Internet

30/06/2016 07h00 - Atualizado em 30/06/2016 09h44

Hello é o 'novo Orkut'? Rede social copia funções de grande sucesso

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Hello é uma nova rede social idealizada por Orkut Büyükkökten, o mesmo criador do Orkut, e deve ter lançamento no Brasil em agosto. Disponível para celulares com Android e para o iPhone (iOS), o app aposta em novidades como identidades virtuais, batizadas de Personas, e traz de volta alguns elementos do finado Orkut, extinto em 2014 pelo Google.

Testamos a Hello: entenda a nova rede social do criador do Orkut

Funções similares às do Orkut

1. Conquistas (Selos)

Em 2010, o Orkut ganhou um conjunto de selos para incentivar os usuários a usarem mais a rede social e suas funções. Alguns exemplos deles são o de Veterano, para quem tinha conta há mais de cinco anos, Mestre no Orkut, Conta verificada, entre outros que podem ser relembrados aqui. Os adesivos ficavam exibidos abaixo do nome do perfil e poderiam ser gerenciados pelo usuário.

hello-orkut-1 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Conheça as semelhanças e diferenças que a Hello tem com Orkut (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Na Hello, também há um sistema de conquistas, mas de uma forma um pouco diferente. Ao invés de selos, a rede social trabalha com o conceito de marcos, que são alcançados cada vez que o usuário bate um número de curtidas, comentários, presentes enviados, entre outras interações. A cada conquista, o usuário ganha experiência para subir de nível na rede social, podendo comparar seu resultado com os de amigos.

Hello (à esquerda) tem de conquistas similares ao selo do Orkut (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Hello (à esquerda) tem de conquistas similares ao selo do Orkut (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2. Quem visitou o seu perfil

No Orkut, era possível saber quais usuários tinham visitado recentemente o seu perfil, bem como acompanhar a popularidade dele na semana e no geral. Seja por curiosidade ou até paquera, a função é bastante pedida em outras redes sociais como o Facebook. Na Hello, o recurso está de volta, mostrando notificações no celular e no aplicativo sempre que alguém dá “aquela conferida” no seu perfil.

3. Popularis

Hello permite que usuários promovam suas publicações para alcançar popularidade (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Hello permite que usuários promovam suas publicações para alcançar popularidade (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As promoções do Orkut serviam para que usuários divulgassem as suas ideias, trabalhos e até comunidades para mais pessoas, acompanhando o número de visualizações. Na Hello, é possível fazer os seus posts “bombar” através do recurso Popularis, que faz com que suas fotos e textos cheguem a mais usuários. Para usá-la, no entanto, é preciso desembolsar 100 moedas virtuais da rede social.

4. Convites

Assim como no princípio do Orkut, a Hello também traz um sistema de convite para que usuários tragam seus amigos para a rede social. Ao todo, é possível convidar até pessoas para fazer parte da sua lista de contatos. No entanto, para fazer o cadastro na rede, é necessário ter um número de telefone de um dos países suportados no até o momento: Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.

Funções que ainda faltam

1. Comunidades

Comunidades do Orkut ainda são bastante lembradas por usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Comunidades do Orkut ainda são bastante lembradas por usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As comunidades eram uma das grandes sensações do Orkut e há quem ainda sinta falta delas, mesmo com os grupos do Facebook, WhatsApp e Google+. Nelas, era possível criar fóruns para discutir um assunto, eventos e enquetes para saber a opinião dos membros. Por enquanto, a Hello Network ainda não traz essa função da antecessora, sendo possível compartilhar interesses comuns apenas através das “Personas”.

2. Depoimentos

O que dizer dessa função que foi embora, mas deixou saudades “pakas”? Os depoimentos também são bastante lembrados pelos fãs do Orkut e permitiam que usuários postassem declarações de afeto no perfil de amigos e que se tornariam públicas mediante a aprovação. Os depoimentos não só renderam belas demonstrações de carinho e amizade, como também alguns micos.

3. Sorte do Dia

Sorte do dia foi um dos grandes sucessos do Orkut (Foto: Reprodução/Orkut)Sorte do dia foi um dos grandes sucessos do Orkut (Foto: Reprodução/Orkut)

Diariamente, o Orkut costumava exibir uma frase batizada de “Sorte do Dia” para os seus usuários. Os assuntos eram diversos e variavam desde pensamentos motivacionais até frases mais cômicas e que se tornavam viral entre os Internautas. Com o fim da rede, surgiram até sites para simular a função, como o Sorte de Hoje.

4. Apps e Jogos

Antes da chegada do Facebook e seus apps sociais por aqui, o Orkut popularizou joguinhos clássicos como o BuddyPoke e o Colheita Feliz. Neles, os usuários podiam criar avatares para interagir e competir com seus amigos na rede social. Quem esperava ver algum dos sucessos do Orkut de volta na Hello e novas opções, porém, vai ter que se contentar em disputar com contatos através dos níveis na rede social.

BuddyPoke (foto) e Colheita Feliz foram jogos populares no Orkut (Foto: Reprodução/Elson de Souza)BuddyPoke (foto) e Colheita Feliz foram jogos populares no Orkut (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5. Temas

A Hello, assim como o Orkut, também utiliza um visual colorido para o perfil e feed do usuário. No entanto, não é possível escolher quais cores serão exibidas para quem visitar o seu perfil e nem optar por papéis de parede com bichinhos ou outros temas. Todas as mudanças são feitas automaticamente pela equipe do app.

