Jogos de arcade

18/05/2016 07h00 - Atualizado em 18/05/2016 07h00

Veja a lista de jogos de Super Nintendo para download no Nintendo 3DS

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O Nintendo 3DS recebeu recentemente a capacidade de rodar jogos clássicos do Super Nintendo em seu Virtual Console, funcionalidade que ficou restrita ao novo modelo do portátil: o New Nintendo 3DS. Até o momento foram disponibilizados dez títulos do console, desde pérolas como Super Mario World até menos conhecidos como Earthbound. Confira todos eles.

Veja lista com curiosidades e fatos divertidos do Super Nintendo

Super Mario World

O “jogo-chave” do console, Super Mario World expandiu conceitos de Super Mario Bros. 3 com um mundo repleto de fases e a introdução de um companheiro, o dinossauro Yoshi, que podia ser montado por Mario. Com dezenas de segredos e quase cem fases, Super Mario World e permanece viciante até os dias de hoje.

Super Mario World foi um dos maiores clássicos do Super Nintendo e nos introduziu ao dinossauro Yoshi (Foto: Reprodução/Continue Play)Super Mario World foi um dos maiores clássicos do Super Nintendo e nos introduziu ao dinossauro Yoshi (Foto: Reprodução/Continue Play)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

F-Zero

Foi no Super Nintendo que boa parte das franquias de corrida da Nintendo nasceu, pois a empresa queria enaltecer uma das tecnologias do novo console, o Mode 7. Ela possibilitava fazer rotação e escala de gráficos como se eles fossem 3D. Isso permitia que F-Zero e outros games de corrida parecessem 3D ao rotacionar a pista de acordo com o movimento das naves, tudo em uma alta velocidade que virou marca da série.

F-Zero trazia alta velocidade em uma corrida futurista do Super Nintendo (Foto: Reprodução/Retro Gaming Magazine)F-Zero trazia alta velocidade em uma corrida futurista do Super Nintendo (Foto: Reprodução/Retro Gaming Magazine)

Pilotwings

Outro game que usava e abusava do Mode 7, Pilotwings permitia que jogadores experimentassem variadas formas de locomoção aérea, como avião, asa-delta, paraquedas, mochila a jato e mais. Apesar de bem competente para a época, a franquia não chamou tanta atenção e só ficou mais conhecida quando saltou para o 3D de verdade, com Pilotwings 64 do Nintendo 64.

Pilowings simulava uma jogabilidade 3D que permitia voar com vários veículos no Super Nintendo (Foto: Reprodução/Game Fabrique)Pilowings simulava uma jogabilidade 3D que permitia voar com vários veículos no Super Nintendo (Foto: Reprodução/Game Fabrique)

Super Mario Kart

Talvez a série de maior sucesso da Nintendo até os dias de hoje, Super Mario Kart foi o começo de tudo no Super Nintendo. A ideia de colocar Mario e sua turma para correr por cenários do Reino dos Cogumelos já era divertida, mas introduzir todo um sistema de itens –cascos, cogumelos, estrelas, cascas de banana – criou um novo jeito de fazer jogos de corrida.

O eterno Super Mario Kart retorna do Super Nintendo para o New Nintendo 3DS (Foto: Reprodução/Crave Online)O eterno Super Mario Kart retorna do Super Nintendo para o New Nintendo 3DS (Foto: Reprodução/Crave Online)

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Graças ao incrível A Link to the Past no Super Nintendo, a série já era sinônimo de excelência antes de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Assim como em muitos games da franquia, jogadores começam com Link em sua vida normal quando descobrem que precisam se erguer contra um grande mal e salvar a princesa Zelda. Será preciso provar força, coragem e sabedoria para ser merecedor da Master Sword, espada capaz de destruir todo o mal e que serve como chave entre dois mundos.

