Jogos de arcade

10/02/2016 07h00 - Atualizado em 10/02/2016 08h38

Lista reúne as melhores curiosidades do Master System, console da Sega

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O Master System da Sega é um videogame que ocupa um espaço especial no coração dos jogadores brasileiros. Apesar de não ter sido sucesso mundial, o console foi especialmente bem recebido por aqui. Isso fez com que muitas das maiores curiosidades e polêmicas que envolvem o Master System tivessem uma certa influência brasileira. Confira:

Lista reúne as maiores gambiarras e ‘bizarrices’ do mundo dos games

Uma aliada de peso

Provavelmente o principal motivo do sucesso da Sega no Brasil tenha sido a empresa que ela escolheu para representá-la: a Tec Toy. Esse nome ficou conhecido entre os jogadores pois a companhia não mediu esforços para transformar o Master System e o Mega Drive em produtos de sucesso. Campanhas tão bem direcionadas e dedicadas que fizeram os consoles parecerem brasileiros.

O Master System se tornou um sucesso excepcional no Brasil graças à Tec Toy (Foto: Reprodução/Retro Gamer)O Master System se tornou um sucesso excepcional no Brasil graças à Tec Toy (Foto: Reprodução/Retro Gamer)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Jogos em português

Uma das primeiras surpresas que a Tec Toy apresentou ao público brasileiro no Master System foram games traduzidos para o português, como o complexo RPG Phantasy Star. Jogos com grande foco em texto ou história ainda eram uma novidade na época, e quando os títulos não estavam traduzidos havia avisos na caixa que alertavam que era necessário ter conhecimento de inglês, como Alex Kidd in High-Tech World.

Phantasy Star em português foi uma das surpresas do Master System (Foto: Reprodução/A Gazeta de Algol)Phantasy Star em português foi uma das surpresas do Master System (Foto: Reprodução/A Gazeta de Algol)

Games adaptados...

Alguns dos jogos japoneses do Master System eram baseados em desenhos que não eram conhecidos no resto do mundo, então a Sega os adaptava ao alterar os gráficos e a temática. Hokuto no Ken (Fist of the North Star) virou o genérico Black Belt, enquanto Anmitsu Hime se transformou em uma aventura de Alex Kidd , chamada High-Tech World.

Alex Kidd in High-Tech World era um dos jogos editados do Master System (Foto: Reprodução/Genki Video Games)Alex Kidd in High-Tech World era um dos jogos editados do Master System (Foto: Reprodução/Genki Video Games)

...e “abrasileirados”

A Tec Toy resolveu seguir essa prática da Sega e fechou parcerias para usar personagens famosos entre o público brasileiro em jogos já existentes, mas menos populares. Assim Mônica no Castelo do Dragão foi criado em cima de Wonder Boy in Monster Land, Chapolim X Dracula: Um duelo assustador com base em Ghost House, Geraldinho no lugar de Teddy Boy e assim por diante.

Mônica no Castelo do Dragão para Master System originalmente era um jogo chamado Wonder Boy in Monster Land (Foto: Reprodução/Alvanista)Mônica no Castelo do Dragão para Master System originalmente era um jogo chamado Wonder Boy in Monster Land (Foto: Reprodução/Alvanista)

Conversões do Game Gear

O portátil da Sega foi lançado no Japão um ano após o Master System chegar ao Brasil, o que fez com que eles coexistissem por um certo tempo em território nacional. Porém, como o Game Gear não decolou, a Tec Toy viu mais uma oportunidade e começou a converter os jogos do portátil para o Master System. Isso garantiu sobrevida ao console com games como Sonic Blast, Legend of Illusion, Virtua Fighter Animation e X-Men Mojo World.

X-Men Mojo World, originalmente lançado para o Game Gear ganhou uma versão Master System no Brazil (Foto: Reprodução/The Old Computer)X-Men Mojo World, originalmente lançado para o Game Gear ganhou uma versão Master System no Brazil (Foto: Reprodução/The Old Computer)

Exclusivos para o Brasil

Além de jogos traduzidos, editados e convertidos do Game Gear, o fenômeno do Master System no Brasil cresceu tanto que a Tec Toy teve a chance de criar jogos próprios para o console, como Férias Frustradas do Pica-Pau. Graças à empresa, apenas no Brasil existe uma versão para Master System de Street Fighter 2, um jogo que se tornou raríssimo para colecionadores.


