Video game

03/04/2016 06h00 - Atualizado em 05/04/2016 17h37

Lista de consoles antigos mais populares tem Nintendo 64 e Mega Drive

Caio Bersot
por
Da redação

Videogames antigos que marcaram época há décadas voltaram com força e têm movimentado o mercado. Desde os mais conservados e raros até os portáteis e mais recentes, há todo tipo de dispositivos. Em estudo feito pelo site Mercado Livre, a procura por consoles nos últimos meses de 2015 cresceu em 30%. No entanto, para a surpresa dos usuários, as buscas por videogames antigos estiveram bem acima da média geral.

Cazuza, o poeta exagerado, ganha Doodle do Google em seu aniversário

Títulos de fliperama tiveram quase 47% a mais de vendas em 2015, e o PlayStation One teve alta de 32% na procura. E essa tendência não é de hoje: no primeiro semestre do ano passado, o Game Gear teve aumento de 61,5% nas buscas, enquanto o Odyssey foi procurado 36,7% vezes a mais do que no mesmo período de 2014. Seja por nostalgia ou para economizar, comprar aparelhos antigos pode ser uma saída divertida. Confira a lista para descobrir quais são os consoles clássicos mais populares atualmente:

Nintendo-64-home (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Nintendo 64 é um dos consoles antigos mais populares atualmente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Nintendo 64

Com quase 20 anos de idade, o Nintendo 64 é um dos consoles mais consagrados de todos os tempos. Com preço médio de R$ 300, o aparelho pode ser encontrado por até R$ 15 mil no site de compra e venda OLX. Há mais de 350 jogos disponíveis, várias edições especiais, como Donkey Kong e Pikachu, e, além disso, o sucesso do videogame rendeu diversos emuladores para PC. Entre os títulos de maior destaque estão The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Super Mario 64.

Super Nintendo

Quadrado e com botões roxos, o Super Nintendo é um símbolo importante para jogadores e mais um console famoso da fabricante japonesa. Grande parte do sucesso do videogame vem dos jogos exclusivos, que conquistaram fãs graças aos heróis carismáticos, enredos criativos e jogabilidade interessante, como Super Mario, Metroid e The Legend of Zelda. O aparelho pode ser encontrado por R$ 300, em média. Sem os cartuchos, é possível achar preços ainda mais baixos. 

super-nintendo-completo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Super Nintendo faz sucesso até hoje (Foto: TechTudo/Filipe Garrett)

Odyssey

Lançado no início dos anos 80, o Odyssey foi o primeiro console de muitos brasileiros. O aparelho não tinha tantos títulos como os concorrentes, mas deu fama a muitos games, como o genérico de Pac-Man, "Come-Come!", além de "Abelhas Assassinas!" e "Didi na Mina Encantada!", com participação do personagem famoso de Renato Aragão. Por ser raro, o videogame não é facilmente encontrado, e as unidades mais conservadas são vendidas por até R$ 10 mil. O dispositivo é tão antigo que há discussões sobre até que ponto era digital ou analógico.

Odyssey marcou a primeira geração de consoles (Foto: Reprodução/Wikipédia)Odyssey marcou a primeira geração de consoles (Foto: Reprodução/Wikipédia)

PlayStation One

Um clássico instantâneo, o PlayStation 1 revolucionou o mundo dos consoles desde os anos 90 até 2006, quando teve a produção descontinuada. O videogame rodou títulos populares como Resident Evil, Tomb Raider, Final Fantasy VII, Gran Turismo e Crash Bandicoot, e vendeu mais de 100 milhões de unidades pelo mundo. Para completar, o PS1 serviu para popularizar os saves, a partir dos memory cards. Até hoje é possível encontrá-lo pelo preço médio de R$ 300 em diversos endereços de comércio online, assim como muitos games. Quem não quer gastar dinheiro pode procurar emuladores na Internet, jogar os títulos pelo PC e reviver bons momentos.

playstation-one-destaque (Foto: Primeiro PlayStation faz 20 anos de idade no dia 3 de dezembro de 2014 (Foto: Divulgação))PlayStation One é um dos videogames antigos de sucesso (Foto: Divulgação/Sony)

Atari 2600

Pac-Man, BreakOut, Donkey Kong, Centipede e Pong... Você, provavelmente, já ouviu falar de algum desses games, assim como a plataforma que deu fama a cada um: o Atari 2600. Lendário, o console marcou a vida dos jogadores nos anos 70 (e 80, no Brasil) com jogabilidade inovadora, cores incríveis e títulos que sobreviveram ao tempo. Dos cartuchos ao controle com manete, tudo no videogame contribuiu para torná-lo icônico.

