Video game

03/01/2016 07h00 - Atualizado em 03/01/2016 07h00

Atari, PlayStation: saiba qual console fez sucesso em cada geração

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Em 1972, com o lançamento do Magnavox Odyssey, tem início a primeira geração de consoles de videogames voltados para o uso doméstico. De lá para cá, já são oito gerações de hardware cobrindo o período de 43 anos com muitos destaques e histórias para contar. Entre crises e evoluções, cada uma dessas gerações tem vencedores e neste texto você conhece um pouco dos consoles que construíram a história dos videogames.

Leia o review completo de Super Mario Maker, o editor de fases para Nintendo Wii U

A lista traz detalhes dos campeões de venda de cada uma das sete gerações passadas. A oitava geração, vale lembrar, não entra na nossa lista porque ela ainda não acabou: PS4, Xbox One e o futuro console da Nintendo ainda vão se engalfinhar nessa batalha por mais alguns anos.

Conheça os videogames mais bem sucedidos em cada uma das sete gerações anteriores (Foto: Montagem/Filipe Garrett)Conheça os videogames mais bem sucedidos em cada uma das sete gerações anteriores (Foto: Montagem/Filipe Garrett)

1ª geração: Magnavox Odyssey e Nintendo Color TV Game

Os primeiros consoles eram máquinas bastante rudimentares e simples. Grande parte deles se limitava a adaptar o game Pong para os televisores domésticos.

Magnavox Odyssey marcou a primeira geração de consoles (Foto: Reprodução/Wikipedia)Magnavox Odyssey marcou a primeira geração de consoles (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Nessa infância do videogame doméstico, os grandes destaques foram o próprio Magnavox Odyssey, que somou 330 mil unidades vendidas nos Estados Unidos, e o Nintendo Color TV Game, com três milhões de aparelhos vendidos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os números podem parecer tímidos, mas vale lembrar que esses consoles inauguraram um mercado que não existia e, em alguns casos, não eram nada baratos: o Odyssey era vendido por US$ 100 em 1972, valor que corrigido a níveis atuais se traduz em aproximadamente US$ 550.

2ª geração: Atari 2600

Nessa era, os consoles de videogame começam a ganhar os contornos que conhecemos hoje como funcionalidades básicas. O uso dos cartuchos de jogos, que permitem acesso a diversos títulos diferentes num mesmo console, tornam-se bastante populares em contraste com os aparelhos que rodavam apenas Pong, da geração anterior.

Atari 2600 atingiu 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (Foto: Reprodução/Wikipedia)Atari 2600 atingiu 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Quem melhor capitalizou esse novo formato foi o primeiro Atari, lançado em 1977, e que se tornaria o primeiro grande sucesso da indústria, coletando 30 milhões de unidades vendidas. O console destruiu a concorrência porque oferecia gráficos superiores e, em virtude do hardware mais evoluído, dava aos desenvolvedores mais liberdade para criar jogos mais inovadores.

Mas a grande sacada por trás do enorme sucesso do Atari no fim da década de 1970 e durante a primeira metade dos anos 1980 era o fato de que a empresa detinha direitos de exclusividade na adaptação de jogos arcades de sucesso, que atraiam multidões aos fliperamas. Na época, a perspectiva de poder jogar Frog, Centipede ou Space Invaders na sala de casa dava ao Atari 2600 uma grande vantagem em relação a tudo que a concorrência oferecia.

3ª geração: Nintendo (NES)

Essa fase na história dos videogames começou em 1983, quando a Nintendo apresentou o NES. Também conhecida de geração 8 bits, esse período viu o primeiro capítulo da guerra entre Nintendo e Sega e o surgimento de algumas lendas que resistem até hoje, como Super Mario, Sonic, Donkey Kong, Zelda e Mega Man.

O Nintendinho, como acabou conhecido no Brasil, foi o primeiro console de grande sucesso da Nintendo (Foto: Reprodução/Wikipedia)O "Nintendinho", como acabou conhecido no Brasil, foi o primeiro console de grande sucesso da Nintendo (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O Nintendo somou um total de 62 milhões de vendas em todo o mundo, contra apenas 14,8 milhões do segundo colocado, o Master System.

Os principais motivos que deram a vitória à Nintendo foram a criação de uma biblioteca de títulos próprios de grande apelo, além de um programa de licenciamento de games bastante restritivo aos competidores.

4ª geração: Super Nintendo

Mega Drive e Super Nintendo são lançados em 1988 e 1990, respectivamente, e protagonizam um novo capítulo na história dos videogames. Nesse segundo round, embora a luta tenha sido mais igual, o vencedor foi, novamente, um console da Nintendo.

