TV

29/02/2016 07h00 - Atualizado em 29/02/2016 07h00

Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cada Smart TV roda um sistema operacional específico. No Brasil, o Android TV está disponível nos aparelhos da Sony e da Philips, enquanto o webOS é exclusivo da LG e o Tizen da Samsung. Assim como nos computadores e celulares, com Windows, Linux, Mac OS, iOS e Windows Phone, os softwares ajudam a definir as vantagens e desvantagens dos aparelhos. 

O que é HDR? Entenda a importância da tecnologia nas TVs e monitores

Para ver qual sistema se encaixa melhor no que está procurando, confira todos os principais recursos do Android TV, webOS e Tizen e veja qual vale a pena investir. Descubra também alguns pontos negativos para levar em conta. 

Android TV

Android TV é restrito a televisores da Sony e da Philips no Brasil (Foto: Divulgação/Sony)Android TV é restrito a televisores da Sony e da Philips no Brasil (Foto: Divulgação/Sony)


A maioria dos usuários já conhece o sistema operacional desenvolvido pelo Google por causa dos celulares. No caso do Android TV, os usuários podem aproveitar a integração de busca por voz, caso sua TV possua microfones, e o Chromecast embutido no aparelho. Com o dongle na televisão é possível espelhar o conteúdo do celular no televisor de forma mais fácil. 

Outra vantagem do sistema operacional é a enorme variedade de aplicativos, muitos adaptados das versões para smartphones, disponíveis na Google Play Store. O Android TV costuma ser elogiado, também, pela interface gráfica, que organiza o conteúdo em grandes blocos, facilitando a visualização e o acesso.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Alguns usuários afirmam que uma grande quantidade de aplicativos funciona mal no Android TV, dado ao baixo interesse dos desenvolvedores em criar versões específicas para essa variação do sistema. Outro fator preocupante é o fato de que, no Brasil, a oferta dessas TVs é restrita: apenas Sony e Philips adotaram o sistema do Google. 

webOS

Sistema da LG ainda é reconhecido pela interface inovadora e oferece conteúdo em 4K (Foto: Divulgação/LG)Sistema da LG é reconhecido pela interface inovadora e oferece conteúdo em 4K (Foto: Divulgação/LG)

O sistema operacional próprio das TVs da LG é considerado como um dos melhores do mercado quando o assunto é experiência de uso. O webOS é intuitivo e tem interface agradável com inúmeros recursos.

Na plataforma, é possível alterar configurações da televisão sem interromper a exibição de um programa, além de configurar atalhos para apps. O sistema da LG também oferece uma grande quantidade de filmes e séries em 4K, de forma gratuita, para os usuários que possuem TVs Ultra HD.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

Apesar da experiência e da interface gráfica, o fato de rodar apenas em produtos da LG pode acabar atrasando as atualizações. No caso dos televisores com Android TV, o software do Google é atualizado com mais facilidade e rapidez. 

Tizen

Tizen OS roda em todas as Smart TVs da Samsung vendidas no Brasil atualmente (Foto: Divulgação/Samsung)Tizen OS roda em todas as Smart TVs da Samsung vendidas no Brasil atualmente (Foto: Divulgação/Samsung)



O Tizen OS é uma alternativa ao Android TV desenvolvida pela Samsung. A plataforma aparece em praticamente todos os produtos smart criados pela fabricante, como geladeiras, relógios e, é claro, as TVs. 

O Tizen tem recursos para distribuição do sinal da TV via redes sem fio, como Bluetooth e Wi-Fi. Na prática, você pode assistir TV no celular enquanto o televisor está desligado ou sendo usado para jogar videogame, por exemplo. O suporte a interação por gestos também está presente no sistema. 

O grande limitador do Tizen é o lançamento muito recente. Divulgado em 2015, quando o webOS já estava firme no mercado e com todo o poder de promoção do Google com o Android TV, o sistema da Samsung não recebe incentivos para a criação de novos apps, mesmo sendo de código aberto, o que ajuda desenvolvedores a adaptarem programas. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lenon Chame
    2018-05-10T18:50:21

    Alguém tem uma android tv philco ? poderia me dizer se a imagem e o restante é bom ?

  • Marcus Vinícius
    2017-02-17T13:58:55  

    Estou para comprar uma tv Sansung UN49KU6300GXZD ( processador quad core ), porém vejo alguns anuncios com o processador tizen. Afinal Existe alguma diferença?

    recentes

    populares

    • Marcus Vinícius
      2017-02-17T13:58:55  

      Caro amigo tizen é o sistema operacional... Quad core configuração do processador em núcleos.

    recentes

    populares

    • Marcus Vinícius
      2017-02-17T13:58:55  

      Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra cosa.

  • André Barbosa
    2017-12-19T13:09:52

    é Serio isso -->Android TV é restrito a televisores da Sony e da Philips no Brasil????

  • Reynaldo Moraes
    2016-02-29T14:37:20  

    Eu tenho uma LG (ótima) e uma Toshiba(péssima)

    recentes

    populares

    • Reynaldo Moraes
      2016-02-29T14:37:20  

      Tenho uma LG com WebOS 2.0 e uma Samsung. A SO LG é bem mais intuitivo e dinâmico, e o Magic Control incomparável.

  • Luiz Monteiro
    2016-06-13T14:58:46  

    Mas e ai, sobre os sistemas operacionais de TVs. Pra quem vai usar basicamente a TV pra ficar ligada a internet. Melhor ir de Android? Estou pensando seriamente em dar ponto de partida da minha compra para o sistema android na TV. Alguém ai que tenha TIZEN, Android ou WEBOS pode dizer sobre a navegação na internet com a tv? Rápido? prático? trava? estável? ... vlw!

    recentes

    populares

    • Luiz Monteiro
      2016-06-13T14:58:46  

      tenho uma Samsung HU8700 a navegação no Browser da Samsung é de certa forma bom e rápido desde que se tenha um teclado e uma mouse conectado a TV, tentar navegar só com o controle remoto é pedir para passar raiva, mas estou satisfeito com a aquisição e pretendo futuramente migrar para a nova série KS que está fantástica e ultra fina, ah só lembrando tenho alguns parentes que tem LG e Samsung, e digo, em termos de qualidade do produto e Acabamento e Visual a Samsung é incomparável.

  • Kleber Bacarias
    2016-02-29T19:48:40

    tenho 2 lg, pena que não abri o telecine play e nem hbo play

  • Cesar Fernando
    2016-02-29T12:39:50  

    ALGUMA TRABALHA COM HD INTERNO, POIS PODERIA TER ALGUM APLICATIVO QUE PODERIAMOS BAIXAS SE NAO FICA MUITO ENGESSADO !

    recentes

    populares

    • Cesar Fernando
      2016-02-29T12:39:50  

      Cesar, normalmente todas trabalham com HD interno que te possibilita baixar aplicativos, e gravar a programação da tv digital. Os modelos da Philips com Android permite ainda baixar jogos que podem ser jogados off-line. Mto Legal.