Sistemas Operacionais

15/03/2016 07h00 - Atualizado em 15/03/2016 07h00

Cinco bugs recentes do iPhone: relembre os momentos em que a Apple falhou

Lucas Mendes
por
Para o TechTudo

"iPhone trava muito"? Recentemente o smartphone da Apple apresentou diversos bugs que ajudam a responder a esta pergunta. Algumas falhas, inclusive, poderiam inutilizar completamente o celular do Apple, enquanto outras permitiam que desconhecidos acessassem todas as funções do smartphone sem precisar saber a senha de desbloqueio.

Como desbloquear o iPhone; entenda o que é o bloqueio de ativação

O curioso é que estes telefones são conhecidos por muitos usuários como aparelhos que “não travam”. E essa fama se dá justamente por causa do iOS, sistema operacional feito especificamente para os celulares e tablets da Apple. Relembre, abaixo, alguns erros recentes do sistema.

Relembre falhas recentes do iPhone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Relembre falhas recentes do iPhone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

1. Bug no calendário trava iPhone completamente (12/2/2016)

Essa falha do iPhone é, no mínimo, inusitada. Ao alterar a data do calendário do celular para 1 de janeiro de 1970, um usuário teve seu aparelho completamente congelada, travada na tela de inicialização do iPhone.

Todos os aparelhos com iOS 8 ou superior e processador de 64 bits estavam sujeitos à falha. Segundo alguns usuários, existiam duas maneiras simples de solucionar o problema: deixar a bateria descarregar completamente ou trocar o chip do iPhone.

2. Falha permite desbloquear iPhone sem saber senha (22/9/2015)

O procedimento para realizar essa falha era bastante complicado, mas possível. O erro – já solucionado pela Apple – fazia com que qualquer usuário que seguisse uma série de passos no celular pudesse desbloquear o aparelho, sem precisar saber a senha ou usar o leitor de digitais.

Assista ao vídeo abaixo e veja como o bug funcionava:










Na época, o TechTudo testou e comprovou que a falha realmente existia. Para isso, a Siri, assistente virtual da Apple, precisava estar ativada. Os iPhone 6 e iPhone 6S foram os prejudicados pelo problema. A solução era bastante simples: bastava desativar o uso da Siri na tela bloqueada do celular.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3. Código enviado pelo WhatsApp reinicia iPhone sozinho (1/6/2015)

Esse bug tira proveito de um dos apps mais usados pelos brasileiros: o WhatsApp. Ao enviar um texto específico pelo mensageiro ou por outros aplicativos (como o Facebook Messenger), o iPhone reinicia sozinho.

A falha serviu apenas para dar sustos e se divertir com os amigos, já que não chegava a causar nenhum dano no celular. Para que o problema ocorresse, o iPhone precisava estar configurado para exibir notificações em formato de banner, além de ter o iOS 8. A Apple apressou uma solução oficial para o bug.

Código enviado pelo WhatsApp travava iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Código enviado pelo WhatsApp travava iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


4. Bug no Safari faz navegador do iPhone travar (27/1/2016)

O erro, dessa vez, envolve o Safari, navegador oficial da Apple – e concorrente direto do Chrome. O problema se dava quando o usuário fazia uma pesquisa na Internet a partir da barra de endereço, causando uma pane.

As soluções eram as seguintes: utilizar o modo de navegação privada do Safari ou desativar a sugestões de pesquisa.

5.Erro 53 deixa iPhone inutilizado (19/2/2016)

O último erro dessa lista já foi solucionado pela Apple, mas causou muita dor de cabeça na época. A falha poderia deixar os iPhone 6 e 6S, com iOS 9.2, inutilizados. Ela ocorria nos aparelhos que tinham danos no botão home ou que foram para assistências técnicas não oficiais da Apple.

Para corrigir o bug era preciso baixar o sistema operacional via iTunes.

Os iPhones novos não são tão bons quanto os antigos? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rômulo
    2016-03-15T16:55:22  

    Enquanto vcs discutem sobre celulares, o aécio vai desviando verbas pra sua fundação em Liechtenstein... esse é o nosso Brasil... kkkk

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-15T16:55:22  

      Curto, qto a aécio te paga pra vc falar q ele é honesto?

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-15T16:55:22  

      Pais de SUJOS falando de MAL LAVADOS!

  • William Melo
    2016-03-15T10:12:38  

    iBug? rs

    recentes

    populares

    • William Melo
      2016-03-15T10:12:38  

      Casper mostra ser uma Ant4, ele compara um hardware com software

    recentes

    populares

    • William Melo
      2016-03-15T10:12:38  

      Casper mostra ser uma Ant4, ele compara um hardware com software !

  • O Reta
    2016-03-16T09:51:45

    Bug no iPhone??? É mentira. Isso deve ser algum boato maldoso da turma do Android. Na Apple tudo é perfeito, nada falha e todos ficam sempre felizes. Com licença, vou chorar no meu travesseiro em forma de maçã com mordida do pecado.

  • André Nunes
    2016-03-15T15:04:41  

    Estão fazendo reportagem Bugs recentes do iPhone. O Android é Bugs 24 horas de plantão, trava mais que pedágio pro sentido interior em feriado prolongado kkk

    recentes

    populares

    • André Nunes
      2016-03-15T15:04:41  

      Estranho, pois utilizo o Zenfone 5 com Lollipop e nunca tive problema. Muito mais aplicativos e nem precisa colocar cartão de crédito para baixar app grátis.

    recentes

    populares

    • André Nunes
      2016-03-15T15:04:41  

      galaxy Y trava sim que eu já vi, a e o pocket tb trava.

