Video game

11/03/2016 08h00 - Atualizado em 30/03/2016 10h56

Skyrim está entre os piores jogos para PS3; veja a lista completa

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

O PS3 teve diversos jogos de alta qualidade, mas também foi casa de vários games medonhos, como Lair, Rambo: The Videogame e até mesmo o recente Tony Hawk’s Pro Skater 5. Pensando nisso, O TechTudo listou esses e outros dos piores jogos que foram lançados para o console.

Conheça os jogos mais bizarros lançados para o PlayStation 3

A lista abaixo traz alguns dos jogos mais odiados da história do PlayStation 3, lembrando que outros títulos que certamente causaram pesadelos nos jogadores podem ter ficado de fora.

PS3 (Foto: Divulgação/Eutechnyx Studio)Lair tinha bons gráficos, mas péssimos controles (Foto: Divulgação/Eutechnyx Studio)

Lair

Um dos primeiros jogos do console, que chegou quase que simultaneamente ao lançamento do PS3, Lair era um game com potencial. O título colocava o jogador no controle de um guerreiro montado em um dragão, que entrava em combates contra exércitos e outros monstros.

Os gráficos do game eram bem interessantes para época, mas existia um grande problema: os controles. Quando o PS3 foi lançado, ele vinha com o Sixaxis, um controle que não tinha o rumble do DualShock 2 e com um sensor de movimentos. Todos os comandos de Lair eram travados nesse sensor, obrigando o jogador a ficar balançando o controle para jogar.

Lair e seus comandos horrendos (Foto: Divulgação/Sony)Lair e seus comandos horrendos no PS3 (Foto: Divulgação/Sony)

O Sixaxis não funcionava como deveria, tornando a experiência um sofrimento. Depois de um tempo, um patch foi lançado e permitia controlar seu dragão com comandos normais, mas o jogo já havia sido manchado aos olhos do público.

The Walking Dead: Survival Instinct

Quando The Walking Dead: Survival Instinct foi anunciado, fãs da série de TV se animaram, já que o game era baseado nela em vez dos quadrinhos. Muitos estranharam que o lançamento do titulo era bem próximo ao seu anúncio, mas foi apenas com o seu lançamento que a decepção aconteceu.

Incluir personagens da série de TV não salvou o game (Foto: Divulgação/Activision)Incluir personagens da série de TV não salvou The Walking Dead: Survival Instinct para PS3 (Foto: Divulgação/Activision)

Controlando os irmãos Dixon, o game é um FPS horrível, com comandos truncados, um desafio medonho, gráficos que parecem de PS2 em vários momentos e uma experiência de jogo péssima.

Aliens: Colonial Marines

Quando Aliens: Colonial Marines foi anunciado, trailers prometiam um game realmente incrível e que faria jus à série do cinema. Quando foi lançado, todos perceberam que a Gearbox e a Sega enganaram o público, já que o jogo era bem diferente do que havia sido apresentado.

A série Alien merecia algo melhor (Foto: Divulgação/Gearbox)A série merecia algo melhor que Aliens: Colonial Marines no console PS3 (Foto: Divulgação/Gearbox)

O jogo chegou com gráficos inferiores, jogabilidade estranha, uma inteligência artificial previsível, uma história que deveria estar dentro do universo dos filmes, mas que apresentava várias contradições. Além de um modo cooperativo feito de qualquer jeito que mancharam o lançamento.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

As empresas chegaram a ser processadas por propaganda enganosa, baseado no prometido em materiais de divulgação e versões de testes liberadas para a imprensa.

Ride to Hell: Retribution

PS3 com jogo feio e ruim. Qual é a necessidade disso (Foto:  Divulgação/Eutechnyx Studio)PS3 com Ride to Hell, um dos piores da última geração (Foto: Divulgação/Eutechnyx Studio)

Considerado um dos piores jogos da última geração, Ride to Hell: Retribution tinha em seus trailers uma pontinha de Road Rash, o que fez muita gente ser enganada pelo produto final. O game coloca o jogador no controle de um motoqueiro em busca de vingança em um dos títulos mais feios e mal feitos dos últimos anos.

