Produtividade

23/03/2016 09h00 - Atualizado em 23/03/2016 09h00

Aplicativos leitores de ePub para PC e celular

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Há uma grande quantidade de aplicativos para leitura de livros digitais no formato ePub e em outros formatos, como mobi e FP2. Muitos desses apps garantem acesso a recursos de acessibilidade para a leitura, organização de biblioteca e até acesso a lojas de ebooks, além de repositórios com livros gratuitos para download em português. Na lista a seguir, você vai conhecer 10 aplicativos que cumprem com essas funções, são gratuitos, e podem ser encontrados no celular e no PC, em vários sistemas operacionais.

Sites para baixar livros em PDF grátis

Kindle (Windows, Mac OS X, Android e iOS)

O aplicativo da Amazon é uma opção bem completa para a leitura de qualquer ebook. Além de garantir acesso ao acervo de livros digitais comercializados pela Amazon, o app do Kindle permite a organização da biblioteca do usuário e a sincronização com os aparelhos Kindle.

Aplicativo Kindle é ideal para quem usa um e-reader da Amazon (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aplicativo Kindle é ideal para quem usa um e-reader da Amazon (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O aplicativo tem recursos de marcação e configurações para ajustar o aspecto do livro digital de acordo com as preferências do usuário. Uma função bem interessante é a possibilidade de realçar trechos de livros e compartilhá-los com amigos.

Kobo (Windows, Mac OS X, Android, iOS, Windows Phone)

Concorrente famoso do Kindle, o Kobo é um bom leitor de ePubs, sobretudo quando associado a uma conta na loja virtual disponível aos usuários do aplicativo. Com acervo bem variado, ela compete de maneira acirrada com a Amazon, inclusive com uma boa quantidade de livros gratuitos para baixar.

Kobo é bem similar ao app Kindle (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Kobo é bem similar ao app Kindle (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Em relação a recursos, o Kobo se coloca como uma das opções mais completas: é possível configurar a interface para facilitar a leitura, organizar a biblioteca e manter os títulos sincronizados entre vários dispositivos, permitindo que você possa continuar a leitura que começou no celular no PC, por exemplo.

ePub Reader 8 (Windows 10)

Disponível para Windows 10, o leitor Epub Reader 8 tem como ponto forte a simplicidade, fazendo do aplicativo uma opção interessante para quem precisa de um leitor simples e funcional de ebooks.

Jeitão minimalista é o trunfo do ePub Reader 8 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Jeitão minimalista é o trunfo do ePub Reader 8 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A interface do ePub Reader 8 agrada e é amigável com o uso de telas sensíveis ao toque. Além de aceitar livros no formato ePub, o aplicativo reconhece outros formatos digitais, permite configurações de leitura como tamanho e cor da fonte, modo de leitura panorâmico, tema para criar a sensação de uma folha de papel na tela, além do suporte a capítulos e divisões no texto para facilitar a leitura.

Bookviser Reader (Windows 10)

Com proposta bastante semelhante ao ePub Reader 8, o Bookviser Reader é um leitor com interface evoluída e adaptada ao uso em telas sensíveis ao toque, suporte a configurações para tornar a leitura mais confortável e simplicidade na hora de ler.

Bookviser funciona bem com tela sensível ao toque (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Bookviser funciona bem com tela sensível ao toque (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O aplicativo se destaca, no entanto, por permitir leitura de livros em formato ePub e FP2, sincronização com pastas na nuvem e com serviços de venda e aluguel de livros na Internet. Gratuito, o app oferece também um plano pago de R$ 34 reais, que dá acesso ilimitado a recursos mais avançados de leitura.

Adobe Digital Editions (Windows, Mac OS X, Android e iOS)

O Adobe Digital Editions tem versões para várias plataformas e se destaca por aceitar livros com restrições de copyright, que impedem o compartilhamento. No ADE, o usuário pode baixar ePubs adquiridos em lojas como o Google Play Livros e ler o arquivo sem problemas no computador.

Aplicativo da Adobe permite a leitura de livros com DRM, baixados da loja Google Play (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aplicativo da Adobe permite a leitura de livros com DRM, baixados da loja Google Play (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Contudo, ao menos nas versões para PC, o Adobe Digital Editions pode decepcionar um pouco em virtude da falta de recursos avançados para ajuste do livro na tela e pela interface um pouco antiquada.