Atari 2600 atingiu 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (Foto: Reprodução/Wikipedia) (Foto: Atari 2600 atingiu 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (Foto: Reprodução/Wikipedia))Atari 2600 atingiu 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Mega Drive

O Mega Drive competia diretamente com o Super Nintendo, não só pelo desempenho da máquina, mas também pela briga entre as principais franquias de cada console: Sonic the Hedgehog x Super Mario. É fácil de encontrar o aparelho usado em lojas online pelo preço médio de R$ 250, e a maioria já vem com cartuchos. Um clássico dos 16-bits, o Mega Drive marcou uma geração de fãs brasileiros, com jogos como Ayrton Senna's Super Monaco GP II, Fifa Soccer 97' Gold e Mortal Kombat 2 e 3.

Mega Drive, também conhecido como Sega Genesis, fez sucesso nos anos 1990 (Foto: Divulgação) (Foto: Mega Drive, também conhecido como Sega Genesis, fez sucesso nos anos 1990 (Foto: Divulgação))Mega Drive, também conhecido como Sega Genesis, fez sucesso nos anos 1990 (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Quais são seus clássicos preferidos do Super Nintendo? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Carvalho
    2016-04-04T11:13:08  

    Renato Vascão você disse: "OS virjões que não pega nem resfriado adoram essa matéria. " Cara acho que vc esta bem desatualizado ein... aqui não é a area do play 4 e do one... os caras que tiveram esses videogames. já estao na sua maioria casados e já fizeram muito sexo, já te até avô!!! garoto novo... sabe de nada inocente!!!

    recentes

    populares

    • Daniel Carvalho
      2016-04-04T11:13:08  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Trump Winner
    2016-04-04T08:55:25

    JOGO ATÉ HOJE N64 SUPER NITENDO, NITENDINHO ,PS1 , TODOS ELES USANDO EMULADORES E ROMS BAIXADOS NO "EMULABR''

  • Zionn Colby
    2016-04-05T10:23:10  

    Meu filho de 6 anos curte muito mais jogar meu velho nintendo 64 do que o novíssimo xbox que ele ganhou. E eu também, rsss. Diversão garantida!

    recentes

    populares

    • Zionn Colby
      2016-04-05T10:23:10  

      VG atual é até chato pra criança pq nos jogos tem mta coisa pra fazer. Já um Sonic ou Mario é diversao garantida

  • Mauricio Filho
    2016-04-05T11:44:38  

    To doido pra comprar um Master System pra minha filha, só pra ela ter a mesma infância que eu tive

    recentes

    populares

    • Mauricio Filho
      2016-04-05T11:44:38  

      Aproveita que ainda tem a preços bons. Deixei de comprar um SNES a dois anos atras em que podia comprar um na caixa por 200 reais e agora um na msm condição está por 400-500 conto e um meia boca ta os 200. :( vai ser dificil eu conseguir comprar agora

  • Fluminense Stjd
    2016-04-03T18:27:14  

    Galera que tem PC, é só pesquisar por Emuladores e Rom no google, não precisa comprar console, presta atenção!

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-04-03T18:27:14  

      FLUMNEN"C"E TRI REBAIXADO KK TIME SEM LIBERTADORES MI MI MI KKK JOGO EM EMULADOR DE COMPUTADOR SÓ PARA TRAVAR O COMPUTADOR E FICAR GASTANDO COM CONTROLE E NO FIM O CARA PERDE HORAS BAIXANDO PROGRAMA SÓ TROXA FAZER ISSO MESMO PUTZ

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-04-03T18:27:14  

      Meu Wii roda emuladores perfeito do N64 e do SNES, mas mesmo assim pretendo comprar um SNES pq não é a msm coisa msm sendo um VG com controle. Nada paga a sensação de usar um cartucho e o controle original. Ontem msm joguei master system.

  • Jose Santos
    2016-04-04T09:15:17  

    eu estou a procura de um super nintendo

    recentes

    populares

    • Jose Santos
      2016-04-04T09:15:17  

      NO MERCADO LIVRE TEM MAS ANALISA BEM AS FOTOS E PEDE SE NÃO ESTÁ TRINCADO OU QUEBRADO NOS CANTOS UM BEM BOM TÁ EM TORNO DE R$ 500, EU PEGUEI SEM CAIXA E FUI COMPRANDO O CONSOLE, DEPOIS O CABO AV, DEPOIS A FONTE AOS POUCOS...

  • Daniel Carvalho
    2016-04-04T11:08:37  

    nossa!!! estraguei muitos joystick jogando 007 contra Goldeneye... sempre jogava com a tela dividida em 4 com os amigos... horas e horas de jogo!!!

    recentes

    populares

    • Daniel Carvalho
      2016-04-04T11:08:37  

      NO MEU NINTENDO 64 TANGERINA NEM EM SONHO SE PODERÁ JOGAR O 007 NOS MEUS CONTROLES, NUNCA! OS ANALÓGICOS FICARÃO INTEIROS! AHAHA

  • Renato Vascão
    2016-04-03T21:10:27  

    OS virjões que não pega nem resfriado adoram essa matéria. kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-04-03T21:10:27  

      Renato "Vascão" (é sério isso? rsrsrs! enfim...). Tb sou casado. Sempre tive vídeo-game desde moleque. O meu primeiro foi o atari, e nem por isso deixei de dividir meu tempo entre vídeo-games e namoradas. Sobre seu comentário dos games emburrecerem e alienarem as pessoas: procura se informar melhor, cara. Tem pesquisas feitas por instituições renomadas que provam justamente o contrário. No final das contas quem acabou dizendo besteira foi só vc mesmo.

