é jogar um Zelda novo, um Mario Galaxi ou kart...as vezes um god of war ou the last of us, e as vezes gears, halo,...nao interessa qual tem melhores graficos! Cada um tem uma personalidade, e isso é muito saudavel!!

    recentes

    populares

    • Elie Feghali
      2015-12-14T22:07:09  

      Eu Tb pensava assim, mas a Nintendo esta parada no tempo, ela se fixou nas mesmas franquias para sempre, vem com esse discurso de jogo divertido mas no fundo parece não ter mais bala na agulha, isso é triste, a Nintendo sempre esteve à frente de todos, queria muito ver um console de peso, viver só do passado é complicado.

    recentes

    populares

    • Elie Feghali
      2015-12-14T22:07:09  

      eh isso mesmo! fora que o ps e xbox so existem pq tivemos no passado um nintendinho de 8bits que criou uma geracao inteira de apaixonados!

  • Nivaldo Souza
    2015-12-14T23:52:01

    iiiiiii vende essa porcaria.....

  • Wesley Borges
    2015-12-14T23:42:21

    O problema da Nintendo é que só tem jogos tipo Mario - Futebol, Mario-Resident Evil, Mario Battlefield, Mario vc aliens, se é que vc me entende. É o preço de ser "original". Mas acho que ela deveria abrir o leque para jogos multiplataformas.

  • Beto Jamaica
    2015-12-14T21:30:19  

    Nintendo se perdeu completamente,

    recentes

    populares

    • Beto Jamaica
      2015-12-14T21:30:19  

      Queria ver kof, pes, gta, mortal, street entre outras third na Nintendo, do contrário vai ser mais um fail .

    recentes

    populares

    • Beto Jamaica
      2015-12-14T21:30:19  

      Não vai rolar, não há poder nos novos consoles da Nintendo, ficaram as velhas franquias e a fama pelo que ela fez no passado, Infelizmente.

  • Raul Duarte
    2015-12-14T23:21:07

    hoje em dia, Nintendo = jogos infantis

  • Elie Feghali
    2015-12-14T22:12:07

    Desee pequeno jogo video game, e uma coisa que aprendi é que os TRES consoles sao importantes! As vezes o clima é de jogar um Zelda, mario galaxi ou kart, as vezes um God of War ou The last of Us, as vezes um Halo ou Gears of War...enfim, cada um tem uma personalidade, e isso é muito saudavel!