Ride to Hell: Retribution havia sido anunciado originalmente em 2008, apenas para ser cancelado e reanunciado em 2013. Quando finalmente chegou às lojas o título trazia gráficos ruins, jogabilidade grotesca, dublagem amadora, além de bugs e glitches.

Rambo: The Videogame

Desde o seu anúncio, Rambo: The Videogame parecia um jogo ruim. Quando finalmente chegou às lojas, ele apenas atendeu às expectativas de todos, apresentando um jogo digno de uma máquina sem vergonha de arcade de shopping.

O game reaproveita diálogos dos filmes estrelados por Sylvester Stallone, mas de um jeito tão ruim que deveriam ter contratado alguém pra dublar a aventura. O jogo de tiro em primeira pessoa é todo on-rails, isto é, você não controla o Rambo, apenas mirando em inimigos conforme ele avança sozinho.

Sim, essa é uma imagem do jogo. Sim, ela é medonha (Foto: Divulgação/Reef Entertainment)Rambo, The Videogame é todo on-rails, o jogador não controla o personagem (Foto: Divulgação/Reef Entertainment)

É um jogo que se fosse lançado apenas para celulares, não seria tão ruim, mas chegando desse jeito para um console como o PS3 é ofensivo.

Leisure Suit Larry: Box Office Bust

Leisure Suit Larry é uma série de aventura que fez sucesso no PC, teve alguns títulos decentes para consoles, mas que falhou feio quando chegou ao PS3.


O game adulto em que o personagem principal deve conquistar mulheres, é absurdamente sem graça, com gráficos pobres, uma jogabilidade horrível e um roteiro triste de aguentar. O jogo é repetitivo, chato e ofensivo de tão ruim que é.

Duke Nukem Forever

Duke Nukem Forever demorou mais de uma década para ser produzido, foi cancelado e ressuscitado pela Gearbox, que comprou o projeto da 3D Realms, apenas para mostrar ao mundo que todos já haviam superado o personagem e seu humor ultrapassado.


Duke Nukem Forever seria um ótimo jogo se tivesse sido lançado sete anos antes, já que grande parte dos elementos de FPS que ele trouxe já estavam ultrapassados quando ele chegou.

O humor do personagem principal pareceu fora de época, algo que ajudou a baixar a qualidade do título. Uma pena, já que o fracasso do game praticamente acabou com as chances de um Duke Nukem feito da maneira correta.

Tony Hawk’s Pro Skater 5

Quando a Activision anunciou que lançaria Tony Hawk’s Pro Skater 5 como um retorno aos velhos tempos da franquia de skate, os fãs ficaram loucos. Os quatro primeiros games da série eram realmente incríveis e divertidos e, após um tempo experimentando com outros elementos, um retorno às origens era muito aguardado. Infelizmente, decepcionou.

O jogo foi revelado com gráficos horrendos, sofrendo críticas da imprensa e fãs. Em seguida, a Activision resolveu colocar um efeito cel-shadding em cima de tudo para tentar mascarar a baixa qualidade gráfica, mas não funcionou.

Um jogo de PS3 com gráficos do PS1 (Foto: Divulgação/Activision)Tony Hawk's Pro Skater 5, jogo de PS3 com gráficos do PS1 (Foto: Divulgação/Activision)

Tudo isso poderia ser ignorado se o jogo fosse bom, mas nem isso conseguiu. Uma jogabilidade que faz os controles do PS1 parecerem a melhor coisa do mundo, uma trilha sonora que não chega perto das anteriores e desafios bobos e sem graça.

The Elder Scrolls V: Skyrim

Sim, The Elder Scrolls V: Skyrim é um péssimo jogo no PS3. Normalmente, o game foi um dos melhores títulos da sua época de lançamento, mas a versão de PS3 era sofrível, já que era praticamente impossível de jogar.

Skyrim é um grande jogo. Menos no PS3 (Foto: Divulgação/Bethesda)Skyrim é um grande jogo, mas não no PS3 (Foto: Divulgação/Bethesda)

A Bethesda, já conhecida por todos por lançar seus games de qualquer jeito e tentar arrumar problemas com o tempo, lançou Skyrim no PS3 com bugs que impediam o jogador de continuar a campanha, dificuldades para salvar, gráficos fracos e outros pontos que irritavam os fãs ansiosos pelo título.