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-04-03T21:10:27  

      Explicar pra doente ignorante, mente fechada, é perca de tempo.

  • Fernando Souza
    2016-04-04T09:56:20  

    Alex Kidd era show também

    recentes

    populares

    • Fernando Souza
      2016-04-04T09:56:20  

      Shinob World, Miracle World, The lost Stars e High Tech world!! Bom demais!

  • Antony Cesar
    2016-04-04T11:20:44

    Nos anos 90 jogar vídeo game era mais nostálgico que nos dias de hoje onde temos tudo a mão seja no youtube ou pela internet. Tínhamos que aprender tudo sobre o jogo na cara e na coragem diferente dos jogos de hoje em dia que te mostra qual o lugar que você tem que ir e quais os botões apertar. Infelizmente essa geração nunca saberá o que é viver a plenitude dos jogos clássicos.

  • Hebert Menzes
    2016-04-04T10:53:06

    Alex Kid in Shinob World, Double Dragon e Black Belt (Master System), AlteredBest e Golden Axe (Mega Drive), Super Mario World e Sonic Blast Man (SNes), época boa demais! Vou comprar todos novamente, já tenho PS2, PS3, GameBoy, Nintendo 64, PS Vita, XB360 e One! Vou recomprar os antigos!!! ser gamer não tem limite de idade! Meus filhos já curtem comigo!

  • Junior
    2016-04-04T09:29:13

    mega drive show o jogo do mickael jackson kkkkkk

  • Pedro Oliveira
    2016-04-04T10:34:39

    Tenho um 64 com F-Zero X que não sai da minha sala de jogos. Os camaradas se amarram em tomar uma cerva e bater um pega nesse jogo. Tela dividida pra 4 jogadores é top!

  • Gean Simão
    2016-04-04T10:20:25

    Nostalgia pura Mega Drive e PlayStation One, minha infância foi muito boa com esses games...

  • Jorge Rios
    2016-04-04T10:13:39

    joguei muito o 007 no 64

  • Ivan.caldas
    2016-04-04T09:28:22  

    Paguei 20 conto no controle de ps2 no ML, baixei os emuladores de snes e n64, e agora jogo com meu filho o jogo que eu quiser. o xbox ta criando poeira.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2016-04-04T09:28:22  

      Mesmo fato ocorrido aqui em casa também, donkey kong country 3 é o preferido do meu garoto de 7 anos... e o xbox parado a algum tempo parado já

  • Faramir Carvalho
    2016-04-04T09:35:36

    QUEM POPULARIZOU OS SAVES COM MEMORY CARD FOI O NINTENDO 64!!!

  • Junior
    2016-04-04T09:29:29

    nintendo 64 jogo do mario bros

  • ARLETE NASCIMENTO
    2016-04-04T09:17:08

    A realidade é que jogos antigos atraem pela sua criatividade mesmo em detrimento da qualidade gráfica, afinal, o que o gamer procura é diversão...

  • Christyan Leal
    2016-04-03T14:35:34  

    Odissey da Philips, MSX da Sharp, PC e PS4, rumo aos 40...

    recentes

    populares

    • Christyan Leal
      2016-04-03T14:35:34  

      é nois!!!!!

  • Teresinha Paraíba
    2016-04-03T12:40:35  

    Faltou Master System e Nintendinho :/

    recentes

    populares

    • Teresinha Paraíba
      2016-04-03T12:40:35  

      faltou o 3do, e clássico neo geo, era doido pra ter um (neo geo).

  • Israel Abrao
    2016-04-04T08:24:21  

    007, boas lembranças da fase do Temple onde o paranauê com o rocket loucher reinava no multiplayer! Época boa kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Israel Abrao
      2016-04-04T08:24:21  

      Macete era atirar no chão.

  • Eduardo Silva
    2016-04-04T09:09:52

    Super Nintendo foi o maior console de todos os tempos.

  • Hudson Santos
    2016-04-03T12:07:03  

    Tenho um Nintendo 64 e um Dreamcast em casa se alguém quiser compra r eu vendo .

    recentes

    populares

    • Hudson Santos
      2016-04-03T12:07:03  

      Quanto no dreamcast?

    recentes

    populares

    • Hudson Santos
      2016-04-03T12:07:03  

      Dreamcast R$ 450,00 / Nintendo 64 R$ 350,00

  • Haroldo Sampaio