Os primeiros óculos 3D

Desde a época do Master System a Sega já demonstrava que gostava da ideia de acessórios em seus consoles e os óculos SegaScope 3D eram incríveis para a época. Eles aproveitavam a tecnologia das antigas televisões, as quais em vez de exibir toda a imagem, alternavam rapidamente em linhas diagonais e linhas pares e ímpares, e assim enviava cada conjunto para um olho, um 3D um pouco “tremido” mas que ainda assim saía da tela.


Retrocompatibilidade

O Master System foi um dos primeiros consoles que permitia que seus jogos fossem utilizados em plataformas futuras, como o PlayStation 1 para o PlayStation 2. Com o auxílio do adaptador Power Base Converter, o Mega Drive podia rodar jogos do Master System, e com o adaptador Master Gear Converter, até mesmo o portátil Game Gear usufruía dos games do console.

Com adaptadores era possível jogar Master System no Mega Drive e até no Game Gear (Foto: Reprodução/Game Trog e Blood is Red Wiki)Com adaptadores era possível jogar Master System no Mega Drive e até no Game Gear (Foto: Reprodução/Game Trog e Blood is Red Wiki)

Modelos extras

Assim como a maioria dos videogames, o Master System teve versões revisadas para mudar o design e cortar custos de produção. No entanto, como o console continuava vendendo muito no Brasil, a Tec Toy pediu permissão à Sega para fabricar suas próprias versões. Isso levou à versões como o Master System Super Compact e alguns modelos vendidos até hoje sem entrada para cartucho, apenas com jogos pré-instalados.

O Master System Super Compact é um dos modelos extras que o console ganhou no Brasil (Foto: Reprodução/SMS Power)O Master System Super Compact é um dos modelos extras que o console ganhou no Brasil (Foto: Reprodução/SMS Power)

O primeiro mascote

Antes de Sonic se tornar um sinônimo da Sega assim como Mario é para a Nintendo, a empresa chegou a ter um outro mascote na época do Master System, o pequeno príncipe do reino de Radaxian: Alex Kidd. O personagem estrelou cinco games no console, mas ficou mais conhecido por Alex Kidd in Miracle World, o qual vinha pré-instalado em vários modelos. No entanto, o personagem não aguentou a transição para o Mega Drive, e foi substituído pelo ouriço azul.

Logo na tela título Alex Kidd mostrava que podia fazer de tudo no Master System (Foto: Reprodução/YouTube)Logo na tela título Alex Kidd mostrava que podia fazer de tudo no Master System (Foto: Reprodução/YouTube)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Prada
    2016-08-01T14:13:00

    ESSES JOGOS ERAM BONS, QUACKSHOT, CASTLE OF ILLUSIONS.....

  • Leonardo Aredias
    2016-02-11T10:41:41  

    Impressionante não terem citado o jogo "secreto" do Pac Man que vinha na memória do Console... ficava horas deligando e ligando o console para fazer a sequencia que nem lembro mais qual era até conseguir entrar no jogo... Bons tempos...

    recentes

    populares

    • Leonardo Aredias
      2016-02-11T10:41:41  

      Oxe não sabia disso kkkkkkkkk

  • Thiago Barbosa
    2016-02-11T01:01:27  

    Saudade do meu MS3... meu primeiro video game... Sonic foi meu heróis de infância kkkkkk Altos secrets e cheats... rsrs

    recentes

    populares

    • Thiago Barbosa
      2016-02-11T01:01:27  

      foi meu heroi tambem

    recentes

    populares

    • Thiago Barbosa
      2016-02-11T01:01:27  

      Correção no comentário, só vi depois... "Sonic foi meu herói* kkkkkk

  • Rogerio N
    2016-02-10T13:53:00  

    saudades do Master... Phantasy Star tinha absurdos 4 MB de memória hehe ..... Pais de hoje, ensinem seus filhos a conservarem e guardarem os seus video games!! ....

    recentes

    populares

    • Rogerio N
      2016-02-10T13:53:00  

      Me arrependo de ter dado pra meus primos menores, ele e o mega drive, ninguém cuidou deles direito.