  • ELIZIER MENDES
    2016-03-15T16:54:23  

    Eu tenho um IPhone 4s... rsrs! Nunca tive problemas, nunca!!! :-)

    recentes

    populares

    • ELIZIER MENDES
      2016-03-15T16:54:23  

      Ele está guardado na caixa? Dentro da gaveta? Ou você usa ele de vez enquanto?

  • Thayná Albuquerque
    2016-03-15T17:22:38  

    Meu iPhone já travos várias vezes, inclusive fica S E M P R E dando bug com a tela preta!! Não sei se é somente o meu que já aconteceu isso

    recentes

    populares

    • Thayná Albuquerque
      2016-03-15T17:22:38  

      Não é só o seu não, iphone pode até travar pouco, mas engasga muito, principalmente se você mexer muito rapidamente na galeria de fotos com outros aplicativos pesados (jogos por exemplo) em segundo plano.

  • Rodrigo Shimokawa
    2016-03-16T11:44:04

    Grupo de iPhone no Whatts ... deixe seu numero abaixo

  • Roberto
    2016-03-15T14:07:34  

    iphone é uma bos=ta e alem de ser uma bos=ta, ainda por cima é muito caro, já ta mais do que provado que só no=ia da cabeça compra iphone

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-03-15T14:07:34  

      fanboy da apple é o tipo de gente que paga $5000 numa bohsta que não vale $400, mais se um mendigo pedir 0,50 na rua pra compra um pedaço de pão, ele nega e ainda sai falando mal do coitado

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-03-15T14:07:34  

      e tenho dito

  • Alex Ramos
    2016-03-16T02:27:47

    E mais uma matéria para alimentar briga de fanboy lamentável techtudo

  • Rubens
    2016-03-16T02:12:51

    Tenho iPhone 4S nunca tive um problema. Não vejo problemas com sistemas IOS eu recomendo.

  • Mayara Dimbarre
    2016-03-15T14:30:09

    Tenho um iPhone 6 e ele trava o tempo todo, além de ficar clicando em várias coisas sozinho. Uma bos=ta!

  • Raposão
    2016-03-15T12:21:21  

    Mais um problema no Iphone?... rssssssssss ja ta perdendo a graça.... rssssssss

    recentes

    populares

    • Raposão
      2016-03-15T12:21:21  

      Roberto Junior, USUÁRIO DE IPHONE = BARBIE

    recentes

    populares

    • Raposão
      2016-03-15T12:21:21  

      Que vergonha saber que um cara que se chama Roberto que nem eu, usa iPhone, vou ali enfiar minha cabeça na areia e já volto

  • Fernando Miranda
    2016-03-15T16:55:33

    O meu ta zicado demais no calendario. Cada erro estranho.

  • Douglas Dias
    2016-03-15T14:51:16  

    A galera fica caçando bugs no iphone kkkk . qual é a pessoa q do nada vai colocar 1970 no iphone isso é nao ter o q fazer ficar procurando bugs

    recentes

    populares

    • Douglas Dias
      2016-03-15T14:51:16  

      Ué, mas se colocar no android não dá bug. Se é tão bom, pq dá erro? No mínimo, é falta de qualidade de programação do sistema operacional.

  • Felizão Garcia
    2016-03-15T16:32:24

    E eu achando q era alguma coisa tipo q acontece normalmente no Android.

  • Carlos
    2016-03-15T16:00:47

    Apple fábrica de software, apenas isso !

  • Bruno Herval
    2016-03-15T15:50:46

    Os caras se matam pra pagar de bonzão com iphone parcelado em 36x kkkk ainda fazem propaganda gratis.

  • Vanderson Maia
    2016-03-15T12:10:46  

    sem mimimi raramente ios da bugs... ja android é bug por completo, ja vem bugado de fabrica. kkk

    recentes

    populares

    • Vanderson Maia
      2016-03-15T12:10:46  

      Sim Vanderson, tem muito fanboy Android q gosta de falar mal do iPhone, da mesma forma do outro lado, nas matérias sobre Android é cheio de fanboys da Apple metendo o bedelho.

    recentes

    populares

    • Vanderson Maia
      2016-03-15T12:10:46  

      Tenho um iphone 5s. vou trocar por um s6. Meu irmão tem um e pela experiência muito melhor que IOS.

  • Mks Suspensao
    2016-03-15T15:39:23

    bizaaarrooooo....kkkk tudo é bizarro

  • Clovis Luz
    2016-03-15T15:23:10

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK I M,E,R,D,A!!!

  • Marcelo Dantas
    2016-03-15T15:20:43

    Eu entro aqui só pra rir do ódio da galera kkkkkkkkk brigando por pedaços de metal/plástico, pessoal se esquece que existe uma coisa chamada preferência e que cada um tem a sua...

  • Diego Torres
    2016-03-15T14:52:05

    iOS bugar? É raro. E quando acontece reset forçado ou uma atualização resolve, já o "Android fraquíssimo" é o próprio bug já vem de fabrica.

  • Luiz Lima
    2016-03-15T15:13:29

    Preso pela Polícia Federal suspeito de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato, Delcídio está em recolhimento domiciliar por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador fechou acordo de delação, e o conteúdo foi homologado nesta terça-feira (15) pelo ministro do STF Teori Zavascki.

  • Eduardo Lima
    2016-03-15T15:06:00

    tenho sorte, uso iphone desde o 4 e NUNCA tive problemas, no momento tenho um phone 5 ha mais de 4 anos funcionando direto 6 funcionando muito bem sem bugs.

  • Saliel Souza
    2016-03-15T15:01:45

    Bug nunca vi isso no Iphone ... noticia Fake .. fala serio