FBReader (Windows, Mac OS X, Linux, Android e Windows Phone)

O FBReader é um leitor com versões par vários sistemas e que entra na categoria dos aplicativos simples e práticos. Um pouco datado, o FBReader ainda é uma aposta segura em qualquer uma de suas versões.

Melhores versões do FBReader são para dispositivos móveis (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Melhores versões do FBReader são para dispositivos móveis (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Mais conhecido no Android e no Windows Phone, plataformas em que recebe atualizações mais frequentes, o leitor tem poucos recursos nas edições para desktop. Por outro lado, nos celulares e tablets, o aplicativo oferece configurações que tornam a leitura mais agradável e trazem algum nível de personalização ao usuário.

Cool Reader (Windows, Linux e Android)

O aplicativo padece do mesmo defeito do FBReader, ao menos sob a perspectiva de quem pretende rodar o app no computador: as versões para PC não estão no nível das edições para tablets e celulares. De qualquer forma, o grande diferencial desse aplicativo é o suporte a uma grande quantidade de arquivos diferentes, como epub, fb2, doc, txt, rtf, html, chm, tcr, pdb, prc, mobi e pml.

Cool Reader facilita acesso a livros gratuitos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Cool Reader facilita acesso a livros gratuitos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Cool Reader para Android, por outro lado, oferece uma interface de mais qualidade, performance superior e opções interessantes de configuração de página e tipografia para tornar a leitura mais agradável.

Calibre (Windows, Mac OS X e Linux)

O Calibre vai um pouco além de um simples leitor de livros digitais. O aplicativo é descrito pelos desenvolvedores como um editor e organizador de biblioteca, além de leitor de ebooks. Com acesso a lojas de livros, o Calibre permite que o usuário realize compras e baixe volumes de domínio público, e que são gratuitos, portanto.

Calibre tem uma série de recursos avançados, permitindo até a edição de ebooks (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Calibre tem uma série de recursos avançados, permitindo até a edição de ebooks (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Com recursos que não fazem parte da grande maioria dos aplicativos da lista, o Calibre é uma ferramenta que deve ser escolhida por aqueles que consomem muitos livros no formato digital, possuem bibliotecas repletas, ou até se arriscam na criação e edição de livros.

iBooks (Mac OS X e iOS)

O leitor de livros da Apple é uma ferramenta bastante eficiente para esse tipo de tarefa no iOS. Adaptado às necessidades e pontos fortes de iPhones e iPads, o iBooks, oferece uma série de recursos para facilitar o ato da leitura na tela dos tablets e smartphones da Apple.

iBooks não deixa os usuários da Apple na mão: recursos de leitura e loja de livros exclusiva (Foto: Divulgação/Apple)iBooks não deixa os usuários da Apple na mão: recursos de leitura e loja de livros exclusiva (Foto: Divulgação/Apple)

Além disso, o iBooks serve como ponte entre o usuário e a sessão de livros virtuais na loja da Apple e permite que os volumes adquiridos pelo consumidor sejam armazenados no iCloud. Há, também, suporte para anotações, marcação de páginas e modo noturno automático em ambientes de baixa luminosidade para não cansar a vista e economizar bateria. Em relação aos Macs, o aplicativo vem pré-instalado no sistema operacional desde o OS X Yosemite.

Kitabu (Mac OS X)

Exclusivo para o sistema operacional da Apple, o Kitabu se destaca por apresentar alguns recursos de gerenciamento de biblioteca e uma interface calibrada para o uso de mouse e atalhos de teclado, já que não existe computador da Apple com tela sensível ao toque.

Kitabu é um leitor de livros digitais exclusivo para Mac (Foto: Divulgação/Kitabu)Kitabu é um leitor de livros digitais exclusivo para Mac (Foto: Divulgação/Kitabu)

Entre os recursos de leitura, o app permite que o usuário altere a textura do fundo da página e as fontes empregadas no texto. Há também a possibilidade de redistribuir o texto de uma página em várias colunas. 

Qual e-reader é o melhor para comprar? Confira no Fórum do TechTudo.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Carvalho
    2016-03-23T20:59:17

    book viser, inclusive, lê o livro em voz alta.