Super Nintendo, ou SNES, marcou época e superou o Mega Drive, da Sega (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Super Nintendo, ou SNES, marcou época e superou o Mega Drive, da Sega (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

A vitória SNES é explicada pelo fato de que o console tinha capacidade gráfica e de áudio um pouco superior ao que o Mega Drive oferecia. Outro motivo apontado para explicar a dominância é o sucesso dos games desenvolvidos pela própria Nintendo em cativar uma audiência mais infantil.

O Super Nintendo colheu os frutos plantados pelo antecessor para sair vitorioso com um total de 49 milhões de unidades vendidas no mundo. O Mega Drive chegou em segundo com 40 milhões de consoles.

5ª geração: PlayStation

A geração liderada pelo primeiro PlayStation marcou a popularização do formato de CDs, a chegada dos jogos com mundos em três dimensões nos consoles e o aumento da qualidade gráfica permitido por chips que permitiram principalmente PSOne e Nintendo 64 a reproduzir mais de 16 milhões de cores.

O primeiro PlayStation popularizou o uso de CDs como mídia (Foto: Reprodução/Wikipedia)O primeiro PlayStation popularizou o uso de CDs como mídia (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O vitorioso foi o PlayStation. Lançado em 1994, o primeiro console da Sony ganhou larga vantagem sobre o Saturn da Sega por ser mais amigável ao desenvolvimento de jogos em três dimensões. Na disputa contra o N64, o triunfo do PSOne era o uso de CDs, mídia mais barata que os cartuchos e o fato de ter chegado ao mercado bem antes (N64 seria lançado apenas em 1996).

No fim das contas, venceu o PlayStation com 102 milhões de unidades. O Nintendo 64, em segundo lugar, ficou bem atrás, com 32,9 milhões de videogames vendidos no mundo todo.

6ª geração: PlayStation 2

A geração que foi inaugurada pelo Dreamcast acabou tendo como vencedor absoluto o PlayStation 2 com esmagadores 153 milhões de unidades comercializadas diante do Xbox, com apenas 24 milhões.

150 milhões de unidades fazem do PS2 o videogame mais vendido da história (Foto: Reprodução/Wikipedia)150 milhões de unidades fazem do PS2 o videogame mais vendido da história (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O ponto interessante dessa geração e que seria, em certa medida, repetido na seguinte, é que o PlayStation 2 atingiu todo esse sucesso mesmo sendo tecnicamente inferior ao Xbox e até mesmo ao GameCube.

Contudo, o sistema da Sony era mais fácil de desenvolver, oferecia compatibilidade com a enorme biblioteca de títulos do PSOne, reproduzia DVDs e, para muita gente que já possuía um PlayStation, foi um upgrade natural. Na corrida da sexta geração, a Sony saiu na frente por ter vencido de forma esmagadora a anterior.

7ª geração: Nintendo Wii

Nem PS3, nem Xbox 360. O console mais bem sucedido da geração é o Nintendo Wii. Até janeiro desse ano, o produto da Nintendo contava com 101 milhões de unidades comercializadas no mundo contra 84 milhões do Xbox 360 e 80 milhões de PlayStation 3.

Inovação dos controles por movimento deram vantagem ao Wii na geração anterior (Foto: Divulgação/Nintendo)Inovação dos controles por movimento deram vantagem ao Wii na geração anterior (Foto: Divulgação/Nintendo)

O Wii capitalizou todo esse sucesso em cima da novidade de controles por movimento, atraindo uma grande massa de consumidores que não eram necessariamente gamers. Dessa forma, o Wii acabou se tornando parte da vida de pessoas que não exigiam gráficos de última geração e que não faziam questão de jogar os grandes lançamentos disponíveis nos rivais.

Além disso, contando com as séries de jogos exclusivos da Nintendo, o Wii manteve a fiel base de consumidores dos consoles japoneses bem servida, com uma série de jogos derivados de Mario e outras franquias de sucesso.

O console Retron 3 (NES, SNES e GENESIS) é bom? Opine no Fórum do TechTudo.

Via The Economist

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Silva
    2017-02-25T12:59:35

    O guitar hero 2 eu jogava muito no xbox 360 quando eu tinha e valia a pena porque era offline. O guitar hero live é uma porcaria porque só jogava online sem aprender o estilo novo da guitarra, o que era diferente do guitar hero 2.Vale a pena o Xbox 360 ou PS2 referindo aos jogos guitar hero.

