Produtividade

18/01/2016 09h00 - Atualizado em 21/01/2016 13h34

Lista tem 10 fórmulas de Microsoft Excel para todo tipo de trabalho

André Sugai
por
Para o TechTudo

Quem utiliza o Microsoft Excel pode se beneficiar de fórmulas que ajudam em trabalhos como cálculos matemáticos, formatação de textos, inserção de datas em planilhas e muito mais. Trabalhar com linhas e quadros envolve muita organização e paciência.

Como usar o Pacote Office no iPad

Para quem precisa otimizar suas planilhas há diversas fórmulas do Microsoft Excel que facilitam o trabalho do usuário. Com apenas alguns caracteres é possível indicar uma célula que realizará a soma do valor de outras células assim que um novo número for inserido, ou formatar um texto automaticamente assim que ele for colado. Veja alguns exemplos e torne sua vida mais fácil.

Conheça 10 fórmulas de Excel que vão ajudar em seu trabalho (Foto: Reprodução/André Sugai)Conheça 10 fórmulas de Excel que vão ajudar em seu trabalho (Foto: Reprodução/André Sugai)

SOMA

SOMA é a fórmula mais conhecida e básica que existe no Excel. Com ela, você soma o valor de células. Para utilizar, basta selecionar uma célula e escrever =SOMA(A1:A3) - A1:A3 é o intervalo de células que possuem valores que serão somados onde escrever a fórmula.

Fórmula de soma (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula de soma (Foto: Reprodução/André Sugai)

MÉDIA

Essa fórmula vai calcular a média entre as células escolhidas. Assim, ao digitar =MÉDIA(A1:A7) você terá a média dos valores contidos entre as células que vão de A1 até A7.

Fórmula para calcular a média (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula para calcular a média (Foto: Reprodução/André Sugai)

ARRED

ARRED permite arredondar números definindo a quantidade de dígitos. Ao usar a fórmula =ARRED(A1;2) o usuário indica que vai arredondar o valor da célula A1 usando 2 dígitos.

Fórmula para arredondar valores (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula para arredondar valores (Foto: Reprodução/André Sugai)

MÁXIMO

Em =MÁXIMO(A1:A12) há o maior número no intervalo entre as células A1 e A12.

Fórmula para encontrar o valor máximo (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula para encontrar o valor máximo (Foto: Reprodução/André Sugai)

AGORA

Ao escrever =AGORA() você terá como retorno a data e hora atual em que inseriu a fórmula.

Fórmula para inserir data e hora (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula para inserir data e hora (Foto: Reprodução/André Sugai)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

ARRUMAR

A fórmula ARRUMAR ajuda na formatação de textos que possuam espaçamentos desnecessários entre palavras. Usando =ARRUMAR(A1) você indica que o texto contido na célula A1 deve ser arrumado.

Fórmula para eliminar espaços entre palavras (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula para eliminar espaços entre palavras (Foto: Reprodução/André Sugai)

NÚM. CARACT

Para saber o número exato de caracteres contidos em uma célula, incluindo os espaços entre as palavras, digite =NÚM.CARACT(A1) onde A1 é a célula com o texto que será analisado.

Fórmula para contar o número de caracteres (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula para contar o número de caracteres (Foto: Reprodução/André Sugai)

CARACT

A fórmula permite inserir caracteres especiais em ASCII utilizando números que variam entre 1 e 255, para inserir o símbolo de copyright basta informar 169 na fórmula =CARACT(169);

Fórmula para inserir caracteres especiais (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula para inserir caracteres especiais (Foto: Reprodução/André Sugai)

VALOR

A fórmula de VALOR converte strings em números. Por padrão, os números digitados no Excel são convertidos para strings. Se você for utilizar algum programa que vá obter os dados numéricos, precisará converter esses dados para numerais utilizando a fórmula =VALOR(5000), sendo o 5000 o valor que será convertido;

Fórmula converter string em números (Foto: Reprodução/André Sugai)Fórmula converter string em números (Foto: Reprodução/André Sugai)

