Navegadores

21/01/2016 13h26 - Atualizado em 21/01/2016 13h26

Os navegadores de Internet mais usados no Brasil e no mundo

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os aplicativos podem estar roubando a cena no acesso à web em dispositivos móveis, mas os navegadores ainda são a principal porta de entrada da Internet para o usuário comum de computadores desktop. Os browsers são grátis e os favoritos para PC na hora de entrar em redes sociais e sites.

Veja outras opções de navegadores de Internet

Saiba quais foram os browsers mais usados de 2015 e veja como está a briga entre Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e o Internet Explorer pela preferência dos usuários no Brasil e no Mundo. Os dados são o StatCounter, que rastreia até o GPS em suas avaliações sobre localização e sistema.

Veja como eliminar pop-up nos navegadores de Internet (Foto: Reprodução/TechTudo)Navegadores de Internet mais usados no Brasil e no mundo (Foto: Reprodução/TechTudo)


Navegadores de Internet mais usados no Brasil

Chrome domina o acesso geral, com o finado IE em segundo (Foto: Reprodução/StatCounter)Chrome domina o acesso geral, com o finado IE em segundo (Foto: Reprodução/StatCounter)

No Brasil, a liderança do Chrome é incontestável: 65,84% dos usuários em 2015 utilizaram o navegador do Google para acessar a web, entre todas as plataformas, vencendo "de lavada". No gráfico, são considerados os acessos via desktop, celular, tablet e console de videogame. O segundo lugar fica para o finado Internet Explorer, com 11,46%, mostrando que ainda há muitos PCs no país com versões antigas do Windows. Em terceiro fica o Mozilla Firefox, com 8,1%, seguido por Android e Safari.

Chrome tem a maior vantagem no acesso via desktop no Brasil (Foto: Reprodução/StatCounter)Chrome tem a maior vantagem no acesso via desktop no Brasil (Foto: Reprodução/StatCounter)

Se considerarmos somente o acesso via computador desktop, a dominação do navegador de Internet do Google é ainda maior, com a preferência de 70,39% dos usuários. Segundo e terceiro lugares não mudam, com IE e Firefox distantes menos de 5% um do outro. O Safari para Mac aparece em quarto, com 1,3%, na frente do Opera, que está entre os mais rápidos e leves do mercado, com 1,01%.

No celular, Android e Safari comem uma fatia do Chrome, que ainda é rei (Foto: Reprodução/StatCounter)No celular, Android e Safari comem uma fatia do Chrome, que ainda é rei (Foto: Reprodução/StatCounter)

A vantagem do Google Chrome entre os usuários brasileiros de Internet diminui quando se considera somente o uso no celular, com 56,42%, principalmente pela popularidade do navegador nativo de versões antigas do Android, com 19,65%, e do Safari, acessado pelo iPhone (iOS), com 11,65%. O browser do Windows Phone aparece em quarto lugar, com 4,41%, na dianteira do Opera, com 3,41%.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Navegadores de Internet mais usados no mundo

O Chrome é o navegador mais usado do mundo, e o Safari fica em segundo graças ao iPhone (Foto: Reprodução/StatCounter)O Chrome é o navegador mais usado do mundo, e o Safari fica em segundo graças ao iPhone (Foto: Reprodução/StatCounter)

Globalmente, o Chrome continua com a liderança, com 44,87%, mas há uma mudança importante na segunda colocação. Ela agora é ocupada pelo Safari, com 13,06%, mostrando a popularidade do iPhone no mundo. Em seguida vem o IE, com 11,24%, seguido de perto pelo Firefox, com 10,51%. Android e UC Browser são os próximos, um pouco mais usados do que o Opera, próximo dos 5%.

IE e Firefox têm briga acirrada pela segunda posição no desktop no mundo (Foto: Reprodução/StatCounter)IE e Firefox têm briga acirrada pela segunda posição no desktop no mundo (Foto: Reprodução/StatCounter)

Nas versões para PC, Mac e para distros do Linux, o reinado do Chrome cresce mais uma vez com pouco mais da metade dos acessos no mundo. Segundo e terceiro lugares vão, assim como no Brasil, para Internet Explorer e Firefox, mas com uma diferença de apenas 1,34% entre eles, reflexo do abandono do IE no Windows 10. Em seguida, Safari já aparece com 5,06%, graças aos fãs de Mac OS.

No mundo, acesso móvel tem disputa apertada da segunda à quarta posição (Foto: Reprodução/StatCounter)No mundo, acesso móvel tem disputa apertada da segunda à quarta posição (Foto: Reprodução/StatCounter)

Nos celulares, o primeiro lugar mundial permanece com o Chrome, mas com uma liderança significativamente menor frente aos concorrentes para Android, iPhone e Windows Phone, com 33,58% do tráfego entre janeiro e dezembro de 2015. Em segundo lugar aparecem os usuários de iPhone com o Safari, com 18,84%, depois os que utilizam browser nativo do Android 4.0 ou anterior, com 15,39%.

Curiosamente, logo atrás com 15,12% vem o UC Browser, que está entre os tipos de navegadores com bloqueador de anúncios integrado. O gráfico também mostra que, em outros países, o Opera é muito mais popular do que no Brasil, com 11% de preferência.

Como baixar vídeos do Youtube no Google Chrome? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

O StatCounter (statcounter.com) é um site que agrega estatísticas baseadas em dados coletados a partir de 15 bilhões de page views por mês, recolhidos por meio de uma rede com três milhões de websites. De acordo com os desenvolvedores, os números são atualizados e disponibilizados a cada quatro horas, porém estão sujeitos a revisão por 14 dias a partir de sua publicação – portanto, dados consolidados.

Vale notar que ainda não há sinal de popularidade do Microsoft Edge, novo navegador do Windows 10.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Santos
    2016-10-18T02:59:22

    Tenho usado agora mais o Opera do que o Chrome aos poucos

  • Samuel
    2016-01-24T15:59:29  

    Gosto do Opera

    recentes

    populares

    • Samuel
      2016-01-24T15:59:29  

      2

  • Alexandre Lima
    2016-01-22T19:56:38  

    O EDGE, novo navegador da Microsoft... é uma PORCARIA !!! A Microsoft sempre que lança alguma coisa, ela tira os recursos que haviam anteriormente... Quer um exemplo simples? Na barra de favoritos não tem mais a opção só ícone, agora aparece o icone e o nome do site, ocupando assim um vasto espaço na barra....entre outras coisas....Vida Longa ao Chrome

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2016-01-22T19:56:38  

      Serio cara tu se baseou apenas nisso para dizer que o MS EDGE e uma "porcaria" se tivéssemos que levar em consideração o gerenciamento da memoria RAM e processador será que tu não mudaria a opinião? Eu gosto muito do Mozilla Fire Fox foi o que molhor se adaptou ao meu computador e necessidades.

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2016-01-22T19:56:38  

      Eu também Pablo... No Windows 10 o Firefox de longe é a melhor a opção...

  • Vanp Psa
    2016-01-24T14:29:21

    Nossa achei que teria beeeem menos pessoas usando o navegador nativo do android. sempre baixo chrome ou opera nos celulares. navegador nativo não daaar hahaha'