  • Guilherme Alves
    2016-01-04T02:55:22  

    Me deu uma saudade do meu Super Nitendo e da época q juntava com os amigos pra jogar....simplesmente o melhor videogame de todos

    recentes

    populares

    • Guilherme Alves
      2016-01-04T02:55:22  

      fala sério """comedor""" ... passa o dia inteiro comentando aqui, cade a sua mulher? Sei lá ein, acho q quem passa o tempo todo na mão aqui é você zé rosca!

    recentes

    populares

    • Guilherme Alves
      2016-01-04T02:55:22  

      minha infância era nas locadoras, donkei kong era demais

  • Marcos Mendonca
    2016-01-03T15:30:48  

    Só japa e China compraram o Wii, o resto do mundo deu banana pra nintendo

    recentes

    populares

    • Marcos Mendonca
      2016-01-03T15:30:48  

      Se você procurar saber, vai descobrir que o wii foi o videogame mais vendido em todos os continentes. Nos EUA por exemplo vendeu quase a soma do 360 mais o PS3. Não sei aqui no Brasil, onde a pirataria é fator de venda...

  • Alex Sales
    2016-01-04T07:24:32  

    Com certeza quem comprou NITENDO foram Pais de filhos totalmente desinformados e sem noção; que compram um NITENDO para os seus filhos "porque ouviram dizer" lá atrás que era um console legal, mas que não sabem de nada de Vídeo Game. Todos sabem muito bem que um console de verdade hoje é PS4, XBOX ONE. Ou vai jogar no PC, e o resto é resto! Quem é que compra ainda um NITENDO, afffff... kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-01-04T07:24:32  

      O amigo ai tem que lembrar que no inicio dessa geração, a Nintendo é campeã, nem xbox, nem ps3, tinham jogos que mostrassem o poder dos seus aparelhos. Sendo assim, enviável pagar caro pra um aparelho sem jogos, sendo que o Will era muito divertido e mais barato.

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-01-04T07:24:32  

      Sua mãe comprou Alex Sales...

  • Tony Stark
    2016-02-28T10:27:04  

    Nem parece que o Wii fez esse sucesso todo. Raramente vi um ligado com alguém jogando.

    recentes

    populares

    • Tony Stark
      2016-02-28T10:27:04  

      O Wii não é um console para gamers. Ele não fez muito sucesso no Ocidente, mas virou febre no Japão com aqueles joguinhos usando a captura de movimentos, emulando esportes, ginástica, dança, etc.

  • Rogersilva
    2016-01-22T18:00:39

    nintendo sempre a melhor...

  • Alexandre Tobaldini
    2016-01-03T12:46:21  

    nintendo wii ????sabe de nada inocente...

    recentes

    populares

    • Alexandre Tobaldini
      2016-01-03T12:46:21  

      Calma lá a Sony e nintendo se equivalem ps1 e ps2 igual a superness e nintendo Wii maiores sucessos dos games! Fatoo

    recentes

    populares

    • Alexandre Tobaldini
      2016-01-03T12:46:21  

      Esses sao os engenheiros deste brasil!kkk nao entendendem de nada...rival?que rival?kkkkk N 64 = ocaria,golden eye e oq? marios?3ds...n é console!Game cube= code veronica...wii joguinho de nenem...ate posso concordar que o console da microsoft atualmente é o q mais chega perto...mas é só issoQUEM chora amigo, sao vcs que nao aceitam a tradiçao da SONY que nao começou ontem!otra n queira comparar wii com xo e ps4

  • Zé Rádio
    2016-01-03T21:28:52  

    Na boa eu tive o ATARI, Dynavision, Phantom sistem, Sega Saturn, Mega Drive, e os mais atuais. mais o que me trás as melhores recordações é o ODYSSEY. quem teve um vai concordar comigo. e ele está fora dessa lista é no minimo insensato. ATARI foi o mais popular, mais o melhor foi o ODYSSEY.

    recentes

    populares

    • Zé Rádio
      2016-01-03T21:28:52  

      Sergio Costa, Não me refiro ao Magnavox Odyssey, da matéria, falo do Odyssey prata com teclado alfanumérico. que a Philips lançou no inicio dos anos 80, o meu ganhei mais ou menos em 84.

    recentes

    populares

    • Zé Rádio
      2016-01-03T21:28:52  

      =)

  • Júnior Samurai
    2016-01-04T09:18:50  

    Até hj eu qro um Atari... meu pais não tiveram condições de me dar rs... E um ferrorama...

    recentes

    populares

    • Júnior Samurai
      2016-01-04T09:18:50  

      tive 2 eram bem legais

    recentes

    populares

    • Júnior Samurai
      2016-01-04T09:18:50  

      Ferrorama cara! Eu tive um dos modelos menores, com linha em O, mas doei. Tava arrumando a casa nesse fim de ano e achei uma página do manual. Bateu aquela nostalgia e fui ver se ainda são fabricados. A Estrela ainda faz 3 modelos, mas são bem inferiores aos antigos. Nesses sites de venda você encontra alguns dos clássicos.