  • Victor Carvalho
    2016-02-10T21:41:06  

    Comprei muitos cartuchos nas lojas mesbla

    recentes

    populares

    • Victor Carvalho
      2016-02-10T21:41:06  

      Mesbla era uma tentação pra quem tinha Master... Que saudades dessa época.

    recentes

    populares

    • Victor Carvalho
      2016-02-10T21:41:06  

      Eu entrava na Mesbla e meus olhos chegavam a brilhar vendo a aquelas caixas brancas quadriculadas

  • Jean Coutinho
    2016-02-11T09:41:31  

    O principal motivo foi que vinha com Alex Kidd na memória e tinha uma pistola maneira pra atirar na tela.

    recentes

    populares

    • Jean Coutinho
      2016-02-11T09:41:31  

      Eu tive essa pistola também, jogava Wanted com ela.

  • Rafael Fernandes
    2016-02-11T10:07:39

    agradeço ao tio Silvio que me deu um atari, dpois um Nintendo e dpois um supernintendo............. aquilo que era vida..... todo mundo brigando pra ser o próximo a jogar, amigos tirando par ou impar, historias, amizades com o bairro todo, trocar e emprestar cartuchos..... agora todo mundo é so amiguinho online

  • DIOGO VENTURI
    2016-02-11T07:38:54  

    que os graficos de hj sao infinitamente melhores nao temos duvida ... mas em termos de diversao , desafio e jogabilidade os consoles antigos detonam com a nova geração ...

    recentes

    populares

    • DIOGO VENTURI
      2016-02-11T07:38:54  

      por isso eu coleciono games e jogos , eu sou do tempo que , esperava chegar o final de semana pra ir na locadora alugar fita de video game e virava o fim de semana jogando até salvar o jogo , hoje em dia os jogos são muito facil de salvar

    recentes

    populares

    • DIOGO VENTURI
      2016-02-11T07:38:54  

      Lincoln tempos bons esses, quando era moleque eu e meus primos fazíamos escala pra zerar os jogos, de madrugada era tenso, um jogava por 2 horas enquanto os outros dormiam. O videogame passava a maior parte do dia ligado.

  • Eduardo Machado
    2016-02-10T11:46:31  

    lembrei de 1988 e 1989 bons tempos adorava ver o comercial do master system nos intervalos do programa do bozo ainda tenho o meu aqui ,obrigado papai por ter feito minha infancia mais feliz que Deus o tenha hoje e sempre

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2016-02-10T11:46:31  

      Jogos de Verão, Super Soccer, Wonder Boy ... Situação era muito apertada lá em casa e com muito esforço meus coroas compraram um Master System quando os amigos já tinham Mega Drive pra cima ... mas sempre me diverti mais ...

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2016-02-10T11:46:31  

      Saudades...

  • Bruno Peixoto
    2016-02-10T11:55:18  

    Castle of Ilusion e Super football 2 são os melhores games do MS

    recentes

    populares

    • Bruno Peixoto
      2016-02-10T11:55:18  

      Super football 2 era maneiro jogas com os piores times pq ficava difícil pacas, eu jogava com a china. Phantasy Star era bom.

    recentes

    populares

    • Bruno Peixoto
      2016-02-10T11:55:18  

      Fui campeão com a irlanda.

  • FABIO MATTOS
    2016-02-11T11:22:47

    Época boa. Mas era só o meu que dava um trabalho monstruoso para retirar os cartuchos?? kkkkkk o bagulho duro...kkkk

  • Alex Ribeiro
    2016-02-11T10:46:39

    Pelo incrível que pareça, tenho o Master System Super Compact com Alex Kidd na memória até hoje

  • Eduardo Ribeiro
    2016-02-11T10:06:06  

    Não tive um, fui na Mesbla comprar de aniversário mas meu pai falou que estava muito caro e comprou 3 fitas de atari

    recentes

    populares

    • Eduardo Ribeiro
      2016-02-11T10:06:06  

      Tenso huahuhau

    recentes

    populares

    • Eduardo Ribeiro
      2016-02-11T10:06:06  

      vacilo

  • Fabio Fontes
    2016-02-11T10:10:51

    Ainda tenho!

  • Paulo Neto
    2016-02-11T10:00:07

    Alex kid era bom de mais!

  • Carlos Silva
    2016-02-11T09:19:26

    Nooosssa. Nostalgia agora. Alex Kid Miracle World, Wonder Boy, Chopfliter, Vigilante, Jogos de Verão, tinha um de corrida também que era muito massa... Bons tempos...