Se o Orkut e o MSN voltassem, você usaria em 2016?Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alcione Braga
    2016-06-30T16:10:08

    Não quero mais, obrigado!!! Pra depois fazer que nem fez com o Orkut denovo? Eu gostava muito do Orkut e até hoje sinto a sua morte. O FaceBook não chega nem aos pés do que era o Orkut, com suas comunidades e fóruns. Deixou saudades!

  • Nelson Alves
    2016-06-30T13:42:18  

    Não vou nessa não, já tive orkut, quepasa, e uns outros que nem lembro o nome e não tolero mais essa papo de site de relacionamento. Já tolero o facebook e Whatsapp. Chega!

    recentes

    populares

    • Nelson Alves
      2016-06-30T13:42:18  

      Achar que o WhatsApp é um simples serviço de mensagens é muita inocência...kkkk

    recentes

    populares

    • Nelson Alves
      2016-06-30T13:42:18  

      Whatsapp faz exatamente a mesma coisa que o falecido msn messenger fazia (so não tinha o app para smartphone na epoca), e o coitado nunca foi considerado um site de relacionamento ou uma rede social, que pena :/ Mas segue a dica, procura ai no google, aprende sobre as diferenças, entenda as nuances de cada serviço, da uma evoluída

  • Pedro Almeida
    2016-06-30T13:28:37  

    Sinceramente as redes sociais já fizeram de tudo em questão de inovação. Digo isso porque pode surgir outras redes sociais, vai mudar apenas o nome, layout sem ideias inovadoras. Vai ser o mais e o mesmo de sempre. Não adianta.....

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2016-06-30T13:28:37  

      Pedro Almeida, não fui eu quem generalizei, lei o que vc disse: "AS redes sociais JÁ FIZERAM DE TUDO em questão de inovação"... (E eu estava falando de rede social mesmo!) Se isso não é subestimar, então me diga o que é! As "cópias existentes", que vc mencionou, são apenas a utilização de padrões bem aceitos pelas massas... (isso não é de todo ruim)

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2016-06-30T13:28:37  

      Agora vc quer exemplo de inovação? (nem sempre os mesmos chegam e se popularizam tão rápido, pois as massas não se cansam de "mais do mesmo") Veja o "Thirty ". (Tem matéria do Techtudo a respeito) é uma "rede" (de brasileiros) inovadora e saudável!

  • Éverton
    2016-06-30T17:03:37  

    O povo n enjoa dessa lixeira de rede social não ?

    recentes

    populares

    • Éverton
      2016-06-30T17:03:37  

      aposto que vc tem tb kkk para de graça

    recentes

    populares

    • Éverton
      2016-06-30T17:03:37  

      Sim , tenho apenas o whats por eu achar necessário , se não nem teria .

  • Luiz Santos
    2016-06-30T12:18:34

    Mais um para as pessoas mostrarem o quanto são fúteis...

  • Amanda Moraes
    2016-06-30T15:01:06  

    hello, bye bye!

    recentes

    populares

    • Amanda Moraes
      2016-06-30T15:01:06  

      Hello Bye bye Face

  • Alessandro Tavares
    2016-06-30T15:04:07  

    A proposta do Orkut era rede social e etc, mas acabou sendo um dos maiores fóruns mundiais de discussão. As COMUNIDADES. Sinto muita falta dessa parte, 99% do meu tempo no orkut eram lá. Principalmente em páginas de Futebol, Tecnologia, ciência e etc.. Até classificados tinha lá haha.. Era um bom passatempo.

    recentes

    populares

    • Alessandro Tavares
      2016-06-30T15:04:07  

      Vc tem razão. Orkut era tudo de bom, era ferramenta de pesquisa. Eu amava os fóruns. FaceBook é pura ostentação e hipocrisia. Imagina se o Orkut tivesse alcançado a era dos smartphones. Seria top!!

    recentes

    populares

    • Alessandro Tavares
      2016-06-30T15:04:07  

      ah ce jura

  • Luís Pessoa
    2016-06-30T16:21:28  

    Vou fazer um prognóstico. Vai ser mais uma rede que vai se encher de fofoqueiros com 90% de conteúdo inútil. Aí, quando tiver uma boa base de usuários, o Orkut vai e vende de novo para outra rede pegar um monte de contatos de lambuja.

    recentes

    populares

    • Luís Pessoa
      2016-06-30T16:21:28  

      fodaSE

  • Souza Cruz
    2016-06-30T17:24:57  

    Mais um reduto de fofocas da vida alheia. Coisa de desocupado.

    recentes

    populares

    • Souza Cruz
      2016-06-30T17:24:57  

      tá carente? sem amigos? ôh dózinha

  • Juliano Lima
    2016-06-30T17:04:29

    Boista por boista fico com o feceboista...

  • Alcione Braga
    2016-06-30T16:24:38

    Compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos para impressionar as pessoas que não gostamos. Em breve mais uma ferramenta para expressar o vazio humano da era digital.

  • Regina Aparecida
    2016-06-30T16:04:18

    Resgata o orkut e para de ficar inventando modinha.