  • Jane Silva
    2016-01-03T21:40:54  

    Tudo isso na década de 90 só os coxinhas tinham, agora no século 21 nos mortadela podemos ter, tudo mudou, aquela época tínhamos que ir em casa de coxinhas jogar hoje temos em casa, é só sair do mercado que os mortadelas também compram é a economia, vamos pro Lindo Nordeste dos Irmãos Nordestinos de Avião antigamente íamos de buzão e trem.

    recentes

    populares

    • Jane Silva
      2016-01-03T21:40:54  

      Repara a quantidade de vendas mundial desses consoles. Não foi só aqui que as pessoas passaram a comprar mais videogames. Você isolar o país do mundo pra fazer propaganda política me lembra aqueles países de regimes ditatoriais onde ninguém pode ter notícia do que acontece fora pra perceber a porcaria do lugar onde vive. Me diz aí quantos brasileiros tinham dinheiro pra comprar jogo original nesse período. porque videogame sem jogo é o mesmo que nada

  • Bruno
    2016-01-04T12:33:16

    Super Nintendo. . . .nota 10

  • Romarino
    2016-01-04T11:57:28

    Sem Mega Drive, sem credibilidade.

  • Brazilian
    2016-01-04T10:53:15

    Mario, stret, mortal K., Donkey kong, mega man, bomber man, castevania, contra, mario kart,final fight, cara super nitendo tinha uns troços top de linha kkk

  • Brazilian
    2016-01-04T10:50:11

    amava jogar com apelão, kkkk ele me diziam: era pequeno mais se vc rir eu te arrebento kkkkkk ai gollll, gollll gol kkk quando tava 5 a 0 pra mim os apelão xingavam até a mãe kkk eu não aguentava e ria kk e eles batiam em mim kkk eu era pequeno mais expert em video game kkkk

  • Brazilian
    2016-01-04T10:48:18

    uma epoca eu jogava tanto que meu dedão era DEFINIDO, tinha bicps tricps tudo mano kkk porem minha barriga era de nerd kkkk mais na moral, ganhar de mim era dificil, canse de queimar transformadores virando dias jogando mais meu primo, fui ficando tao bom que ganhava dos caras mais velhos na maquina ai eles desligavam a maquina e me dava um cascudo kkkkkkkkkkk

  • Lalala Sousa
    2016-01-03T13:36:48  

    Cadê o Nintendo 64???

    recentes

    populares

    • Lalala Sousa
      2016-01-03T13:36:48  

      Mais fácil reclamar do que se informar. Típico do brasileiro

    recentes

    populares

    • Lalala Sousa
      2016-01-03T13:36:48  

      Só olhei as fotos pq tava com preguiça kkkkkk

  • Tiago Silva
    2016-01-04T09:58:15

    Super Nitendo e Ps one sem dúvida marcaram época

  • Joe User
    2016-01-04T09:51:46

    Faltou mencionar o Sega CD (não era um videogame completo, mas uma extensão do Mega Drive), NeoGeo e o TurboGrafx 16 que, apesar de caros, fizeram sucesso nos países desenvolvidos. E, apesar dos números pífios no Japão e EUA, na Europa, na Austrália e no Brasil o Master System reinou absoluto contra o NES e seus clones e cartuchos piratas.

  • Allan
    2016-01-04T08:13:32

    ERRADO! O GENESIS ( OU MEGA DRIVE) SUPEROU O SNES...PESQUISE MELHOR ANTES DE FAZER UMA MATÉRIA

  • Jhadyson Silva
    2016-01-04T09:48:22

    Super Nintendo é um caso de amor. Ranque de Paixão: 1-Mãe, 1-Pai, 1-Super Nintendo,2-Filhos, 3-Esposa

  • Marcio Sousa
    2016-01-04T09:40:48

    Na infância, meu pai não podia me dar. Na adolescência, só podia ter o de segunda categoria. Hoje, que a coisa tá boa em termos financeiros e tecnológicos, perdi por completo o interesse.

  • Eduardo Silva
    2016-01-04T09:38:24

    Na época do lançamento do International Superstar Soccer, as finadas locadores viviam lotadas com o pessoal jogando esse jogo. Campeonatos, disputas etc. Tanto que as locadoras tinham que ter um Superstar exclusivo para jogar lá.

  • Winston Goulart
    2016-01-04T08:32:58  

    Vocês esqueceram de mencionar o Intelevision que foi lançado na época do Atari e Odissey e era muito melhor que os dois.

    recentes

    populares

    • Winston Goulart
      2016-01-04T08:32:58  

      E o Dactar?

  • Crente Eterno
    2016-01-04T08:47:02

    E o Polistation?

  • Luciano
    2016-01-04T08:05:58

    Poxa , tempos bom de super nintendo e até mesmo o PlayStation com emulador do s. Nintendo virava a noite no top gear 2 e no bombermam batalha..... Podem fala q era antigo e tira onda agora com os novos mais isso marcou a infância de muita gente , existem tempos e tempos