The Legend of Zelda: A Link to the Past é um dos jogos atemporais o Super Nintendo (Foto: Divulgação/Nintendo)The Legend of Zelda: A Link to the Past é um dos jogos atemporais o Super Nintendo (Foto: Divulgação/Nintendo)

Donkey Kong Country

Provavelmente a maior surpresa a surgir no Super Nintendo, Donkey Kong, conhecido antes apenas no papel de inimigo de Mario, foi reimaginado como um herói para jogos de plataforma. Ao lado de seu fiel companheiro, Diddy Kong, trouxe gráficos impressionantes para o console, graças a uma nova técnica de pré-renderização. Os personagens eram criados como modelos em 3D e depois transformado em 2D, o que os deixava bem detalhados.

Donkey Kong Country elevou o gorila a um novo patamar entre franquias do Super Nintendo (Foto: Reprodução/The Stock Pot Inn)Donkey Kong Country elevou o gorila a um novo patamar entre franquias do Super Nintendo (Foto: Reprodução/The Stock Pot Inn)

Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest

O sucesso do primeiro game permitiu que rapidamente uma sequência fosse produzida, mas não garantiu a vaga de protagonista do gorila Donkey Kong. Desta vez a aventura estrela o antes coadjuvante Diddy Kong e sua namorada, Dixie Kong, com a habilidade de planar. O game elevou tudo que fez do primeiro tão memorável a um nível ainda maior, mais divertido e desafiador.

A sequência Donkey Kong Country 2 aumentou o nível de conteúdo e desafio (Foto: Reprodução/Moby Games)A sequência Donkey Kong Country 2 aumentou o nível de conteúdo e desafio (Foto: Reprodução/Moby Games)

Super Metroid

Nem todos os jogos demonstravam o poder do Super Nintendo, como é o caso de Super Metroid. Tudo nele é muito parecido com o primeiro Metroid do Nintendo 8 Bits, porém maior, melhor e mais bonito. Super Metroid traz um mapa gigantesco para explorar, repleto de power-ups escondidos, inimigos e chefes.

Super Metroid oferecia o ápice da ação e exploração no Super Nintendo (Foto: Reprodução/Tradera)Super Metroid oferecia o ápice da ação e exploração no Super Nintendo (Foto: Reprodução/Tradera)

Super Punch-Out!!

Assim como Super Metroid, a evolução de Super Punch-Out!! foi oferecer um game semelhante ao Punch-Out!! original do Nintendo 8 Bits, porém melhorado. Os gráficos dos personagens são grandes, detalhados, com animações variadas e cores vibrantes que o fazem parecer quase um desenho animado. Com uma jogabilidade que não se levava a sério demais, Super Punch-Out!! era uma ótima pedida até para quem não era fã de boxe.

Os personagens e animações de Super Punch-Out!! fazem o jogo parecer um desenho animado (Foto: Reprodução/YouTube)Os personagens e animações de Super Punch-Out!! fazem o jogo parecer um desenho animado (Foto: Reprodução/YouTube)

EarthBound

Um dos mais bizarros jogos já produzidos pela Nintendo, EarthBound era um RPG muito diferente – não só de outros games do gênero, mas de tudo. No papel de Ness, jogadores tinham que reunir uma equipe de “escolhidos” para lutar contra um grande mal que ainda estava para nascer. O game vinha em uma caixa gigantesca, pois tinha um manuel enorme. Apesar de ter sido lançado como jogo individual, EarthBound é na verdade a sequência do jogo japonês "Mother", do NES, que depois foi lançado no Virtual Console como EarthBound Zero.

EarthBound ficou marcado na história por ser um RPG diferente de todos os outros (Foto: Reprodução/Wikipedia)EarthBound ficou marcado na história por ser um RPG diferente de todos os outros (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Dener
    2016-05-20T12:07:07

    nunca vou entender... eu rodava Super Nintendo no meu Acekard 2i no DSi, e a Nintendo vem me falar que o 3DS normal não tem potencia de rodar jogos do Super Nintendo...

  • Charles Cardoso
    2016-05-19T12:01:12

    Jogos Top, eu também comprei todos os Mega Man antigos, a Nintendo bem que poderia liberar os Street Fighter 2 e 2 turbo do Super Nintendo para o 3DS em.