Com o tempo, a empresa foi tentando melhorar o game com patches, mas, até hoje, The Elder Scrolls V: Skyrim apresenta bugs no PS3 que apenas indicam que o título é horrível no console da Sony.

Qual é o melhor jogo já lançado para o PS3? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ana Beatriz
    2016-03-11T12:56:21  

    games são para pessoas sem vida social.

    recentes

    populares

    • Ana Beatriz
      2016-03-11T12:56:21  

      Divorciada!

    recentes

    populares

    • Ana Beatriz
      2016-03-11T12:56:21  

      kkkkkkkkkk. Eu também sou Ana. Mas ao contrário dela jogo no console e no PC. Amo , adoro jogar! Sou casada, minha casa sempre esta lotada de amigos, trabalho, etc,,,etc,,, E jogo há mais de 35 anos. Hoje tenho 58 ! Mas meninos não vamos ofender. Deixa ela pra lá. Que seria do verde se todos gostassem do azul!

  • João Cardoso
    2016-03-14T11:06:19  

    Skyrim? Globo vcs estão chapando é? Jogo Skyrim até hoje no meu ps3 e não tem nada disso que vcs escreveram, os graficos são TOP e jogabilidade excelente... Ruim só se for no console de vcs ai da redação e que testam os jogos.... Pelamô que materia mais sem pé nem cabeça

    recentes

    populares

    • João Cardoso
      2016-03-14T11:06:19  

      comparar pc com console é meio injusto não acha kkkk ?

    recentes

    populares

    • João Cardoso
      2016-03-14T11:06:19  

      Fala pra ele dar uma lida no Titulo da Matéria "PS3"

  • Ivan Barbosa
    2016-03-11T18:31:46  

    XBOX É PRA POBRE.

    recentes

    populares

    • Ivan Barbosa
      2016-03-11T18:31:46  

      Ivan tu só tem ps4 pq deve ter comprado de carga roubada rapá

    recentes

    populares

    • Ivan Barbosa
      2016-03-11T18:31:46  

      kkkkkkkkkkkkk. Essa foi boa.

  • Anunnaki
    2016-03-11T13:37:44  

    Skyrim é uma obra de arte... sem mais...

    recentes

    populares

    • Anunnaki
      2016-03-11T13:37:44  

      Realmente no PC adicionando mods fica mais incrível ainda. Infelizmente parei de jogar em 2013, mas sempre sinto vontade de voltar a jogar. Acho que tô pertinho de matar o dragão principal, será que vale a pena pelas sidequest?

    recentes

    populares

    • Anunnaki
      2016-03-11T13:37:44  

      eu fiz muitas side quests com pena de acabar o jogo cedo mas acabei descobrindo que elas são tão boas quanto as principais.

  • Rick
    2016-03-14T13:28:04  

    Ruim era GTA IV....gráficos horrendos, jogabilidade ridicula

    recentes

    populares

    • Rick
      2016-03-14T13:28:04  

      Era ruim em comparação com o GTAV, tudo bem que não foi o melhor GTA mas dizer dos gráficos, ah vá...

  • Gilson Cavalcante
    2016-03-14T00:41:36

    Materia idiota pra ganhar views.

  • Gilson Cavalcante
    2016-03-14T00:36:50

    O cara q incluiu Skyrim nesta lista merece apanhar de gato morto até o gato miar.

  • Robson Gonçalves
    2016-03-12T01:04:45  

    Colocar Skyrim na lista foi a prova de que quem fez essa lista é sem noção total! Aff....

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves
      2016-03-12T01:04:45  

      Skyrim, jogo horrível, mal feito, pior aquisição que eu já fiz na vida, contando todos os consoles que já tive, desde meu atari

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves
      2016-03-12T01:04:45  

      mas Skyrim também tem pra XBOX360 e que eu nunca consegui completar pro causa de um bug que da na campanha. PS:: eu jogava no xbox

  • Kecyo Lima
    2016-03-12T08:18:50

    Não aguentei quando vi o Rambo. Morri de rir kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rafael Bahia
    2016-03-12T09:25:14

    KKKK a pagína da techtudo cada dia mais está se tornando uma piada , Skyrim com o pior jogo deveria trocas os colaboradores por outros ,garanto que os amigos (a) que comentaram a pagína conseguem fazer melhor do esses caras.