  • Luciano Cruz
    2016-02-10T11:52:16  

    Eu tenho na minha coleção, e na minha época o Mortal Kombat do Master System era o melhor dos que tinham para 8 bits, os graficos eram ótimos e tinha fataliy ja o do nintendinho nao tinha fatalaty e os gráficos eram feios

    recentes

    populares

    • Luciano Cruz
      2016-02-10T11:52:16  

      Asterix e Flintstones...muito bem lembrado.

    recentes

    populares

    • Luciano Cruz
      2016-02-10T11:52:16  

      Joaquim, existe sim Mortal para o NES, mas é uma versão "pirata"

  • Diego Dellamarque
    2016-02-11T08:21:36

    nossa.... que saudades dessa época..... se alguém tiver um master system III pra vender, co m o jogo do alex kidd (in miracle world) na memória, é só falar......

  • Eduardo Nakamura
    2016-02-10T12:31:55  

    Disparado, muito melhor que o nintendinho. Os jogos do Master eram mais divertidos.

    recentes

    populares

    • Eduardo Nakamura
      2016-02-10T12:31:55  

      Ligava diretooo... agora temos Internet kkk!

    recentes

    populares

    • Eduardo Nakamura
      2016-02-10T12:31:55  

      Nunca mesmo, os jogos de master system eram curtos, muito curtos

  • Francisco Rodrigues
    2016-02-11T07:22:09

    Tenho até hoje o primeiro é um que saiu um cinzas muito boa aquela época fazia campeonatos em casa.

  • Jorge Junior
    2016-02-11T06:50:32

    Alex Kidd é histórico!!!

  • Felipe Anghinoni
    2016-02-10T17:36:41  

    Sonic, eu zerei mais de 3 vezes, era muito massa! rsrsrs

    recentes

    populares

    • Felipe Anghinoni
      2016-02-10T17:36:41  

      Festa de rua neguinho pirava pq notavam de aluguel e eu virava o.Alex kit the shinobi Word

    recentes

    populares

    • Felipe Anghinoni
      2016-02-10T17:36:41  

      Quando zerei alex kid fiquei até 06:00 horas da manhã para descobrir a sequencia certa da última fase para zerar. Sequencia daqueles gelinhos nem lembro mais. não fui à escola no dia que zerei. fiquei a noite toda acordado. meu pai me deu um castigo de não poder jogar durante uma semana. esqueci o código kkk

  • Beto Jamaica
    2016-02-10T14:13:14  

    Não falaram de jogos de verão? Putz!

    recentes

    populares

    • Beto Jamaica
      2016-02-10T14:13:14  

      Eu usava um pedaço de papel sulfite ou papel manteiga para ajudar kkkl

    recentes

    populares

    • Beto Jamaica
      2016-02-10T14:13:14  

      Eu usava a camisa por cima do direcional, hehe

  • Luiz Freitas
    2016-02-11T00:19:12

    A TecToy, os programadores dos jogos, imagino o quanto tiveram de trabalho pra fazer joguinhos tão legais num console 8 bits com as limitações da época. Pensem no trabalho que deve ter sido traduzir jogos, na época que nem internet existia. Tiraram leite de pedra e fizeram muita gente ter uma infância feliz. Eu contava as horas pra chegar o fim de semana e juntar a turma pra jogar. Aqueles jogos divertidos e difíceis, nada de "savegame", horas e horas tentando passar as fases e, quando zerava, ganhava respeito da galera kkk...

  • Marcio Figueiredo
    2016-02-10T21:39:25  

    Ganhei o Phanton e tive a infelicidade de roubarem... ganhei o Master e gostei muito. Os dois eram fantásticos e diferentes entre si. Enquanto um ganhava na jogabilidade, o outro ganhava em gráfico. Ambos geravam grandes felicidades! Quem nunca se divertiu no jogos de verão q conseguia reunir a turma toda? Quem nunca ficou horas jogando Predator! Infância fantástica!

    recentes

    populares

    • Marcio Figueiredo
      2016-02-10T21:39:25  

      Essa era minha questão chave quando tinha 11 anos, fiquei 1 ano esperando pelo presente de natal, um videogame, mas ficava sem saber se escolhia o Master ou o Phantom. Escolhi o primeiro pq meus primos e amigos todos tinham Master, seria melhor trocar fitas (era assim que eu chamava), mais legal juntar turmas pra jogar, enfim, foi uma infância incrível...

    recentes

    populares

    • Marcio Figueiredo