DIREITA e ESQUERDA

A função DIREITA e ESQUERDA retorna o número de caracteres de uma célula, assim o usuário pode definir o número exato de caracteres que deseja e indicar a célula para que obtenha o resultado. No exemplo usamos a fórmula =DIREITA(A1;5) onde informamos que desejamos os 5 caracteres da direita na célula A1;

Fórmula para alinhar o conteúdo para direita ou esquerda (Foto: André Sugai/TechTudo)Fórmula para alinhar o conteúdo para direita ou esquerda (Foto: André Sugai/TechTudo)


O Microsoft Excel possui centenas de fórmulas para todos os tipos de trabalho podem facilitar suas planilhas, dentro do próprio programa é possível pesquisar e conhecer novas ferramentas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • John
    2016-01-24T11:53:54  

    Pessoal qual fórmula para exibir o valor de uma célula por extenso? Tipo para recibos: A1 = R$ 100,00 - A2= (Cem Reais) - Alguém ai faz ideia?

    recentes

    populares

    • John
      2016-01-24T11:53:54  

      Copia esse link no YT. watch?v=5xyxAmnyZTQ

  • Lucas R
    2016-01-22T12:05:03  

    Só eu que não sei usar o Excel ainda!

    recentes

    populares

    • Lucas R
      2016-01-22T12:05:03  

      Eu também.

    recentes

    populares

    • Lucas R
      2016-01-22T12:05:03  

      Tenho mais de 260 videos em meu canal no Youtube incluindo um curso completo de Excel básico e um de Macros e VBA. Inscrevam-se!

  • John
    2016-01-24T11:43:49  

    Pessoal qual fórmula para exibir o valor de uma célula por extenso?? Tipo para recibos: A1 = R$ 100,00 - A2= (Cem Reais) - Alguém ai faz ideia??

    recentes

    populares

    • John
      2016-01-24T11:43:49  

      =fextenso (b1)

  • John
    2016-01-24T11:41:44

    Pessoal qual fórmula para exibir o valor de uma célula por extenso?? Tipo para recibos: R$ 100,00 (Cem Reais)?? Alguém ai faz ideia??

  • Mauricio Pires
    2016-01-22T16:23:08

    Esse material é legal pra quem tá iniciando com o Excel. Quem já trabalha com planilhas, isso é feijão com arroz. Bom trabalho!

  • Max Junior
    2016-01-22T08:26:30

    Show .

  • Diego Vicente
    2016-01-21T21:40:04  

    No 2013 as fórmulas são demais.....só massa, mediases.......muito melhor.......procv e proch mal se usa

    recentes

    populares

    • Diego Vicente
      2016-01-21T21:40:04  

      Mas essas fórmulas que tu disse já existe a anos amigo. Tu deve ser usuário novo do excel

  • Diego Rafael
    2016-01-21T11:21:05  

    Planilha com Procv com banco de dados que é legal!

    recentes

    populares

    • Diego Rafael
      2016-01-21T11:21:05  

      Procv? Se tem um banco de dados então você tem uma tabela, logo pode utilizar uma tabela dinâmica para organizar os dados e usar a fórmula infodados, procv é muito limitado já que a primeira coluna tem que ser o seu índice e não pode procurar nada para atrás, mas você pode fazer isso com desloc. Ou utilizar do VBA para fazer tudo automático. Gráficos dinâmicos também são muito legais.

    recentes

    populares

    • Diego Rafael
      2016-01-21T11:21:05  

      Procv para cruzar dados e nao uso mais por conta dessa limitação da coluna indice. Eu uso a soma das formulas índice com corresp, dessa forma qquer coluna pode ser indice substituindo tambem o ProcH

  • Paulo Filho
    2016-01-19T17:40:41  

    Showwwwwwwwww

    recentes

    populares

    • Paulo Filho
      2016-01-19T17:40:41  

      Se for algo simples é bem funcional se não eu prefiro utilizar Ext.Texto

    recentes

    populares

    • Paulo Filho
      2016-01-19T17:40:41  

      Kkkkkkkkk aí manja de Excel...