  • Christian Silva
    2016-03-12T07:09:51  

    REALMENTE, o "Duke Nukem" está ultrapassado... Deveriam fazer um jogo com um personagem com as características da geração atual... Um cara de cabelo pranchado, corte de cabelo "hipster", sapatinho do aladim e que morde uma fronha e beija meninos de vez em quando... Ai as piadas poderiam incluir ele achando um PC e jogando "LoL", fazer dancinhas rebolando e ter uma arma que tira um self com filtro e efeito pra postar no instagram.

    recentes

    populares

    • Christian Silva
      2016-03-12T07:09:51  

      é pra o idiota que escreveu a matéria deve ser desse tipo que vc descreveu mesmo. Duke é hétero o que pode ser uma ofensa hj em dia

  • Renato Pc
    2016-03-11T21:01:32  

    Fumo erva 6 vezes ao dia desde meus 17 anos e hoje tenho 38 e não sou viciado!

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-03-11T21:01:32  

      Eu não sou

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-03-11T21:01:32  

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Leonardo R
    2016-03-12T01:18:05

    Peasants...

  • Fernando Miguel
    2016-03-12T00:32:12

    Esses manês não sabem nada! Joguei skyrim do começo ao fim! E não tem nada haver essa matéria! Coloca pessoas sérias aí pô!

  • Gabriel Souza
    2016-03-11T19:14:45  

    falta o GOW 3

    recentes

    populares

    • Gabriel Souza
      2016-03-11T19:14:45  

      Hein??? Fumou crack?

  • Wagner Santana
    2016-03-11T23:49:34

    Tenho um ps4 e to sem condições de comprar jogos pelo preço,saudades da época do ps3 quando comprava jogos de montão e a Plus tava de graça e dava jogos,mas acredito que vai melhorar pra mim rsrsrs SG

  • Juarez Terrivel
    2016-03-11T21:26:40

    kkkkkkkkk tao bloqueando meus comentario pq to defendendo skyrim, vai ser delicado assim la na potaqueopariu,gueisdocara lio

  • Célio Azevedo
    2016-03-11T23:30:22

    Duke Nukem é ótimo.

  • Célio Azevedo
    2016-03-11T23:30:21

    Duke Nukem é ótimo.

  • Leitor
    2016-03-11T21:39:42

    Gosto é igual a c. Cada um tem o seu...

  • Vitor Barreto
    2016-03-11T21:34:21

    isso que da deixar estagiario fazer materia

  • Vitor Barreto
    2016-03-11T21:29:37

    eu nao li isso . . . skyrim é um dos melhores jogos de play

  • Francis Brandão
    2016-03-11T19:23:47  

    Tenho horas de Skyrim no PS3 e nunca tive nenhum problema a não ser bugs superficiais de render e gráfico em si. Nunca tive problema com saves e nem jogabilidade.

    recentes

    populares

    • Francis Brandão
      2016-03-11T19:23:47  

      provavelmente o infeliz que fez a materia nao conseguiu jogar skyrim e fico com raivinha. que sem noçao colocar skyrim nessa lista. skyrim é um dos MELHORES jogos de ps3, isso sim.

  • Jorge Halen
    2016-03-11T20:23:56  

    Nunca joguei Skyrim mas não acredito que ele seja ruim... Todas as pessoas que jogaram o jogo, inclusive no ps3, me dizem que o jogo é muito bom...

    recentes

    populares

    • Jorge Halen
      2016-03-11T20:23:56  

      velho skyrim pra mim é o terceiro melhor jogo de ps3, atras só dos gtas e red dead. skyrim é jogaço, toda vez que ponho ele, quando vou ver to jogando a mais de 10 horas, jogo muito bom.. NADA a ve coloca skyrim nessa lista

  • Andre Silva
    2016-03-11T20:39:18  

    Eu joguei Skyrim no PS3 e, sim, tem alguns bugs, mas nada que estrague a experiência. Lista estúpida só para criar polêmica.

    recentes

    populares

    • Andre Silva
      2016-03-11T20:39:18  

      realmente . NADA a ver skyrim nessa lista. devia era ta na lista dos melhores.